Nelson Tucci
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA)
promoverá no próximo dia 15 de maio, na sede da Universidade Paulista, unidade
da Vila Clementino, em São Paulo, o Seminário de Segurança e Conectividade, em
evento que retorna ao formato presencial.
Com o tema “Tecnologias de conectividade e segurança veicular
a serviço da vida” e coordenado por Flavio Sakai (Harmann), Leimar Mafort
(Bosch), Michel Braghetto (Bosch) e Ricardo Takahira (consultor independente),
o seminário traz as principais atualizações dessa área da engenharia
automotiva.
No período da manhã, quatro palestras irão compor o painel 1:
“Segurança cibernética e lançamento do White Paper Cybersecurity”, de André
Pelisser, da ETAS - Empowering Tomorrow’s Automotive Software; “Aplicações de
veículos conectados em cidades e rodovias inteligentes”, de Roberto Netto, da Facens
– Faculdade de Engenharia de Sorocaba; “Aplicações de radares e câmeras
internas para detecção de motoristas e ocupantes”, de Flavio Lira, da Harman; e
“Sistemas de acesso ao veículo usando Ultra Wide Band”, com Leimar Mafort, da
Robert Bosch. Ao final das apresentações, Flavio Sakai, diretor de
Eletroeletrônica da AEA, conduzirá sessão de debates.
Quatro palestras, no período da tarde, formam o painel 2 do
evento. O major Muniz, do Corpo de Bombeiros, fala sobre “Emergency Call
(eCall)”, seguido por Emerson Batagini, da Robert Bosch, sobre “Sistemas de
frenagem e impacto na segurança veicular”; o tema “Atendimento da legislação
AEB”, será conduzido por Felipe Villasboas, da General Motors; “Humanetics Crash
Test Dummy and Model Roadmaps: Stakeholders Evaluations & Qualifications”,
por Leonardo Giglio, I+T Latin America.
Hilton Spiler, diretor de Segurança Veicular da AEA, vai mediar a sessão de debates nesse bloco.
CRESCE – A Citroën, que está longe de ser a
marca mais desejada no país, comemora seus 1,9% de participação no mercado
brasileiro no mês de abril. A trajetória de crescimento tem nome: Citroën
Basalt, o SUV considerado o mais acessível do Brasil. Em abril último
contabilizou 1.958 unidades vendidas e, com isso, garantiu a 10ª posição no
segmento B-SUV.
“O Citroën Basalt já representa 53% do mix de vendas da marca
e vem subindo de posição mês a mês após o lançamento. Com quase duas mil
unidades vendidas, abril foi o melhor mês da história do modelo. Mesmo com o
avanço da indústria no período, a Citroën conseguiu sustentar performance e
reforçar sua presença no cenário nacional”, afirma Felipe Daemon,
vice-presidente da marca para a América do Sul.
A LENDA – A Ford abriu a venda do Mustang GT
Performance Manual e viu as 200 unidades oferecidas (na edição limitada) serem
arrematadas em apenas 60 minutos. Segundo a marca, a maioria dos compradores do
esportivo é proprietária de um Mustang, seguidos por donos de outros modelos da
Ford. Essa prioridade foi adotada pela marca como forma de reconhecimento à
fidelidade dos clientes.
“Sabíamos que a expectativa em torno do Mustang manual era
grande, por causa da exclusividade e de todo o legado que esse modelo
representa. Mesmo assim a rapidez da venda surpreendeu, praticamente num ritmo
de três carros por minuto”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.
Vendido em versão única por R$ 600.000, o Mustang GT
Performance Manual se destaca por oferecer uma conexão mais emocional e
visceral com o carro. Equipado com motor Coyote V8 5.0 de 492 cv e transmissão
manual de seis velocidades, ele também traz novos recursos como o Flat Shift,
que contribui para uma experiência de condução refinada e divertida.
A nova transmissão manual de seis velocidades permite um
controle mais direto da força bruta do motor Coyote 5.0 V8, que agora rende 492
cv – o mais potente já lançado no Brasil. Ela também vem acompanhada de
recursos avançados, como o Flat Shift, o Launch Control e o Rev Match, que
contribuem para uma experiência de condução surpreendentemente refinada e
divertida.
ÁFRICA – Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e Senegal são os países africanos que receberão o novo T-Cross produzido em São José dos Pinhais/PR. O primeiro lote de 200 unidades seguiu para aquele continente neste início de mês, a partir do Porto de Paranaguá/PR, onde a Volkswagen opera um terminal.
Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e
Planejamento de Vendas da Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul),
disse que a retomada dos embarques para a África é estratégica para impulsionar
os negócios da empresa em novos mercados promissores.
Além da África, a unidade brasileira da montadora exporta
atualmente para 18 mercados da América Latina, tendo como principais a
Argentina, México e o Chile.
ANHANGUERA – Uma das rodovias mais importantes do Brasil, a Anhanguera (SP-330) completou 77 anos de inauguração na terça-feira passada. Parte fundamental da malha rodoviária paulista, ela é considerada um vetor de desenvolvimento econômico, especialmente por integrar regiões agrícolas e industriais do interior com o litoral. Atualmente, a rodovia Anhanguera tem um trecho de 160 quilômetros administrados por duas concessionárias da Arteris: Intervias e ViaPaulista. A concessão estadual é regulada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
“Mais do que uma rodovia, a Anhanguera é um corredor de
riquezas e oportunidades que conecta pessoas, cidades e negócios. Os
investimentos do grupo Arteris reforçam esse papel com foco em segurança,
fluidez e sustentabilidade”, afirma Walace Merlin, diretor superintendente da
Arteris Intervias.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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