Nelson Tucci
A semana que passou foi marcada
pela denúncia de fraude da Volkswagen, nos Estados Unidos, e por um turbilhão
de recall como nunca antes na história desta coluna. A boa nova é que na
quinta-freira, 1°, será lançada uma campanha sobre Energia. Boa leitura!
Será
lançada na quinta-feira a campanha “A Energia para o Brasil Crescer é Livre”,
promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outras 60 empresas e
organizações brasileiras. Na ocasião também será divulgada pesquisa exclusiva
do Ibope com a percepção dos brasileiros sobre os principais temas que envolvem
o fornecimento de luz no Brasil: preços, cortes, microgeração, fontes limpas e
liberdade de escolha.
São
esperadas personalidades no evento, como Joaquim Levy, ministro da Fazenda;
Eduardo Braga, ministro das Minas e Energia; Luís Carlos Mendonça de Barros,
economista (ex-ministro das Telecomunicações); Eduardo Giannetti da Fonseca,
Economista e Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel.
Local
é a sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
EXPANSÃO – O mercado
online de acessórios automotivos está em franca expansão. Segundo dados da
e-bit, que mensura o comportamento do e-commerce nacional, o faturamento
registrado no setor de peças de reposição de veículos apresentou crescimento de
82,7% em agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, passando a
ocupar a nona colocação no ranking das vendas brasileiras online – um ano atrás
ocupava a 13ª posição.
A
grande estrela da categoria, líder disparado em vendas, é o pneu, seguido por
farol para carros e capacete para motociclistas, no mercado automotivo em
geral. Somente em um das grandes redes a venda de pneus nos últimos 12 meses
mais que triplicou. São Paulo é o estado com os consumidores que mais compraram
no site da empresa, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
SMARTPHONE – O número de
pessoas que usam o smartphone para ter acesso à internet continua em
crescimento no Brasil e chegou a 72,4 milhões no segundo trimestre de 2015. O
aumento foi de 4%, ou cerca de 4 milhões de pessoas a mais em relação aos 68,4
milhões do primeiro trimestre.
Mas
houve uma diminuição no ritmo de crescimento na comparação com o quarto
trimestre de 2014, quando o número de pessoas com smartphones online era de
58,6 milhões, sobretudo entre os jovens.
O
maior crescimento nos últimos meses do uso de internet pelo smartphone ocorreu
entre adultos e idosos. O grupo a partir de 35 anos de idade, que representava
35% dos usuários de smartphones conectados no quarto trimestre de 2014, chegou
a 38% no segundo trimestre de 2015.
RECALL 1 – A Honda
Automóveis convoca os proprietários dos veículos modelo Fit, ano/modelo 2015,
fabricados entre 27/1/14 a 22/4/2015, com numeração de chassis não sequenciais
93HGK58*0F Z de 200031 até 258686, a comparecerem em uma concessionária da
marca para atualização da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) do sistema de
transmissão automática CVT.
A
empresa constatou falha na programação do software, possibilitando o rompimento
do eixo da polia motora da transmissão, ocasionando a perda de aceleração. Este
defeito poderá ser um dos fatores para possível colisão que, em situações
extremas, poderá causar danos materiais e lesões físicas aos ocupantes e/ou
terceiros.
Para
agendamento e mais informações, a Honda disponibiliza o telefone 0800 701 3432
e o site www.honda.com.br/recall/autos
RECALL 2 – A Volvo Car
Brasil Importação e Comércio de Veículos Ltda. convoca os proprietários dos
veículos modelos XC60 e S60, abaixo, a comparecerem em uma concessionária da
marca para substituição do fusível do motor de partida por um de maior
capacidade.
Identificação
dos veículos: Volvo XC60 – data de fabricação de 19/4/15 a 14/7/15 – chassis:
YVDZ40CDG2775257 a YV1DZ40CDG2815299
Também
são chamados: Volvo S60 – data de fabricação de 20/4/15 a 23/7/15 – chassis:
YV1FS40CDG2390402 a YV1FS40CDG2398086
A
empresa informa ter constatado que em condições de trânsito lento, na qual
ocorrem diversas paradas, e caso a função de arranque/paragem automática seja
acionada (Start/Stop) – essa função desliga o motor automaticamente quando o
veículo atinge 0 km/h e o religa assim que o acelerador é acionado –, o fusível
do motor de partida pode sofrer sobrecarga, resultando em sua falha. Esta
condição deixará o veículo sem a função de partida automática. Devido a esta
falha, o motor do veículo não será acionado automaticamente como pretendido
pela função de arranque e paragem automática, deixando o veiculo inoperante em
via de trânsito até que o arranque manual seja acionado. Este defeito pode
aumentar o risco de colisão traseira e, consequentemente, causar danos físicos
e/ou materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros, incluindo lesões graves
ou até mesmo fatais.
Para
mais informações, a Volvo disponibiliza o telefone 0800 707 7590, email sac.volvocars@volvocars.com e site www.volvocars.com.br
RECALL 3 – A Fiat
Chrysler Automobiles (FCA) informa os proprietários dos veículos Jeep Cherokee,
ano/modelo 2014 e 2015, motor gasolina, com numeração de chassis (não
sequenciais) de 1C4PJMBSOFW641849 a 1C4PJMDSXFW666769, sobre dois defeitos
encontrados nestas unidades e, que serão convocados para uma segunda fase do
chamamento tão logo as peças estejam disponíveis para sanar o problema.
A
empresa informa a possibilidade de curto-circuito na central eletrônica de
controle (BCM) em decorrência de descarga eletrostática (EDS) proveniente do
sistema de limpador de para-brisas, podendo, em casos extremos, interromper
inadvertidamente o seu funcionamento. O outro defeito identificado se encontra
na possibilidade de falha no conector elétrico do módulo do porta-malas do
veículo em decorrência de eventual infiltração de líquidos em tal sistema
elétrico, permitindo o início de corrosão do mesmo e em casos extremos
ocasionar curto-circuito no dispositivo, o que, consequentemente, pode causar a
inoperância do acionamento elétrico do porta-malas e/ou foco de incêndio em seu
módulo.
RECALL 4 – Na última
sexta-feira a fabricante de bicicletas Cannondale convocou os proprietários das
bicicletas mountain bike, produzidas entre 2011 e 2015, para procurarem o
serviço autorizado da empresa para realizar um ajuste a ser feito no interior
da mesa OPI de sua bicicleta – a instalação de uma peça de reforço no interior
da mesa OPI e novos parafusos no grampo Lefty.
A
empresa informa ter detectado uma redução da capacidade de resistência ao
desgaste da mesa OPI, o que com o passar do tempo pode levar a quebra dos
grampos ou parafusos do garfo. Se tal fato ocorrer, o ciclista poderá perder o
controle da bicicleta e sofrer um acidente. A empresa recomenda que o ciclista
interrompa o uso do produto até que seja feito o ajuste.
Para
confirmar se a bicicleta é participante deste recall, o consumidor deve
verificar se a sua unidade contém o logotipo OPI impresso em preto com uma
faixa branca por cima, conforme a figura acima. Esta mesa fica no tubo
principal da bicicleta, tem aspecto liso e é arredondada. Para identificação
dos postos de atendimento e para mais informações, a Cannondale disponibiliza o
telefone 0800 701 8022.
RECALL 5 – Sobre o Recall
de veículos, o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da defesa
da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre
seus direitos: “A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem
necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com
informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor”.
O
Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor
não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria
saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou
segurança.
§
1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no
mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá
comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores,
mediante anúncios publicitários”.
Os
consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado
poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e
patrimoniais, eventualmente sofridos.
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um
banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas
no Brasil http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/
FLUIDOS – A
Mercedes-Benz é a nova marca parceira da Actioil no Brasil. A montadora
homologou o A550 como um fluido multifuncional de tratamento dos sistemas
movidos a diesel e já começou a revender o produto, com um rótulo desenvolvido
especialmente para a marca alemã.
Todas
as 180 concessionárias da Mercedes-Benz disponibilizam a solução para seus
clientes de caminhões, ônibus e vans. Para orientar quanto à utilização do
produto, a área de treinamento da Actioil visitou e capacitou 70% das
concessionárias da montadora no Brasil.
Entre
os benefícios oferecidos pelo Actioil A550 estão a conservação do diesel,
melhora da vida útil do motor, diminuição do consumo de combustível, na emissão
de dióxido de carbono, nos custos de manutenção de filtros e outras peças.
Divulgação Processo
aumenta durabilidade de pneus
SUSPENSÃO – Oferecer
soluções para o frotista é preocupação permanente da NSA Pneutec. Por isso, a
empresa acaba de lançar o serviço de embuchamento de suspensão para veículos de
carga. A solução se resume na troca de bucha dos pinos, arruelas, travas e
rolamentos da manga de eixo, aumentando a vida útil dos pneus ao preservar o
desgaste irregular desses.
Com
mais vida útil, afiança a NSA, o embuchamento pode garantir até dois anos de
durabilidade para pneus de carga e um ano para micro-ônibus, por exemplo.
“Diante da necessidade de alguns clientes, decidimos implantar a solução, pois
para pneus de carga o embuchamento é mais uma maneira de ampliar a sua
durabilidade. Um veículo sem folga no embuchamento da suspensão terá pneus com
vida mais longa”, afirma o gerente comercial da NSA Pneutec, Alex Alves.
CARGA NEGATIVA – A Associação
Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que representa a indústria de
pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, informa que no balanço setorial de
janeiro a agosto de 2015, o volume de vendas de pneus de carga caiu 17,3% em
relação ao mesmo período no ano passado. Considerando-se como medida as
toneladas de pneus de carga vendidos, a queda chega a 22,4% negativos. "É uma
categoria que acompanha o PIB, o ritmo industrial e o crescimento do país,
portanto a queda expressiva na venda de pneus de carga é um sintoma da crise
econômica em que o país está mergulhado", destaca Alberto Mayer, presidente
da ANIP.
As
exportações de pneus e as vendas para as montadoras também caíram entre janeiro
e agosto de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado de
exportação retraiu 9,7% no período e as compras no setor automotivo recuaram
19,4%, em volume de pneus. As vendas de pneus para montadoras reduziram em
todas as categorias, especialmente as de carga (-46,8%), duas rodas (-19,1%) e
pneus de carro de passeio (-15,6%).
Segundo
Mayer, a indústria não tem benefícios com a valorização cambial, uma vez que
grande parte dos insumos utilizados na produção dos pneus no Brasil é importada:
"O país não é autossuficiente em borracha, além da tributação excessiva
sobre insumos sem similar nacional”.
CONTRAMÃO – Na contramão
das altas taxas de desemprego, resultado do debilitado nível da atividade
econômica diante do cenário recessivo, o setor de Tecnologia da Informação
registrou resultado positivo do emprego formal em 3.319 mil postos entre
janeiro e julho de 2015. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de
Empregos e Desempregados (Caged) e evidenciam o saldo líquido das movimentações
do mercado de trabalho, isto é, o número de contratações menos o de
desligamentos, em todo o Brasil.
Apenas
em São Paulo – principal responsável pelo efeito favorável da movimentação no
setor de TI – foram mantidos 2.604 mil postos de trabalho. De acordo com
análise elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos
Socioeconômicos (Dieese), o estado figura no topo do ranking sobre o fluxo do
emprego para trabalhadores em empresas de Tecnologia da Informação no País,
sendo Santa Catarina, com uma diferença de 1.440 mil, o segundo estado com
saldo positivo (1.164).
AÇÃO SOCIAL – O “Movimento
Dourado”, que será realizado pela Bettanin, marca o início de uma parceria
entre a empresa e uma das mais representativas instituições brasileiras sem
fins lucrativos de apoio ao tratamento do câncer infanto-juvenil: o Grupo de
Apoio o Adolescente e a Criança com Câncer (Graacc). O movimento é derivado do
“Novembro Dourado”, mês de conscientização do câncer infanto-juvenil,
reconhecido dessa maneira como forma de lembrar que as crianças valem ouro.
Aliado a essa ação, a Bettanin lança mais uma edição especial da Noviça, marca
líder na categoria vassouras e presente em território nacional, composta por
sete produtos – entre vassouras, balde, rodo, pá e escova – que serão expostos
no mercado em embalagens estratégicas para apoio à causa.
Além
de apoiar as crianças do Graacc, os produtos Noviça Movimento Dourado (que
destinarão uma parcela da receita para a instituição) trarão informações sobre
o diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes. Veja mais em www.bettanin.com.br/movimentodourado
USADO NOVO – Chega este mês
ao mercado o primeiro portal focado em veículos com mais de 10 anos de uso.
Inovador no segmento, o Meu Usado Novo (MUN) foi criado para agilizar e
fomentar o relacionamento entre clientes e lojistas na comercialização de
motos, carros e caminhões. Além disso, o MUN irá fomentar uma série de serviços
para atender uma demanda de aproximadamente três milhões de brasileiros que
querem adquirir um veículo dentro deste perfil.
Os
veículos serão expostos por lojistas no portal, traz um sistema de geoprocessamento
para filtrar os usuários e ofertas por região, entre outros diferenciais, que
fazem do MUN uma alternativa no mercado automotivo, já que é o único
especializado em veículos fabricados há 10 anos ou mais.
RISCOS – A venda de
usados tem crescido mês a mês no Brasil. Dados da Federação Nacional das
Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostram que de
janeiro a agosto deste ano houve alta de 4,1% na comercialização em relação ao
mesmo período de 2014. Com o aumento na procura de veículos usados, o ideal é
que os consumidores passem a se preocupar mais com os riscos que podem correr
ao realizar uma compra sem verificar o histórico do veículo. Mas nem sempre
isso é feito.
O
balanço mensal da Checkauto, empresa do Grupo Dekra Brasil especializada em
consultas sobre o histórico online de veículos seminovos e usados, apontou
restrições em 11% dos carros consultados em agosto, evitando aos bolsos dos
consumidores um prejuízo de R$ 177,3 milhões.
Do
total das consultas que retornaram com algum tipo de alerta, 26% referem-se a
veículos com histórico de leilão, 22% com histórico de recall e, em seguida,
com 10%, roubo e furto em aberto. Por fim, quilometragem divergente, com 4%. “A
importância de se realizar uma consulta está justamente em evitar problemas
futuros na hora de comprar um seminovo ou usado. É um valor pequeno a se
investir e pode evitar diversas dores de cabeças”, explica o gerente da
Checkauto, José Felix.
Divulgação Ônibus
brasileiros rodam nos Andes
EXPORTAÇÃO – O mercado
peruano de ônibus transformou-se em um dos mais importantes para a Marcopolo
nos primeiros oito meses deste ano. A empresa fechou contratos de fornecimento
de 165 novos ônibus rodoviários para algumas das principais operadoras de
transporte daquele país, com crescimento de cerca de 30% em relação ao mesmo
período de 2014.
“Nos
últimos anos, o Peru vem se consolidando como um dos principais mercados
consumidores de ônibus rodoviários. Os operadores têm investido muito em
qualidade, sofisticação e segurança, com a aquisição de modelos Paradiso 1800
Double Decker, de dois andares, e do novo Paradiso 1350”, observa Ricardo
Portolan, gerente de exportação da Marcopolo.
Os
ônibus adquiridos fazem parte de um contínuo programa de renovação das frotas
das empresas peruanas, que utilizam em larga escala veículos com duas classes
de serviço e com maior capacidade de transporte, como o Paradiso 1800 DD e o
Paradiso 1350. Foram 108 unidades dos modelos Paradiso 1800 DD e Paradiso 1600
LD, e 48 do novo Paradiso 1350 e do Paradiso 1200, além de nove micro-ônibus
Senior.
Divulgação Por ora será vendida só na cor vermelha
MOTINHA – Buscando
ampliar e atender todos os públicos das marcas do grupo FCA, a Mopar passa a
oferecer o Trikke, um triciclo elétrico extremamente prático, seguro e
divertido, nas concessionárias Fiat em todo o Brasil. “Com a expansão das
vendas do Trikke na rede Fiat, a Mopar demonstra sua atenção com as pessoas,
oferecendo produtos e serviços diferenciados, além de muito divertido como no
caso do Trikke”, afirma Norberto Klein, diretor da Mopar para a América Latina.
Desenvolvido
para circular em espaços fechados, como parques e condomínios, o Trikke
Elétrico se destaca pela facilidade de condução. A segurança é garantida pelo
exclusivo sistema que mantém as três rodas em contato com o solo. A boa
aderência é garantida nas curvas, feitas inclinando-se o corpo na direção
desejada (de forma semelhante à de uma motocicleta).
A
tração é proveniente do motor elétrico de 36 volts e 250 watts, montado na roda
dianteira. Alimentado uma bateria de íon de lítio de 9.000 mA/h e 324 watts, o
Mopar Trikke pode ser recarregado em qualquer tomada doméstica e sua reposição
total leva aproximadamente 5 horas na rede de 220 volts. Com a bateria
completa, a autonomia é de 25 km e a velocidade máxima, 25 km/h. Os freios
são a disco nas rodas traseiras, com travas de estacionamento.
CARGAS – Em um cenário
marcado por pedidos menores, mas com frequência maior de entrega, discutir as
tendências para a movimentação de cargas torna-se fundamental para vencer o
grande desafio da logística brasileira: equilibrar as variáveis de custo e
qualidade de serviço.
Pensando
na importância desse tema, o Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon
Salvador), operado pela Wilson Sons, promoveu o IV Seminário de Logística, na
Bahia, semana passada, para abordar as cargas fracionadas e de projeto,
traçando as tendências de movimentação de cargas para o estado da Bahia.
O
evento reuniu mais de 200 pessoas, entre armadores, empresários, despachantes,
transportadores, gestores públicos e pessoas ligadas à atividade comercial
marítima brasileira. O presidente da Companhia de Docas da Bahia (Codeba), José
Rebouças, ressaltou a importância dos investimentos em cabotagem: “Precisamos
continuar investindo em cabotagem, pois um país que tem 8 mil km de costa não
pode ignorar esta estrada feita de mar que tem à disposição e todas as
oportunidades que ela oferece”.
Divulgação (Esq. Pra
dir) Carlos Klink, Secretário de Mudanças Climáticas; Cristiano
Oliveira,
gerente da MVC, e Miguel Quintero consultor das Nações Unidas
AMIGA – A MVC, empresa
brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de
engenharia (pertencente às empresas Artecola e Marcopolo), recebeu a
certificação de “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, dentro do Programa Brasileiro
de Eliminação dos HCFCs. A empresa foi certificada pela substituição de
substâncias que agridem a camada de ozônio na produção de poliuretano. Esse
trabalho foi desenvolvido juntamente com a Purcom Química Ltda., seguindo as
determinações do Protocolo de Montreal.
“A
certificação demonstra o reconhecimento do elevado nível de excelência que a
MVC alcançou nos últimos anos. Estamos trabalhando continuamente para superar
as expectativas dos nossos clientes e nos tornarmos uma empresa sustentável e
”amiga” do meio ambiente. A conquista nos mantém motivados para desenvolver e
fornecer produtos da mais alta qualidade sem nos esquecer do foco na preservação
ambiental”, ressalta Gilmar Lima, diretor-geral da MVC.
O
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) é coordenado pelo Ministério
do Meio Ambiente.
FRUTAS – Cercado por
fronteiras naturais como o Deserto do Atacama ao Norte, a Cordilheira dos Andes
ao Leste, o Oceano Pacífico a Oeste e a fria região da Patagônia ao Sul, o
Chile tem defesas naturais que o deixam praticamente livre de pragas e doenças.
O Brasil, um dos principais parceiros comerciais do Chile, começa a receber, a
partir deste segundo semestre, as frutas cítricas chilenas, após um processo
que durou 12 anos devido a trâmites e protocolos de controle de pragas
aplicados por entidades brasileiras.
Limão,
Laranja-Bahia, Tangerina e Clementina estarão na mesa dos brasileiros
acompanhando o vinho, salmão, azeite, mexilhão e outros produtos chilenos já
amplamente consumidos no Brasil.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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