Divulgação Aumento de 11% nas buscas por carros usados na internet
Nelson Tucci
A
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
apresentou na primeira semana do mês dados mostrando que em julho a produção de
autoveículos alcançou 224,8 mil unidades, com alta de 17,9% sobre as 190,6 mil
do mesmo mês do ano anterior e de 5,9% ante as 212,3 mil de junho passado.
O
período acumulado da produção aponta para alta também: 22,4% ao se comparar as
1,49 milhão de unidades de 2017 com as 1,22 milhão de 2016.
No
item licenciamento de novos, entretanto, julho registrou diminuição de 5,2% com
184,8 mil unidades comparadas às 195,0 mil de junho, mas revela aumento de 1,9%
sobre as 181,4 mil de julho do ano passado.
Já
na internet, a Webmotors, tradicional marca de classificados do segmento
automotivo, registrou em sua plataforma o aumento de 11% do número de buscas
por carros usados nesse primeiro semestre de 2017, em comparação ao
mesmo período do ano anterior. Para os carros novos, a procura teve uma queda
de 20% no mesmo período, em todo o território nacional. Os veículos mais
buscados nos primeiros seis meses do ano foram Toyota Corolla, Honda Civic,
Honda Fit, Fiat Palio e Volkswagen Jetta, respectivamente.
Divulgação Nova Amarok: estreia de bancos com recursos inéditos
EXPOINTER – A Volkswagen
irá exibir a Nova Amarok na 40ª edição da Expointer, exposição reconhecida como
um dos maiores eventos do mundo no gênero, que ocorrerá entre 26 deste mês e 03
de setembro e reunirá as últimas novidades da tecnologia agropecuária e
agroindustrial. O evento ocorre no Parque de exposições Assis Brasil, em Esteio
(RS).
No
estande da Volkswagen, que ocupa uma área de cerca de 429 m2, estarão expostas
as versões Extreme, Highline, Trendline e SE. A Volkswagen também tem um espaço
off road para demonstrar os principais atributos de sua picape média.
O
modelo traz avançado sistema de infotainment, capaz de espelhar o celular com
as plataformas MirrorLink, Google Android Auto e Apple Carplay. Disponível em
seis versões, o modelo traz um uma série de itens exclusivos na categoria, como
bancos dianteiros (motorista e passageiro) com ajustes elétricos e sistema de
freios “Post- Collision Braking” (sistema de frenagem automática pós-colisão).
Fora isso, mantém uma série de itens que continuam exclusivos na categoria,
como a tração 4x4 permanente, o ABS off-road e a transmissão automática de oito
velocidades.
AUTÔNOMOS – Intel, BMW
Group e Mobileye anunciam a assinatura de um acordo de cooperação com a
intenção de tornar a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) a primeira fabricante de
automóveis a se unir ao grupo no desenvolvimento de uma plataforma de condução
autônoma líder mundial, visando uma implantação global.
Os
parceiros de desenvolvimento pretendem aproveitar todas as sinergias,
capacidades e recursos individuais para melhorar a tecnologia da plataforma,
aumentar a eficiência de desenvolvimento e reduzir o tempo para o lançamento no
mercado. Um facilitador disso será a localização de engenheiros na Alemanha,
bem como em outros locais. A FCA trará recursos técnicos e de engenharia e
conhecimentos especializados para a cooperação, bem como seu significativo
volume de vendas, alcance geográfico e longa experiência na América do Norte.
“Para
avançar a tecnologia de condução autônoma, é vital formar parcerias entre
fabricantes de automóveis, provedores de tecnologia e fornecedores”, disse
Sergio Marchionne, diretor executivo da FCA. “Unir-se a esta cooperação
permitirá que a FCA se beneficie diretamente das sinergias e economias de
escala que se tornam possíveis quando as empresas se unem com uma visão e
objetivo comuns”.
Divulgação Viaggio 900: chassi Scania, computador de bordo e sistema multiplex
CATAR – A Marcopolo
fará a entrega de 32 novos ônibus Viaggio 900, a serem utilizados para o
serviço de fretamento dos funcionários da Qatar Petroleum, uma das mais
importantes empresas de petróleo de Doha, Catar, no Oriente Médio. O
fornecimento será feito para Qetco, operador de transporte de serviços de
fretamento naquele país.
“Estamos
muito felizes por fechar mais este negócio no Catar, resultado de muito
trabalho de toda a nossa equipe de exportação. Nossa meta é dar continuidade ao
bem-sucedido projeto Conquest de exportação, que permitiu à Marcopolo
reconquistar clientes e mercados nessa importante região”, explica Ricardo
Portolan, gerente-executivo de Negócios Internacionais da Marcopolo.
Equipados
com 49 poltronas do tipo Executiva, os ônibus proporcionam mais conforto para
os passageiros e contam com vidros colados, sistema de ar-condicionado de alta
capacidade e itinerário eletrônico.
Divulgação Novo XC60: nas concessionárias no mês que vem
VOLVO – Oito anos
depois de sua primeira aparição e mais de 1 milhão de clientes conquistados ao
redor do mundo, a Volvo Cars apresenta no mercado brasileiro o Novo XC60,
utilitário esportivo de luxo que chega às 29 concessionárias da rede em
setembro em três versões de acabamento: Momentum, Inscription e R-Design.
Veículo
mais vendido da marca também no Brasil, com 18 mil unidades comercializadas, o
Novo XC60 é o passo seguinte no plano de transformação da fabricante sueca,
iniciado em 2015 com o XC90.
O
interior do Novo XC60 utiliza materiais naturais e luxuosos por toda a cabine.
Madeira, metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design
escandinavo. Além de desfrutar de um interior requintado, os passageiros contam
com mais espaço proporcionado pela maior distância entre os eixos, ampliada em
9 centímetros quando comparado à geração anterior do modelo.
Divulgação Sprinter da Mercedes-Benz: 33% de market share
SAMU – Os veículos
comerciais leves Sprinter da Mercedes-Benz se consolidam como referência na
aplicação ambulância UTI, assegurando agilidade, conforto e segurança no
transporte móvel de urgência.
“A
Sprinter venceu a licitação de 800 furgões para transformação em UTI móvel para
atendimento no SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ministério
da Saúde. O primeiro lote de 220 ambulâncias será entregue até o mês de
setembro”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da
Mercedes-Benz do Brasil. “A Sprinter, que se destaca no setor de saúde pela
avançada tecnologia, performance, qualidade e segurança, agregando valor às
sofisticadas UTIs móveis, foram transformadas em ambulâncias a partir de nossos
furgões”.
“Essas
ambulâncias serão distribuídas para cidades de várias regiões”, afirma o
executivo. Em 2017, no acumulado de janeiro a julho, foram emplacadas 3.201
unidades da Linha Sprinter, considerando todos os modelos de vans, furgões e
chassis com cabina comercializados para o mercado brasileiro. Com isso, a
Mercedes-Benz obteve a participação de 33% de market share, representando 6,6
pontos percentuais a mais em relação aos 26,3% do mesmo período de 2016.
Fotos Divulgação Homenagem às 24h de Le Mans de 1967
GT – A Ford
anunciou uma edição limitada do novo GT, interpretação moderna do GT Mark IV
vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1967, que será lançada no próximo
ano-modelo do superesportivo. O Ford GT modelo ’67 Heritage tem carroceria em
vermelho brilhante “Race” com listras brancas, peças aparentes de fibra de
carbono e o número 1 estampado nas laterais e no capô, além de interior e rodas
com acabamento exclusivo.
No
ano passado, a Ford lançou a edição especial ‘66 Heritage em homenagem ao GT40
Mark II que iniciou sua série histórica de vitórias na corrida francesa em
1966. A marca voltou a vencer no circuito em 1967, 1968 e 1969 e cinquenta anos
depois, em 2016, com o novo GT.
Ford GT: vermelho
brilhante “Race” com listras brancas
“O
primeiro carro da edição Heritage foi um grande sucesso e continuar a série com
um Ford GT baseado no GT40 Mark IV era algo que simplesmente tínhamos de
fazer”, diz Dave Pericak, diretor global da Ford Performance. “O Ford GT '67
Heritage homenageia aquela vitória com uma visão moderna de um dos veículos
mais importantes da história da Ford nas corridas.”
Divulgação Cayenne S E-Hybrid: dois motores, um a combustão e outro elétrico
PLATINUM – Neste mês
ainda as concessionárias Porsche no Brasil terão uma série especial do Cayenne
à disposição: os modelos do Cayenne Platinum Edition. O modelo agrega à sua
configuração itens adicionais de estilo e design trazendo ainda mais
exclusividade entre os SUVs premium. A série poderá ser encontrada na versão
Cayenne e na plug-in Cayenne S E-Hybrid.
Os
modelos dos Cayenne Platinum Edition se diferenciam das outras versões trazendo
elementos exteriores em preto brilhante, rodas de 20” RS Spyder em prata na
versão Cayenne e rodas 21” Sport edition, também em prata, na Cayenne S E-Hybrid.
Nos encostos de cabeça encontra-se o escudo da Porsche, o centro dos bancos é
em tecido alcantara (Cayenne) e os vidros traseiros são escurecidos. Além
disso, há um relógio analógico no painel e a soleira contém o logo Platinum
(Cayenne) e é iluminada com “Cayenne S” na versão híbrida. O sistema de áudio é
assinado pela marca Bose.
A
motorização e o trem de força continuam os mesmos das outras versões. O Cayenne
possui 300 cv e 400 Nm de torque. A versão Cayenne S E-Hybrid conta com dois
motores, um a combustão e outro elétrico que, somados, entregam 416 cv e 590 Nm
de torque. Todos os modelos são equipados com o câmbio Tiptronic S de oito
velocidades. A Cayenne é o segundo carro mais vendido da Porsche no mundo e no
Brasil.
Divulgação Hauache: pessoas disciplinadas e proativas
ARTIGO
Pensamento
enxuto em tempos de crise
Por Nathalia Hauache (*)
Retração
no volume de vendas, de negócios efetivados, e redução na procura por alguns
serviços, esse é o ônus que a crise que o Brasil atravessa deixa para vários
setores. Mas será que a estagnação do mercado é mesmo causada exclusivamente
pelo cenário macroeconômico? A crise acarreta inúmeros problemas, mas também é
uma oportunidade para rever a forma como empresas estão gerindo seus projetos,
seus funcionários e principalmente qual cultura cultivam dentro das
organizações. A volubilidade obriga a revisitação a velhos – e muitas vezes nem
tão bons –, costumes, o caminho é quase sempre ‘enxugar’. Enxugar gastos,
enxugar fornecedores e, muitas vezes, enxugar o quadro de funcionários.
Mas,
melhor do que desligar funcionários, fazer uma análise verdadeira e profunda da
utilização do tempo do colaborador e da sua capacidade produtiva talvez seja o
melhor caminho para resultados efetivos. Priorizar demandas com base na geração
de valor, simplificação de processos, adequação da capacidade de entrega dos
colaboradores e entrada de demandas no momento adequado se mostram como uma
solução viável para melhoria de performance baseada em pessoas.
O
método Lean Service faz isso, estimula as pessoas a serem disciplinadas e
proativas, a terem mais autonomia de ação e a evidenciarem os erros cometidos
em seus processos de gestão de forma aberta e sem constrangimento, o que torna
viável encontrar soluções para os problemas. O foco dessa filosofia está nas
pessoas. É por meio do pleno envolvimento dos colaboradores com o trabalho da
empresa que é possível vislumbrar oportunidades de melhorias contínuas e ganhos
sustentáveis.
Se
trabalhar com os recursos certos no tempo certo é importante para empresas que
não enfrentam dificuldades, incorporar um pensamento enxuto em tempos de crise
parece fazer ainda mais sentido. O Lean Service tem o objetivo de melhorar o
desempenho das organizações, transformando a maneira como as pessoas gerenciam
e resolvem problemas.
O
Lean busca, antes de mais nada, mais eficiência na gestão e permite às empresas
e profissionais que atuam segundo o método fazerem mais com menos, com mais
qualidade, agilidade, sustentabilidade e de forma segura e adaptável. A filosofia
do Lean prega a eliminação de desperdícios, fazer sempre mais e melhor. O
modelo de gestão baseado nesse pensamento propõe também uma dinâmica de solução
de problemas, ou seja, de melhoria contínua mirando sempre nas oportunidades e
como é possível melhorar a entrega.
Com
a implementação do “pensamento enxuto” as empresas passam a ter mais
consciência das suas atitudes e isso agiliza o processo de tomada de decisão,
uma vez que eles passam a ser realizados por um método que controla a produção
ou execução de tarefas, permitindo um fluxo de trabalho regular, ininterrupto,
sem atrasos ou retrabalho.
Produzir
a partir do pensamento Lean requer das pessoas colocarem-se no lugar do
cliente, enxergarem a partir da ótica dele. Valor é o que gera valor pra ele.
Com esse entendimento deve-se melhorar a sequência de atividades que geram
valor para o cliente; depois essas atividades devem ser realizadas
ininterruptamente. As demandas devem ser realizadas sempre que alguém solicita
– demanda puxada e não empurrada, e de forma cada vez mais eficaz.
Fazer
parte do movimento Lean não é apenas adaptar-se a novos métodos ou novas
ferramentas de trabalho. É adaptar-se a uma nova cultura. Lean requer um
comprometimento permanente de todos para que sejam alcançadas melhorias de
processos e, acima de tudo, mudanças no comportamento das pessoas.
(*) Nathalia Hauache é diretora
da Ekantika (www.ekantika.com.br), consultoria especializada em catalisar
processos de mudanças e potencializar modelos de gestão.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário