Nelson Tucci
O Carde, museu que reúne arte, cultura, design e automóveis
em Campos do Jordão/SP, oferece neste mês uma programação especial de Inverno.
Além disso, também amplia sua mostra, com a abertura de novos ambientes.
Inaugurado em 28 de novembro de 2024, em sete meses de atividades o Carde acaba
de chegar à marca de 50 mil visitantes.
E o museu inaugura três salas temáticas. A Sala Modernista
transporta o visitante para uma residência brasileira das décadas de 1950 e
1960. Com mobiliário original, obras de arte modernista, toca-discos, televisão
da época e objetos cotidianos, o espaço recria de forma sensível e precisa os
sentimentos de uma geração. “Misturamos arte, design, tendências e afetos da
época, compondo um ambiente que representa não só o estilo modernista, mas
também o espírito de uma era”, comenta Luiz Goshima, diretor do Carde e
conselheiro da Fundação Lia Maria Aguiar.
Outro destaque é a Oficina do Lobo do Canindé, ambiente que homenageia o lendário mecânico e construtor Camilo Cristófaro. O espaço recria uma oficina inspirada no local onde ele construiu sua famosa carreteira. Referência de engenhosidade e ousadia no automobilismo brasileiro, Cristófaro foi admirado por nomes como Wilson Fittipaldi e muitos outros pilotos. No Carde, a homenagem conta também com escultura de um lobo, ferramentas e peças mecânicas, que ajudam a traçar o perfil do “lobo” do Bairro do Canindé, na capital paulista.
“Tentamos fazer um ambiente que remete à oficina onde ele
montava e remontava tudo. Era um artista, um mito. Camilo era do bairro do
Canindé, um reduto de italianos, de imigrantes. E a gente trouxe a emoção das
pessoas que trabalharam com ele, da esposa, da família, dos sobrinhos que
trabalharam lá, mostrando que ele agregava muita gente. Ele foi muito audacioso
para sua época”, comenta o curador e cenógrafo Gringo Cardia, responsável pelo
design do Carde.
Veja a extensa programação de julho no site www.carde.org
IMPORTADOS – As 10 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), anotaram em junho último queda em suas vendas de 10,9% ante maio, quando foram comercializadas 11.457 unidades. Se comparado a junho do ano passado, no entanto, registra aumento de 28%, com 10.206 unidades.
No acumulado de 2025 (veículos importados mais as unidades
aqui produzidas), a Abeifa somou 60.042 unidades, chegando a 31,3% de
crescimento em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 45.743 unidades.
Os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período
de janeiro a junho continuam expressivos: dos 55.539 veículos eletrificados, a
Abeifa responde por 48,7% do mercado interno total de 114.081 unidades
emplacadas.
18 MILHÕES – Betim está em festa. Isto porque no mês em que completa 49 anos de operação, o Polo Automotivo Stellantis de Betim/MG registrou um marco histórico: 18 milhões de veículos produzidos em solo nacional, reforçando seu acerto junto ao setor automotivo brasileiro.
O modelo Fiat Fastback Hybrid foi o veículo 18 milhões construído em Betim, reforçando o compromisso com o Brasil e a América do Sul. Saído da linha de montagem, o modelo foi recebido pelo CEO da Stellantis, Antonio Filosa, acompanhado de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, e demais executivos e funcionários presentes.
SUVs – A Mobiauto, autotech do segmento automotivo e segundo maior marketplace de veículos usados do Brasil, pesquisou os índices de valorização e desvalorização dos SUVs compactos vendidos no Brasil no último ano e chegou ao seguinte: o Hyundai Creta apresentou a maior alta nos preços (9,09%) entre maio de 2024, quando era 0 Km, e maio de 2025, como seminovo. Na segunda posição da lista está o Honda HR-V, com valorização média de 5,22% no período e, em terceiro lugar, o Fiat Pulse, que valorizou 3,16%, em média.
Do lado oposto aparecem o Kia Stonic como o SUV compacto
“grande campeão” da desvalorização no período (-9,24%), seguido de tradicionais
marcas francesas Citroën C3 Aircross (-8,14%) e a geração antiga do Peugeot
2008 (-6,84%).
PcD – A Nissan oferece a linha completa
do novo Nissan Kicks para clientes PcD. Além da isenção de IPI, a marca
japonesa concede um desconto especial para as quatro versões do utilitário
esportivo recém-lançado no mercado brasileiro, que é o mais novo modelo produzido
pela marca no Complexo Industrial de Resende/RJ.
Durante o mês de julho, as quatro versões do SUV terão 8% de
desconto mais a isenção para IPI. Dessa forma, o novo Nissan Kicks, na versão
Sense, é oferecido por R$ 148.990. A topo de linha, a Platinum, sai por R$
179.990.
VOOS – A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos, foi eleita a 3ª companhia mais pontual do mundo, em junho, pela Cirium, empresa líder em análise de dados globais de aviação. Este foi o primeiro mês desde julho de 2024 que a empresa ficou no Top 3 do ranking Global.
Com 86,33% dos seus voos pousando no horário previsto, a Azul
se destacou entre centenas de companhias avaliadas mundialmente,
consolidando-se como referência em eficiência operacional.
AGASALHO – A Concessionária
SPMar, administradora dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, concluiu
com sucesso mais uma fase da sua “Campanha Inverno Solidário”, realizando a
entrega de cobertores para as cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra,
ambas em São Paulo. A campanha impacta as 11 cidades do entorno da rodovia e
visa contribuir para aquecimento e conforto da população em vulnerabilidade
durante os meses mais frios, com um importante diferencial: todos os cobertores
são fruto da reciclagem de uniformes utilizados da própria concessionária.
Com esta última ação, a SPMar completa a doação de 550
cobertores distribuídos para todas as cidades lindeiras aos trechos que
administra, por meio dos respectivos Fundos Sociais de Solidariedade (FSS).
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário