Fotos Secom-PMS Atenção ao selo
de validade no vidro dianteiro do veículo
Nelson Tucci
Permissionários
do serviço de transporte escolar da cidade de Santos têm até 7 de fevereiro
para atender à convocação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a
realização do recadastramento e o agendamento da vistoria referente ao primeiro
semestre de 2020.
Os
aprovados nesta inspeção terão selo de validade afixado no vidro dianteiro do
veículo, o que possibilita aos pais verificarem se os autos foram devidamente
avaliados. O atendimento é de segunda a sexta-feira, na sede da empresa, na Avenida
Rangel Pestana, 126, Vila Mathias, das 8 às 16 horas. A frota total do
transporte escolar de Santos é próxima de 200 veículos.
Perueiros têm até 7 de fevereiro para a
regularização
DOCUMENTOS
–
Para o recadastramento e vistoria do transporte escolar em Santos é exigida a
apresentação dos seguintes documentos: Rcvte (Registro de Condutor de Veículo
de Transporte Escolar); Cpestce (Certificado de Permissão de Exploração do
Serviço de Transporte Coletivo de Escolar), alvará 2020 da Prefeitura,
comprovação de vistoria do segundo semestre/2019 – aprovada através de
autorização do Detran (original).
Mais:
o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), carteira de
habilitação com a anotação “Transporte Escolar”, certidão de prontuário de CNH
(para fins trabalhistas), declaração de guarda do veículo, certificado de
aferição do registrador instantâneo de velocidade (tacógrafo), além do
comprovante de residência em nome do permissionário expedido em até 90 dias.
A
vistoria verifica diferentes itens, como o tacógrafo (monitora a velocidade,
tempo e distância percorrida pelo veículo), limitadores de abertura de janelas
(máximo de 10 cm), cintos de segurança, bancos, partes elétricas e mecânicas,
suspensão, freios, luzes, além do estado geral de conservação.
RECALL
–
O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os
consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall de veículos
Nissan – modelo Frontier produzidos em agosto/2007 a março/2008; Pathfinder,
produzidos em outubro/2001 a outubro/2004; e Sentra, produzidos em janeiro/2004
a julho/2006. A Nissan do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se
fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor,
inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Chassis
(não sequenciais): Frontier MNTVCUD4086000007 a MNTVCUD4086004932; Pathfinder JN1VDWR502W000104
a JN1VDWR505W300131; Sentra 3N1CB51D05L503983 a 3N1CB51D47L450613.
As
unidades do modelo Frontier deverão passar por substituição do gerador de gases
do airbag do motorista e as dos modelos Pathfinder e Sentra, por substituição
do gerador de gases do passageiro. A empresa informa que as unidades Sentra e
Pathfinder já tiveram o gerador de gases do passageiro substituído em campanhas
de recall anteriores, porém, nova substituição é necessária. Em caso de colisão
frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema
de airbag pode resultar em pressão excessiva e acarretar na ruptura do gerador
de gases com a projeção de fragmentos metálicos para o interior do veículo.
Esta condição poderá causar danos materiais, lesões físicas graves ou fatais
aos ocupantes do veículo.
A
empresa orienta os proprietários dos modelos a entrarem em contato com uma
concessionária autorizada imediatamente para agendarem o serviço e
disponibiliza o SAC 0800 011 1090 e o site www.nissan.com.br
RECALL
2 –
Também está sendo feito recall dos veículos BMW modelo M5, fabricados entre
fevereiro de 2019 e outubro de 2019 – chassis WBSJF0100LBS92123 a
WBSJF010XLCD37887. A BMW do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se
fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor,
inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A
empresa informa ter verificado que os veículos podem apresentar posicionamento
incorreto do chicote elétrico da transmissão, o que gera dano mecânico ao
chicote que, combinado com o aumento da temperatura ambiente, pode ocasionar o
derretimento do material de isolamento do chicote elétrico da transmissão e
resultar em curto circuito, com a queima do fusível correspondente. Nesse
cenário, aciona-se o modo de emergência da transmissão, com perda de potência
do veículo, e a alavanca seletora de marchas ficará na posição “neutro”. Em
nova partida do veículo, a alavanca seletora de marchas altera-se
automaticamente para a posição “estacionado”, impossibilitando a movimentação
das rodas. Nessas situações, não se descarta a possibilidade de acidentes
fatais ou com danos físicos/materiais aos ocupantes e terceiros.
A
BMW orienta os proprietários dos modelos a entrarem em contato com uma
concessionária autorizada e agendarem o retrabalho do chicote elétrico da transmissão
automática dos veículos. O atendimento terá início em 10 de fevereiro. A
empresa disponibiliza o SAC 0800 019 7097 (de segunda a sexta-feira das 9 às 18
horas) e o site www.bmw.com.br (opção
“recall” e “ferramenta de busca”).
RECALL
3 –
Veículos Porsche também apresentam problemas com o modelo 911 Carrera (992)
ano/modelo 2019, data de fabricação entre 26/02/2019 a 05/12/2019. A empresa
alemã deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme
determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e
precisas sobre os riscos para o consumidor.
Confira
os chassis envolvidos neste recall: WPOAA299XLS205087, WPOAA2991LS205155,
WPOAA2998LS205170, WPOAA2999LS205176, WPOAB2992LS225718, WPOAB2999LS225604 e
WPOCB2997LS262174
A
empresa informa ter verificado a possibilidade de o consumidor, em certas
condições, acionar o botão de aviso de risco e as lâmpadas do aviso não
acenderem. O não acionamento das lâmpadas do aviso de risco expõe o consumidor
a acidentes, pois, caso o veículo esteja parado e as lâmpadas não sejam
acionadas, o veículo pode não ser percebido pelos demais condutores como um
obstáculo. As unidades deverão passar por reprogramação do painel de
instrumentos com uma versão atualizada do software para assegurar que as
lâmpadas do aviso de risco acendam sempre que o botão de aviso de risco for
acionado.
A
empresa diz que entrará em contato com os proprietários dos modelos, mas os
proprietários também podem agendar diretamente com uma concessionária
autorizada. A Porsche disponibiliza o e-mail infobrasil@porsche.com.br Os
consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do
Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos, orienta o Procon.
RECALL
4 –
A Toyota faz recall do modelo Camry, com data de fabricação de 26/08/2019,
chassis JTNBZ3HK9K3011453.
O
modelo deverá passar por inspeção dos três cintos de segurança traseiros (lado
direito, central e lado esquerdo) para identificar a existência de defeito. Em
caso positivo, será realizada a substituição. A empresa informa que o veículo é
equipado de série com cintos de segurança traseiros com duplo sistema de
travamento. Foi identificado que durante sua produção, um dos sistemas de
travamento pode não ter sido montado corretamente nos cintos de segurança
traseiros. Em caso de colisão, freadas bruscas ou capotamento do veículo há
riscos de lesões físicas que podem ser graves ou fatais para os ocupantes do
veículo.
A
empresa orienta o proprietário a entrar em contato com uma concessionária
autorizada e disponibiliza o telefone 0800 703 02 06 e o site www.toyota.com.br/servicos/recall
Divulgação Novos modelos estão pouco
acima de R$ 15 mil
MOTO
–
Chega ao mercado a nova Honda CB250F Twister, que acrescenta grafismos e cores
exclusivas. É uma Special Edition que, segundo a fabricante, trata-se do
"degrau seguinte" de muitos motociclistas que iniciam suas vidas ao
guidão da Honda Biz ou da CG.
As
Honda CB250F Twister SE são oferecidas em duas versões: a de entrada com
sistema de frenagem CBS (Combined Brake System), adequada a
motociclistas novatos por conciliar a frenagem em ambas as rodas, e a mais
sofisticada versão com frenagem ABS, sistema eletrônico antitravamento.
O
motor monocilíndrico 4T arrefecido a ar, tem 249,5 cm3 que conta com cabeçote
OHC (Overhead Camshaft) de quatro válvulas e é alimentado pela injeção
eletrônica de combustível PGM-Fi (Programmed Fuel Injection). A potência
máxima é de 22,4 cv a 7.500 rpm com gasolina e 22,6 cv a 7.500 rpm com etanol e
o torque é de 2,28 kgf.m a 6.000 rpm, com ambos combustíveis, e câmbio de 6
marchas.
CAMINHONEIROS
–
O TruckPad (www.truckpad.com.br), plataforma
de conexão entre caminhoneiros e cargas da América Latina, firmou parceria com
a fabricante de pneus Michelin. Com mais de 400 mil caminhoneiros autônomos
cadastrados e mais de 10.000 transportadoras usuárias, o TruckPad, vai auxiliar
na aproximação entre a Michelin e os motoristas, por meio de conteúdos
direcionados e descontos exclusivos ao longo de 2020. Já a Michelin passa a
contar com o serviço de inteligência de dados da plataforma podendo monitorar a
circulação de caminhoneiros em seus pontos de venda e preparar campanhas e
ações regionais.
“Nosso
objetivo é oferecer soluções completas para que os caminhoneiros façam viagens
tranquilas e seguras, ao mesmo tempo em que revolucionamos o mercado por meio
da inteligência de dados”, afirma Carlos Mira, fundador e CEO do TruckPad.
No
Brasil, onde o modal rodoviário representa mais da metade da infraestrutura de
transporte logístico, estima-se que exista um milhão de motoristas de caminhão
independentes. O PIB (Produto Interno Bruto) do setor de transporte e armazenagem
cresceu 2,2% em 2018, chegando a R$ 256,08 bilhões.
Divulgação Modelos Triton SLC 02 ou
Triton 370HT: boa pedida para as férias
NÁUTICA
–
Com a chegada das altas temperaturas cresce o interesse dos consumidores por
opções de lazer, entretenimento e esportes náuticos. Aproveitando a época,
seguem algumas dicas de especialistas da marca brasileira de lanchas de passeio
Triton Yachts para levar em conta na hora de comprar um barco ideal para
passeios em família.
Para
quem vai passear em família uma dica é optar por um modelo cabinado, mais
completo do que um barco sem acomodações. Além da cabine com camas, os sofás, a
cozinha e o banheiro fechado, especialmente em lanchas de 30 a 40 pés, são mais
itens de conforto que devem ser observados na hora de escolher a embarcação.
Outra
característica que deve ser observada é a disposição dos espaços e o projeto
arquitetônico que resulte em melhor aproveitamento e que auxiliam no
armazenamento de itens, na circulação de pessoas com segurança, na
versatilidade de uso, no conforto e que podem gerar sensação de amplitude. É
fundamental na hora de adquirir uma lancha verificar-se procedência e
confiabilidade do fabricante no mercado. Para o melhor aproveitamento de áreas
externas e da paisagem as laterais do deck e escadas devem ser equipadas com
guarda-mancebos, assim como as áreas de circulação de pessoas que demandam
maior segurança com o balanço.
SOCIAL
–
A Volkswagen do Brasil e o governo do Paraná acabam de inaugurar o “Hospice
Erasto Gaertner”, unidade que oferece tratamento humanizado e qualidade de vida
para pacientes com sintomas decorrentes do câncer que precisam de cuidados
específicos. Durante o evento, de que participaram o governador Carlos Massa Ratinho
Junior e o superintendente do Hospital, Adriano Lago, o CEO da VW, Pablo Di Si,
anunciou mais uma iniciativa da empresa para a construção de nova Unidade
Hematológica do Hospital Erasto Gaertner. O projeto de mais de R$ 5,5 milhões
de investimento oferecerá tratamento com transplante de medula óssea para mais
de 150 pacientes por ano.
Divulgação Ruben: “As empresas devem
investir em supply chain”
ARTIGO
Seis previsões do supply chain
para 2020
Ruben Belluomo (*)
O
ano de 2020 começa em meio a um cenário de inovação que acelera a uma
velocidade jamais vista. Estamos passando por uma revolução digital que está
mudando a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos. O poder da
tecnologia da informação está transformando a realidade dos negócios à medida
que mais de nossas decisões são baseadas em dados e os casos de uso da
inteligência artificial estão fornecendo um valor significativo para os
negócios. Enquanto isso, os movimentos globais para proteger o planeta e operar
com responsabilidade continuam a crescer com relevância.
Inovação
e sustentabilidade devem guiar os negócios em 2020, em diferentes segmentos.
Não apenas para varejistas e empresas de bens de consumo, mas também para
empresas de todos os tipos, a sustentabilidade é cada vez mais esperada por
clientes, acionistas e fornecedores. Para não perder oportunidades e se tornar
competitivos no mercado, as empresas devem investir em supply chain e ficar
atentas com as principais tendências do setor de transporte.
A
sustentabilidade está se tornando um requisito em muitos setores. Não apenas
para varejistas e empresas de bens de consumo, mas também para empresas de
todos os tipos, a sustentabilidade é cada vez mais esperada por clientes,
acionistas e massas. Está se tornando cada vez mais importante no recrutamento
de talentos. A responsabilidade ambiental deixou de ser pauta exclusiva para
ambientalistas e passou a ser pauta de discussão do cotidiano.
Com
um foco crescente em sustentabilidade e eficiência, os contêineres vazios serão
um botão cada vez mais popular no setor de transporte. No frete, desperdício
significa que mais combustível é consumido, mais carbono é emitido e os
motoristas passam mais horas parados. Milhas vazias, milhas sem receita ou
milhas inativas são um obstáculo para a indústria e a economia, pois as empresas
pagam mais para movimentar mercadorias. As transportadoras respondem por suas
próprias expectativas em relação a milhas vazias ao decidir quanto cobram por
uma carga específica para que todos, desde remetentes até consumidores finais
e, claro, o meio ambiente – paguem o custo de milhas vazias.
Em
2019, as mudanças nas políticas comerciais foram percebidas como uma distração.
Em 2020, elas serão abordadas como parte da nova realidade em que vivemos. As
tarifas e os regulamentos comerciais se tornarão os pilares das discussões
sobre estratégia de negócios e todos, desde o diretor da cadeia de suprimentos
até o gerente de logística, acompanharão os desenvolvimentos do comércio como
uma questão de negócios.
Está
surgindo uma ligação maior entre a mente humana e a inteligência artificial. Os
pesquisadores possuem estudos avançados para entender melhor como a
aprendizagem se desenvolve desde criança. O objetivo é aprimorar a inteligência
artificial e os modelos de machine learning para serem menos lineares,
flexíveis, mais curiosos e perspicazes. Os atuais mecanismos de machine
learning precisam ser alimentados com milhares de imagens rotuladas para
que possam aprender a reconhecer simples objetos ou animais, como um gato. No
entanto, os erros ainda são propensos quando são apresentadas imagens de formas
borradas, semelhantes a esse objeto.
À
medida que as cadeias de suprimentos progridem para processos autônomos, o
aprendizado de máquina e as plataformas de IA continuarão aprendendo,
observando humanos e sinais de dados que abrangem partes, regiões e cadeias de
suprimentos, para entender as complexidades e nuances do comércio global.
Alguns fluxos de trabalho passam para o status de apagados, enquanto muitos
outros cenários complexos que envolvem colaboração de várias partes e
orquestração em toda a rede exigirão maior aprendizado de suas contrapartes
humanas.
Em
2020, será dada ênfase às economias autossustentáveis, com o supply chain
confiando em recursos e parceiros comerciais domésticos. Isso ocorrerá
principalmente nos EUA, China e outras economias desenvolvidas. A produção se
inclina cada vez mais para "produzir e entregar localmente”. No lado do
consumidor, há uma tendência crescente na relação com as marcas locais. Na
China, os consumidores estão cada vez mais se voltando para as marcas chinesas
para roupas, aparelhos de alta tecnologia e carros, ignorando nomes ocidentais.
Nos EUA, as empresas estão se preparando para tensões de longo prazo com outros
blocos comerciais globais e vai diversificar suas redes de suprimentos, além da
China, e construindo novas redes em outros lugares, em muitos casos mais perto
de casa.
Kristalina
Georgieva, nova diretora do FMI, destacou em seu discurso inaugural: “Mesmo que
o crescimento acelere em 2020, as brechas atuais podem levar a mudanças que
duram uma geração – cadeias de suprimentos quebradas, setores comerciais
isolados, uma Berlim digital". A metáfora do Muro de Berlim Digital
enfatiza barreiras emergentes e o impacto que a tecnologia está exercendo sobre
o comércio. À medida que o supply chain recua para dentro e os aprimoramentos
da tecnologia estão ainda mais arraigados no comércio, algumas das medidas que
estão sendo feitas hoje podem ter ramificações de longo prazo nas cadeias de suprimentos,
com partes ou regiões parando.
Agilidade
e flexibilidade globais, pontos de foco por anos à medida que a globalização se
expandiu, darão uma guinada. A resiliência e a flexibilidade permanecem
importantes, mas de repente a capacidade de integrar e apoiar rapidamente
fornecedores fora dos hubs tradicionais de fornecimento se torna essencial à
medida que surgem novas barreiras digitais. Matérias-primas e insumos
essenciais podem de repente ficar indisponíveis ou onerosos. A necessidade de
agir rapidamente diante de tais riscos será essencial para competir.
Em
2020, é mais importante do que nunca que as empresas estejam totalmente
conectadas aos seus parceiros no exterior. Colaboração, visibilidade e dados de
fluxo livre entre as partes são ingredientes essenciais para prosperar em um
futuro cada vez mais incerto e cheio de pressão. As empresas que orquestram sua
cadeia de suprimentos como uma única rede coesa terão agilidade e velocidade de
execução para detectar e responder proativamente e atender às necessidades de
seus clientes. Essa será uma vantagem competitiva significativa em 2020.
(*)
Ruben Belluomo é sales manager e supply chain da Infor.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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