segunda-feira, 17 de julho de 2017

Emirates quer pilotos brasileiros

Divulgação         Roadshow para selecionar pilotos experientes e proficientes

Nelson Tucci

A companhia aérea Emirates realizará no Brasil um roadshow de recrutamento para selecionar pilotos comerciais experientes e tecnicamente proficientes para pilotar sua crescente rede de rotas internacionais.
O roadshow oferecerá aos pilotos interessados e aos seus parceiros oportunidade para aprender mais sobre o processo de recrutamento e conversar com a equipe da Emirates sobre o treinamento extensivo. A companhia também oferece aos pilotos a opção de se juntar à equipe de pilotos de carga Boeing 777. As sessões serão realizadas em São Paulo no Bourbon Convention Ibirapuera Hotel, na Avenida Ibirapuera, 2.927, em 27 de julho, às 10 e às 14 horas, e no dia 28 de julho, às 10 horas.
Os pilotos precisam participar de apenas uma das três sessões e não é necessária inscrição prévia. Interessados que não conseguirem participar do roadshow também podem fazer a aplicação online em www.emirates.com/pilots A Emirates atualmente opera voos diários entre São Paulo e Dubai em um Airbus A380, bem como voos diários entre o Rio de Janeiro e Dubai operados por um Boeing 777-300ER.

Divulgação               SUV Jaguar E-Pace: salto de 15,3 metros na estreia mundial

LANÇAMENTO – O Jaguar E-Pace é o mais novo veículo da Jaguar Land Rover a entrar para o Guinness World Records. Durante sua estreia mundial promovida na Inglaterra, o SUV realizou um salto completo de 15,3 metros de comprimento com direito a uma manobra em espiral de 270°.
A ação demonstrou todo o apelo em agilidade, tecnologia e desempenho que o veículo oferece aos clientes e serviu para encerrar com chave de ouro uma bateria completa de testes que durou 25 meses, percorrendo quatro continentes, nas mais variadas condições climáticas e de terrenos, realizada para garantir que o novo SUV siga a filosofia “Art of Performance” da Jaguar. O Jaguar E-Pace é um SUV compacto de cinco lugares.

Divulgação        Óleo sintético: motores mais leves e modernos

ÓLEO – A Total Lubrificantes do Brasil acaba de ampliar a sua tradicional linha de produtos Quartz, voltada para veículos leves. Desenvolvido para motores a gasolina, etanol e flex, o novo óleo sintético Total Quartz 9000 Future FGC 0W-20 foi apresentado como sendo um produto “de baixa viscosidade para oferecer maior proteção contra o desgaste dos motores modernos e equipados com a tecnologia Stop & Start”.
O novo óleo foi submetido a uma série de testes para atender as mais rígidas especificações técnicas e de elevada performance. Entre elas, as normas API SN e Ilsac GF-5, já que conta com aditivação especial para proporcionar maiores níveis de desempenho. “Além disso, tem lubrificação comprovada por meio das propriedades antidesgastes e de detergência, bem como características antioxidantes e anticorrosiva, o que permite longos intervalos de troca e economia de combustível de até 4%, comparado aos lubrificantes convencionais do mercado”, garante o fabricante.

TRAINEE – Estão abertas as inscrições para o “CAReer 2.0 – The Top Talent Program”, iniciativa que busca novos talentos para a Mercedes-Benz do Brasil, empresa do Grupo Daimler e que atua como maior fabricante de caminhões e ônibus da América Latina, além de ser referência na comercialização de automóveis e de comerciais leves no País.
Disponível para os jovens com bacharelado nas áreas de exatas e humanas, o programa tem como objetivo desenvolver futuros líderes para a companhia. Este ano serão disponibilizadas seis vagas para a fábrica de São Bernardo do Campo, no Grande ABC (SP), em diferentes departamentos de atuação: Desenvolvimento de Caminhões e Agregados, Planejamento de Ônibus, Logística, Gestão da Qualidade e Projetos Estratégicos.
Os interessados devem se inscrever pelo site www.daimler.com/career/graduates até 6 de agosto. O processo seletivo será conduzido em parceria com a empresa Page Talent. Para ingressar no programa, o candidato deve ter se formado entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016, ter inglês fluente, além de pelo menos quatro meses de vivência no exterior e ao menos 18 meses comprovados de atuação no mercado de trabalho em quaisquer áreas (experiências de estágios serão consideradas).

Divulgação                     Apreciadores de raridades terão uma festa amanhã

ITALIANOS – Amanhã, 18, o sambódromo paulistano do Anhembi receberá a Noite Italiana, com uma exposição de carros das linhas Ferrari, Maserati e Lamborgini entre outros clássicos nacionais e importados da Alfa Romeo e linha Fiat.
Com a participação do Alfa Romeo Clube do Brasil e da Confraria 2300, o evento terá clássicos como Alfa Romeo 2300 – único modelo da marca fabricado fora da Europa – Alfa Romeo Giulia, GTV, Fiat Spyder, Fiat 132 e a clássica Dino dos anos 1970. Na linha Fiat nacional, os clubes irão reunir a história da marca no país representada pelos modelos 147 e seus derivados como o Oggi, Spazio e a pick-up City, linha Uno (primeira geração), Tipo, Tempra, Marea e Stilo.
O evento terá ainda a exposição de um raro Fiat 509A fabricado em 1927, que será exportado para a Itália. Existirá uma área de compra e venda de veículos antigos, área de Food Trucks, praça de alimentação, mercado de peças com cerca de 50 opções, estacionamento, equipe de apoio, sonorização e iluminação, em um encontro que é o ponto de encontro dos fãs de automóveis clássicos e modificados em São Paulo. Avenida Olavo Fontoura, 1.209 (entrada pelo portão 38), toda terça-feira das 18 às 23 horas.

Divulgação           André Gerdau: presidente 

ONU – A Gerdau deu mais um passo importante para acelerar a modernização de sua cultura e implantar um programa interno de valorização da diversidade. Na semana que passou, a empresa tornou-se signatária da ONU Mulheres, a partir da assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs - Women Empowerment Principles), reforçando o seu compromisso de promoção de igualdade entre homens e mulheres. Neste momento, a companhia – que é uma multinacional brasileira – está ouvindo seus colaboradores em todo o mundo para elaborar um diagnóstico. A partir disso, serão traçadas as estratégias para contribuir com a evolução da carreira das mulheres na empresa. A Gerdau também está aberta para o diálogo sobre outros temas relacionados à diversidade que surgirem na pauta, pois entende que isso contribui para gera r mais satisfação para pessoas e ganhos para o negócio, como soluções inovadoras e resultados diferenciados pelas equipes.

Divulgação             Primeiro semestre com 2.425.796 unidades financiadas

FINANCIAMENTOS – Os financiamentos de veículos novos e usados avançaram 7,4% no primeiro semestre do ano, encerrando o período com um total de 2.425.796 unidades financiadas, entre autos leves, motos e pesados. Desse total, foram vendidos a crédito 845.217 veículos novos nos seis primeiros meses do ano, queda de 3,9% em relação ao mesmo período de 2016. Já os usados atingiram 1.580.579 vendas a crédito no primeiro semestre do ano, avanço de 14,6% na mesma base de comparação.
O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBovespa, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base privada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

Divulgação            Modelo será fabricado em Taubaté, no Vale do Paraíba/SP

GOL – Logo após ser palco da celebração do marco de 8 milhões do modelo Gol produzidos no Brasil pela Volkswagen, a fábrica de Taubaté (SP) acaba de anunciar mais uma boa notícia.
A partir do próximo mês de agosto, a unidade suspenderá até o final do ano a utilização do PSE (Programa Seguro Emprego). A medida que visa a proteção dos empregos, principalmente em tempos de retração de mercado, garante uma maior flexibilidade na produção ao permitir uma redução semanal nos dias de trabalho. No caso da unidade de Taubaté, essa redução era 25%. Porém, com a responsabilidade exclusiva de produzir o modelo Gol, além dos modelos up! e Voyage, a produção na unidade registrará um aumento de produção em relação a 2016.
“As expectativas para o mercado como um todo estão melhores. Olhando para os resultados de maio e junho a expectativa para o ano de 2017 cresceu, de 1 a 2 pontos percentuais em relação a expectativa que tínhamos no início deste ano. Esperamos que a evolução nas vendas em 2017 seja de 4 a 5% em relação a 2016. Já para 2018, esperamos um crescimento de 5 a 8% na comparação com 2017. Durante o ano de 2017, em relação a 2016 vamos reduzir sim a nossa ociosidade. Ainda não é possível saber o percentual de forma precisa”, afirma David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul.
Gol é o número 1 em envios para os outros países, e apesar de um ícone brasileiro, é fundamental para a liderança da Volkswagen na Argentina, por exemplo. De janeiro a junho de 2017, aproximadamente 42 mil unidades do modelo foram embarcadas, registrando um aumento de 98% em relação ao mesmo período de 2016. O Voyage também é extremamente relevante nos envios para outros países e está na segunda colocação, com mais de 14 mil unidades exportadas. Já a fábrica Anchieta, que deixa de produzir o Gol para dar a exclusividade a Taubaté, passará a produzir dois novos modelos da plataforma MQB: o Polo, que chega ao mercado no último trimestre do ano, e o Virtus, previsto para o primeiro semestre de 2018. A Saveiro, que é o terceiro veículo mais exportado da Volkswagen, continuará a ser produzida na unidade de São Berna rdo do Campo.

Gelson Mello da Costa               Marcopolo: presença crescente na Guatemala

AMÉRICA – A Marcopolo, líder nacional e uma das principais fabricantes mundiais de carrocerias para ônibus, em parceria com a Volvo fará a entrega de 30 veículos Viale BRT para o Transmetro, sistema de transporte massivo da Guatemala. As unidades produzidas na fábrica da empresa de Ana Rech, em Caxias do Sul, proporcionarão mais conforto e segurança no serviço que beneficia mais de três milhões de pessoas naquele país da América Central.
“Nos últimos anos o governo da Guatemala tem investido consistentemente na aquisição de novos ônibus para a elevação do padrão de qualidade do transporte coletivo. A Marcopolo já forneceu mais de 80 ônibus e nosso objetivo é consolidar a marca nesse importante mercado. Serão 20 unidades do modelo articulado e dez biarticulados”, explica o gerente-executivo de negócios internacionais da Marcopolo, Rodrigo Pikussa.
Com 28,13 metros de comprimento, o Marcopolo Viale BRT Biarticulado foi desenvolvido para aplicação nos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos. Conta com oito portas de serviço em nível e tem capacidade para transportar 55 passageiros sentados e 195 passageiros em pé. Com chassi Volvo B340M EURO V, possui espaço para cadeirante e destaca-se pelo conforto e versatilidade apresentada no uso em grandes centros urbanos.

Divulgação              Modelo é equipado com motor 3.2 turbodiesel de 200 cv

TROLLER – A Troller registrou, no mês passado, aumento nas vendas do utilitário T4, incluindo as versões XLT e Bold. Ao todo foram comercializadas 141 unidades do veículo, que representam um crescimento de 23% comparado ao mês anterior e 16% acima do mesmo período no ano passado. Entre os fatores que impulsionaram as vendas está a nova campanha da marca, que oferece o Troller T4 XLT completo com desconto.
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho de vendas do Troller T4 nos últimos meses, mesmo diante do cenário desafiador que o Brasil tem enfrentado”, comemora Demétrio Fleck, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller.

EXPORTAÇÃO – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os resultados da indústria automobilística de junho e do primeiro semestre. Na ocasião, revelou também suas novas projeções de vendas, produção e exportação de autoveículos para 2017.
No primeiro semestre deste ano um milhão de unidades foram comercializadas, apontando crescimento de 3,7% ante as 983,5 mil de igual período de 2016.
As novas expectativas da entidade apontam um crescimento de 35,6% nas exportações, o que significa chegar ao fim deste ano com 705 mil unidades enviadas para outros países – a projeção anterior era de crescimento de 7,2%.
Esta mudança, em conjunto com a diminuição da participação de importados, levou a uma previsão maior também na produção: saltou de 11,9% para 21,5%, alcançando 2,62 milhões de unidades ao término do ano. Para as vendas ao mercado interno a previsão, no entanto, manteve-se inalterada. As projeções para o segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias também não foram alteradas.

Divulgação       Ingo: desafios para o desenvolvimento industrial

ARTIGO
Novo Capítulo Automotivo
Por Ingo Pelikan (*)

Um novo capítulo começa a ser escrito na história da indústria brasileira com o Rota 2030, regime industrial em desenvolvimento para o setor automotivo, que deve suceder o Inovar-Auto. A promessa é atender a demanda da indústria por maior previsibilidade, com pacote de medidas que deve incluir três ciclos de desenvolvimento até 2030.
Hoje estão em discussão os pilares que darão corpo à nova política. Um deles envolve a reestruturação da cadeia de autopeças para recuperação da capacidade de investimento. Discute-se também a necessidade de apoio a pequenas e médias empresas para acesso ao mercado, uma vez que devem apresentar elevada robustez como as montadoras.
Outro pilar do programa aborda pesquisa & desenvolvimento e engenharia a partir de tendências, como conectividade e manufatura avançada. Assim, pretende-se estimular o desenvolvimento local da Indústria 4.0, que deve elevar a eficiência das fábricas. Entre os ganhos estarão a rastreabilidade e o monitoramento remoto de processos.
As metas de eficiência energética devem avançar no Rota 2030. As empresas poderão seguir com os investimentos dos últimos anos, mas também deverão considerar as novas tecnologias de motorização, como carros autônomos, além de combustíveis alternativos, como o biocombustível, que precisará ser estudado com maior profundidade. Por outro lado, a questão do controle de emissões também deverá ser contemplada.
Segurança veicular ao longo do ciclo de vida do produto é outro foco do novo regime. A preocupação é garantir tanto a integridade física de usuários, quanto segurança de pedestres e demais motoristas diante de imprevistos no trânsito, sobretudo com veículos altamente automatizados. A segurança começa a ser vista como diferencial de mercado.
Também faz parte dos debates a produção em baixos volumes, que envolve veículos premium e sistemas estratégicos, cuja distribuição deverá passar por ajustes. Diante de mesma cobrança por qualidade a empresas de baixo ou grande volume, montadoras devem redobrar a atenção tanto para fabricação, quanto para formação de parcerias.
A estruturação de custos para integração competitiva também está em pauta. O atendimento às novas metas deverá ser feito de modo robusto para alcance de eficiência, mas ao mesmo tempo de modo extremamente competitivo em relação a custos para que o Brasil possa avançar como polo global de desenvolvimento e produção de veículos.
Estes são alguns desafios em debate para o desenvolvimento industrial do País em longo prazo, que também serão discutidos, a partir das principais tendências de mobilidade, durante o 5º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que reunirá lideranças da indústria e do governo dia 9 de outubro, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.
(*) Ingo Pelikan é presidente do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário