segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Sistema de Consórcios mantém o esforço

Nelson Tucci

Apesar dos percalços da economia, dos sobressaltos políticos e da prostração de alguns setores, a vida continua. O segmento de consórcios, por exemplo, tem procurado suplantar as dificuldades do fragilizado mercado automotivo. E como já anunciamos em edições anteriores, o mercado Premium de automóveis também toca adiante, com otimismo.

As vendas de novas cotas do Sistema de Consórcios cresceram 5,4% no acumulado de janeiro a julho, ao totalizarem 1,36 milhão contra 1,29 milhão no mesmo período de 2014. Com essa alta, o número de participantes ativos consolidado em julho último também aumentou e atingiu 7,15 milhões, registrando 4,4% mais que os 6,85 milhões registrados no mesmo mês do ano passado.
Segundo o presidente executivo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), Paulo Roberto Rossi, “tradicionalmente no segundo semestre observa-se crescimento na entrada de novos consorciados. Mesmo em meio a um momento econômico difícil, o consumidor tem redobrado sua atenção nos comprometimentos financeiros de médio e longo prazos. Porém, com foco no consumo responsável, muitos têm optado pela modalidade face suas características de autofinanciamento, custos mais baixos e planejamento financeiro”.
Com total de 135,9 mil novas cotas do consórcio de imóveis, nos sete primeiros meses deste ano, houve crescimento de 50,3% sobre as 90,4 mil acumuladas nos mesmos meses de 2014. No setor de veículos leves, que inclui automóveis, camionetas e utilitários, também foi registrada alta no acumulado de vendas. No período de janeiro a julho, foram comercializadas 551,5 mil cotas, 17,6% superior as 469 mil anteriores (jan-jul/2014). Adicionalmente, no setor de veículos automotores os consórcios de pesados – que reúne caminhões, ônibus, tratores, implementos agrícolas e rodoviários - fechou com 11% de crescimento.

REFUGIADOS – A Audi AG anunciou a criação de um fundo de emergência de 1 milhão para ajudar refugiados. O apoio financeiro é destinado a regiões onde a empresa tem fábricas.
A montadora criou o fundo para auxiliar os refugiados na Europa. A empresa vai usar esse montante para apoiar iniciativas que oferecem suporte aos imigrantes em locais onde funcionam suas plantas no continente – Ingosltadt, Neckarsulm, Bruxelas e Gÿor. “Nós estamos chocados com o grande sofrimento enfrentados pelos refugiados na Europa”, afirmou Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração da Audi AG.
Já o presidente Geral do Conselho da Audi, Peter Mosch, afirma: “Não podemos e não seremos passivos quando se trata de ajudar seres humanos nesta situação desesperadora. Nós, funcionários da Audi, estamos sempre dispostos a apoiar causas importantes – e esta é uma das situações mais importantes agora do que nunca.” Pela iniciativa Audi Voluntários (Audi Ehrensache), os funcionários podem sugerir projetos regionais que gostariam de implementar em cooperação com organizações de caridade. Os comitês de Responsabilidade Corporativa em cada local irão decidir posteriormente como distribuir os fundos.

CINQUENTINHAS – As famosas “cinquentinhas”, motos de 50 cilindradas com velocidade máxima de 50km/h, passam a ter uma fiscalização maior e o uso obrigatório de placa. O condutor que dirigir o veículo, também chamado de ciclomotor, deverá cumprir o que rege a lei nº 13.154/2015, sancionada pela presidente da República.
A partir desta Lei, as 50cc poderão circular somente com placas, conduzidas por pilotos maiores de 18 anos, portando carteira de habilitação. Outra mudança foi em relação ao órgão responsável pelo emplacamento e o início da fiscalização, que deixa de ser dos municípios e passa para o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de cada estado, que também deverá estabelecer o prazo para a regularização.
Para a Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto) a regulamentação é benéfica e favorece a segurança no trânsito. “Isso porque a maioria dos condutores de ciclomotores é de jovens e alguns até menores de idade, que apostavam na impunidade, trafegavam livres e despreocupados pela ausência de identificação de suas motonetas. Trafegavam sem capacete, estacionavam em local proibido, ultrapassavam semáforos e colocavam em risco suas vidas e a dos pedestres. Agora isso vai mudar e para melhor”, afirma o presidente Orlando Leone, da Anfamoto.

PARAFUSO SOLTO – A Honda Automóveis do Brasil convoca os proprietários dos automóveis HR-V relacionados a seguir a comparecerem imediatamente a uma das concessionárias autorizadas da marca para a confirmação do aperto dos parafusos dos cubos das rodas traseiras e, caso necessário, substituição de eventuais componentes danificados.
“Em algumas unidades, os parafusos dos cubos das rodas traseiras podem não ter recebido o aperto necessário no processo de montagem na fábrica, possibilitando o desprendimento do cubo de sua fixação. Tal situação pode provocar um acidente e causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros”, diz a nota.
O serviço deverá ser realizado em qualquer concessionária de automóveis Honda, mediante agendamento. Acesse o site www.honda.com.br/recall/autos ou ligue para a Central pelo 0800-701-3432.

MODAIS – Os organizadores do Seminário de Integração entre Modais – Visão Conceitual e Limites da Intermobilidade, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) promove em 30 de setembro, no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul/SP, antecipam o conteúdo de palestras, a começar pelo trabalho “Financiabilidade da infraestrutura, crise econômica e subsídios ocultos”, de autoria do consultor Gabriel Galipolo.
Galipolo vai mostrar a importância do conhecimento do custo real e efetivo para a prestação de um serviço público, bem como a definição clara das fontes de recursos para seu financiamento. Já a palestra “Intermodalidade no transporte urbano para regiões metropolitanas”, de Sérgio Avelleda, defende a importância da Intermodalidade na equação da mobilidade urbana, questiona a ausência de um arranjo institucional adequado para a integração de modais.
Suelen Gaeta, da Cummins South America, levará ao evento a palestra “Painéis técnicos de fornecedores de equipamentos”, por meio da qual pretende debater as regulamentações de emissões já existentes em diferentes mercados no mundo, como no segmento industrial, locomotivas, entre outros, e quais os impactos destas tecnologias na realidade brasileira em termos de benefícios ambientais e demandas da indústria.

Gelson Mello da Costa    Busão Fora-de-Estrada: para regiões de difícil acesso

FORA-DE-ESTRADA – A Marcopolo conclui a entrega de 28 novos ônibus para a Taquions Turismo, operadora de transportes de turismo e fretamento do Mato Grosso do Sul. Os veículos, 18 do Senior Midi Rural e dez unidades do modelo Ideale 770, serão utilizados em viagens intermunicipais.
O destaque desse fornecimento é o desenvolvimento das unidades do Senior Midi Rural para aplicação em trajetos em regiões de difícil acesso. O veículo destaca-se pelo baixo custo operacional e maior conforto para os usuários, diz a Marcopolo. O modelo também possui estrutura reforçada, o que aumenta a segurança dos passageiros em impactos e permite fácil acesso aos componentes mecânicos, diminuindo o tempo fora de operação. Com chassi Mercedes-Benz OF 1519R, tem 11,20 metros de comprimento e capacidade para transportar 40 passageiros em poltronas tipo Executiva 970, com descansa-pés.
Já os 10 ônibus Ideale possuem chassi Volvo B270 F e têm capacidade para transportar 48 passageiros em poltronas Executiva 970 com descansa-pés. Com 12,77 metros de comprimento, são equipados com sistema audiovisual com dois monitores e preparação para Wi-Fi (internet sem fio), entre outros itens para conforto.

ESCRITURAÇÃO – A Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) enviaram, no último dia 10, um pedido à Receita Federal para que seja prorrogado o prazo para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal, previsto para 30 de setembro.
As entidades relatam que empresas de todo o Estado estão enfrentando problemas em relação à obrigação de envio da ECF. "As inconsistências apresentadas pelo programa em sucessivas versões e a complexidade das exigências dificultam o preenchimento da ECF, expondo as empresas a riscos de multas em casos de informações inexatas ou incompletas, que variam em função do regime fiscal e da natureza da falha", alega Alencar Burti, presidente da Facesp e a ACSP, no ofício encaminhado ao secretário da Receita, Jorge Rachid.
A ECF é uma obrigação contábil que todas as empresas devem enviar ao Fisco para o devido cálculo da contribuição tributária. Trata-se de uma declaração recente, que foi implementada no ano passado e entrou em vigor neste ano. Por conta disso, a obrigação tem gerado diversas dúvidas nos contribuintes.

Jânio Munhoz             Insane Sound: desafios com a potência do som

INSANE – A segunda edição do Insane Sound, encontro de veículos com som automotivo em Barretos/SP, acontecerá nos próximos dias 26 e 27, no Parque do Peão. Entre as atrações estão a etapa final da disputa mundial de som – dB Drag Racing – com a presença de juízes internacionais, campeonato de carros rebaixados, shows de manobras radicais, apresentações de drift, DJs, desafios como a tentativa de derrubar um estande comercial e uma pilha de taças de vidro, quebrar o para-brisas de um carro somente com a potência do som, entre outros.

Divulgação              Jeep Renegade: na lista dos 10 mais emplacados

RENEGADE – Veículo da FCA completa um ano de mercado e comemora desempenho das vendas. No Brasil, onde a produção se iniciou em fevereiro, ele já figura na lista dos 10 mais emplacados de setembro.
Há um ano, a Jeep abria um novo capítulo em sua história de quase 75 anos, com o início das vendas do Renegade no mercado europeu. Pela primeira vez um Jeep era produzido na Europa (Melfi, na Itália), de onde hoje ele abastece os mercados europeus, asiáticos e norte-americanos. Cinco meses depois, o primeiro utilitário-esportivo compacto da marca começava a ser produzido também no Complexo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco. Em ambos os casos, são fábricas modernas e que já produziram, conjuntamente, mais de 160 mil unidades do Jeep Renegade. Nesse período, teve o recorde histórico de mais de 1 milhão de veículos comercializados.
No Brasil as vendas continuam crescendo desde as primeiras entregas. Em agosto último, o Renegade foi o 15º automóvel mais emplacado no país, com 14% de alta sobre o mês anterior. No acumulado do ano já são mais de 17 mil unidades vendidas. E os 2.486 emplacamentos da primeira quinzena de setembro colocam o SUV compacto da Jeep no Top 10 do mercado nacional.

PEUGEOT – A parceria firmada entre a Peugeot e o Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, foi ampliada com a abertura de mais um Centro de Treinamento da entidade, na última semana em Porto Alegre/RS.
Com a iniciativa, a Peugeot reforça o investimento na qualificação de profissionais que em breve prestarão serviços aos clientes da marca na rede de concessionárias. Essa parceria assegura aos futuros técnicos toda a infraestrutura adequada para que o treinamento ocorra da melhor forma possível, com salas de formação, espaço reservado para as práticas de oficinas, atendimento ao aluno, restaurante e enfermaria, entre outros.
Do lado do Senai, a cooperação é igualmente vantajosa ao tornar disponíveis as tecnologias aplicadas nos produtos da marca, promovendo o desenvolvimento das competências técnicas dos docentes das escolas Senai ao melhorar os recursos empregados pela Peugeot, como veículos, equipamentos e ferramentas especiais.

Amcham/Mario Miranda   Deborah Vieitas: CEO da Amcham Brasil

AMCHAM – A partir do próximo 1º de outubro, Deborah Vieitas substituirá Gabriel Rico como CEO da Amcham Brasil. Ela será a primeira mulher à frente da Amcham-Brasil nos seus 96 anos de existência.
Com sólido histórico na direção de grandes instituições financeiras e na direção da Associação Brasileira de Bancos Estrangeiros (ABBI), Deborah trará para a Amcham a experiência acumulada à frente de instituições como o Banco Caixa Geral- Brasil, parte do maior conglomerado financeiro português, Banco BNP Paribas, Banco CCF Brasil e Unibanco.
Gabriel Rico, que esteve à frente da Amcham-Brasil nos últimos oito anos, foi responsável pela consolidação da Amcham como a maior associação empresarial do País, fora do sistema sindical, com presença em 14 cidades espalhadas pelo Brasil. Fundada em 1919, a Amcham Brasil é hoje a maior Câmara Americana, entre 104 existentes fora dos EUA.

MILHAGEM – Até o dia 24 próximo, os participantes Multiplus poderão aproveitar a promoção realizada em parceria com a TAM para viajar pelo Brasil com trechos a partir de 4.000 pontos. É possível ir de Brasília a Belo Horizonte ou pegar a ponte aérea Rio de Janeiro – São Paulo a partir de 4.000 pontos. E o voo da capital paulista a Recife pode ser resgatado a partir de 6.000 pontos.
A troca de pontos por bilhetes deve ser efetuada diretamente em www.tam.com.br

Divulgação                                   Subaru XV: alta nas vendas

RITMO – Os modelos Subaru, importados e comercializados no Brasil com exclusividade pela Caoa, seguem mantendo bom ritmo de vendas, apesar do mercado de importados registrar queda de 28,9%. No acumulado de janeiro a agosto a marca emplacou 1.065 unidades, registrando crescimento de 65,6% em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram licenciados 643 veículos.
Em agosto deste ano foram emplacadas 174 unidades da marca japonesa, o que representa um acréscimo de 87%, frente ao mesmo mês de 2014. Especial destaque vai para os resultados alcançados pelos modelos Subaru XV que somou 59 unidades e Forester com 103 veículos vendidos, marcando alta de 436% e 30%, respectivamente, quando comparados com o mesmo mês do ano passado.

Divulgação/VW                                                 Jogos: oficina on-line gratuita

EDUCAÇÃO – A Fundação Volkswagen abriu inscrições para oficina on-line gratuita de desenvolvimento de jogos de educação no trânsito e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.jvt.org.br Para participar basta ter acesso a um computador conectado à internet.
Em formato inovador, que agrega textos ágeis, vídeos, entre outros recursos, o curso ensina a criar jogos como ferramentas para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito. O curso "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!" é totalmente online, gratuito e será realizado na plataforma do programa “Jogo da Vida em Trânsito”, criado pela Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios. A oficina poderá ser realizada até 16 de outubro de 2015 e todos os participantes receberão certificado emitido pela Fundação Volkswagen, com reconhecimento do Detran.SP.
A Fundação Volkswagen oferece 10 projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

KITS – A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor – e que faz parte da Affinia Automotiva – lançou na Autonor 2015 – Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste linha de kits reparo da caixa de direção hidráulica para linha leve, que possui ampla cobertura de aplicações para modelos das marcas Fiat, GM, Peugeot, Renault e VW.
O Kit de Reparo contribui para o aumento da vida útil da caixa de direção antes de sua troca por completo. Normalmente a troca da caixa de direção hidráulica ocorre quando apresenta problemas como folgas, vazamentos ou ruídos ocasionados por desgaste ou fim da vida útil de seus componentes diagnosticados por profissional qualificado.

COP 21 – A secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patricia Iglecias, esteve na semana passada na Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) para discutir junto aos setores produtivos e companhias individuais paulistas o recebimento de propostas de protocolos voluntários de redução de emissões de gases de efeito estufa.
O evento foi uma oportunidade ímpar de reunir empresários e discutir maneiras de tornar mais sustentáveis atividades econômicas cruciais ao País. A ocasião toma ainda mais importância pela proximidade da COP 21 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em dezembro, em Paris.

RESÍDUOS – A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) promoverá nos próximos dias 29 e 30 o “Fórum Abrelpe – RWM de Gestão de Resíduos”, que acontecerá paralelamente à Feira RWM Brasil 2015, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Com o tema “Gestão de Resíduos com Otimização de Recursos”, o Fórum trará uma série de palestras e debates sobre as questões mais relevantes envolvendo a gestão de resíduos sólidos e seu melhor aproveitamento para a geração de recursos. Serão apresentados casos reais com resultados positivos, em âmbito nacional e internacional.
“O objetivo do Fórum é impulsionar o processo de decisão para a adoção de soluções modernas e adequadas, que permitam a recuperação e o tratamento dos resíduos sólidos”, destaca Carlos Silva Filho, diretor-presidente da Abrelpe.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário