Nelson Tucci
Esta
é a semana dedicada à Fenatran, no setor de transportes. A 22ª edição do Salão
Internacional de Transporte Rodoviário de Carga, realizada no São Paulo Expo,
recebe mais de 450 marcas que representam 100% da cadeia do setor. A cerimônia
de abertura teve com a presença do governador paulista, João Dória, do prefeito
de São Paulo, Bruno Covas, do vice-presidente da Reed Exhibitions Alcântara
Machado, Paulo Octavio, do presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, do
presidente da Anfir, Norberto Fabris, e de outras autoridades e representantes
setoriais.
Divulgação Crescimento com uma agenda
forte de rodada de negócios
A
abertura oficial ocorreu ontem, 14, com Paulo Octavio, da Reed, que destacou um
aumento de 30% nos números de marcas expositoras em relação à edição de 2017: “Contamos
com mais de 450 marcas. A palavra de ordem aqui é crescimento com uma agenda
forte de rodada de negócios“.
O
governador de São Paulo disse que irá agendar uma reunião com o setor de
transporte rodoviário de carga nos próximos dias para tratar da renovação da
frota de caminhões do estado. Para o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes,
a reforma tributária é fundamental para a retomada do setor de transporte
rodoviário de cargas: “Temos pressa para voltar a crescer e gerar mais
receitas”.
SERVIÇO
– Fenatran 2019, de ontem até sexta-feira, das13 às 21 horas, no São Paulo Expo
Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São
Paulo/SP).
Divulgação Proposta é reduzir emissões
de CO2
A
GÁS –
Por um transporte de cargas mais sustentável, a cervejaria Ambev e Scania
iniciam uma parceria inédita no Brasil, com dois caminhões movidos 100% a gás
natural liquefeito (GNL). A redução de emissões de CO2 pode chegar a até 15% em
comparação a similares a diesel. As rotas serão pelo interior de São Paulo, num
período combinado de dois anos. A ação terá apoio da transportadora Translecchi
e das concessionárias Scania Quinta Roda e Codema.
“As
empresas que fazem parte da cadeia do transporte rodoviário de cargas, sejam
transportadoras ou embarcadores – que precisam de um parceiro logístico para
transferir suas cargas –, caso da cervejaria Ambev, estão começando a buscar
soluções diferenciadas de sustentabilidade. Com esta decisão tomada estão
precisando de parceiros que estejam nesta mesma jornada. Por isso, Scania e
Ambev estão construindo uma união com propósito ‘Aqui e Agora’, ou seja uma
solução economicamente viável para o mercado brasileiro”, afirma Silvio Munhoz,
diretor comercial da Scania no Brasil: “Não é só pensar sustentável, é agir.
Ter um produto que também ofereça rentabilidade e economia operacional. O
caminhão a gás está neste caminho, pois estamos abrindo as pré-intenções de
compra nesta Fenatran com entregas a partir de abril de 2020.”
A
iniciativa faz parte do compromisso assumido publicamente pela Scania em apoiar
seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais
sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais. A ação terá dois
caminhões R 410 6x2, da recém-lançada nova geração da marca, com implemento
sider, o ideal para transportar bebidas. O segundo caminhão está exposto nesta
Fenatran. Após a exposição, ele seguirá para a demonstração. A previsão da
Scania é que os dois estejam inseridos na operação real da Ambev até o fim
deste mês. Esses caminhões pesados Scania, movidos a GNL, têm 410 cavalos de
potência e são vocacionados para médias e longas distâncias.
BIKES
–
Iniciados os testes de roteiro de bicicleta pela orla, vem aí mais um roteiro
turístico em Santos: a Secretaria de Turismo (Setur) iniciou ontem, 14, os
testes para a criação de um roteiro pela orla, com bicicletas, com início na
Praça das Bandeiras, no Gonzaga, e término no Aquário.
No
percurso, com no máximo uma hora de duração, a equipe de guias de turismo optou
pela locação de bicicletas da Bike Santos, sistema de compartilhamento também
disponível para turistas mediante aplicativo no celular – há ainda a
possibilidade de aluguel em lojas do ramo.
O
teste envolveu paradas no Cine Arte Posto 4 (Gonzaga); relógio do sol
(Boqueirão); monumento a Vicente de Carvalho (Boqueirão), inaugurado em 1946;
Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto de Salvamento 5, Boqueirão); Fonte do
Sapo (Aparecida) e Aquário (Ponta da Praia). A sugestão de trajeto ainda será
ajustada e a rota será disponibilizada no Portal de Turismo de Santos (www.turismosantos.com.br), onde já
se encontram o Roteiro da Fé, Rota do Café e Circuito das Aves, entre outros.
Divulgação Jipinho novo virá em três
versões
LANÇAMENTO
–
Apresentado no Brasil no último Salão do Automóvel de São Paulo, o Suzuki Jimny
Sierra será oficialmente lançado no Brasil em novembro. De acordo com o
fabricante, “a 4ª geração do SUV compacto chega totalmente nova em três
versões”, incluindo duas com câmbio automático: Jimny Sierra 4YOU AT; Jimny
Sierra 4YOU MT e Jimny Sierra 4STYLE. O novo modelo conviverá com a atual
geração do Jimny, que é produzida nacionalmente, na fábrica da Suzuki Veículos
em Catalão/GO.
A
tração é a AllGrip Pro com reduzida e função LSD, que torna a transposição de
obstáculos mais fácil. Para garantir mais segurança em qualquer situação, vem
com controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas e o assistente
de descida.
PORTUGAL
–
A startup de inovação logística Everlog foi uma das convidadas pela Fujitsu
para participar do Web Summit Lisboa, de 3 a 7 de novembro, em Portugal. O Web
Summit é a maior conferência de tecnologia do planeta, segundo a Forbes, reunindo
pessoas e empresas que redefinem a indústria global de tecnologia. Entre os
palestrantes estão alguns nomes de peso como Jaden Smith, co-founder da Just
Water, Katherine Maher, CEO da Wikipédia, e Brad Smith, presidente da
Microsoft. A Everlog apresentará suas soluções em um dos palcos para um time de
investidores, empresas, e entusiastas da inovação tecnológica.
“Fomos
selecionados pela Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e
comunicação, em um programa chamado Fujitsu Innovation Challenge, competindo
com startups do mundo inteiro para embarcar nessa jornada de inovação e
tecnologia”, diz a empresa, em nota, acrescentando que “para nós é extremamente
importante receber esse reconhecimento de organizações internacionais tão bem
conceituadas, pois mostra que o trabalho está sendo visto e reconhecido
mundialmente”.
CONECTIVIDADE
–
Disposta a investir na conectividade de seus modelos, a JAC Motors finaliza o
desenvolvimento de um projeto de telemetria, em parceria com a Scope Technology
– empresa sul-africana presente em mais de 50 países e que possui mais de 1
milhão de automóveis “conectados” no mundo –, e que incrementará a experiência
de uso dos modelos da marca. Durante 12 meses, o cliente JAC Motors terá esse
serviço à disposição e não pagará nada a mais por isso.
A
lista de benefícios é enorme: o dispositivo utilizado pela Scope no projeto
customizado para a JAC Motors é um OBD 2 com bluetooth, conectado diretamente
na tomada de diagnóstico do veículo. Isto é: a JAC Motors terá acesso remoto a
eventuais falhas do veículo antes mesmo de o problema acontecer e poderá entrar
em contato com o cliente para agendamento de manutenção. Revisões também serão
notificadas ao dono do carro pelo aplicativo, bem como os agendamentos já serão
feitos online.
Além
das funcionalidades voltadas ao pós-venda, o aplicativo JAC Connect abrirá
diversas possibilidades de aprimoramento da condução de cada motorista. Em seu
smartphone, além do resumo de viagens percorridas, trajetos, quilometragens,
tempo consumido e até recomendação de rodízio dos pneus, o motorista poderá ter
acesso a uma infinidade de dados que retratam seu próprio comportamento ao
volante, recebendo dicas de direção defensiva para minimizar o risco de
acidentes. Ele saberá quando tiver cometido frenagens bruscas, acelerações
desnecessárias ou excessos de velocidade.
SELOS
–
No Dia Internacional da Alimentação, o Cccsp oferecerá programa especial. Na
capital paulista ocorrerá o lançamento do selo que faz parte da Emissão Postal
Especial Série América. Ocorrerá às 15h40 desta quarta-feira, 16, Dia
Internacional da Alimentação, no Centro Cultural Correios São Paulo. A emissão
possui lançamentos também em Bauru/SP, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Porto
Alegre/RS, Vitória/ES e Brasília/DF.
Serão
apresentadas 20 fotos de comidas típicas brasileiras, com pratos que
representam a mesa do brasileiro. Os Correios convidaram seus empregados a
participar dessa emissão. As 20 sugestões selecionadas são uma pequena amostra
do rico universo histórico-cultural da gastronomia brasileira. A tiragem é de
200 mil selos, com valor facial de R$ 1,95 (1º Porte Carta Comercial) a
unidade. As peças estarão disponíveis nas principais agências de todo o país e
também na loja virtual dos Correios.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Muito boa essa matéria, vou indicar aos vendedores de Loja de carro seminovo em SP, excelente!
ResponderExcluir