Divulgação Licenciamento também apresentou ritmo acelerado, com aumento de 14,8%
Nelson Tucci
A
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou,
na última quinta-feira, os resultados da indústria automobilística em agosto e
no acumulado do ano. A produção atingiu 291,4 mil autoveículos em agosto, alta
de 11,7% ante as 260,8 mil do mesmo mês do ano passado e de 18,6% sobre as
245,8 mil de julho. Mas na soma dos oito meses transcorridos do ano, de 1,97
milhão de veículos produzidos, apurou-se significativa elevação de 12,8%, quando
comparado com igual período do ano passado.
O
licenciamento também apresentou ritmo acelerado, registrando crescimento de
14,8% ao comparar as 248,6 mil unidades de agosto de 2018 com as 216,5 mil do
mesmo período de 2017. Para Antonio Megale, presidente da Anfavea, o resultado
surpreendeu positivamente: “Este é um mês tradicionalmente forte nas vendas,
mas em meio a todo este cenário de incertezas com relação às eleições, alta do
dólar e com a memória recente das paralisações de maio, o desempenho foi uma
surpresa positiva. Tivemos dias com mais de 16 mil veículos licenciados e a
média diária foi a mais alta do ano”.
Já
as exportações de automóveis tiveram recuo de 16,6% em agosto deste ano contra
o mesmo mês de 2017: foram 56,1 mil contra 67,3 mil unidades, respectivamente.
Divulgação Entre 2013 e 17 unidade da GM conseguiu 10,2% de redução
PRÊMIO – A unidade de
Gravataí (RS) da General Motors Mercosul recebeu a Certificação Internacional
Energy Star. Concedida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), a
certificação destaca mundialmente as empresas que reduziram seu consumo
energético em 10% dentro de um período de cinco anos e são referência na
utilização de recursos naturais.
Esta
unidade gaúcha foi destaque pela primeira vez em 2014 (referente ao período
2009/2013) e agora conquista novamente a certificação referente ao ciclo
2013/2017, atingindo 10,2% de redução; economia equivalente ao consumo de
energia de cerca de 9.550 residências durante o período de um ano.
Para
o diretor-geral do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG), Luis
Mesa, “o reconhecimento é resultado de um trabalho de equipe, que busca a
excelência na produção, com alta performance, economia e ações sustentáveis”.
Divulgação Vendas da Sprinter cresceram 27%!
VANS – As vendas de
veículos comerciais leves da linha Sprinter cresceram 27% no acumulado de
janeiro a agosto deste ano. Nesses oito meses foram emplacadas 4.751 unidades
no país, frente às 3.743 unidades do mesmo período de 2017. Assim, a
Mercedes-Benz atinge a liderança do segmento de comerciais leves, entre 3,5 a 5
toneladas de PBT, com 36% de participação de mercado.
“Esse
aumento de 27% nas vendas da Sprinter significa 10 pontos percentuais a mais em
relação ao crescimento de 17% do mercado como um todo”, informa Jefferson
Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil:
“Distribuição urbana, e-commerce e aplicação ambulância vêm puxando as vendas
da Linha esse ano, além do transporte executivo e do turismo”.
Divulgação Ford GT: fãs das corridas de Le Mans vão vibrar
FORD – O Ford GT vai
ganhar uma nova edição especial, a “Heritage Edition 2019”, com produção
limitada a dois anos para lançamento em 2019 e 2020. Apresentado nos Estados
Unidos, o superesportivo tem vários itens exclusivos e pintura azul e laranja –
cores do patrocinador Gulf Oil –, igual à do lendário Ford GT40 vencedor de Le
Mans em 1968 e 1969.
“Muitos
consideram a pintura de estilo Gulf Oil a mais famosa do automobilismo”, diz
Joe Hinrichs, presidente de operações globais da Ford. A versão 2019 terá o
número 9 estampado no capô e nas portas, enquanto a versão 2020 virá com o
número 6, homenageando o vencedor de Le Mans de 1969.
FCA – O jornalista
Fernão Silveira assumiu, no último dia 3, a Diretoria de Comunicação
Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América
Latina, reportando ao presidente Antonio Filosa. Com 20 anos de atuação na área
de Comunicação, ele respondia pela Diretoria de Comunicação da Ford para a
América do Sul.
“O setor automotivo tem grandes desafios e
oportunidades de Comunicação, que exigem uma abordagem integrada e abrangente,
utilizando múltiplas ferramentas para interagir de modo adequado com os
formadores de opinião, comunidade e consumidores”, observa Silveira.
RECALL – A
Mercedes-Benz convoca os proprietários do modelo Classe C 180, período de
fabricação janeiro de 2018, chassis abaixo identificados, para agendar em um
credenciado ou oficina da marca a verificação da fixação dos cintos de
segurança e, se necessário, a realização do travamento dos mesmos.
Número
de chassis (não sequenciais) – 9BMWF4AW8JM007466 a 9BMWF4AW3JM007763.
A
empresa informa que constatou a possibilidade de a montagem da trava de fixação
inferior dos cintos de segurança dianteiros ter ocorrido sem o travamento
adequado, o que pode afetar o efeito de contenção em caso de acidente, com
risco de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros. A
empresa disponibiliza o site www.mercedes-benz.com.br
e o telefone 0800 970 9090.
RECALL 2 – A FCA Fiat Chrysler
Automóveis Brasil Ltda., em continuidade à campanha iniciada em 23 de fevereiro,
convoca os proprietários dos modelos Picape RAM 2500, ano/modelo 2010, 2012 e
2014, chassis abaixo identificados, para, a partir desta segunda-feira, 10,
agendar em uma concessionária da marca a substituição do conjunto da trava da
alavanca de câmbio do veículo.
Número
de chassis não sequenciais – últimos seis dígitos: 100189 a 348920.
A
empresa alerta que eventual movimentação inadvertida da alavanca da transmissão
automática aumenta a possibilidade de deslocamento inesperado do veículo, com
risco de colisão e danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e
terceiros. A empresa disponibiliza o site www.ram.com.br
e o telefone 0800 730 7060.
RECALL 3 – A Ford
convoca os proprietários dos veículos modelo Ranger 2012 a 2019 com motorização
a diesel, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da
marca, a instalação de proteção térmica para diminuir a irradiação da
temperatura do sistema de exaustão, bem como instalação de proteção inferior
para reduzir o acúmulo de vegetação seca na travessa da transmissão.
Identificação:
Modelo 2012 fabricação 25/11/11 a 1/12/12 chassis (8 últimos dígitos) de
CJ460393 até CJ472626; Modelo 2013 fabricação 2/2/12 a 10/5/13 chassis (8
últimos dígitos) de DJ022428 até DJ484214; Modelo 2014 fabricação 18/4/13 a
26/6/14 chassis (8 últimos dígitos) de EJ131786 até EJ258781 ; Modelo 2015
fabricação 10/3/14 a 6/7/15 chassis (8 últimos dígitos) de FJ213553 até
FJ361400; Modelo 2016 fabricação 6/7/15 a 19/1/16 chassis (8 últimos dígitos)
de GJ361715 até GJ401728; Modelo 2017 fabricação 1/2/16 a 19/7/17 chassis (8
últimos dígitos) de HJ001071 até HJ499211; Modelo 2018 fabricação 9/3/17 a
6/4/18 chassis (8 últimos dígitos) de JJ009196 até JJ497263; Modelo 2019
fabricação 9/2/18 a 11/6/18 chassis (8 últimos dígitos) de KJ068882 até
KJ103739
A
empresa revela que ao dirigir o veículo continuamente sobre terrenos sem
pavimentação, podo ocorrer o acúmulo de vegetação seca na travessa da
transmissão, localizada na parte inferior do mesmo, próximo ao sistema de
exaustão. Este acúmulo em contato com altas temperaturas geradas pelo sistema
de exaustão durante seu funcionamento normal pode causar risco de incêndio,
podendo resultar em danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros. A
empresa alerta para que até que o reparo seja efetuado, caso utilize o veículo
continuamente sobre terrenos sem pavimentação com vegetação seca, o consumidor
certifique-se de que não existe acúmulo dessa vegetação na parte inferior
dianteira do veículo. Para agendamento e mais informações, a Ford disponibiliza
o telefone 0800 703 3673 e o site www.ford.com.br
CAOA – A rede de concessionárias
Ford CAOA registrou significativo acréscimo de vendas no quarto bimestre deste
ano. Na soma dos volumes de vendas acumulados nos meses de julho e agosto deste
ano, a Ford CAOA apresenta crescimento de 108% em comparação com o mesmo
período de 2017.
O
resultado se deve, principalmente, ao recém-lançado Ford Ka.
Segundo
Roberto Kovacs, diretor da empresa, há muitos motivos para celebrar os
resultados positivos obtidos neste 4º bimestre pela rede: “A chegada do Novo
Ford Ka, que ficou ainda mais moderno e passou a contar com a opção do câmbio
automático, foi importante para o nosso crescimento nesse período”.
Divulgação
Porsche Carrera: desfile de clássicos da marca alemã
PORSCHE – Nesta
terça-feira, 11, o Auto Show Collection receberá a Noite do Porsche no Anhembi.
A marca Porsche foi fundada oficialmente em 1931, por Ferdinand Porsche e seu
filho Ferry Porsche. Em sua história desenvolveu diversos carros que marcaram
época e muitos deles serão homenageados no próximo evento, com a participação
do clube Porsche Talk e clubes de fãs da linha Volkswagen.
Na
pista do sambódromo do Anhembi serão reunidos modelos, como o 356, primeiro da
marca lançado há 70 anos. Também estarão na pista do sambódromo do Anhembi
modelos icônicos, como o Porsche 930 911 turbo dos anos 1970, o Porsche 914, o
modelo 928, Carrera GT, 986 e os famosos Porsche 550, que foram os primeiros da
marca a fazer sucesso nas pistas, começando pela Targa Florio, em 1956.
Também
são esperados clássicos da linha Volkswagen, dona da marca Porsche, com modelos
que marcaram época, como o Karmann Ghia, o TL, Variant, o esportivo SP2 entre
outros. O Auto Show Collection reúne cerca de 6.000 pessoas e mais de 1.200
veículos a cada edição nas noites de terça-feira, no sambódromo do Anhembi.
INOVAÇÃO – Veículos
elétricos, autônomos, inteligência artificial, transformações no transporte de
cargas e as mudanças de comportamento no trânsito são variáveis a serem
consideradas quando se discute os desafios do trânsito no Brasil e no mundo.
Por conta disso acontecerá nesta terça-feira, 11, em São Paulo, o “5º Fórum
Arteris: Segurança, Inovação e Mobilidade”, com o objetivo de realizar um
debate inspirador para o desenvolvimento do setor e da sociedade.
A
fim de trocar experiências e discutir soluções a partir de diferentes
perspectivas, o fórum convidou especialistas do Brasil e do exterior, que
acompanham o avanço das inovações no segmento do transporte rodoviário e as
transformações e seus impactos esperados no futuro próximo para mobilidade e a
segurança viária de empresas e usuários que trafegam pelas rodovias.
O
evento terá em sua abertura a participação de crianças embaixadoras do
trânsito, participantes do 3º Fórum da Juventude, iniciativa igualmente
promovida pela Arteris para preparar os jovens às mudanças que queremos no
trânsito. E o palco de encerramento também será das crianças: uma apresentação
do coral formado por jovens do Projeto Guri, iniciativa social voltada para a
formação musical de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, entre 8 e 19 anos.
FRANQUIAS – Um
levantamento divulgado no início de agosto pela Associação Brasileira de
Franchising (ABF) apontou que o setor de franquias brasileiro teve um salto
nominal de 8,4% no 2º trimestre de 2018, em relação ao mesmo período no ano
passado. De acordo com o balanço, o faturamento passou de R$ 37,565 bilhões
para R$ 40,743 bilhões. O segmento da beleza continua em expansão e segue como
um dos mais promissores para quem pretende investir. Um dado divulgado em outro
levantamento feito pela ABF apontou um crescimento de 35,3% do setor da beleza
nos últimos três anos. Além disso, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar
liderou o faturamento no ano passado, com um salto de 12,1%, em relação ao ano
anterior.
É
possível notar esse movimento por meio das tendências de modelos de negócios e
serviços na área da beleza, que a cada dia estão mais enxutos e diversificados.
Podemos citar como exemplo os novos segmentos de barbearias, esmaltarias,
serviços voltados para depilação e até mesmo cursos profissionalizantes. Nesse
mesmo caminho, a franquia Infobeleza, rede de escolas de cursos
profissionalizantes na área, também optou pela inovação e padronização. É que,
além de apostar na interiorização, uma forte tendência no franchising
brasileiro, a marca resolveu ampliar sua oferta de serviços, criando também uma
plataforma online de cursos de especialização.
A
marca criou um modelo único de gestão compartilhada, visando dar mais suporte
aos franqueados em três aspectos essenciais para uma escola de beleza, que são
administração, qualidade de ensino e vendas. “Quem investe em uma franquia,
espera da franchising não somente a licença de uso da marca, mas também uma
direção e o auxílio de como tocar o seu negócio”, diz Sônia Leonardi, diretora
da Infobeleza.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
Vocês trabalham em base de troca de carros multimarcas?
ResponderExcluirEsta loja de carros multimarcas é exuberante!!
ResponderExcluirMuitas pessoas são leigas quando vai comprar multimarcas carros usados. Parabéns pelas dicas!
ResponderExcluirDe que ano é esse carro multimarcas? Achei maravilhoso!!!
ResponderExcluirVocês tem multimarcas veiculos seminovos?
ResponderExcluirEstou procurando uma agencia de carros sp. Vocês ficam na Zona Sul?
ResponderExcluirPreciso comprar um carro. Gostei muito desse multimarcas sp.
ResponderExcluir