Divulgação Integração entre aplicativos e locadoras é tendência irreversível.
Nelson Tucci
O
número de motoristas de aplicativo que utilizam carro alugado já atinge 15% do
total e tende a crescer com a oferta de serviços dedicados a esse público. O
Uber, principal aplicativo de transporte no país, estima em 600 mil motoristas
brasileiros o número total de cadastrados. Segundo estimativas da Associação
Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a locação responde hoje por 15%
de todos os veículos utilizados por motoristas de aplicativos, tornando a
integração entre aplicativos e locadoras uma tendência irreversível no país.
Para
falar sobre essa evolução, o head de soluções para veículos da América Latina
do Uber, Caleb Varner, vem ao Brasil na próxima quarta, 2, para participar do
XIV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos. Ele traçará os
cenários aguardados pela empresa no Brasil e como a expansão do serviço de
aplicativos poderá impactar o segmento de locação no país.
Evento
da ABLA acontece simultaneamente ao congresso Veículo Elétrico
Latino-Americano, no Transamérica Expo Center, dias 1º e 2 de outubro. Acesse
programação pelo link WWW.forum2019.abla.com.br
MOBILIDADE – Na próxima
quinta-feira, 3, representantes de empresas do setor de mobilidade urbana
estarão reunidos no painel "O papel da Inovação e das Tecnologias
Emergentes para a Mobilidade Urbana Sustentável", que acontece durante o
Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, das 9h20 às 10h50, no World Trade Center
(WTC), em São Paulo.
Entre
os confirmados para o painel, estão Sérgio Magalhães, diretor geral de Ônibus
América Latina da Mercedes-Benz; Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento da
Bosch; Marcelo Loureiro, co-fundador da Grow; Pablo Fava, vice-presidente
sênior de Digital Industries da Siemens.
Com
foco no papel da inovação e das tecnologias emergentes nos novos negócios e sob
o lema "Inspire-se, crie e conecte-se – Los geht's", a sétima edição
do Congresso chega com a proposta de mostrar toda a jornada da inovação, desde
a idealização ao lançamento de um projeto. Inscrições e mais informações: www.inovacaobrasilalemanha.com.br
Divulgação Ônibus Elétrico Dual Bus terá bateria Moura, de lítio
BATERIAS – A Moura
apresenta ao mercado a primeira bateria de lítio para ônibus elétricos: Moura
By XALT Energy. Juntamente com a Eletra, lançou na Arena ANTP – Congresso
Brasileiro de Mobilidade Urbana o produto que irá equipar o Ônibus Elétrico
Híbrido Dual Bus 15m, o veículo mais inovador do Brasil para transporte público
sustentável. A união entre a tradicional fabricante de baterias na América do
Sul e a empresa referência em transporte público sustentável no país viabilizou
a produção do modelo elétrico-híbrido 100% fabricado no Brasil.
O
Dual Bus 15m é a soma da tecnologia de tração elétrica Eletra com a eficiência
dos componentes Moura (através de parceria com a XALT Energy) e WEG – terceiro
parceiro na empreitada. É um veículo de tração elétrica alimentado por duas
fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar
em modo conjunto ou independente. É solução ideal para atender a Zonas de
Emissão Zero nas cidades, com ampla autonomia e sem necessidade de
infraestrutura de recarga. Além disso, a qualquer momento da vida útil do Dual
Bus, a tecnologia Eletra permite a troca do motor-gerador por um novo banco de
baterias, possibilitando ao veículo transitar como ônibus elétrico puro.
A
parceria entre as três empresas marca o início das operações do Grupo Moura no
mercado de baterias de lítio. “A eletrificação veicular, principalmente de
ônibus e caminhões, é uma realidade e a Moura tem desenvolvido soluções para
atender as demandas do mercado e apoiar a aceleração deste processo no Brasil”,
afirma o diretor geral da Divisão de Lítio do Grupo Moura, Fernando Castelão.
ÍNDICE – A Honda Motor
Co., Ltd. anunciou a seleção da empresa, pelo terceiro ano consecutivo, para
compor o Índice de Sustentabilidade da Dow Jones ("DJSI World"). Os
índices Dow Jones de sustentabilidade servem como um dos principais parâmetros
de referência para o investimento socialmente responsável.
A
Honda publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2019, resumindo a abordagem e
as iniciativas da empresa em relação à sustentabilidade. Mais informações em http://global.honda/about/sustainability.html
GTS – Ícone de estilo
e performance, a linha GTS voltará ao Brasil em 2020, agora no Polo e no
Virtus. Os modelos foram destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel de 2018,
quando foram apresentados como conceitos. Polo GTS e Virtus GTS serão equipados
com motor 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm de torque e fazem parte da maior ofensiva
de produtos da história da marca, sendo o 15º e 16º lançamentos de 20 previstos
até o ano que vem.
Divulgação Comemoração das 500 mil unidades baianas
FESTA – A Ford
comemorou a produção de 500.000 unidades do EcoSport de segunda geração na
fábrica de Camaçari, na Bahia, desde 2012. Se fossem enfileirados esses
veículos formariam uma linha contínua de 2.134 km, a mesma distância de São
Paulo a Recife. Desse total, 59% foram destinados ao mercado interno e 41%
exportados para países como Argentina, México, Colômbia, Equador, Peru,
Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Divulgação Brasil é o 3° maior mercado pet
PET – O mercado pet no
Brasil não para de crescer. Mesmo em meio à crise financeira dos últimos anos,
o país é um dos maiores do mundo no setor, com faturamento de R$ 34 bilhões/ano
e crescimento de 6,9% nos últimos dois anos.
O
país ocupa o terceiro lugar em faturamento no mapa global, atrás apenas de
Estados Unidos e Reino Unido. Nesse cenário, 26 milhões de lares brasileiros
têm cão ou gato. Os números se devem, em parte, à densidade demográfica
brasileira, mas também a uma mudança de estilo de vida global. Com o aumento da
população de pessoas que moram sozinhas e famílias tendo filhos cada vez mais
tarde, os pets se tornaram uma opção de companhia.
Uma
pesquisa da Nielsen mostra que 64% dos lares brasileiros com animais não têm
crianças até 11 anos. “A preocupação com o bem-estar do animal aquece o mercado
e faz surgir serviços e produtos de melhor qualidade”, diz Fernando Fernandes,
diretor de Vendas e Marketing da Eco Cane Cat Litter, marca de granulado
higiênico para gatos que estreou esse ano, com proposta sustentável. Produzido
com apenas dois ingredientes – bagaço de cana de açúcar e resíduo de mandioca –
o produto foi desenvolvido no Brasil e utiliza matérias-primas 100% naturais e
biodegradáveis. Até mesmo as embalagens são feitas de polietileno verde, que
leva o logo "I’m green", à base de cana de açúcar, uma matéria-prima
renovável, que auxilia na redução da emissão dos gases causadores do efeito
estufa.
Divulgação Cláudio: “Algumas
montadoras já trabalham com líquidos long life”
ARTIGO
Não coloque em risco a saúde do
motor
Por Cláudio Moysés (*)
Existem
muitos produtos que são vendidos no mercado como líquido de arrefecimento, mas
na verdade não passam de água com corante e podem conter elementos prejudiciais
ao motor, portanto o consumidor precisa tomar alguns cuidados na hora de fazer
a manutenção do veículo e comprar este item tão importante, que é responsável por
manter o motor em temperatura ideal de funcionamento, entre outros benefícios.
É
fundamental seguir a recomendação do manual do fabricante e utilizar somente
produtos de origem confiável deste líquido, que é composto por água
desmineralizada e aditivo à base de etileno glicol. Assim, o consumidor tem a
segurança de comprar um produto que entrega a proteção adequada conforme
especificação de uso e garante a preservação da vida útil do motor.
Algumas
montadoras já trabalham com líquidos long life, que duram a vida inteira do
veículo, então o motorista não precisa se preocupar em fazer a troca, a não ser
que haja vazamento ou alguma contaminação do sistema. Já outras montadoras
recomendam fazer trocas do líquido de arrefecimento, de acordo com quilometragem,
a partir de produtos homologados.
Alguns
brasileiros têm o hábito de completar o reservatório com água da torneira, o
que é prejudicial, pois a composição da mistura deve conter água
desmineralizada para proteger os componentes metálicos da corrosão e evitar a
formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, em consequência,
superaquecimento do motor.
Assim,
colocar água da torneira no circuito de arrefecimento põe em risco a saúde do
motor, pois a água pode conter sais minerais como cloro, flúor e cálcio que, se
acumulados em certas regiões do motor, aceleram o processo de oxidação e
desgaste de partes metálicas e mangueiras. Em especial o cloro presente na água
pode reagir com o alumínio das peças.
Se
o consumidor completar apenas com água, a porcentagem da mistura também irá
diminuir e perder eficiência, uma vez que um dos objetivos do etileno glicol é
garantir que a água não evapore. Assim, a mistura perde capacidade de não
evaporar, que é observada com a rápida queda de nível, além de perder as
características de proteção do motor e das borrachas.
Geralmente,
os painéis de instrumentos dos veículos alertam caso comece a baixar o nível e
aumentar a temperatura. Se continuar em funcionamento mesmo com os alertas, o
carro terá problemas com o superaquecimento do motor, como dano à junta do
cabeçote, que pode demandar uma retífica ou a troca deste importante item
avariado.
No
Brasil, a certificação do líquido de arrefecimento ainda é voluntária, mas o
mercado já apresentou demanda ao Inmetro para que esta seja regulamentada, com
a finalidade de evitar que produtos piratas sigam em circulação no mercado.
Para
não colocar em risco o patrimônio, a recomendação é que o motorista escolha
sempre produtos avaliados e testados pelo Instituto da Qualidade Automotiva
(IQA), que realiza uma gama de ensaios em líquido de arrefecimento, conforme as
especificações das normas ABNT NBR, o que garante segurança ao consumidor.
Todo
o trabalho é realizado em laboratório químico próprio, que está localizado no
Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a 100 km de São Paulo. O laboratório
possui equipamentos de última geração para realizar ensaios químicos em líquido
de arrefecimento, assim como Arla 32, líquido de freios, baterias e pilhas.
O
IQA é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor
automotivo, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras
entidades do setor e governo. Parceiro de organismos internacionais e
acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, o instituto
atua em certificação de serviços automotivos, produtos e sistemas de gestão,
assim como publicações técnicas, treinamentos e ensaios de laboratório.
(*) Cláudio Moysés é gerente
geral de Qualidade da PSA Groupe e diretor-executivo do Instituto da Qualidade
Automotiva (IQA).
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
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