Nelson Tucci
A eletrificação e a mobilidade sustentável são dois
assuntos que estarão presentes durante a edição 2023 da Fispal Tecnologia,
evento entre os próximos dias 27 e 30, na São Paulo Expo. A BYD confirmou
presença no maior evento global voltado para as indústrias de alimentos e
bebidas. Para este ano a organização prevê 45 mil visitantes, 450 expositores
de vários países e mais de 120 horas de conteúdo.
“Participar da Fispal Tecnologia significa estar no
maior ponto de encontro da indústria da América Latina. E, por isso, vamos
mostrar uma série de soluções sustentáveis para a indústria”, diz Henrique
Antunes, diretor de Vendas da BYD no Brasil, adiantando que o destaque será o
modelo elétrico Dolphin EV, que tem modos de condução ECO e Sport, VTOL
(Vehicle to Load) para carregamento de aparelhos e câmera 360 para auxílio de
estacionamento.
Outros produtos que a empresa – desde 2015 instalada
em Campinas, para montar ônibus elétrico – mostrará são a empilhadeira elétrica
RTR20 e o caminhão ET18, modelo 100% elétrico.
AUTÔNOMO – A Marcopolo, por meio da Marcopolo
Next, área responsável pela aceleração de projetos de inovação da empresa, em
parceria com a Lume Robotics, startup brasileira de mobilidade autônoma,
apresenta o primeiro protótipo de micro-ônibus autônomo da América do Sul.
Resultado de dois anos de estudos, em parceria com
empresas nacionais, o projeto integrou o modelo Volare Attack 8 para operar de
forma completamente autônoma, sem a necessidade de intervenção ou monitoramento
remoto. A tecnologia pode ser programada para operar na faixa ideal de
eficiência, o que permite uma redução no consumo de combustível e na emissão de
poluentes, com alto nível de segurança e conforto.
“Reforçamos o nosso protagonismo no desenvolvimento de
soluções em mobilidade e demos mais um passo importante na história da
companhia. Investimos em soluções pensadas nos passageiros, nos desafios das
cidades modernas, e o veículo autônomo é um exemplo de inovação alinhada a uma
tendência global”, comenta André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo. Para
Rânik Guidolini, diretor executivo da Lume Robotics, o primeiro micro-ônibus
autônomo do hemisfério sul é um marco tecnológico. “Graças à parceria da Lume e
a Marcopolo, o Brasil se coloca entre o seleto grupo de países que dominam a
tecnologia. Estamos falando de um projeto capaz de entregar ganhos de segurança
e eficiência operacional aos sistemas de mobilidade”, garante ele.
ELETRIFICAÇÃO – “Anfavea – Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil” é o nome do evento que aconteceu no último dia 14 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, sob o tema “Um olhar para a infraestrutura e para a indústria nacional”.
Na oportunidade, houve exposição de 40 veículos e
debates com especialistas brasileiros e estrangeiros, ficando a abertura com o
ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enquanto a solenidade de
encerramento foi realizada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
A ideia principal do evento foi reunir a iniciativa
privada e o poder público para debater a mobilidade elétrica e a
“neoindustrialização” no país. “Estou certo que daqui a algum tempo lembraremos
deste 14 de junho de 2023 com um divisor de águas, um momento em que todos os
stakeholders do ecossistema automotivo se uniram em prol de um caminho que leve
com maior senso de urgência não só a descarbonização do setor, mas um novo
horizonte para a industrialização do Brasil, com foco em novas tecnologias de
eletrificação e outras que estão revolucionando a mobilidade em nível global”,
disse Márcio de Lima Leite, da Anfavea.
Na abertura, o ministro Alexandre Silveira destacou
que o Brasil tem 88% de energia limpa na sua matriz energética e isso fortalece
o protagonismo do nosso país na eletrificação da frota.
PADRÃO EURO6 – O Grupo JCA investe cerca de R$ 500 milhões em novas soluções para tornar sua frota mais segura, confortável e sustentável, diz a companhia, que adquiriu 485 ônibus, com nova motorização atendendo ao padrão Euro6. Esta é a BlueTec 6, da Mercedes-Benz do Brasil, capaz de promover redução superior a 60% nas emissões de materiais particulados e quase 80% de nitrogênio, quando comparado a veículos fabricados entre 2012 e 2022. Outro diferencial da nova frota são os pacotes de segurança embarcados e adicionados conforme a necessidade de operação – urbana e rodoviária. Todos os veículos têm carroceria Marcopolo.
“Segurança e conforto aliados à sustentabilidade são
pilares das operações do Grupo JCA. Havíamos planejado parte desta renovação
para o ano passado, mas decidimos aguardar a implantação do padrão Euro6 e
optamos nessa compra pelos chassis da Mercedes-Benz, já equipados com a nova
motorização, capaz de oferecer uma redução significativa em emissões, com a
mesma confiabilidade, robustez e desempenho”, assinala Marcelo Antunes,
conselheiro do grupo.
PRÊMIO – Os trabalhos intitulados “Critérios de sustentabilidade na cadeia produtiva: reuso e reaproveitamento”, dos autores Eduardo Bacci, Emerson Batagini e Vinicius Ragazzi, e “Abordagem preventiva para PcD com perda auditiva”, de Adriana Baldoino, Bianca Nascimento, Guilherme Rocha Amorim, Sergio Pereira e Tiago Oliveira, ambos da Robert Bosch; e a reportagem “Motor flex: o que falta para o etanol ser escolhido na bomba?”, de Bruno de Oliveira, da Automotive Business, foram os grandes vencedores do Prêmio AEA ESG 2023, respectivamente nas categorias Inovação Tecnológica e Ambiental, Social e Governança, e Jornalística, cujo evento de premiação aconteceu, dia 15 último, em São Paulo.
A Cummins Brasil recebeu menção honrosa na categoria
Inovação Tecnológica e Ambiental do Prêmio AEA ESG 2023, evolução do
tradicional Prêmio AEA de Meio Ambiente, com o trabalho “Tecnologias Cummins
que contribuem com a descarbonização”. O reconhecimento foi anunciado após a 9ª
edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, promovido
pela entidade, no último dia 15, em São Paulo/SP.
De autoria de Fabio Magrin, diretor da Unidade de
Negócios Accelera e High Horse Power (HHP) da Cummins para América Latina, o
trabalho abordou a estratégia de sustentabilidade ambiental da empresa, com
metas quantificáveis para 2030. Teve ainda como objetivo demonstrar a visão da
empresa rumo à descarbonização e a um mundo que utiliza energias limpas e todas
as tecnologias que já estão sendo colocadas em prática.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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