segunda-feira, 15 de maio de 2017

Álcool protagoniza Campanha

Divulgação     #FocaNoTrânsito: contra a mistura de álcool e direção

Nelson Tucci

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promove neste mês, em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, a campanha educativa #FocaNoTrânsito. Em sua terceira semana, a ação aborda um tema recorrente que, dia após dia, faz mais vítimas no trânsito: a mistura de álcool e direção.
A iniciativa faz parte do “Maio Amarelo”, cor que remete à atenção e, por isso, foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no trânsito. De acordo com relatório de 2015 da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente por causa de acidentes viários.
A Organização aponta também que o consumo de substâncias alcoólicas antes de dirigir é um fator que pode ser associado diretamente ao envolvimento em acidentes de trânsito e à gravidade das lesões, fato confirmado pela médica Julia Greve, especialista em ortopedia e traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Em acidentes em que é constatada embriaguez do motorista, o tipo de lesão é geralmente mais grave. Ele perde a noção dos espaços e, principalmente, do perigo das suas atitudes”.

HOMENS – Dados do Ministério da Saúde mostram outro dado preocupante: 10% dos homens e 2% das mulheres do Estado de São Paulo admitiram dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas. A gravidade dos danos ocasionados também está relacionada à velocidade em que se trafega.
A mais recente versão da Lei Seca, de 2012, prevê tolerância zero para ingestão de álcool antes de dirigir. No entanto, como os bafômetros têm uma margem de erro determinada pela legislação federal, os condutores são autuados quando apresentam a partir 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido.
O limite equivale a menos de um copo de cerveja. Ou seja, qualquer quantidade de álcool é suficiente para gerar a infração. “É importante que a tolerância seja zero, porque essa é a única garantia de que o álcool não vai interferir na capacidade do motorista. Cada pessoa é afetada de forma diferente, não há como padronizar uma quantia segura”, pontua Julia.
Acompanhe o site www.focanotransito.com.br

Divulgação              Calibragem é item fundamental em viagens

PNEUS – Aproveitando que maio é o mês da segurança no trânsito, a Continental, tradicional fabricante de pneus da Alemanha, reforça, a partir dos dados coletados em 100 postos das cidades de São Paulo e Jundiaí, a importância de rodar com veículos calibrados corretamente. As informações foram apuradas em uma ação que priorizou a verificação da calibragem dos pneus. Dos 3.500 veículos inspecionados e 14 mil pneus calibrados, 34% estavam com a pressão incorreta. Para se ter uma ideia do impacto dessa realidade no bolso do motorista, se a pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%. Um exemplo real, utilizando como base esses números: um veículo que rode 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros.
“Além da segurança ficar em risco quando um veículo trafega com pneus com pressão inferior ou superior ao recomendado pelo fabricante, sua vida útil pode ser reduzida em cerca de 20%”, alerta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.
“A pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com o solo, sobrecarregando os ombros do pneu, ampliando a distância de frenagem e prejudicando, inclusive, o controle sobre a direção, o que pode ocasionar acidentes graves. Outro problema é o calor excessivo em altas velocidades que pode levar ao estouro do pneu em casos extremos”, explica Astolfi, acrescentando que um estudo realizado pela National Highway Traffic Safety Administration (Nhtsa) apontou que pneus subinflados ou gastos aumentam em até três vezes as chances de um acidente vir a ocorrer.
Se calibrados acima da inflação recomendada, a área de contato do pneu com o solo diminui, reduzindo a sua aderência: “Um pneu excessivamente inflado torna um veículo instável, aumentando o risco de acidentes em frenagens emergenciais ou em curvas. Essa prática também reduz o conforto ao dirigir e colabora para o desgaste prematuro da suspensão e da parte central do pneu”.

Divulgação     Crescimento foi de aproximadamente 150% em um ano

PEÇAS – A linha Alliance Truck Parts de peças e acessórios para caminhões, ônibus e veículos comerciais leves consolida presença no mercado brasileiro. No volume acumulado entre os meses de janeiro e abril deste ano foram comercializadas mais de 23.600 unidades, o que significa 150% de crescimento sobre o resultado do mesmo período de 2016.
“Em cerca de dois anos e meio de mercado, vendemos mais de 55.800 peças da Alliance Truck Parts para frotistas e autônomos”, diz Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso nos impulsiona a aumentar frequentemente o portfólio. Neste ano, por exemplo, já oferecemos 345 itens para os clientes, triplicando a oferta de peças de reposição e manutenção para veículos de todas as marcas, além dos acessórios para caminhões e comerciais leves Mercedes-Benz”.
De acordo com o executivo, a expansão da Alliance no País também está ligada à maior distribuição nacional. “Praticamente toda a nossa rede de concessionários de veículos comerciais oferece essa família de peças, facilitando a aquisição pelos clientes”, ressalta Silvio Renan.

SCANIA – A Scania foi agraciada, dia 10 último, com a Medalha de Mérito do Transporte – NTC, concedida pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em homenagem aos 60 anos da sua presença no Brasil.
A honraria foi entregue em Brasília durante o jantar de confraternização do XVII Seminário Brasileiro do TRC (transporte rodoviário de cargas), no encerramento do evento, organizado pela NTC, que debateu soluções e melhorias para o setor, na Câmara dos Deputados. No dia 2 de julho, a Scania completará 60 anos de Brasil.

Divulgação/Douglas de Souza Melo     “Torino S”: facilidade de manutenção

ÔNIBUS – A Marcopolo lança, neste mês, uma nova versão do modelo urbano “Torino S”. O produto foi desenvolvido ao longo de dois anos para garantir eficiência operacional, com manutenção simplificada, mais rápida, gerando menos custos, e os mesmos atributos de robustez e confiabilidade.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, com a nova versão a empresa pretende colaborar para estimular e acelerar a renovação de frota no segmento urbano. “Desenvolvemos o Torino S, que representa Soluzione (solução, em italiano), produto que mantém todos os atributos da família Torino e que proporciona ao operador praticidade e facilidade de manutenção, redução no custo e no tempo de reparação e ergonomia e conforto para o condutor”, destaca.
O novo Torino S será produzido na fábrica da Marcopolo Rio, em Xerém. A expectativa da fabricante é comercializar mais de 1.000 unidades ao longo de 2017.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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