Divulgação Drone: mercado
diversificado para o veículo
Nelson Tucci
A
proposta de regulamentação para o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), mais
conhecido como drone, divulgada no início do mês pela Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac), deverá impulsionar o mercado desse equipamento no país. A cadeia
produtiva do setor, formada por fabricantes brasileiros, importadores e
prestadores de serviço, aguardava com ansiedade o documento da agência.
“O
fabricante brasileiro precisa de mais investimentos para crescer internamente e
exportar, com captação de recursos de fundos como uma das alternativas. Com a
regulamentação da atividade para uso profissional, a insegurança jurídica
desaparece e o mercado tende a sair da fase embrionária que se encontra para
crescer exponencialmente”, analisa Emerson Zanon Granemann, diretor da
MundoGeo, empresa responsável pela realização da feira Drone Show Latin
América, a 1ª da América Latina que reunirá fabricantes, fornecedores,
importadores, prestadores de serviços e técnicos, e terá uma programação com
palestras, cursos e seminários sobre o mercado de drones no país, nos dias 28 e
29 de outubro, em São Paulo (SP).
Segundo
Granemann, vários fabricantes globais aguardavam esta regulamentação para
entrar no país. “O Brasil tem um grande potencial de uso de drones por
profissionais dos setores de mapeamento e monitoramento nas áreas de mineração,
óleo dutos, gasoduto, distribuição de energia, construção civil, segurança
pública e privada, transportes, meio ambiente e principalmente agricultura”,
afirma Granemann.
LIDERANÇA – A Fiat
Chrysler Automobiles (FCA) manteve a liderança de vendas em automóveis e
comerciais leves no Brasil em agosto e nos oito primeiros meses deste ano. O
grupo vendeu 40.974 unidades das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM no
mês passado, o que representa um market share de 20,5%. No ano, foram
comercializadas 329.505 veículos dessas marcas, quantidade correspondente a
19,5% do total do mercado. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes
de Veículos Automotores (Anfavea).
A
Fiat foi novamente a marca mais vendida do Brasil, com 36.042 unidades
emplacadas no mês (18% de market share) e 310.825 no ano (18,4% do mercado).
Entre os cinco modelos mais vendidos em agosto, três foram da Fiat: Palio
(9.260 veículos), picape Strada (8.870) e Uno (6.917). A Strada também manteve
a liderança no segmento de comerciais leves, com vendas um pouco maiores do que
o dobro do segundo colocado.
Já
no segmento Premium a “taça” fica com a Audi, que registra um recorde histórico
de vendas no último mês. Pela primeira vez, uma marca premium emplaca mais de
1.900 carros no mesmo mês. O A3 Sedan 1.4 é o carro mais vendido no ano nesta
categoria. O crescimento da Audi no acumulado de janeiro a agosto é de 40,4% em
relação ao mesmo período de 2014.
“Estamos
extremamente satisfeitos com os resultados do mercado brasileiro. A marca vem
crescendo e registrando recordes de vendas mês a mês, mesmo em um período de
retração na economia brasileira. No último mês não só superamos as nossas
marcas como quebramos o recorde do próprio setor. Isso mostra, mais uma vez,
que traçamos uma estratégia acertada, que está criando bases sólidas para o
nosso crescimento no país” afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do
Brasil.
Eliana Herrera/Divulgação Ministro
Patrus Ananias conheceu o trator 4233
AGRALE – O ministro do
Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, conheceu em 3 de setembro, durante a
38ª Expointer – a maior feira agropecuária da América Latina, o inédito trator
Agrale 4233, único isodiamétrico (com rodados de tamanhos iguais) produzido no
Brasil, lançado no Espaço MDA. O ministro destacou a importância do Programa
Mais Alimentos para o pequeno agricultor e para a indústria nacional de
máquinas.
Ao
lado do presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos
Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, salientou o papel
fundamental do acesso dos agricultores familiares a tecnologias, como o trator
Agrale 4233 lançado, além de máquinas e implementos agrícolas. “Queremos uma
agricultura familiar mais desenvolvida que produza alimentos em quantidade e
também em qualidade, que garanta a soberania alimentar do nosso país”, afirmou
o ministro.
Com
proposta inovadora, o trator Agrale 4233 possui dimensões reduzidas, tornando-o
ideal para trabalhos em culturas baixas e estreitas, que exigem equipamentos de
dimensões reduzidas, como na viticultura (uva latada), fruticultura e
avicultura, entre outras. O trator é equipado com motor Agrale M790, com 30 cv
de potência, fator que proporciona melhor desempenho e economia.
EXPORTAÇÃO – A Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou o resultado
da indústria automobilística em agosto. Os dados apontam que as exportações de
autoveículos, que engloba automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus,
aumentaram 10,5% este ano comparado com o ano passado.
O
volume de veículos exportados este ano chegou a 260 mil unidades enquanto no
mesmo período do ano passado era de 235,3 mil.
Já
o mercado interno continua combalido. As vendas ficaram abaixo em 21,4% no
período janeiro a agosto deste ano, quando 1,75 milhão de veículos foi negociado
– em 2014, o resultado de igual período era de 2,23 milhões.
Divulgação Prius chega à 4ª
geração em rígida plataforma
HÍBRIDO – A Toyota
revelou em Las Vegas, nos Estados Unidos, a 4ª geração do híbrido Prius, que
redefine a expectativa do mercado sobre carros híbridos, estabelecendo novos
padrões de estilo e prazer ao dirigir.
O
Prius chegou ao mercado em 1997 como o primeiro veículo híbrido de produção em
larga escala do mundo. Ao oferecer desempenho ambiental em um pacote acessível,
mudou percepções e o status dos carros movidos a energia alternativa de
coadjuvantes a protagonistas em um mercado em constante evolução.
Devido
ao pioneirismo de modelos como o Prius, hoje, clientes em todo o mundo
consideram a eficiência energética de um automóvel como fundamental. Em
resposta a esta tendência, a Toyota trabalhou para garantir que a 4ª geração do
Prius fosse marcada, não só por ser mais favorável ao meio ambiente, mas também
por possuir um design elegante e em conformidade com o prazer que o motorista
tem ao dirigi-lo. Além disso, como primeiro carro da marca a ser montado sobre
a Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA, em inglês), o Prius conta com rígida
plataforma, combinada a um baixo centro de gravidade e novas suspensões. O Novo
Prius mostra ainda novíssimo design, com linhas que sugerem elegância e uma
presença marcante.
ECOLAB – Luiz Gustavo
E. Pereira é o novo VP da Ecolab Brasil. Com 20 anos de empresa, o engenheiro
de minas atuou nos últimos três anos como vice-presidente para América Latina
no negócio de Water, and Process Services (WPS).
Parceira
de mais de um milhão de clientes, a american Ecolab (ECL) é líder global em
tecnologias e serviços para água, higiene e energia, protegendo pessoas e
recursos vitais. Com vendas em 2014 de US$ 14 bilhões e 47 mil associados, a
Ecolab entrega soluções e serviços realizados nos clientes, visando otimizar o
uso de água e energia e aumentar a eficiência operacional de clientes nos
mercados de alimentos, saúde, energia, hotelaria e industrial.
CLIMA – Promover novas
parcerias em nível nacional e internacional entre empresas e entidades é a
finalidade do Encontro de Negócios, que será realizado no próximo dia 25 no
Royal Palm Plaza, em Campinas, no interior do Estado de São Paulo.
A
iniciativa integra o 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados
Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM), que ocorre entre os dias
23 e 26. Sob o tema “O meio ambiente e o futuro dos mercados atacadistas”, o
evento irá debater os impactos globais das mudanças climáticas na produção
agrícola e no abastecimento.
A
organização do Congresso e do Encontro é da Associação Brasileira das Centrais
de Abastecimento (Abracen), entidade que reúne 23 centrais de abastecimento,
responsáveis pela gestão de 56 entrepostos atacadistas instalados em todo o
país.
COLABORATIVA – Mapeamento
inédito feito pelo Movimento Cidade Colaborativa identificou 100 projetos de
compartilhamento disponíveis na cidade de São Paulo. As ações foram reunidas no
portal www.cidadecolaborativa.org e organizadas
em 10 categorias: cultura (15), mobilidade (13), consumo (11), serviços (10),
trabalho e coworking (10), educação (9), meio ambiente (8), alimentação (6),
moradia (5) e ONGs e poder público (13).
Cruzamento
feito nos dias 24 e 25 de agosto entre cada um desses projetos e seus
seguidores no Facebook, revela que, juntos, eles já são alvo de 14.568.505
milhões de manifestações positivas, uma prova de que milhares de brasileiros
aderiram, em algum grau, à chamada economia colaborativa. Esse é o número de
pessoas e de curtidas registradas nas páginas dos 100 projetos que figuram no
guia. Como a mesma pessoa pode ter curtido mais de um projeto, não se pode
precisar o número de adeptos.
Para
mensurar a força nas redes sociais dos 100 projetos listados no guia, foram
somados os números de seguidores e de likes
de cada iniciativa. Comparado ao universo dos 38 milhões de brasileiros
(usuários únicos), que curtem pelo menos uma fanpage no Facebook (Social
Bakers), o resultado é que os 100 projetos juntos representam 38,22% no
universo dos brasileiros que curtem pelo menos uma página. Ou seja: os serviços
baseados em colaboração têm espaço para crescer por meio das redes sociais. O
crescimento desse setor, não apenas em São Paulo, mas em todo o mundo, está
relacionado justamente à conectividade dos usuários dos serviços.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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