Beto
Barata/PR Marcos Munhoz, Temer e Carlos Zarlega: GM cresce 13% ao
ano
Nelson Tucci
A
General Motors (GM) anunciou investimentos de R$ 4,5 bilhões no Brasil para os
próximos três anos. O plano foi revelado na última sexta-feira, 25, pelo
presidente da montadora no Mercosul, Carlos Zarlenga, logo após reunião com o
presidente Michel Temer, em São Paulo.
Zarlenga
adiantou que os investimentos serão voltados a novos produtos e tecnologias
para o mercado brasileiro. O executivo frisou que esse é o maior investimento
da companhia em um país da América do Sul no momento.
"No
ano, a indústria automotiva está crescendo ao redor de 4% e a GM tem crescido
13%. Estamos com uma participação boa de mercado. Os produtos estão funcionando
muito bem em termos de vendas e, então, continuaremos investindo em um dos
maiores mercados automotivos do mundo", arrematou Carlos Zarlenga.
Divulgação Chevrolet, Fiat e VW estão na ponta
FINANCIAMENTOS – Com 8.294
unidades negociadas em julho, o veículo Ônix, da Chevrolet, manteve a liderança
no ranking dos modelos mais financiados. Em segundo lugar aparece o HB20, da
Hyundai, com 5.149 unidades vendidas a crédito, seguido do Ka, da Ford, com
4.078 carros novos financiados.
O
levantamento é da B3 (empresa resultante da combinação de atividades da
BM&FBovespa e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América
Latina), que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de
informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados
como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.
Entre
as marcas, no total acumulado a Fiat avançou e passa a ocupar a segunda posição
no ranking das mais financiadas, com 12.760 automóveis leves 0 km negociados. O
primeiro lugar continua com a Chevrolet, com 17.737 carros novos financiados no
mês. Já o terceiro lugar passou a ser ocupado pela Volkswagen, com 12.679
unidades vendidas a crédito.
29 meses depois
Neste
mês de agosto Veículos & Negócios completa 29 meses de existência. No
período tivemos a colaboração de várias assessorias de imprensa independentes,
assessorias de montadoras e entidades do setor, alcançando a marca das 92.922
visualizações. Com isto registramos média superior a 3.200 acessos/mês.
Agora,
com o trabalho consolidado, esperamos retomar contatos com os apoiadores, uma
vez que o espaço tem se mostrado uma vitrine respeitável. A todos o nosso
agradecimento.
Divulgação “Model A”: faróis eram com lâmpadas a gás...
100 ANOS – Em uma
pequena fábrica no interior do Japão, começava em agosto de 1917 a história da
Mitsubishi. Há exatos 100 anos surgia o primeiro veículo de passeio da marca, o
“Model A”. Era um carro projetado para transportar passageiros, sendo produzido
inteiramente no Japão.
O
motor foi construído em ferro fundido, com 4 cilindros, a gasolina, 35 cv de
potência, atingindo a velocidade máxima de 30 km/h. O interior foi projetado
por construtores com experiência em carruagens, que utilizaram cipreste branco
no acabamento.
Apesar
de sua pequena produção, o modelo tornou-se revolucionário tanto para o Japão
quanto para a Mitsubishi, mostrando pioneirismo e tecnologia de ponta.
MOBILIDADE – O Ford Fund,
braço filantrópico da Ford, e a Artemisia, aceleradora de negócios, vão
selecionar startups de todo o Brasil para apoiar projetos de soluções
inovadoras de mobilidade que também ofereçam potencial de gerar impacto social
para pessoas da baixa renda. O programa, chamado “Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade”,
vai receber inscrições até 17 de setembro, por meio do site www.artemisia.org.br/fordfundlab
Ao
final do programa serão escolhidos três projetos que receberão a doação de US$
6.600 cada como capital semente. O critério principal na seleção das propostas
será o potencial de alcance social dos projetos.
“O
objetivo da parceria é formar uma base para o desenvolvimento de negócios de
impacto social na área da mobilidade e transporte no Brasil, com foco
principalmente nas famílias de baixa renda e sua dificuldade de acesso a
serviços essenciais como escolas, hospitais, bancos e até oportunidades de
emprego”, diz Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas e
Responsabilidade Social da Ford.
Divulgação São Bernardo do Campo, a “Capital do Automóvel”, sediará encontro
KOMBI – Para quem
gosta de Kombi, uma grande notícia: o São Bernardo Plaza Shopping promoverá,
pelo segundo ano consecutivo, o Dia Nacional da Kombi, um dos maiores encontros
de colecionadores, apaixonados e curiosos por este modelo. O evento será
realizado no próximo domingo, 3, a partir das 10 horas, no estacionamento do
shopping.
A
participação no encontro é gratuita e contará com estrutura para alimentação,
apresentação musical e Kombis temáticas, como o modelo que funciona como um
estúdio de caricaturas e a Kombi com cabine para tirar fotos. Além disso, terá
a presença do vlogger Marcelo Tonella, que comanda um canal no YouTube sobre
mecânica automotiva voltada especialmente para fuscas e carros antigos.
O
estacionamento será cortesia para clientes que doarem dois quilos de alimentos
não perecíveis até o meio-dia. Todos os alimentos arrecadados serão
encaminhados para o Fundo Social de São Bernardo do Campo.
FOTON – A Foton Caminhões
iniciou a comercialização no mercado brasileiro de duas novas famílias de
caminhões desenvolvidas especificamente para atender às necessidades de
logística urbana e interurbana do país. Tratam-se dos veículos Minitruck, de
3,5 toneladas, e do caminhão leve, Citytruck, de 10 toneladas, agora ambos made
in Brazil.
Desenvolvidos
pela engenharia brasileira da Foton Caminhões em cooperação com a engenharia da
Foton chinesa, estes novos caminhões já estão em produção no Brasil. A empresa
alugou uma linha completa da fabricante Agrale, de Caxias do Sul (RS), para
agilizar a nacionalização de seus produtos.
“Este
é um importante marco na história da Foton no Brasil uma vez que, a partir de
agora, já temos produtos nacionais e que podem ser beneficiados pelo programa
Finame”, comemora Luiz Carlos Mendonça de Barros, CEO da Foton Caminhões,
empreendedor que trouxe a marca para o Brasil em 2010.
Divulgação “Projeto Prevenção de Acidentes” baseia-se em três pilares
CAMPANHA – Milhares de
acidentes acontecem a cada minuto nas estradas do País. Por isso, a Aliança e a
Hamburg Süd, especialistas no transporte porta a porta – no qual é possível
utilizar diversos modais numa mesma operação –, criaram um projeto de prevenção
de acidentes, que visa não somente reduzir os rodoviários em suas atividades,
mas garantir a integridade da vida humana e do meio ambiente.
O
“Projeto Prevenção de Acidentes” (PPA) baseia-se em três pilares: Gerenciamento
de Riscos, Políticas Internas e Comunicação/Treinamento. Para a Gestão de Riscos,
com a ajuda da Open Tech, empresa especializada em gerenciamento de riscos em
transportes, foi possível ter maior visibilidade da operação, incluindo
informações sobre a velocidade dos motoristas nas estradas, auditorias,
inspeções rotineiras nos veículos, assim como a homologação dos pátios para a
armazenagem dos contêineres carregados. Sobre as Políticas Internas, tanto a
Aliança quanto a Hamburg Süd passaram a incluir cláusulas mais específicas em
seus contratos, assim como as penalidades previstas em lei, no caso de
descumprimento das regras acordadas. E a Comunicação será desenvolvida caso a
caso.
Divulgação Décima turma é iniciada em Porto Real (RJ)
FORMARE – Um projeto
com foco na educação, cultura e bem-estar social, preparando os jovens da
região para o mercado de trabalho. Essa é a proposta conduzida pela Escola Formare-Grupo
PSA instalada no Polo Industrial Brasil, em Porto Real, no Estado do Rio de
Janeiro. No último dia 22 de agosto tiveram início as aulas da décima turma do
projeto educacional, iniciado em 2008.
O
principal objetivo do Formare é desenvolver e capacitar profissionalmente
jovens de 17 anos de famílias desfavorecidas socialmente, da região onde está
instalada a fábrica do Grupo PSA, além de contribuir para reforçar valores
morais e sociais. A Escola é fruto de uma parceria entre o Grupo, a Fundação
Iochpe e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e reconhecida
pelo Ministério da Educação e Cultura.
Dos
cerca de 600 inscritos para participar do processo de seleção 2017 foram
escolhidos onze jovens que, pelo período de nove meses, farão o curso
profissionalizante de Assistente de Operações Automotivas Industriais. Os
funcionários da fábrica têm papel fundamental para a formação destes jovens,
pois a empresa abriu espaço para que atuem, durante seu horário de trabalho,
como educadores voluntários dos alunos. Até hoje 149 jovens foram formados por
mais de 70 funcionários que exerceram a tarefa de educador, desenvolvendo suas
competências e participando diretamente desta ação de responsabilidade social.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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