segunda-feira, 8 de maio de 2017

Toyota comemora 100.000 motores

Divulgação     A unidade de número 100 mil trata-se de um propulsor Dual VVT-i 1.5L flex

Nelson Tucci

A Toyota do Brasil atingiu em abril a marca de 100 mil unidades produzidas em sua fábrica de motores, localizada na cidade de Porto Feliz, no interior do estado de São Paulo. Na planta, são produzidos os motores flexfuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L que equipam o compacto Etios, comercializado no Brasil, Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai.
O complexo onde a fábrica de motores da Toyota está localizada ocupa um terreno de 872.500 m². Inaugurada em maio de 2016, a planta possui capacidade anual de 108 mil unidades e recebeu, em sua primeira fase, investimento de R$ 580 milhões. No final do ano passado, a Toyota anunciou novo aporte na ordem de R$ 600 milhões para a expansão dessa unidade, que terá sua capacidade ampliada para 174 mil unidades anuais e passará a produzir também, a partir do segundo semestre de 2019, os motores do sedã médio Corolla, líder de vendas em seu segmento.

“Atingirmos a marca dos 100 mil motores produzidos, em menos de um ano de operação e em meio a um cenário tão desafiador para a indústria automotiva brasileira, é um motivo de muito orgulho. Isso só foi possível graças ao intenso trabalho e dedicação de nossos colaboradores, parceiros e fornecedores a fim de entregar o melhor produto aos nossos clientes. Temos o compromisso assumido de fazer desta unidade um marco de produção para o País, aliando tecnologia de ponta e máxima produtividade ao crescimento sustentável”, diz Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Divulgação                   Equipamento movimenta carga de até 2,5 toneladas

CARGAS – A Yale, uma das marcas globais líderes em equipamentos de movimentação de materiais, do grupo Hyster-Yale, apresenta ao mercado brasileiro, a Paleteira Manual YA55-PT para a movimentação de paletes de até 2,5 toneladas.
O novo produto tem como características a durabilidade e manutenção, porque é fabricada com aço de alta qualidade e resistência, possui rodagem em poliuretano, o timão é ergonômico, a alavanca vem com três posições operação, a bomba é difundida e galvanizada com proteção integral da mola e todas as partes pivotantes são engraxadas, o que proporciona maior facilidade nos movimentos que podem ser realizados sob diversos ângulos. Além de vir com a exclusiva garantia de fábrica.

Divulgação                 Mobil: proteção das principais partes das motocicletas

MOTOS – Com toda expertise na produção de lubrificantes, a Mobil oferece ao mercado uma família completa de produtos para proteção das principais partes das motocicletas. Além do óleo lubrificante, a linha Authentic é composta pelo fluido para freios Mobil Super Moto Brake Fluid, fluido para garfos Mobil Super Moto Fork Oil, lubrificantes de correntes Mobil Super Moto Chain Lube e a graxa para motos Mobil Super Moto Grease, que atendem as exigências da categoria e proporcionam durabilidade ao equipamento.
O relançamento da linha de produtos auxiliares Authentic traz novas embalagens e a qualidade conhecida da marca. “Com a novidade, queremos ressaltar aos consumidores que, além do lubrificante para o motor, oferecemos outros quatro produtos importantes para conservação da moto, entre fluidos, graxas e óleos. Sem eles, o veículo pode sofrer desgastes que causam prejuízos para a segurança do motorista”, explica Roberta Maia, gerente de marketing da Mobil

Divulgação     Em parceria com o Sesi e Senai, a Ford desenhou o programa que já
formou 100 alunos e agora conclui a segunda turma, com mais 98 estudantes

EDUCAÇÃO – A Ford promoveu na última quinta-feira, 4, a formatura de 98 alunos da segunda turma do Programa Ford de Educação para Jovens na região de Camaçari, Bahia. O objetivo é capacitar estudantes entre 17 e 24 anos para o mercado de trabalho. Como primeiro grande desafio desta turma, no dia 15 de maio eles passarão por um processo seletivo para disputar vagas de jovem aprendiz na fábrica onde são produzidos o Ka e o EcoSport.
Como parte da formatura foi realizado um encontro no Auditório da Secretaria de Educação da Bahia, em Salvador, com os estudantes fazendo perguntas ao secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro; ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; à gerente de Educação do Sesi, Clessia Lobo; e ao gerente de RH da Ford, Vinicius Marineli.
“A Ford sempre apoiou iniciativas na área da educação e essa é mais uma etapa de consolidação de ideais e sonhos realizados. Torcemos por todos que participaram do projeto e sabemos que eles irão para o mercado com diferenciais por terem sido capacitados e treinados”, afirma a gerente de Relações Corporativas da Ford, Adriane Rocha.

AMBIENTAL – O Centro de Distribuição Ecopia da Bridgestone, localizado na cidade de Mauá, no Grande ABC, recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pela U.S. Green Building Council. O selo reconhece e atesta as construções e edificações que são planejadas, construídas e operadas seguindo eficientes padrões de sustentabilidade.
Em virtude dos trabalhos de reutilização e reciclagem de materiais, reaproveitamento da água e eficiência energética realizados na edificação, o CD recebeu a classificação “Gold” da certificação LEED.
Segundo Lafaiete Oliveira, diretor de Supply Chain da Bridgestone, o CD Ecopia, que começou suas operações em setembro de 2016, foi planejado desde a sua concepção seguindo as diretrizes de sustentabilidade. “No início do projeto, buscamos uma edificação que comportasse as principais tecnologias do setor para se tornar um espaço sustentável de alta performance. A certificação LEED é o reconhecimento da excelência deste trabalho”, completa.

Divulgação            Mais um modelo esportivo com alto desempenho

CORRIDA – O novo Porsche 911 GT3 comemorou seu primeiro dia na pista de Nürburgring com uma volta em 7 minutos, 12,7 segundos no legendário Nordschleife. O 911 liberado para circular em ruas e estradas, com especificações semelhantes às de sua versão de corrida, superou o tempo estabelecido pelo modelo anterior em 12,3 segundos.
"Com esse tempo que alcançamos, provamos de forma dramática que o novo 911 GT3 não apenas proporciona a melhor experiência de condução, mas também pode obter um desempenho impressionante no Nordschleife. O foco foi otimizar a qualidade de condução e na adaptação ao ligeiro aumento de potência do motor", afirmou, satisfeito, Frank Steffen Walliser, vice-presidente de carros Motorsport e GT da Porsche. "Há poucos anos, tempos de volta como este só podiam ser alcançados por carros de corrida puro-sangue com pneus slick", acrescentou Andreas Preuninger, diretor da Linha de Produtos GT. "O novo GT3 agora consegue obter essa marca com sua potência comparativamente mais modesta, mas ainda assim é completamente adequado ao uso diário”.

Divulgação         Projeto do SGDC terá vida útil de 18 anos, sendo parceria entre os
ministérios da Defesa e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

SATÉLITE – Lançado com sucesso o primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) na quinta-feira, 4, às 18h50, da base de Kourou, na Guiana Francesa. O SGDC, lançado pelo veículo Ariane 5, levará internet banda larga para todo o território brasileiro, além de expandir a capacidade operacional das Forças Armadas, por exemplo, em operações conjuntas nas regiões de fronteira terrestre.
Do Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), localizado na Base Aérea de Brasília (Ala 1), o presidente Michel Temer acompanhou o lançamento do SGDC, juntamente com os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato e o presidente da Telebras, Antonio Loss.

JAC – Na semana que passou circulou in formação na internet de que a JAC Motors do Brasil tinha baixado o CNPJ, ou seja, encerrado as operações. É verdade, mas isto não significa o fim da marca no país. Esta empresa foi uma joint venture criada entre a matriz chinesa e o Grupo SHC, do empresário Sérgio Habib. Como a JAC decidiu desinvestir no país, o empresário brasileiro resolveu assumir integralmente a operação. A assessoria de imprensa emitiu a seguinte nota:
“Em resposta à informação que está circulando no WhatsApp, o Grupo SHC esclarece que a empresa que teve o cancelamento do CNPJ (requerido por nós) foi a JAC Motors do Brasil Automóveis S/A, joint-venture constituída entre o Grupo SHC e a JAC Motors na China para a construção da fábrica no Estado da Bahia. Nosso novo projeto industrial será menor e integralmente controlado pelo Grupo SHC, empresa 100% brasileira. Desse modo, seguiremos com o novo projeto, mantendo normalmente as operações da marca no Brasil”.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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