Nelson Tucci
Em 25 de setembro celebrou-se o Dia Nacional do Trânsito. O lema da campanha
promovida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para este ano é
“Seja você a mudança no Trânsito”.
No
primeiro semestre comprovou que dirigir utilizando o telefone celular está
entre as infrações mais comuns cometidas na cidade de São Paulo segundo a
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O mais curioso é que, em outro
balanço divulgado em 2005, a prática já se mostrava constante. Já outra
pesquisa realizada em junho pela Polícia Rodoviária Federal revelou que, nos
últimos cinco anos, pelo menos 120 mil motoristas foram multados por utilizarem
o aparelho ao volante nas estradas brasileiras.
Engana-se,
porém, quem acredita que esse mau hábito no trânsito vem apenas dos
brasileiros. Em uma pesquisa realizada pela Dekra na Alemanha com
aproximadamente 10 mil motoristas utilizaram os celulares no ouvido enquanto
estavam dirigindo. Gerd Neumann, diretor executivo da Dekra Automobil GmbH,
explica que uma distração, mesmo que aparentemente por um período pequeno, pode
ter consequências fatais: “Se alguém dirigindo a 50 km/h tirar seus olhos da
estrada por apenas dois segundos, ele dirigirá cego por quase 28 metros. Isso
pode resultar em um acidente desastroso”.
Divulgação Fiat Toro: Sport Utility Pick-up (SUP)
LANÇAMENTO – A Fiat
Automóveis lança na América Latina no começo do próximo ano um carro
completamente inovador: o Fiat Toro. Na foto o novo modelo ainda aparece de
forma misteriosa, mostrando só a parte frontal.
Este
representará para o mercado a estreia de um novo segmento – o Sport Utility
Pick-up (SUP). O Fiat Toro reunirá características de robustez e força de uma
picape e ao mesmo tempo conforto e dirigibilidade de um SUV, promete o
fabricante.
TENDÊNCIA – Na 11ª edição
do Salão Latinoamericano de Veículos Componentes e Novas Tecnologias, realizada
em setembro, em São Paulo, as novidades e a análise das perspectivas desse
mercado foram mais uma vez alavanca para negócios e planejamento das empresas
do setor. Para o público, foi a oportunidade de conferir lançamentos em carros
elétricos e híbridos, geradores de energia, como também experimentar a sensação
de andar em bikes, scooters, skates, patinetes e monociclos – todos elétricos.
As
principais empresas do setor automobilístico marcaram presença com lançamentos,
como a Porsche com o Cayenne E-Hibrid; a Eletra, que lançou o primeiro ônibus
elétrico híbrido dual; a WOIE, com novas linhas de bicicletas elétricas; e a
Build Your Dream (BYD), com um ônibus 100% elétrico, que será incorporado à
primeira frota de ônibus elétricos de Campinas (SP). A BMW, Volvo, Toyota, VO2,
WEG, Moura, IPSEC, Bosch, KYA, BRMobilit, ClubCar, CPFL Energia, JAC Motors,
Cooltra, Riba, EP Modelismo, Power Solutions, SI, Grupo Schréder e Caixa
Econômica Federal também marcaram presença expondo seus produtos e projetos.
O
presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, apontou a importância de o segmento
contar com o apoio do poder público. "Os incentivos governamentais são de
fundamental importância. Recentemente contamos com a redução de IPVA e
liberação do rodízio para veículos elétricos e híbridos da cidade de São Paulo.
Mas ainda há muito a ser feito para que o veículo elétrico se torne uma
realidade nas ruas brasileiras", explicou.
CROWFUNDING – Startup
catarinense inicia campanha para viabilizar produção de veículo elétrico
colaborativo. Campanha no Catarse teve início em 23 de setembro. A meta do
projeto sustentável é colocar o Podcycle para cruzar as ruas brasileiras.
A
mobilidade urbana do futuro será elétrica, intermodal, sustentável,
compartilhada e inteligente. Pensando nisso e nos desafios impostos pela (i)
mobilidade urbana na rotina dos brasileiros, uma startup catarinense incubada
no Inaitec, na Pedra Branca, em Palhoça, desenvolveu o PodCycle – veículo
urbano inteligente projetado para duas pessoas e exclusivo para sistemas de uso
compartilhado. Para alavancar a primeira parte do projeto, foi lançada campanha
de financiamento coletivo no site Catarse, com meta inicial de R$ 68 mil. “O
crowdfunding é uma ferramenta cada vez mais comum no Brasil, que ajudou a
tornar realidade diversos projetos e que a cada dia nos aproxima mais da
realidade norte americana, onde comumente são viabilizados projetos altamente
tecnológicos, ousados e com grande potencial ou interesse da sociedade”, afirma
Brener Martins, graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC) e um dos responsáveis pelo início do projeto, em 2012.
Para
apoiar a ideia, basta entrar no site do projeto (catarse.me/evpodcycle) e
escolher um valor dentre as opções disponíveis. Cada cota, que varia de R$ 15 a
R$ 900, tem uma recompensa – que vai desde a gravação a laser do nome do
apoiador no chassi do automóvel a uma miniatura 3D do veículo, acompanhado de
uma carta de agradecimento assinado a mão pelos membros da equipe responsável
pelo projeto. A campanha terá duração de 60 dias.
MAIS VENDIDOS – O Volkswagen
Golf foi o modelo 0 km mais buscado na WebMotors em agosto último. É o que
aponta o Índice WebMotors. Do total de pesquisas por carros novos realizadas no
período, o hatch da marca alemã foi responsável por 3%, seguido do
utilitário-esportivo Honda HR-V, lançado em 2015, com 2,3% das preferências.
Na
lista dos cinco “mais desejados” entre os novos entram ainda os veteranos
Toyota Corolla (1,9%), Ford Focus (nas configurações hatch e sedã, com 1,8%) e
Honda Civic (1,7%).
Já
na categoria usados despontam o Honda Civic e o Toyota Corolla como os modelos
usados mais procurados em agosto na WebMotors. Das pesquisas efetuadas no
período, os sedãs das marcas japonesas foram responsáveis, respectivamente, por
3% e 2,5% do total.
REPROVADO – Os últimos
testes de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América
Latina e o Caribe (Latin NCAP), do qual a Proteste Associação de Consumidores é
parceira, avaliaram dois novos veículos, mas que não são comercializados no
Brasil. Os resultados mostram melhorias do Nissan Tiida Sedã, que obteve quatro
estrelas na proteção de adultos. Entretanto, a Renault Duster deixou a desejar
na proteção infantil, com apenas duas estrelas.
O
Nissan Tiida Sedã, fabricado e adquirido no México, obteve quatro estrelas em
relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas a respeito da proteção do
ocupante infantil. A estrutura do veículo é forte e os dois airbags e pretensores,
agora padrão, conseguiram proteger os ocupantes adultos no impacto frontal. O
Nissan Tiida Sedã, que era oferecido na América Latina na versão básica sem
airbags, foi atualizado e agora conta com dois airbags e dois pretensores.
Já
a versão básica da Renault Duster, fabricada e adquirida na Colômbia, é
oferecida atualmente com airbag só para o motorista; por isso obteve apenas
quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e apenas duas estrelas para
a proteção do ocupante infantil. “Este modelo apresenta uma proteção marginal
às zonas peitorais dos dois passageiros adultos. O acompanhante poderia ter
batido a cabeça contra o painel, já o modelo não conta com airbag para o
acompanhante”. O manual do veículo indica que existe uma versão equipada com ancoragens
ISOFIX para os sistemas de retenção infantil. Contudo, o automóvel testado pelo
Latin NCAP não tinha essas ancoragens.
Para
Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, "a incorporação de duplos
airbags e pretensores de cintos de segurança por parte da Nissan é alentador.
Porém, é decepcionante ver modelos iguais, como a Duster, vendidos com menos
equipamentos de segurança na América Latina do que na Europa. Infelizmente, a
proteção infantil ainda é muito baixa na região”.
PEUGEOT – Ana Theresa
Borsari assumiu, em 1º de outubro, a direção geral da Peugeot no Brasil. Assim,
pela primeira vez desde que iniciou suas operações no país, em 1991, a marca
tem um brasileiro no comando. Também cabe a ela mais um fato inédito: é a
primeira mulher a pilotar a operação no Brasil.
A
executiva, de 44 anos, é advogada formada pela USP e ingressou na empresa em
1995, passando por vários postos na Peugeot do Brasil até deixar, em 2010, o
cargo de diretora de Marketing para iniciar sua carreira internacional.
No
Brasil, a executiva responde diretamente a Carlos Gomes, presidente da PSA
Peugeot Citroën para o Brasil e a América Latina.
FRANQUIAS – De acordo com
a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor cresceu
11,2% no primeiro semestre de 2015 comparado ao mesmo período do ano passado,
totalizando R$ 63,885 bilhões ante R$ 57,464 bilhões registrados nos seis
primeiros meses de 2014.
Os
números mostram que mesmo em meio à crise o setor continua em crescimento. São
diversas redes abrindo novas unidades, como a AGQ Brasil, especializada em
consultoria e implementação de sistemas de gestão. Ainda esse ano a rede irá
abrir três unidades pelo Brasil, totalizando 12 franquias, com investimento
inicial a partir de R$ 40 mil.
CIDADANIA – A Dana, uma
das principais sistemistas do segmento automotivo brasileiro, acaba de
conquista o prêmio Top Cidadania 2015, na categoria Empresa, com o projeto que
promove qualidade de vida no trabalho para pessoas com deficiência e gera valor
para a sociedade. A cerimônia de premiação será realizada no dia 7 de outubro,
no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS).
Promovido
pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, a ABRH–RS,
o Prêmio Top Cidadania tem como objetivo evidenciar as companhias que se
destacaram por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e
responsabilidade social.
Segundo
Luís Pedro Ferreira, responsável por Relações Institucionais da Dana para a
América do Sul, o objetivo da empresa é criar oportunidades e contribuir para
uma sociedade mais justa e melhor: "É muito importante obter o
reconhecimento de uma organização renomada como a ABRH. Reforça nossas certezas
e o orgulho que temos por promover em conjunto com nosso time em Gravataí um
projeto desta magnitude. Procuramos criar um ambiente que promove a verdadeira
inclusão social e econômica destes indivíduos, que trazem seus talentos
especiais para nossa equipe, nos ajudam a melhorar a produtividade e passam a
atuar como os cidadãos que são, um ciclo virtuoso que rende frutos para a
Sociedade como um todo", ressalta o executivo.
Divulgação Escola Digital: tecnologia
é importante aliada do aprendizado
ESCOLA DIGITAL – De acordo com
dados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), a cada 100 crianças que
deveriam estar alfabetizadas, 22 não sabem ler adequadamente (interpretam,
somente, palavras curtas e isoladas); 35 alunos não sabem escrever; e 57 não
dominam a matemática como deveriam. A avaliação – prevista no Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa, lançado em 2012, e baseada em pesquisa com
2,3 milhões de alunos do terceiro ano do ensino fundamental em 49 mil escolas
públicas – reforça a importância de o Brasil buscar instrumentos para tornar o
processo de alfabetização mais eficaz. Na tecnologia pode estar a resposta para
facilitar e democratizar o processo de alfabetização e uma das iniciativas, que
está ao alcance de pais, educadores e do próprio poder público é a Escola
Digital.
Criada
em 2013 pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo,
a Escola Digital nasceu da crença que a tecnologia é uma importante aliada do
aprendizado e instrumento de promoção de igualdade de oportunidades. Nesse
contexto, a iniciativa responde ao objetivo de facilitar o acesso de
educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base
tecnológica inovadora para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. A
plataforma de busca de recursos digitais também apoia alunos que querem
aprofundar os estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação dos
filhos.
Entre
os mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem encontram-se games e livros
interativos que auxiliam professores e pais no processo de alfabetização de
crianças. Segundo Maria Slemenson, gestora da Escola Digital, o aprendizado e o
desenvolvimento da habilidade da leitura – e da escrita – podem ter como aliado
algumas ferramentas digitais. “Recursos como jogos, aplicativos, livros
multimídias e ambientes digitais de aprendizagem são algumas das ferramentas
que dão suporte ao processo de alfabetização de crianças. Os chamados nativos
digitais têm a tecnologia como instrumento para ler o mundo; muitos recursos
ajudam, inclusive, a engajar e despertar interesse nesses pequenos alunos”,
afirma Maria, acrescentando que os pais também são agentes importantes da
alfabetização e podem participar do processo, fazendo uso de recursos
tecnológicos tais como a Escola Digital. Veja mais em http://escoladigital.org.br/odas/search?q=Alfabeto+de+sab%C3%A3o
TÊNIS SOLIDÁRIO – A Peugeot
Citroën apoia Projeto Social “Tênis para Todos”, no Rio de Janeiro. A empresa
tem como um de seus eixos prioritários de desenvolvimento no mundo contribuir
para a melhoria das condições sociais das regiões onde está implantada
industrialmente, como acontece com o Estado do Rio de Janeiro. Assim, passou a
apoiar o Projeto Social “Tênis para Todos”, que oferece aulas de tênis para
jovens de comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro. As aulas são
ministradas no Sheraton Rio Hotel & Resort. É a segunda vez que a empresa
apoia este Projeto, sendo a sua primeira participação em 2013.
Criado
em 2011, o projeto trabalha com jovens entre 10 e 18 anos de idade e busca,
através da prática do tênis alinhada aos estudos, diminuir a violência urbana e
a desigualdade social, dando-lhes a oportunidade de aprender a disciplina e os
valores positivos do esporte.
O
projeto oferece, adicionalmente, a possibilidade de aulas de computação através
de uma parceria com o Shopping Leblon, bem como aulas de inglês através de uma
parceria já em prática nas dependências do Hotel Sheraton Rio. O “Tênis para
Todos” já ajudou mais de 300 pessoas diretamente ou indiretamente. O projeto
pode ser seguido pelo site www.futurobom.com.br
Divulgação Pão Amigo: fabricado com ingredientes selecionados
PÃO AMIGO – Cerca de 4 mil
padarias de todo o Brasil já estão produzindo e comercializando o Pão Amigo,
pãozinho de leite lançado pela Emulzint em uma parceria com a Associação de
Assistência à Criança Deficiente (AACD). O número de padarias que se tornam
parceiras no projeto aumenta a cada dia, e a expectativa é que até o final do
ano já totalizem 10 mil.
Fabricado
com ingredientes selecionados, o Pão Amigo (Fb.com/paoamigo) é um pão de leite
macio e fonte de cálcio, mineral essencial à formação dos ossos e dentes na
infância. O produto também tem baixo teor de gorduras totais e é zero gorduras
trans. Porém, seu principal ingrediente é a solidariedade, uma vez que parte do
valor das vendas de cada Pão Amigo é destinado à AACD. Desde o início de setembro,
o Pão Amigo já está presente em 12 Estados.
Os
apelos saudáveis do Pão Amigo vão ao encontro à atual busca dos pais e
responsáveis pela preparação de lanchinhos mais saudáveis para as crianças. Ele
é ideal para o café da manhã e para lanches variados, e agrada diversos
paladares, principalmente o infantil. Além disso, o produto é uma iniciativa da
Emulzint no fornecimento de um produto inovador para o setor de panificação. A
mistura do Pão Amigo tem embalagem personalizada com o selo da AACD, além dos bonecos
símbolos do Teleton: Tonzinho e Nina.
ESTÁGIO – A Diageo,
líder mundial na produção de bebidas alcoólicas Premium, que inclui marcas como
Smirnoff, Johnnie Walker, Ypióca, Baileys e Guinness, entre outras, está com
inscrições abertas para seu programa de estágio 2016.
Para
concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter previsão de conclusão da
graduação em dezembro de 2017, inglês avançado. As inscrições podem ser feitas
por meio do site da Cia de Talentos (www.ciadetalentos.com.br) até o dia 13
de outubro.
Divulgação TGA: ampliando atuação no segmento da cabotagem
LOGÍSTICA – Há 20 anos no
transporte rodoviário de carga fracionada, a TGA Logística (www.tgalogistica.com.br) reúne todo o
seu know-how e estrutura de coleta e distribuição para integrar de vez o modal
mais promissor do país: a cabotagem. Segundo a empresa, a expectativa de
retorno sobre o investimento (ROI) é de seis meses, nesta primeira fase, quando
deverão ser consolidadas cerca de 40 TEUs/mês de carga fracionada, dry (seca) e
refrigerada.
O
diretor executivo, Adilson Santos, conta que a decisão da empresa em ampliar
sua atuação para este segmento obedece a um momento estratégico, em que
oportunidades começam a aparecer, apesar da crise econômica do país. “Entramos
no mercado já ganhando em vantagem competitiva, por contarmos com o
conhecimento e toda a estrutura que envolve consolidação de carga fracionada”,
adianta Santos, lembrando que, por isso mesmo, o custo do investimento é bem
menor.
Mas
a empresa não quer concorrer com os armadores. Para o diretor de Cabotagem da
TGA, Álvaro Fagundes, o foco da operadora logística é a carga fracionada. “Do
total da carga do modal rodoviário presente no mercado, com potencial para
migrar para a cabotagem, 25% é fracionada”, afirma o executivo. Antenada com o
crescimento de 12% do setor de cabotagem no 1º semestre deste ano, a empresa já
se prepara para o segundo semestre, de olho na otimização dos negócios.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
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