Divulgação Ano Novo: 1.343
motoristas foram autuados por embriaguez ao volante
Nelson Tucci
Beber
e dirigir é um crime de lesa-humanidade. Ou deveria sê-lo, porque todos sabem
dos riscos que correm ao ingerir álcool antes de pegar um veículo. Mas o
motorista brasileiro parece não se importar muito (ou nada) com a vida. Senão
vejamos: no feriado de Ano Novo, 1.343 motoristas foram autuados por embriaguez
ao volante e 113 foram presos pela prática criminosa.
No
Natal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 1.592 pessoas dirigindo
embriagadas e 163 foram conduzidas para delegacias e autuadas pelo crime de
alcoolemia ao volante. Ou seja, 2.935 bêbados (as), inconsequentes, que
colocaram a própria vida em risco, além – e principalmente estas – da vida de
terceiros que não tinham nada a ver com a falta de compostura e civilidade
destes que foram flagrados pela Polícia Rodoviária Federal.
E
quantos teriam passado ilesos pela fiscalização? Ou, ainda, sequer avistaram
agentes e viaturas da PRF no caminho? É de se pensar... Entre os dias 21 de
dezembro último e 1º de janeiro de 2020, nada menos que 167 pessoas perderam a
vida, em um total de 863 acidentes.
Os
principais fatores que influenciaram as tragédias, segundo o balanço da PRF,
foram direção perigosa, excesso de velocidade, ultrapassagens em locais
proibidos e embriaguez ao volante. É de se lamentar a irresponsabilidade dessa
gente.
CLANDESTINOS
–
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) realizou entre os dias
26 e 31 de dezembro diversas ações de fiscalização a ônibus intermunicipais em
terminais rodoviários e em rodovias a fim de coibir o transporte irregular e
garantir aos passageiros condições seguras para suas viagens no sistema
regular. Na operação, realizada em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária
(PMRv), foram vistoriados 630 veículos, sendo 349 em terminais e 281 nas
rodovias. Ao todo houve 94 autuações e 62 veículos retidos.
Às
vésperas do feriado de Ano Novo, a operação tirou de circulação 50 veículos
clandestinos, retidos nas fiscalizações realizadas nas rodovias Anchieta
(SP-150), Imigrantes (SP-160), SP-055, Bandeirantes (SP-348), Mogi-Bertioga
(SP-098). As operações em terminais ocorreram na Capital (Barra Funda,
Jabaquara e Tietê) e em oito cidades do Interior. Entre as autuações realizadas
nos terminais, as mais comuns foram o uso de veículos não cadastrados na
agência; a venda de passagem para trecho não autorizado; e a alteração, sem
permissão, do valor da tarifa.
OTIMISMO
–
O ano de 2019 foi ruim para as 15 marcas filiadas à Associação Brasileira das
Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), que
tiveram queda de 7,9% nas vendas ante igual período de 2018, quando foram
vendidas 37.582 unidades importadas. As próprias importadoras previam 50.000
unidades. A culpa é atribuída ao câmbio.
Para
2020, a expectativa média é que o setor registre crescimento de 34% sobre a
base de 2019, mas tudo a depender da cotação do dólar (estimativa projetada de
R$ 3,80 a R$ 4,00 no ano). Veículos & Negócios esteve com o
presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, e dará mais detalhes na edição impressa,
de janeiro, do jornal Perspectiva. Acompanhe.
SOFTWARE
–
A ZF está definindo o caminho para o desenvolvimento de software rápido e
aprimorado. Junto à Microsoft, a empresa pretende levar seus processos, métodos
e soluções de engenharia de software à velocidade e qualidade característica
das líderes em TI. Transformando-se em uma fornecedora de serviços de
mobilidade orientada por software, a ZF pode escalar seus recursos globais mais
eficientemente e responder melhor às necessidades dos clientes. Mais adiante
ela fornecerá soluções em software para o setor automotivo.
“No
futuro, o software terá um dos maiores impactos no desenvolvimento de sistemas
automotivos e será um dos principais fatores de diferenciação no que se refere
à realização de níveis mais altos de funções de direção automatizada. Queremos
ajudar a impulsionar o avanço desta tendência”, explicou Dirk Walliser, Head de
Pesquisa e Desenvolvimento Corporativo da ZF.
Divulgação Modelo tem opções de motor
1.0 e 1.5, ambos de 3 cilindros
KA
–
O Ford Ka Sedan registrou em 2019 o seu melhor resultado desde o lançamento da
nova geração, com um crescimento de 31% nas vendas. As 51.260 unidades
emplacadas consolidaram a posição do sedã compacto da Ford como vice-líder do
segmento. “O modelo foi o sedã compacto que mais cresceu em 2019, considerando
todos com ano cheio de vendas no período. É um carro versátil, que conquista
cada vez mais clientes com sua excelente dirigibilidade, conforto e baixo custo
de posse”, diz Daniel Sinzato, gerente de Produto da Ford.
Na
linha 2019 o Ka Sedan passou por uma renovação abrangente, que incluiu o
design, a motorização e equipamentos. Além do avançado 1.0 Ti-VCT de três
cilindros, ele ganhou a opção do motor 1.5 Ti-VCT flex de três cilindros, com
136 cv, e transmissão automática de seis velocidades, que hoje responde por
mais de 20% das vendas da linha.
EL
LIDER –
A Volkswagen fechou o ano de 2019 na liderança de vendas do mercado argentino,
posição que sustenta há 16 anos de forma ininterrupta. Nos 12 meses do último
ano, a marca comercializou 68.600 unidades, o que representa 15,6% de
participação de mercado.
Dentre
os modelos de maior sucesso, destacam-se o Gol, com 13.600 unidades emplacadas
em 2019, e o T-Cross, com 3.700 unidades vendidas desde o seu lançamento em
julho no mercado local.
Divulgação Está chegando o “Rio”, da
Kia, de olho no público jovem
LANÇAMENTO
–
A menos de três semanas de seu lançamento no mercado brasileiro, a Kia Motors
enaltece design exterior e features do novo hatch Rio para conquistar
consumidores, em especial os jovens. O novo hatch (fabricado no México) será
lançado em duas versões, ambas com transmissão automática e motor 1.6 litro,
flex, capaz de desenvolver 123 cv (gasolina) e 130 cv de potência (etanol).
Já
na quarta geração, o Kia Rio é um dos produtos mais vendidos da história da
montadora sul-coreana, com mais 6,7 milhões de unidades comercializadas em todo
o mundo desde o ano 2000.
Em
duas versões no mercado brasileiro – LX e EX –, o modelo virá equipado com
sistema multimídia, com tela de 7” sensível ao toque e conectividade com
smartphones, por meio do Android Auto e do Apple CarPlay, ajuste elétrico dos
retrovisores, câmera de ré, volante multifuncional com controles de chamada e
do sistema de som, Bluetooth com reconhecimento de voz, sensor de monitoramento
de pressão dos pneus (TPMS), assistente de partida em rampa (HAC) e controles
de tração (TCS) e de estabilidade (ESC). Na versão EX, conforto e segurança são
reforçados por itens como DRL – Daytime Running Light (em LED), auto
cruise control, bancos de couro, ar-condicionado digital e retrovisores com
rebatimento e setas integradas.
Assim
como toda a linha de passeio da Kia Motors, o hatch conta com 5 anos de
garantia (ou 100 mil km). “Estamos otimistas com a chegada do Kia Rio. Seu
design externo, qualidade de acabamento e itens de conectividade vão surpreender
o consumidor brasileiro de todas as idades, mas em especial os jovens, por
tratar-se de um produto alegre e divertido, que já conquistou os compradores em
todo o mundo”, enfatiza José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.
MOBILIDADE
–
Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil tem ganhado
destaque. Dados do Observatório das Metrópoles registrados entre os anos de
2002 e 2012 revelaram que, enquanto a população brasileira aumentou 12,2%, o
número de veículos registrou um crescimento de 138,6%. No contraponto, há
diversas iniciativas que buscam favorecer e melhorar a qualidade de vida e de
trabalho para todos.
Para
o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por
Fretamento do Estado de São Paulo, Milton Zanca, é preciso uma mudança de
cultura e, principalmente, um novo olhar para questões como o fretamento:
“Quanto mais instituições incentivarem este tipo de transporte, maiores serão
benefícios em todos os âmbitos, já que ele contribui com a redução da poluição,
com o número de acidentes, com o excesso de carro e proporciona qualidade de
vida do colaborador, que reflete no seu trabalho”.
Já
Ricardo Nanami, diretor de RH do Grupo Volvo América Latina, destaca que
“fortalecer o cuidado com as pessoas e construir uma relação de confiança é
essencial”. Tanto que a empresa incentiva o transporte por fretamento entre
seus funcionários e reforça que os benefícios são ponto chave para empresa,
colaborador e município: “Somos orientados para o cuidado com as pessoas e na
construção de uma relação de confiança. Isso tem se fortalecido cada vez mais
ao longo dos últimos anos, com nossos funcionários, nossos clientes, com a
sociedade de uma forma geral”.
A
Volvo conta com 46 linhas de transporte no 1º turno e 23 linhas no 2º turno da
fábrica de Curitiba. Oferece mais 21 linhas no C3 (Centro de distribuição de
peças, localizado em São José dos Pinhais), que cobrem adequadamente as
demandas diárias de cerca de 2.541 funcionários de Curitiba e Região Metropolitana.
EDUCAÇÃO
– A
CCR ViaOeste promoveu ação educativa no último dia 9, com foco na segurança dos
pedestres. A campanha de conscientização sobre os cuidados na travessia das
rodovias foi realizada no km 22 da rodovia Castello Branco, em Barueri. A
iniciativa integra o Programa de Redução de Acidentes desenvolvido pela
concessionária e tem apoio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Divulgação 100% elétrico: veículo utiliza
propulsão elétrica distribuída
UBER
+ Hyundai –
As empresas Uber e Hyundai Motor Company anunciaram na última semana parceria
para desenvolver o Uber Air para uma futura rede de compartilhamento de viagens
aéreas e apresentou um novo conceito de aeronave em escala completa na Consumer
Electronics Show (CES), a maior feira internacional de tecnologia, realizada em
Las Vegas, nos Estados Unidos, na semana que passou. A Hyundai é a primeira
empresa automotiva a aderir à iniciativa do Uber Elevate, trazendo capacidade
de fabricação em escala automotiva e um histórico de veículos elétricos de
produção em massa.
O
conceito de veículo aéreo que a Hyundai divulgou foi criado em parte pelo
processo de projeto aberto da Uber, uma abordagem inspirada na NASA, que
estimula a inovação ao divulgar publicamente conceitos de projeto de veículo
para que qualquer empresa possa usá-lo para inovar seus modelos de táxi aéreo e
tecnologias de engenharia. Ele foi projetado para uma velocidade de navegação
de até 180 milhas/h (290 km/h), altitude de navegação de 1.000-2.000 pés (300 a
600 metros) acima do solo e para viagens de até 60 milhas (100 km).
Nesta
parceria, a Hyundai produzirá e implantará os veículos aéreos e a Uber
fornecerá serviços de suporte ao espaço aéreo, conexões para transporte
terrestre e interfaces com os usuários por meio de uma rede de compartilhamento
de viagem aérea. Ambas as partes estão colaborando nos conceitos de
infraestrutura para apoiar a decolagem e o pouso desta nova classe de veículos.
“Nossa visão de Mobilidade Aérea Urbana transformará o conceito de mobilidade
urbana”, disse Jaiwon Shin, Vice-Presidente Executivo e Líder da Divisão de
Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Hyundai.
Divulgação Ampla linha de lâmpadas visa
o maior número de aplicações
LED
–
Você sabia que a troca das lâmpadas halógenas originais do automóvel pela
tecnologia LED é permitida? Essa possibilidade é garantida pela resolução 227
do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e proprietário do veículo deve
seguir algumas determinações. Para as lâmpadas de farol, seja alto, baixo ou
neblina, é necessário fazer mudança no documento do veículo, onde constará a
alteração do tipo de iluminação usada. O Contran considera a troca para o LED
como uma mudança na tecnologia do veículo e a alteração deve constar na
documentação.
O
processo é feito no Detran e visa garantir que a lâmpada de LED obedeça aos
critérios das lâmpadas originais, ou seja, que ela ilumine a via sem ofuscar os
outros motoristas, por exemplo. Nesse momento a diferença de qualidade entre as
lâmpadas de LED é visível. A lâmpada Philips, por exemplo, é desenvolvida para
iluminar mais e somente dentro da área permitida, o que aumenta a visibilidade
do motorista sem ofuscar quem vem no sentido contrário.
Na
maioria dos casos, o uso de LED não causa interferência no computador de bordo
do carro, mas é importante ficar atento para qualquer mudança. O baixo consumo
das lâmpadas, como as da Philips, pode ser erroneamente confundido pelo
sistema, que aponta que ela está queimada. Caso isso ocorra, é possível
instalar um produto chamado Canceller, que corrige o erro. Fique ligado (a)!
Edypo Alaniz New Senior: unidades entram
em operação em Pernambuco
NORDESTE
–
A RCR Locação, um dos principais operadores de transporte das regiões Norte e
Nordeste do país, recebeu em dezembro 21 micro-ônibus New Senior, as primeiras
unidades deste novo modelo que entram em operação no estado de Pernambuco. Os
veículos fazem parte de uma negociação que envolveu também 24 unidades do
rodoviário Ideale e dois Paradiso 1200, que atenderão as aplicações de
fretamento para as empresas Alcoa-Allumar, Mondelez e Unilever.
“A
venda reforça a presença da Marcopolo na região e em um segmento muito
importante, pois a RCR tem grande penetração em outros estados, como Alagoas,
Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba, além de Pernambuco”, comenta Rodrigo Pikussa,
diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo. Este ano a RCR já adquiriu mais de 100
unidades de ônibus de modelos da Marcopolo.
Divulgação Jornalista Camila Franco atua
há 10 anos na área automotiva
COMUNICAÇÃO
–
A Mercedes-Benz do Brasil anunciou a jornalista Camila Franco como executiva
responsável pela Comunicação Corporativa, Comunicação Interna e Relacionamento
com jornalistas de Economia e Negócios e com a Imprensa especializada em
Veículos Comerciais.
Ela
atua há mais de cinco anos na empresa e assume o novo cargo com o objetivo de
manter o seu relacionamento com a imprensa sempre próximo e o compromisso de
atender aos jornalistas de forma ágil e eficiente.
Formada
em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação Corporativa com ênfase em Relações
Públicas pela Fundação Cásper Líbero, Camila tem 30 anos e já passou pelas
redações de Automotive Business, AutoEsporte (como freelancer) e pela
comunicação interna na General Motors do Brasil.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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