segunda-feira, 14 de julho de 2025

Novos espaços temáticos

Divulgação       Museu reúne arte, cultura, design e automóveis

Nelson Tucci

O Carde, museu que reúne arte, cultura, design e automóveis em Campos do Jordão/SP, oferece neste mês uma programação especial de Inverno. Além disso, também amplia sua mostra, com a abertura de novos ambientes. Inaugurado em 28 de novembro de 2024, em sete meses de atividades o Carde acaba de chegar à marca de 50 mil visitantes.

E o museu inaugura três salas temáticas. A Sala Modernista transporta o visitante para uma residência brasileira das décadas de 1950 e 1960. Com mobiliário original, obras de arte modernista, toca-discos, televisão da época e objetos cotidianos, o espaço recria de forma sensível e precisa os sentimentos de uma geração. “Misturamos arte, design, tendências e afetos da época, compondo um ambiente que representa não só o estilo modernista, mas também o espírito de uma era”, comenta Luiz Goshima, diretor do Carde e conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar.

Outro destaque é a Oficina do Lobo do Canindé, ambiente que homenageia o lendário mecânico e construtor Camilo Cristófaro. O espaço recria uma oficina inspirada no local onde ele construiu sua famosa carreteira. Referência de engenhosidade e ousadia no automobilismo brasileiro, Cristófaro foi admirado por nomes como Wilson Fittipaldi e muitos outros pilotos. No Carde, a homenagem conta também com escultura de um lobo, ferramentas e peças mecânicas, que ajudam a traçar o perfil do “lobo” do Bairro do Canindé, na capital paulista.

Divulgação                               Homenagem à Oficina do Lobo

“Tentamos fazer um ambiente que remete à oficina onde ele montava e remontava tudo. Era um artista, um mito. Camilo era do bairro do Canindé, um reduto de italianos, de imigrantes. E a gente trouxe a emoção das pessoas que trabalharam com ele, da esposa, da família, dos sobrinhos que trabalharam lá, mostrando que ele agregava muita gente. Ele foi muito audacioso para sua época”, comenta o curador e cenógrafo Gringo Cardia, responsável pelo design do Carde.

Veja a extensa programação de julho no site www.carde.org


IMPORTADOS – As 10 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), anotaram em junho último queda em suas vendas de 10,9% ante maio, quando foram comercializadas 11.457 unidades. Se comparado a junho do ano passado, no entanto, registra aumento de 28%, com 10.206 unidades.

No acumulado de 2025 (veículos importados mais as unidades aqui produzidas), a Abeifa somou 60.042 unidades, chegando a 31,3% de crescimento em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 45.743 unidades.

Os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a junho continuam expressivos: dos 55.539 veículos eletrificados, a Abeifa responde por 48,7% do mercado interno total de 114.081 unidades emplacadas.


18 MILHÕES – Betim está em festa. Isto porque no mês em que completa 49 anos de operação, o Polo Automotivo Stellantis de Betim/MG registrou um marco histórico: 18 milhões de veículos produzidos em solo nacional, reforçando seu acerto junto ao setor automotivo brasileiro.

O modelo Fiat Fastback Hybrid foi o veículo 18 milhões construído em Betim, reforçando o compromisso com o Brasil e a América do Sul. Saído da linha de montagem, o modelo foi recebido pelo CEO da Stellantis, Antonio Filosa, acompanhado de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, e demais executivos e funcionários presentes.


Divulgação              Hyundai Creta apresentou a maior alta nos preços

SUVs – A Mobiauto, autotech do segmento automotivo e segundo maior marketplace de veículos usados do Brasil, pesquisou os índices de valorização e desvalorização dos SUVs compactos vendidos no Brasil no último ano e chegou ao seguinte: o Hyundai Creta apresentou a maior alta nos preços (9,09%) entre maio de 2024, quando era 0 Km, e maio de 2025, como seminovo. Na segunda posição da lista está o Honda HR-V, com valorização média de 5,22% no período e, em terceiro lugar, o Fiat Pulse, que valorizou 3,16%, em média.

Do lado oposto aparecem o Kia Stonic como o SUV compacto “grande campeão” da desvalorização no período (-9,24%), seguido de tradicionais marcas francesas Citroën C3 Aircross (-8,14%) e a geração antiga do Peugeot 2008 (-6,84%).


Divulgação                                Desconto de 8% + isenção de IPI

PcD – A Nissan oferece a linha completa do novo Nissan Kicks para clientes PcD. Além da isenção de IPI, a marca japonesa concede um desconto especial para as quatro versões do utilitário esportivo recém-lançado no mercado brasileiro, que é o mais novo modelo produzido pela marca no Complexo Industrial de Resende/RJ.

Durante o mês de julho, as quatro versões do SUV terão 8% de desconto mais a isenção para IPI. Dessa forma, o novo Nissan Kicks, na versão Sense, é oferecido por R$ 148.990. A topo de linha, a Platinum, sai por R$ 179.990.


VOOS – A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos, foi eleita a 3ª companhia mais pontual do mundo, em junho, pela Cirium, empresa líder em análise de dados globais de aviação. Este foi o primeiro mês desde julho de 2024 que a empresa ficou no Top 3 do ranking Global.

Com 86,33% dos seus voos pousando no horário previsto, a Azul se destacou entre centenas de companhias avaliadas mundialmente, consolidando-se como referência em eficiência operacional.


Divulgação                            Todo ano a concessionária realiza campanha

AGASALHO – A Concessionária SPMar, administradora dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, concluiu com sucesso mais uma fase da sua “Campanha Inverno Solidário”, realizando a entrega de cobertores para as cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra, ambas em São Paulo. A campanha impacta as 11 cidades do entorno da rodovia e visa contribuir para aquecimento e conforto da população em vulnerabilidade durante os meses mais frios, com um importante diferencial: todos os cobertores são fruto da reciclagem de uniformes utilizados da própria concessionária.

Com esta última ação, a SPMar completa a doação de 550 cobertores distribuídos para todas as cidades lindeiras aos trechos que administra, por meio dos respectivos Fundos Sociais de Solidariedade (FSS).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário