Divulgação Defesa de uma reforma
tributária nacional também entrou na pauta
Nelson Tucci
Como
a eletrificação e a digitalização podem mudar o mercado de reposição de
autopeças? Este foi o eixo de discussões da 25ª edição do Seminário da
Reposição Automotiva, principal evento do aftermarket brasileiro que analisou
como os movimentos vão influenciar a cadeia produtiva deste setor.
Organizado
pelo Grupo Photon, com a participação das entidades que formam o Grupo de
Manutenção Automotiva (GMA), como Sindicato Nacional da Indústria de
Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Associação Nacional dos
Distribuidores de Autopeças (Andap), Sindicato do Comércio Atacadista,
Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e
Componentes da Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo (Sicap), Sindicato
do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São
Paulo (Sincopeças-SP) e a Sindirepa Nacional, associação que representa os
Sindirepas estaduais, trouxe à tona as questões cruciais que vão impactar o mercado
nos próximos anos.
O
evento reuniu profissionais de fábricas de autopeças, distribuidores, varejos e
oficinas, no dia 15 de outubro, na Fecomércio, em São Paulo-SP, e destacou os
efeitos da digitalização, eletrificação, fintechs como nova solução de
pagamentos, consumidores que desejam experiências e análise dos mercados
norte-americano e brasileiro frente às novas tecnologias.
Antonio
Fiola, presidente do Sindirepa, enfatizou a importância do mercado reposição no
Brasil “que cuida de 80% da expressiva frota que logo chegará a 60 milhões de
veículos” e que, em sua opinião, tem grande representatividade, algo
incomparável a outros países. “Mesmo com a eletrificação, continuaremos a
consertar carros. É claro, também, que existem desafios para a reparação – até
por se tratar de baterias de alta tensão – mas o modelo brasileiro do
aftermarket é único, baseado em relacionamento, isso já é um ponto muito
positivo”, destacou.
BIKES
–
A estação Alfândega do “Bike Santos” está temporariamente desativada para a
realização das obras que vão revitalizar a Praça da República. A unidade
voltará a funcionar após a conclusão da remodelação do espaço público, informa
a assessoria da Prefeitura santista. Os locais mais próximos para que os
usuários do programa de uso compartilhado de bicicletas possam retirar e
devolver são as estações das praças Mauá e José Bonifácio.
HÍBRIDO
–
O novo Toyota Corolla, lançado em setembro, é o primeiro veículo híbrido flex
produzido no Brasil e sai equipado com a tecnologia das baterias Heliar,
produzidas pela Clarios em sua fábrica de Sorocaba/SP. A Clarios é líder
mundial em soluções inteligentes para armazenamento de energia e é fornecedora
exclusiva da Toyota no mercado brasileiro.
Uma
das novidades do Novo Corolla é a inédita versão com motorização híbrida flex.
Veículos híbridos são movidos por motores elétricos e um motor à combustão
interna, e são equipados com duas baterias. A bateria de níquel-hidreto
metálico é utilizada para dar propulsão aos motores elétricos. Já a bateria
auxiliar de chumbo ácido (Heliar), utilizada tanto no Corolla Híbrido Flex
quanto no modelo com motorização convencional 2.0, tem a função de alimentar as
demais demandas elétricas do veículo, como a sua partida, sensores e seus
diversos equipamentos como faróis, kit multimídia, vidros e travas elétricas.
Disponível
exclusivamente na versão sedã, o Novo Corolla conta com duas opções de motores:
2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção
direta, e o inédito sistema híbrido que o torna o carro movido a etanol
eficiente.
CONSÓRCIO
–
A Embracon, há mais de 30 anos no segmento de consórcios, alcançou crescimento
próximo de 20% nas vendas de novas cotas de consórcio de veículos leves
(automóveis, camionetas ou utilitários) no primeiro semestre deste ano. No
mesmo período, o mercado cresceu 11,32%, segundo dados da Associação Brasileira
de Administradoras de Consórcios (ABAC).
“O
desempenho é resultado dos investimentos que a empresa vem fazendo desde 2015
em inovação, aprimoramento da experiência do cliente e expansão da marca para a
conquista de novos mercados”, explica a companhia.
Contribui
para impulsionar o setor automotivo o aumento nas adesões e contemplações dos
consórcios de veículos leves. Nos seis primeiros meses deste ano, um a cada
quatro veículos novos comercializados no país foi adquirido por meio dessa
modalidade. No período utilizou o montante de crédito no valor de R$ 11,65
bilhões para aquisição de um veículo leve.
MOBILIDADE
–
O Groupe PSA no Brasil anunciou o lançamento no país de sua marca global de
mobilidade Free2Move, por meio do seu primeiro produto, o Connect Fleet, com
foco em clientes B2B, durante a Fenatran 2019. O produto estará disponível para
comercialização em breve e será multimarcas. Com isso, o Brasil passa a ser o
segundo país da América Latina a lançar a marca Free2Move, após o México, que
iniciou suas operações em julho deste ano.
O
produto gerencia mais de 300 mil veículos conectados de seus cerca de 8 mil
clientes Free2Move na Europa e em outros locais e acaba de ser lançado nos
Estados Unidos. De acordo com a PSA, a oferta do produto no Brasil “resultará
em algumas vantagens muito claras para os frotistas, fornecendo-lhes as
ferramentas-chave para um melhor gerenciamento geral dessas frotas e do seu TCO
(Total Cost of Ownership)”.
Suas
características-chave estão divididas em três categorias: gerenciamento de
frota e combustível (rastreamento de quilometragem, horários de utilização,
monitoramento do consumo de combustível), ecodriving (práticas seguras de
direção e trajetos) e geolocalização (geolocalização propriamente dita,
rastreamento de: locais específicos e tempo gasto nas atividades, zonas de
risco e roteiros completos).
Divulgação Reduzir a pegada de carbono
do ciclo de vida por carro
VOLVO
–
A Volvo Cars lançou na semana passada o que ela própria considera um dos planos
mais ambiciosos da indústria automotiva. O objetivo é reduzir a pegada de
carbono do ciclo de vida por carro em 40% entre 2018 e 2025. “Este é o primeiro
passo tangível para o propósito da Volvo Cars de se tornar uma empresa neutra
em relação ao clima em toda a sua cadeia de operações até 2040”, destaca a
montadora controlada pela chinesa Geely.
O
plano representa ações alinhadas com o acordo climático global de Paris de
2015, que busca limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos
níveis pré-industriais.
As
ambições da Volvo Cars para 2040 vão além do tratamento das emissões por carro
e chegam à eletrificação total. O plano também abordará as emissões de carbono
em sua rede de manufatura, cadeia de suprimentos e ainda na reciclagem e
reutilização de materiais.
Divulgação Cartão
Legal adotou o aplicativo VouD
CARTÃO
–
Visando a ampliação de facilidades para os clientes, o Cartão Legal adotou o
aplicativo VouD, que já realiza a recarga do Bilhete Único e do Cartão Bom. Com
isso, será possível comprar créditos para utilização no transporte público de
São Bernardo do Campo/SP de maneira fácil e rápida pelo próprio celular.
O
VouD é um aplicativo de mobilidade urbana, que tem como benefícios facilitar a
compra de créditos, consulta de extrato e compra programada, proporcionando
economia, ganho de tempo e comodidade para o cliente. Com a utilização do app
os clientes poderão realizar a recarga do seu Cartão Legal com cartão de
crédito (das bandeiras Visa, Mastercard e Elo), sem a necessidade de ir até um
dos pontos de recarga. Por motivo de segurança, o valor máximo de recarga é de
50 reais e são permitidas até três recargas por dia.
O
cadastro do Cartão Legal pode ser feito com agendamento antecipado na própria
loja, que fica na Rua Marechal Deodoro, 769, no centro de São Bernardo do
Campo, pelo telefone 0800-7710191, ou ainda pelo site www.cartaolegal.com
BRAVO
–
A Bravo Caminhões e Ônibus, concessionária da Volkswagen (MAN Latin America)
na Bahia, está nomeada pela montadora para assumir a concessão da marca na Zona
da Mata, em Minas Gerais. A nova operação da Bravo vai gerar cerca de 60
oportunidades de empregos diretos e contribuir com a economia local com
produtos e serviços de alta qualidade, e uma geração de negócios acima de R$ 50
milhões no primeiro ano de atuação em 2020.
Divulgação Barra de direção não pode ser
recondicionada
PERIGO
–
Item de segurança responsável por transmitir os movimentos da direção para as
rodas, a barra de direção não pode ser recondicionada quando está desgastada e
apresenta folga ou a coifa está rasgada, indicando que houve contaminação com
poeira e outros materiais. “As impurezas em contato com o produto acentuam o
desgaste do pino esférico do terminal, podendo até provocar o sacamento e,
consequente, perda de dirigibilidade do veículo e provocar acidentes”, adverte
a fabricante Nakata.
O
recondicionamento da barra de direção não é uma prática indicada pelo
fabricante e pode colocar em risco a segurança do veículo. “Quando a peça
apresenta problema, deve ser trocada por outra barra nova com as mesmas
especificações e padrões de qualidade”, destaca Jair Silva, gerente de
qualidade e serviços da Nakata. Ele conta que é comum no mercado encontrar
barras de direção soldadas, outras são desmontadas e colocam buchas no pino e
fazem calço. “A recuperação é feita sem critério, tentam reaproveitar da forma
que dá. Vários casos foram encontrados de barras soldadas, como troca de um
terminal fixo por um móvel, com solda. Tais procedimentos são improvisações em
um item de segurança máxima, ignorando a real noção do perigo de usar uma peça
recondicionada”.
Divulgação Para tubulações de veículos
que utilizam o biodiesel
COMPOSTO
–
A Ford desenvolveu no Brasil um novo composto de borracha para
tubulações de veículos que utilizam o biodiesel. O material tem
características técnicas próprias para este combustível e sai pela metade do
custo do similar importado. Criado pela área de engenharia de materiais do
centro de desenvolvimento do produto da marca no complexo industrial de
Camaçari, Bahia, já gerou duas patentes nos Estados Unidos, estando também em
processo de registro no Brasil, na China e na Europa.
Desde
2008, a legislação brasileira determina que carros e caminhões a diesel sejam
validados para o uso do biodiesel, adicionado inicialmente na proporção de 5%.
Em 2018 a mistura passou a ser de 10%, com previsão de aumentar para 15%, o
chamado B15.
Como
principais vantagens, além de ser uma energia renovável o biodiesel possui alto
ponto de fulgor, o que torna o manuseio e o armazenamento mais seguros, e tem
excelente lubricidade. Para o seu uso, entretanto, foi preciso alterar o
material das mangueiras e vedações que ligam o bocal de abastecimento ao tanque
de combustível. Essas peças passaram a ser fabricadas com borracha nitrílica
hidrogenada (HNBR), importada, que possui maior resistência química, mas tem um
alto custo.
“As
peças que têm contato com o biodiesel S10 não podem ter acúmulo de carga
eletroestática, devido à baixa condutividade desse combustível, o que pode
gerar eventuais faíscas em períodos de menor umidade e comprometer a segurança
veicular”, explica Cristiano Hubert, especialista em polímeros e elastômeros do
time de Engenharia de Materiais da Ford.
Divulgação Logística reversa de filtros
usados do óleo lubrificante automotivo
FILTROS
–
A Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e
Industriais (Abrafiltros) entregou às secretarias estaduais de Meio Ambiente de
São Paulo, Paraná e do Espírito Santo, os Relatórios Anuais de 2018 do Descarte
Consciente Abrafiltros, programa de logística reversa de
filtros usados do óleo lubrificante automotivo.
Somados
os relatórios estaduais e clipping impresso, o trabalho totaliza 1.485 páginas e
apresenta informações detalhadas do programa, seguindo as determinações legais.
“O programa Descarte Consciente Abrafiltros vem avançando e cumprindo as metas
estabelecidas pela lei, em prol do meio ambiente. É uma referência em sistemas
de logística reversa”, comenta João Moura, presidente da Abrafiltros.
Atualmente,
16 empresas fazem parte do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do
Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do
Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora
de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix;
Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro
Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive –
Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape
Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros
Fram; e Wega Motors Ltda.
TRUCK
–
Com pouco mais de 1,1 milhão de unidades produzidas desde seu lançamento, em
1988, o Fiat Fiorino Furgão “sempre foi pensado e projetado para enfrentar com
tranquilidade e confiabilidade as mais diversas condições de trabalho
solicitadas pelo dia a dia. E isso é plenamente reconhecido pelos clientes”,
destaca a montadora, ao anunciar a conquista do prêmio “Best Truck 2020”.
Líder
do segmento por 28 anos consecutivos, o Fiorino foi reconhecido como Melhor
Furgão PBT até 3,2 T pela premiação que é uma iniciativa do grupo GG Midia,
responsável pelas revistas O Carreteiro, Transporte Mundial, TranspoData e pelo
programa TV Caminhão. A votação foi aberta para os leitores das publicações e
público do programa. O resultado foi anunciado na Fenatran, semana passada.
RECALL
–
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao
recall de veículos T-Cross, ano modelo 2020, com data de fabricação entre 3/5 e
22/7/19, com numeração de chassis (não sequenciais) de L4006098 a L4028156. A
Volkswagen do Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem
necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com
informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A
empresa informa ter constatado que o eixo traseiro foi fabricado fora das
especificações do produto, o que poderá causar trinca na peça com surgimento de
ruído. Em casos extremos haverá contato do pneu com o revestimento da caixa de
roda e desalinhamento do volante, com o comprometimento da dirigibilidade do
veículo e risco de acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes e a
terceiros. Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela
manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação
dos danos eventualmente sofridos.
Os
proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma
concessionária da marca a inspeção e, se necessário, a substituição do eixo
traseiro. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o
telefone 0800 019 8866 e o site www.vw.com.br
MUDA
–
Jorge Paulo é o novo diretor de Qualidade Assegurada da Volkswagen para a região
SAM e Brasil. O executivo sucede Peter Schaefer, que retornou à Alemanha para
assumir uma nova função no Grupo Volkswagen.
ABAV
–
A Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) dá posse,
na próxima 24 à nova diretoria e conselho, que assumirão o mandato pelo biênio
de 2019-2021.
À
frente da chapa “Unidos por São Paulo”, única inscrita, esteve o empresário e
agente de viagens Fernando Silva Santos. Bacharel em Direito, sua carreira
inclui passagem pela Aviesp, como diretor regional em Ribeirão Preto, diretor
executivo, vice-presidente e presidente (2016 a 2018). Ele também é conselheiro
de ética da Abav Nacional e ingressou na Abav-SP em 2015, e em 2017 assumiu a
vice-presidência de assuntos do interior, cargo que ocupou até este mês.
Danilo Yoshioka Pousada sucederá
Marcello Spinelli
PRESIDENTE
–
Ernesto Pousada será o novo diretor-presidente da VLI a
partir de novembro. O executivo sucederá Marcello Spinelli, que ficou no
cargo até maio deste ano. A VLI é uma companhia de soluções logísticas
multimodais e integradas, que atua em sinergia com a cadeia de seus clientes.
Paulista,
de 52 anos, Ernesto Pousada construiu sua carreira exercendo cargos executivos
no Brasil e no exterior, e atualmente ocupa a posição de CEO para a América do
Sul na Ingredion. Atuou ainda em empresas como a Dow Chemical e a Suzano Papel
e Celulose. É formado em engenharia mecânica pela Escola de Engenharia Mauá,
com especialização em Administração e Negócios pela Fundação Instituto de
Administração (FIA).
A
VLI possui 7,5 mil empregados, dois portos próprios, oito terminais intermodais,
cerca de 8 mil quilômetros de ferrovia e presença em mais de 300 cidades de 10
estados, além do Distrito Federal. Em 2018, a companhia teve um faturamento
aproximado de R$ 5,5 bilhões. Seus principais mercados são o agronegócio,
fertilizantes, siderurgia, industrializados, entre outros. A empresa engloba a
VLI Norte (FNS) e a VLI Centro Leste e Sudeste (FCA), além de terminais
intermodais, que unem o recebimento da carga, a armazenagem e o transporte
ferroviário aos terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa
brasileira, tais como em Santos/SP, São Luís/MA e Vitória/ES.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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