segunda-feira, 22 de maio de 2017

SP puxa financiamentos

Reprodução     Vendas financiadas de automóveis leves somaram 93.479 unidades

Nelson Tucci

O estado de São Paulo, líder em financiamentos de veículos no Brasil, encerrou abril com 110.347 unidades negociadas a crédito, representando aumento de 6,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados.
O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBovespa e a Cetip. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
As vendas financiadas de automóveis leves somaram 93.479 unidades negociadas em abril, alta de 5,9% na comparação anual. Já as motos, que apresentaram avanço de 11% ante o mesmo mês de 2016, totalizaram 12.957 unidades financiadas. O Sudeste é líder nos financiamentos de veículos em todo o Brasil, com 172.022 veículos vendidos a crédito em abril, registrando alta de 2,7% em relação ao mesmo mês de 2016.

Divulgação      Um dos mais modernos do país, parque está em área de 72 hectares

BIODIVERSIDADE – A Volkswagen do Brasil comemorou ontem, 22, o Dia Internacional da Biodiversidade reforçando seu compromisso com a preservação da natureza por meio de parceria com o Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna. A renovação do patrocínio em 2017 permitirá ao parque investir na manutenção dos recintos que já contam com o apoio da empresa, como o do Condor Andino, Lobo Guará, Urso de Óculos e o Aviário para Aves Regionais, assim como o início da ampliação do bioma do Cerrado. A parceria teve início em 1990.
“Com essa parceria reforçamos nosso compromisso com a biodiversidade e contribuímos com a manutenção do parque que é um dos principais atrativos de lazer e educação ambiental de São Carlos (SP) e região”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale.

Divulgação              Urso de Óculos: animais do cerrado e da América do Sul

Com recursos da Volkswagen do Brasil, de demais empresas de São Carlos e do poder público, o parque inaugurou em 2016 o espaço que abriga a família do Urso de Óculos. O novo recinto ocupa mil m², o dobro de tamanho do antigo, com espaços internos mais amplos. Inaugurado em 1976, o Parque Ecológico de São Carlos está localizado em uma área de 72 hectares, sobre uma vasta vegetação de cerrado, e conta com 480 animais, de 98 espécies, o que o coloca entre um dos parques com o maior conjunto de recintos de cerrado para animais silvestres do Brasil. É possível encontrar ainda exemplares de animais sul-americanos (Urso de Óculos, Camelídeos, Condor Andino e Pinguim-de-Magalhães). Aberto à comunidade, o parque recebe uma média de 240 mil visitantes por ano. As visitas escolares, que possibilitam a educação ambiental, são destaque, com público médio de 15 mil visitantes anualmente.
O Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2 (ao lado da UFSCar), São Carlos (SP), e funciona de terça-feira a domingo (aberto em feriados), das 8 às 16h30. A entrada é gratuita.

CELULAR – Você está dirigindo e o telefone toca. Você olha a tela para saber quem é, certo? Não. Errado. Distrair-se com o celular no trânsito nunca é uma boa ideia. Dando continuidade às ações do Maio Amarelo –mês dedicado internacionalmente à segurança no trânsito – o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, reforça a mensagem sobre os riscos do uso do celular ao volante, como parte da campanha educativa “Foca no Trânsito”.
A campanha convida a todos a refletir sobre uma estatística alarmante: 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como a imprudência e a distração. “Quando for dirigir ou atravessar a rua deixe o telefone de lado. Temos que nos conscientizar de que com a mudança de comportamento salvamos vidas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.
A imprudência no trânsito é global. Estudo de 2015 realizado pelo American Automobile Association Foundation for Traffic Safety aponta que ao usar o celular o motorista fica em média quatro segundos sem olhar para a via. A uma velocidade de 90 km por hora, esse tempo é suficiente para percorrer um espaço equivalente a um campo de futebol. Pela legislação federal falar ao celular enquanto dirige ainda é uma infração média, punida com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na habilitação. Já conduzir com apenas uma das mãos por segurar ou manusear o celular é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e inserção de sete pontos no prontuário do motorista.

Divulgação                       Nissan de olho em nosso vizinho

ARGENTINA – O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o CEO da Nissan Motor Co., Hiroto Saikawa, se reuniram em Tóquio, como parte da missão do presidente argentino pela Ásia. Durante o encontro, o CEO da Nissan falou sobre os avanços nos planos da empresa para produzir veículos na Argentina pela primeira vez em sua história, a partir de 2018.

Divulgação                  BMW G 310 R: novo modelo é totalmente brasileiro

MOTOS – A nova BMW G 310 R é brasileira e manauara. A primeira unidade, na cor branca, foi produzida na última quinta-feira (18) na fábrica do BMW Group em Manaus (AM). Além da BMW G 310 R, a nova fábrica produz outros nove modelos, voltados ao mercado nacional: BMW F 800 GS; BMW F 800 GS Adventure; BMW F 800 R; BMW R 1200 GS; BMW R 1200 GS Adventure; BMW S 1000 R; BMW S 1000 RR; BMW S 1000 XR e BMW F 700 GS – este último foi o primeiro a sair das linhas de montagem, em outubro de 2016.
Para comemorar o início da produção, estiveram presentes funcionários e alguns dos executivos da BMW Motorrad, entre eles, Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil, Peter Vogel, diretor da fábrica do BMW Group em Manaus, Stephan Schaller, presidente mundial da BMW Motorrad, e Alejandro Echeagaray, diretor da BMW Motorrad para a América Latina e Caribe.
O BMW Group investiu cerca de 4 milhões em novas tecnologias, treinamentos e em novos equipamentos para produção de novos modelos na fábrica de Manaus (AM). Inaugurada em outubro de 2016, a fábrica de Manaus produz cerca de 98% da demanda da BMW Motorrad no Brasil.

ESTILO – A Ford tem desenvolvido várias inovações nos veículos no Brasil para torná-los cada vez mais eficientes no consumo total de energia, incluindo tecnologias avançadas de motores, pneus “verdes”, recursos inteligentes de direção e segurança e o primeiro modelo híbrido do mercado. São veículos modernos e atuais que ajudam o motorista na condução, embora o rendimento do veículo possa melhorar sensivelmente com o comportamento e hábitos ao volante.
Estudos realizados pelos engenheiros da marca mostram que o estilo de direção pode influenciar em até 25% o consumo e o nível de emissões de um veículo. Por isso, reuniram as seguintes orientações para quem quer dirigir de forma mais econômica e sustentável. Quem acompanha a coluna Veículos & Negócios no jornal impresso já sabe disto, pois a gente sempre cita o “pé leve” nas matérias de avaliação de veículos.
A direção agressiva, com excesso de velocidade, acelerações e frenagens bruscas, pode aumentar significativamente o gasto de combustível. Portanto, acelere suavemente, freie mais cedo e procure permanecer na mesma faixa. Estas técnicas também prolongam a vida dos freios e pneus, assim como dirigir a 90 km/h em vez de 100 km/h pode reduzir em torno de 10% o consumo do veículo. Procure também manter uma velocidade constante e remova o peso desnecessário na bagagem e faça as revisões periódicas que ajudarão muito.

ELÉTRICOS – A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) reunirá no dia 27 próximo autoridades, montadoras e o público para chamar a atenção para os benefícios ambientais, sociais e econômicos de um modal muito debatido atualmente: os veículos híbridos e elétricos. Trata-se do Dia da Mobilidade Elétrica, uma carreata que levará as bandeiras verdes e sustentáveis ao trânsito da capital paulista. Como empresas apoiadoras estão Toyota, Mercedes-Benz, Tesla, Lexus, Porsche, Renault, Volvo, BYD, entre outros, que levarão para as ruas seus principais modelos e novidades.
O trajeto estipulado cobre as praças Amadeu Amaral (Rua Treze de Maio) e Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, onde será entregue o primeiro posto elétrico público de abastecimento de veículos de São Paulo (SP), doado pela BYD do Brasil. De acordo com Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), responsável pela organização do evento, o objetivo é sensibilizar a população, o poder público e a iniciativa privada a respeito do debate. “Todos são muito bem-vindos ao Dia da Mobilidade Elétrica. As pessoas que quiserem participar podem ir com bicicletas, skates, scooters, motos, carros, desde que sejam elétricos ou híbridos. O convite está aberto também para quem não possui veículos do tipo e quer cumprir o percurso conosco em um dos ônibus que disponibilizaremos de forma gratuita”.
Na edição de 2016, a entidade firmou uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (IPT/USP), o que possibilitou a medição de gases de efeito estufa entre os veículos limpos ao longo do trajeto. O mesmo teste foi realizado na semana seguinte, em meio ao tráfego convencional da Avenida Paulista. O resultado da comparação entre as duas situações mostrou uma redução de cerca de 50% na concentração de poluentes atmosféricos no percurso do evento.

ALUMÍNIO – O alumínio de alta resistência possui grande flexibilidade aliada à alta capacidade de absorção de impacto, características fundamentais na indústria automotiva. Este material será o foco da palestra de Carolina Hattori, consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), do grupo Votorantim, durante o 10º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que reunirá nos dias 6 e 7 de junho representantes de montadoras, sistemistas e usinas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.
Carolina apresentará as tendências no uso do alumínio extrudado de alta resistência para componentes estruturais de veículos leves, como cross car beam (suporte do volante), barra de proteção da porta e barra de proteção de pedestre, além de alguns componentes de eixo e suspensão. “Este material dispensa os altos investimentos necessários em ferramentas de estampagem de aço, o que proporciona menor complexidade de processo e menor time to market”, explica.
Ela é doutoranda em engenharia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN – USP), mestre e graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário