segunda-feira, 22 de maio de 2023

Combate à exploração sexual

Divulgação                         Programa Na Mão Certa, por meio da Arteris

Nelson Tucci

O consagrado Maio Amarelo enseja várias campanhas dentro do mês. Agora é a vez do combate à exploração sexual nas estradas (Programa Na Mão Certa), por meio da Arteris, concessionária que opera 3.200 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Paralelamente ao enfrentamento da exploração sexual, é desenvolvido o “Serra Segura”, sendo ambos com foco especial nos caminhoneiros.

As atividades do “Serra Segura” foram realizadas pela Arteris Régis Bittencourt em Itapecerica da Serra/SP, no último sábado, e ocorrerá em Campina Grande do Sul/PR, no dia 30 próximo. Essas operações chamam a atenção para a manutenção preventiva do veículo, que precisa estar em dia, especialmente em trechos de serra, onde deve-se ter cuidado redobrado com pneus, freios e parte elétrica, já que a falha desses itens pode ocasionar acidentes graves em alta velocidade.

Para dar segurança adicional aos motoristas profissionais, as rodovias da Arteris Regional Sul oferecem áreas de escape, dispositivos que utilizam o conceito das pistas de automobilismo, como na Fórmula 1, para forçar a parada de veículos pesados, como caminhões, carretas e ônibus, em situações de emergência.


NA MÃO CERTA – Durante o “Serra Segura”, a Arteris também vai conscientizar os caminhoneiros sobre o enfrentamento e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias do Brasil. Desde 2021, a companhia é apoiadora e parceira do Programa Na Mão Certa, que promove ações anuais sobre o tema, mantido pela organização internacional Childhood Brasil e alinhado aos ODS 5 (Igualdade de gênero), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A Arteris destaca que os caminhoneiros que utilizam diariamente as pistas país adentro têm tido papel relevante nesse compromisso público que vai ao encontro da valorização da vida. “A ação em prol da segurança de caminhoneiros e o apoio à proteção de crianças e jovens alvos da exploração sexual nas rodovias é um exemplo de como nosso cuidado vai além da gestão de uma rodovia. Nosso compromisso é com toda sociedade, por isso nos pautamos nas premissas dos Objetivos de Desenvolvimento da ONU”, pontua Christiana de Almeida Costa, superintendente de Sustentabilidade da Arteris.


Divulgação   Motor Road Festival: evento para dois mil motociclistas

MOTOS – A agenda do motociclismo paulista promete emoções no último final de semana de maio. É que a cidade de Socorro/SP irá sediar de 26 a 28 o Motor Road Festival, evento para dois mil motociclistas vindos das mais diversas regiões do estado, projeta a organização. Na agenda de eventos do Centro Cultural Movimento (CCM) – principal museu que conta história dos 120 anos da motocicleta e da bicicleta no país – e apoio da Prefeitura de Socorro, o encontro selará uma grande confraternização e reunirá; os mais diversos estilos de motos no entorno da Praça Rachid José Maluf, antiga Estação Ferroviária. Esta pode ser uma boa oportunidade para compartilhar experiências e aproveitar o final de semana em divertido passeio até a região do Circuito das Águas Paulista.

A programação prevê muita música, comidas variadas e, sobretudo, uma infinidade de motos. A agenda do Motor Road Festival traz mais de 10 shows com o melhor do rock and roll e do blues, além de uma praça de alimentação completa. No domingo, 28, desfilarão veículos clássicos, além da Feira de Antiguidades e da Feira do Rolo. Para completar, os visitantes poderão visitar o Centro Cultural Movimento (CCM), museu com vasto acervo que reconta a história do segmento de duas rodas no país e dos principais personagens que contribuíram para o desenvolvimento do motociclismo nacional.


Divulgação            Modelo é exportado para 10 países na América Latina

HATCH – A Fiat encerrou o último mês com 24,3%% de market share da categoria hatch. Um dos responsáveis pela performance é o Argo, um dos modelos mais vendidos do país e que celebra mais um importante marco da sua história: ultrapassou a marca de 400 mil veículos vendidos.

Unindo o design clássico dos modelos italianos com um toque urbano, o hatch premium se destaca pelo estilo e autenticidade. Desde que chegou ao mercado, ele ganhou atualizações, como novas versões, cores e tecnologia e no início deste ano trouxe mais uma novidade para as versões Drive e Trekking: o câmbio automático tipo CVT de sete velocidades, que combinado com a potência de 107 cv do motor Firefly 1.3 resulta em eficiência e desempenho competitivos para a categoria.


SEGUROS – Entre os 10 carros mais vendidos em abril, de acordo com o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo Fiat Mobi se destacou como o veículo com valor do seguro auto mais barato. De acordo com o levantamento feito pela Youse sobre o preço dos seguros, o modelo sai a R$ 1.601,70 no perfil feminino e R$ 1.846,51 no masculino. As cotações consideram os perfis de uma mulher e um homem de 38 anos, moradores da cidade de São Paulo, que façam uso particular do veículo e que têm classe de bônus zero.

Ainda de acordo com o levantamento, o Chevrolet Onix Hatch aparece em segundo lugar com o seguro mais barato (R$ 1.620,58 para elas e R$ 1.869,48 para eles), vindo, na sequência, o Volkswagen Polo (R$1.622,54 no perfil feminino e R$ 1.872,22 no masculino).


VOADOR – A companhia Eve Air Mobility, subsidiária de aeronaves elétricas autônomas da Embraer, anunciou a conclusão dos testes realizados na Suíça em túnel de vento de sua aeronave de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês), o “carro voador”, que deverá ganhar os céus em 2026.

Cabe lembrar que o eVTOL é uma espécie de helicóptero, totalmente elétrico, voltado aos deslocamentos em áreas urbanas e algumas outras empresas têm desenvolvido projetos semelhantes a esse tipo de aeronave. De acordo com a Eve, sua aeronave 100% elétrica terá autonomia de 100 km e capacidade para transportar quatro passageiros, mais o piloto.


Divulgação           SUV anuncia novas cores com o Bronco Sport 2023

CORES – A Ford, que cancelou suas operações industriais no Brasil, não abre mão do mercado nacional. E já abre as vendas do Bronco Sport 2023, com a introdução de três novas opções de cores – Azul Atlas, Cinza Torres e Verde Fuji –, assinalando que “reforçam o perfil exclusivo e aventureiro” do veículo.

Categoria SUV, oferece combinação 4x4 ao preço de R$ 272.790. O Bronco Sport tem motor turbo EcoBoost 2.0, de 253 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração 4x4 com diferencial traseiro blocante e rodas de 17” com pneus todo-terreno.


Divulgação       Aposta no mercado nacional de brindagem de veículos

BLINDADO – A BSS Blindagens, empresa líder do setor, com 11% de market share dos veículos de passeio blindados no Brasil e 30% entre os automóveis Premium (acima de R$ 300 mil) anunciou esta semana investimentos destinados à ampliação de suas áreas de produção, com o objetivo de alcançar a meta de 1.400 unidades blindadas ainda este ano e de 1.500 unidades em 2024.

Mário Brandizzi Neto, CEO da empresa, explica que com essa nova infraestrutura operacional, estarão capacitados a superar o próprio recorde de 1.583 veículos blindados de 2014: “Mesmo sabendo que no Brasil os cenários econômicos são muito voláteis, aproveitamos o momento para aumentar a eficiência e buscar mais excelência”.


TOYOTA – A Toyota realizou a 20ª edição do Toyota Latin America and Caribbean (TLAC) Suppliers Conference, encontro que reúne fornecedores da companhia do Brasil e da Argentina para compartilhar a estratégia anual e premiar os melhores fornecedores do ano. A cerimônia ocorreu no Parque Tecnológico, localizado nos arredores da fábrica da montadora em Sorocaba/SP.

A conferência ofereceu uma oportunidade para a Toyota compartilhar sua estratégia anual com os fornecedores e premiar aqueles que superaram as expectativas em relação aos requisitos e entregas de produtos durante o ano de 2022.

Do evento participaram mais de 200 fornecedores entre brasileiros e argentinos e a avaliação dos fornecedores é baseada em critérios como segurança, qualidade, sustentabilidade, entrega de peças, gerenciamento de custos, operações e a aplicação do Sistema de Produção Toyota (TPS). O objetivo é impulsionar a excelência em todas as áreas de atuação.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário