Nelson
Tucci
Com a proximidade do Inverno (início dia 21 deste mês) e as
primeiras quedas de temperaturas, a concessionária SPMar lança a Campanha
Inverno Solidário 2023. Objetivo é arrecadar cobertores e roupas em bom estado
para entidades sociais localizadas nas 11 cidades do entorno da rodovia.
"As quedas de temperatura tornam-se um motivo de
preocupação para quem mora na rua. E justamente aquela peça que não usamos e
está esquecida no fundo do armário é que pode fazer toda a diferença na vida de
quem mais precisa", diz Fabio Loiola, coordenador de comunicação da
concessionária SPMar.
A primeira cidade contemplada na campanha com cobertores foi
São Bernardo do Campo que recebeu um lote de 50 unidades: “Os cobertores doados
serão encaminhados para as entidades do terceiro setor, cadastradas no Fundo
Social, para distribuição àqueles que mais precisam”, completa Glaucia
Morselli, do Fundo Social de São Bernardo. Os cobertores entregues pela
concessionária são frutos do trabalho de reciclagem dos uniformes usados pela
equipe de operação. Ao invés de serem descartados, estes ganham sobrevida e são
transformados em cobertores novos.
ONDE DOAR – Para contribuir com a campanha, procure os postos de coletas de roupas e cobertores nas bases dos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs), localizadas nos quilômetros 41, 68, 102 e 121 do Rodoanel Mário Covas. Além disso, é possível entregar as doações diretamente nas praças de pedágio ao longo da rodovia. No último ano foram arrecadadas 670 peças, sendo 520 cobertores e 150 roupas.
A campanha é promovida pelo Fundo Social do Estado de São
Paulo, e conta com apoio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo
(Artesp) e das 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões
Rodoviárias.
POLO – A Volkswagen comemora a performance do Polo, que, pela primeira vez, alcança a liderança no segmento de hatches compactos, em maio. O modelo também é o veículo de passeio mais comercializado no Brasil no mesmo mês. Substituto do Gol, o Polo superou a marca de 7.600 unidades comercializadas, enquanto seu segmento representa 23,4% do mercado nacional.
A marca garantiu ainda a liderança no segmento de SUVs com o
Nivus e o T Cross. Juntos, esses modelos somaram mais de 10 mil unidades
vendidas no último mês – hoje o segmento de SUVs é o de maior relevância do
Brasil, com 39,1% de representatividade.
INVESTIMENTOS – A Toyota acaba de anunciar um novo investimento na unidade de Sorocaba, interior paulista. O aporte R$ 160 milhões faz parte da estratégia da fabricante rumo à otimização da logística de suas operações, “além de reforçar o compromisso como empresa de mobilidade e a busca pela neutralidade de carbono”. Neste novo Centro de Distribuição de Peças serão recebidas e despachadas todas as peças das marcas Toyota e Lexus comercializadas no Brasil, bem como as exportações das peças dos modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e Etios para os países da América Latina e Caribe.
O novo espaço será dedicado ao armazenamento de peças de
todas as versões da marca, principalmente de modelos híbridos e híbridos flex,
em ascensão no mercado, e contará com o novo conceito global de logística e
automação da Toyota. As obras começarão neste mês e a transferência das
atividades para o novo local será iniciada em outubro de 2024. A previsão é de
que o projeto seja concluído em 2025.
Lembrando que, além deste investimento em Sorocaba, a Toyota
recentemente anunciou aporte R$ 1,7 bilhão para a produção de um novo modelo
compacto híbrido flex no país.
MULTAS – Motoristas que transitam pela cidade de São Paulo poderão, desde o dia 1º (quarta última), pagar multas com até 40% de desconto. Isso ocorre por conta da adesão da prefeitura paulista ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), coordenado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com tecnologia desenvolvida pelo Serpro.
Pelo SNE, os motoristas recebem as multas em seus
dispositivos móveis e têm a opção de pagar de forma antecipada com desconto.
Para usufruir do “benefício”, o proprietário ou condutor do veículo deverá ter
cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal e aderir ao SNE através do
aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na AppStore e
Google Play, ou pelo Portal de Serviços Senatran. Além disso, é necessário
habilitar o veículo no aplicativo da CDT e reconhecer a infração cometida.
CARBONO – Relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o aquecimento global é mais alarmante do que se imaginava. Os reflexos, todos temos visto, são os eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes. Face à urgência de medidas para a descarbonização do planeta, diversos países estão estabelecendo ações de contenção, como uma data limite para o comércio de veículos à combustão já nas próximas décadas.
Entre os grandes mercados de automóveis, o Brasil se destaca
pela baixa emissão de gás carbônico (CO2) pelo setor de transporte, que tem o
etanol como alternativa à gasolina. O combustível (vegetal) renovável representa
hoje aproximadamente 30% da escolha do consumidor no abastecimento de veículos
flex no país.
“Apesar do papel do etanol, o Brasil não pode deixar de
buscar outras alternativas, como o carro elétrico, o único que não emite gás
carbônico ou poluentes por onde roda; por isso nem escapamento tem”, observa
Elbi Kremer, diretor de Engenharia e Planejamento de Produto da GM América do
Sul.
Para especialistas, a melhor maneira de calcular a emissão de
CO2 de um automóvel na atmosfera é somando o que ele emite durante o seu uso
mais o impacto que a produção do seu combustível provoca no meio ambiente. É a
famosa equação “do poço à roda”, cujo parâmetros variam de mercado para
mercado, de acordo com a matriz energética.
INFRA – Na semana que passou, o presidente da GM para a América Latina, Santiago Chamorro, visitou o colega Márcio Leite, presidente da Anfavea, para conversar sobre infraestrutura energética para demandas de veículos elétricos.
FORMAÇÃO – A Volkswagen do Brasil celebra os 50 anos do Centro de Formação Profissional Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Senai-Volkswagen. Localizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, a escola já ofereceu formação profissional de excelência a mais de 7 mil alunos.
O centro conta com instalações modernas, laboratórios de
Automação, de Projetos Mecatrônicos e de Tecnologia Automotiva, incluindo
equipamentos avançados de IoT (internet das coisas voltada para comunicação e
troca de dados de manufatura), impressora 3D e simuladores de produção, além de
oficinas de Aprendizagem Automotiva, Metal-mecânica e de Eletroeletrônica &
Automação.
Cabe destacar que, hoje, 50% das vagas são destinadas às
mulheres.
FESTA – A Porsche comemora uma história de
sucesso. Há 75 anos Ferry Porsche realizou seu sonho: desenvolver um carro
esportivo que carregasse o nome e o legado Porsche. Hoje a montadora celebra
seu aniversário juntamente com convidados ilustres e
outras figuras importantes da história da companhia.
Quer conhecer essa história? Acesse www.twitch.tv/porsche
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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