segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

1,5 milhão antecipa licenciamento

Divulgação                 Serviço pode ser feito até o final de março

Nelson Tucci

Na primeira quinzena do ano, 1,55 milhão de pessoas aderiu ao licenciamento antecipado de veículos, de acordo com balanço do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). O serviço pode ser feito até o final de março. Depois, o dono de veículo deve seguir o calendário anual, de acordo com o final da placa. Com o licenciamento antecipado, o documento é entregue diretamente na residência do proprietário.
O valor é R$ 90,20 e quem optar pela modalidade deverá quitar todos os débitos antes – IPVA, seguro obrigatório, multas e outros valores. A taxa de entrega dos Correios é de R$ 11. Para pagar, basta informar o número do Renavam do veículo no banco, caixa eletrônico ou internet banking (se disponível o serviço) e casas lotéricas. Diversas instituições bancárias estão credenciadas.
Ao todo, o Estado de São Paulo tem 29,6 milhões de veículos registrados. Só na capital são 8,7 milhões. Em caso de dúvida, acesse o www.detran.sp.gov.br

Divulgação         T-Cross entrará forte no segmento de SUVs nacionais

SUV – A Volkswagen lança o T-Cross, seu novo SUV. Como parte da campanha de pré-lançamento do modelo, a atriz Deborah Secco é a estrela da ação para as redes sociais, como Facebook, YouTube, Instagram, Linkedin, Twitter, e o site da marca.
Apresentado mundialmente em outubro de 2018, o T-Cross, primeiro SUV a ser fabricado pela Volkswagen do Brasil, chegará ao mercado no início do segundo trimestre do ano. Fruto de investimento de R$ 2 bilhões para seu desenvolvimento e a modernização da produção da fábrica de São José dos Pinhais/PR, o modelo faz parte da ofensiva de SUVs da Volkswagen, que prevê o lançamento de cinco modelos novos até 2020. O primeiro deles foi o Tiguan Allspace.
A ação ressalta algumas novidades exclusivas do T-Cross, que se destacam na categoria. O Park Assist 3.0 permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais – e agora com a função de freio de manobra, o Detector de Fadiga reconhece quando a condução sai do esperado, e um sinal visual e sonoro recomenda uma parada. Além disso, tecnologias já consagradas pela Volkswagen não ficam de fora: o novo modelo conta com o Manual Cognitivo, inteligência artificial que responde às dúvidas do condutor, e motores TSI, mais eficientes e econômicos.

Divulgação        Anúncio foi feito oficialmente na Feira de Detroit, nos EUA

ALIANÇA – A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciaram o primeiro acordo formal de uma ampla aliança que permitirá às empresas aumentar competitividade e atender melhor os consumidores em uma era de rápidas mudanças na indústria.
O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett, confirmaram que as empresas pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para os mercados globais já a partir de 2022. A aliança vai gerar ganhos significativos de escala e eficiência e permitirá a ambas as empresas compartilhar investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem diferentes capacidades e tecnologias.
As empresas estimam que a cooperação em vans comerciais e picapes renderá um melhor resultado operacional anual a partir de 2023. Foi assinado um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos. Ambas afirmaram estar abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. Os seus times continuarão a trabalhar nos detalhes da parceria nos próximos meses. A aliança, que não envolve a troca de ações entre as duas empresas, será dirigida por um comitê conjunto. Esse comitê será liderado por Hackett e Diess e incluirá executivos seniores de ambas as empresas.

CICLO – Em uma parceria com o Sebrae Pernambuco, a Fiat Chrysler Automóveis/Jeep lança o segundo Ciclo do Projeto Desenvolvimento de Fornecedores, com foco na rentabilização e na prestação de serviço e fornecimento de produtos a partir do setor automobilístico. A nova etapa tem como objetivo promover a competitividade e a produtividade das micro e pequenas empresas por meio de ações de inovação, da melhoria da gestão e da conquista de novos mercados, capazes de proporcionar a sustentabilidade da empresa e a conquista de novos clientes.
Cinquenta microempresas, potenciais fornecedoras, serão qualificadas para atender às diversas necessidades de grandes empresas do ramo automobilístico, fomentando o desenvolvimento das pequenas empresas da Região Metropolitana do Recife, da Mata Norte e Mata Sul de Pernambuco. As empresas interessadas devem procurar o Sebrae PE.
“Desde que o Polo Automotivo Jeep começou a operar, há quatro anos, em Goiana, tivemos como objetivo desenvolver a cadeia de fornecedores locais. Tivemos um bom resultado no primeiro ciclo do projeto e, agora, queremos ampliar ainda mais essa parceria”, afirma Júlio Alves, gestor de Compras do Polo. Ele esclarece que a busca é por empresas que prestem serviços e produtos ligados a atividades auxiliares ao processo de produção de automóveis. No primeiro ciclo do projeto, mais de 30 empresas participaram da capacitação e cerca de metade passou a fazer parte do rol de fornecedores do Polo Automotivo Jeep em áreas como tecnologia da informação e gráfica, entre outras.

Divulgação                      Marcas miram proprietários de alta renda

PREMIUM – A Jaguar Land Rover inicia 2019 com notícias para sua família de SUVs premium. Combinadas, ambas as marcas britânicas seguem líderes de vendas nesse segmento no Brasil, com 26% dos emplacamentos, considerando os modelos de todos os tamanhos disponíveis nesse mercado.
A Jaguar, que lançou seu primeiro SUV, o F-Pace, em 2016, teve no último ano o início das vendas do compacto E-Pace, o que foi fundamental para o crescimento de 94% em suas vendas de utilitários esportivos, superando Porsche e Lexus, por exemplo. Em 2019, a família Pace ganhará no Brasil um novo membro, o 100% elétrico I-Pace.
“Ao entrar no segmento de SUVs, aliando sua herança esportiva aos atributos off-road, a Jaguar foi muito bem-sucedida. A família Pace conquistou o público com sua excelente dirigibilidade e seu design único e inovador, característicos da Jaguar”, afirma Divanildo Albuquerque, diretor-geral da Jaguar Land Rover Brasil. Já os destaques da Land Rover ficam com o Discovery Sport, feito no Brasil, e o Range Rover Velar, que apresentou apreciável crescimento em vendas no último ano.

Divulgação                                   Um plus para o HB20

TECNOLOGIA – Um dos equipamentos bem valorizado pelo consumidor do segmento de veículos compactos, a central multimídia com TV digital é agora item de série no HB20 2019/2019, desde a versão Comfort Plus 1.0. A nova linha chega às concessionárias da Hyundai de todo o Brasil a partir desta semana, com preços que variam entre R$ 44.490 e R$ 72.990.
A central multimídia com TV digital tem tela de 7 polegadas sensível ao toque e oferece, entre outros recursos, conectividade com Apple CarPlay e Google Android Auto, ambos capazes de reproduzir o aplicativo de trânsito e navegação Waze.

MKT – A OLX renova seu time com a executiva Paula Zequetti, contratada para a gerência de marketing de autos, segmento no qual a empresa é líder de anúncios. Responsável pela estratégia e planejamento de marketing, Paula contribuirá para a consolidação da marca OLX na categoria de autos.
Ela possui formação em rádio e tv, com especialização em comunicação empresarial, além de MBA em marketing pela FGV São Paulo. A profissional acumula mais de 10 anos de experiência no setor automotivo, tendo atuado em assessoria de imprensa, desenvolvimento da rede de concessionárias, marketing de varejo e marketing de comerciais leves, na Volkswagen do Brasil.

DURA VIDA – A matriz da Dura Automotive, companhia que anunciou o encerramento das atividades da fábrica de Rio Grande da Serra, no Grande ABC, na semana que passou, demitindo cerca de 300 trabalhadores, decidiu abrir negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
O diretor de Operações para a América do Sul, Jesus Ramos, revelou a intenção de a empresa negociar com os trabalhadores e encontrar um ponto comum para a continuidade de suas atividades. Em contrapartida, o sindicato deveria suspender, de imediato, a greve iniciada na semana anterior.

PESQUISA – A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou, no dia 16 último, a Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros 2019, com informações gerais sobre o profissional e a sua atividade. Foram entrevistados 1.066 caminhoneiros (autônomos e empregados de frota), de 28 de agosto a 21 de setembro de 2018.
A pesquisa revelou que a média de idade dos motoristas é de 44,8 anos e a renda mensal líquida média é de R$ 4,6 mil, sendo que caminhoneiros autônomos ganham R$ 5 mil e caminhoneiros empregados de frota, R$ 3,7 mil. Em média, os entrevistados estão na profissão há 18,8 anos.
“A pesquisa deixa clara a realidade enfrentada pelos profissionais nas nossas rodovias. Renda mensal baixa, insegurança e o elevado preço do combustível são os grandes problemas. Os dados também comprovam a importância do SEST Senat, que oferece qualificação profissional e atendimento em odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. São serviços gratuitos, prestados em todos os estados do Brasil, que garantem a empregabilidade e melhor qualidade de vida aos caminhoneiros”, afirma o presidente da CNT, Clésio Andrade.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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