segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Picapes campeãs de valorização

Divulgação   37,72%, Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Simples lidera o ranking

Nelson Tucci

Pesquisa exclusiva da Mobiauto revela as picapes seminovas (modelo 2021) campeãs de valorização no ano passado. Recém-adquiridas zero km pelos compradores durante o ano, aquelas colocadas à venda no mercado, posteriormente, despontaram como opção a fim de suprir a ausência de unidades novas. Resultado: valorizaram acima da média do mercado (esta calculada em 23,5%) e colocaram sete modelos entre as dez que mais subiram percentualmente suas cotações.

Startup do segmento automotivo que mais cresceu no ano passado e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, a Mobiauto selecionou 131 veículos de sua relação dos mais procurados pelos consumidores. Conforme a sua base de dados analisada, a campeã de valorização foi a Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Simples, com 37,72% de alta, quando comparados os preços de dezembro de 2020 ao mesmo mês de 2021.

“Como houve falta de modelos zero km, esses compradores migraram para os seminovos. A Mobiauto é um termômetro apuradíssimo do que acontece instantaneamente no mercado de automóveis do Brasil”, comenta Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto. Dos dez modelos mais bem colocados no levantamento, a Fiat Strada teve duas versões, assim como a Nissan Frontier. Chevrolet S10, Ford Ranger e Fiat Toro completaram o rol de picapes que ganharam preços bem acima da média.


ELÉTRICOS – Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram emplacados 34.990 automóveis e veículos comerciais leves elétricos no país no ano passado, um recorde. Isso é 77% a mais do que em 2020. A frota de eletrificados no país é de 77.000 veículos.


ALÍQUOTA – O governo do Estado de São Paulo obteve a aprovação da Assembleia Legislativa para a redução da alíquota do ICMS aos caminhões elétricos, de 18% para 12% já em 2022.

A proposta de redução do ICMS em seis pontos percentuais tem o objetivo “de fomentar o desenvolvimento da indústria automobilística paulista, alavancar a comercialização e renovação sustentável da frota no estado, além de estimular o mercado tecnológico voltado aos caminhões elétricos – extremamente importantes na redução das emissões de carbono e ruídos em todo o estado”, diz a assessoria do Palácio dos Bandeirantes.


Renato Suzuki    Scooters estão disponíveis em São Paulo

MOTOS – O Santander Brasil patrocina um projeto pioneiro de compartilhamento de motos elétricas em São Paulo. Desde 25 de janeiro, 50 scooters da montadora Riba estão distribuídas em pontos estratégicos da zona Sul da capital – o serviço está disponível para clientes e não clientes da instituição financeira. A iniciativa, que deve ser expandida no futuro, reforça os princípios de sustentabilidade do banco para a mobilidade urbana. Em um ano, os veículos deixarão de lançar cerca de 20 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

A área de atuação do compartilhamento estará limitada, neste primeiro momento, à região localizada entre os bairros de Campo Belo, Vila Olímpia, Itaim Bibi, Jardim Paulistano, Jardim Paulista e Cerqueira César. Os veículos estarão disponíveis diariamente, das 6 às 23 horas, e poderão ser estacionados em qualquer vaga pública para motos. O valor de locação será de R$ 5,90 pelos primeiros 10 minutos e R$ 0,75 por minuto adicional. Em simulação, a empresa calculou, para um mesmo trajeto, o custo de R$ 22,80 em aplicativo de transporte de carros e R$ 9,65 com as motos elétricas.

“O Santander tem se dedicado cada vez mais a projetos que atentam para a melhoria da vida em grandes centros urbanos. É o caso da nossa parceria com as motos elétricas de compartilhamento, que além de auxiliar na questão da mobilidade, por serem um meio de transporte acessível para a população, melhoram o ar que respiramos”, conta Carolina Learth, responsável pela área de Sustentabilidade do Santander Brasil.


BATERIAS – O Grupo Volkswagen e o Grupo Bosch assinaram no último dia 17 um memorando de entendimento visando o estabelecimento de uma provedora europeia de soluções para equipamentos para baterias. As duas empresas planejam fornecer os sistemas integrados de produção para fabricantes de células e sistemas de baterias.

Através de um enfoque de produção “local para local”, a iniciativa também representará um passo importante no sentido de uma mobilidade neutra em carbono. Apenas na Europa, o Grupo Volkswagen planeja construir seis fábricas de células até 2030.

Volkswagen e Bosch estão estabelecendo uma unidade de projetos para explorar as possibilidades de soluções em escala industrial para fabricação de baterias na Europa.


Divulgação                               Camionete promete muito mais força

RAM – A Ram confirma: novo modelo da marca será a 3500. Lançamento promete elevar o patamar das picapes da marca no Brasil com mais força e capacidade. Equipada com motor turbo diesel Cummins de 377 cv de potência e 1.150 Nm de torque (12 cv e 65 Nm a mais do que na Ram 2500), a nova picape poderá carregar 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg. Na comparação com a 2500, são 664 kg e 1.160 kg a mais nas capacidades de carga e reboque, respectivamente.

Em 2009, a marca Ram foi lançada como uma divisão independente, focada em atender às demandas dos compradores de picapes e em entregar veículos que sejam referência de qualidade. A Ram é parte do portifólio de marcas oferecidas pela Stellantis.


Divulgação       Motor é turbo de quatro cilindros 2.0 e produz 300 cv

JAGUAR – Com design atualizado e esportividade característica da marca, a Jaguar apresenta ao mercado brasileiro o novo F-TYPE 2022 com uma grande novidade: a versão Dynamic Black, que chega ao mercado brasileiro com 20 unidades limitadas. O esportivo entrega ao motorista o equilíbrio entre desempenho e design mais imponente e assertivo.

Cuidadosamente refinada, a versão Dynamic Black o pacote Black Pack externo e interno, novas rodas de 20’’ de 5 raios Gloss Black, pinças de freio exclusivas em vermelho, teto elétrico retrátil em Vermelho Mars e pintura externa metálica Santorini Black.

No interior da edição limitada é possível desfrutar do Luxury Pack Plus, combinação de materiais únicos da Jaguar – o couro Windsor em Vermelho Mars e detalhes em preto brilhante – que traz charme e requinte para os ocupantes. Os bancos têm ajustes elétricos de 12 posições. Já o motor turbo de quatro cilindros 2.0, produzindo 300 cv e 40,8 mkgf de torque a partir de 1.500 rpm, é acoplado ao câmbio automático Quickshift de oito marchas.

 

PNEUS – Apesar de apresentar alta em relação a 2020, as vendas totais de pneus fecham 4,5% abaixo dos números pré-pandemia, no último ano. Em 2021, as vendas totais de pneus no Brasil fecharam em 56,7 milhões de unidades, aquém dos anos de 2017, 2018 e 2019 quando foram vendidos, em média, 59,3 milhões de pneus.

 

MARCA – A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) foi nomeada a “Marca do Ano em Caminhões” pelo Prêmio Lótus 2022, promovido pela editora Frota&Cia. A premiação é realizada desde 1994 e toma como base o número de emplacamentos do Renavam relativos ao ano anterior, informados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

“É uma grande honra iniciar 2022 com a premiação de marca do ano em caminhões. Reconquistamos a liderança do mercado e não tem sensação mais gratificantes. Essa é a representação da preferência dos transportadores do mercado brasileiro e reforça o nosso compromisso de oferecer veículos sob medida”, celebra Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.


Divulgação                                                Mais de 3,17 milhões de novas cotas

CONSÓRCIOS – O Sistema de Consórcios bateu três novos recordes em novembro último, informa a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), que ainda trabalha no fechamento do ano passado.

Enquanto o acumulado de vendas com mais de 3,17 milhões de novas cotas, de janeiro a novembro, avançou 14,4% sobre as 2,77 milhões de adesões do mesmo período do ano passado, os negócios ultrapassaram a marca dos R$ 202 bilhões, sendo 34,4% acima dos R$ 150,5 bilhões anteriores. O total de consorciados ativos cravou 8,4 milhões de participantes, em novembro. O tíquete médio subiu de R$ 63,7 mil (novembro de 2020) para R$ 67,4 mil (novembro 2021).


INTERMODAL – Em formato híbrido neste ano, o esperado encontro de logística, intralogística e transporte de cargas reunirá mais de 200 marcas nacionais e internacionais, eventos de conteúdos exclusivos e inéditos, além de marcar o reencontro das empresas dedicadas às cadeias de distribuição.

Depois de dois anos dedicados a consolidar a plataforma multicanal como ferramenta para a geração de conhecimento e negócios, a Intermodal volta a ser realizada também no formato presencial. Evento está confirmado de 15 a 17 de março, no São Paulo Expo, na Capital.


MULTAS – Deixar de transferir o veículo dentro do prazo de 30 dias está no topo das multas aplicadas de competência do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Entre janeiro e dezembro de 2021 foram registradas 423.393 infrações desse tipo de um total de 1.563.449, o que representa 27% do total.

Estabelece o artigo 233 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que deixar de transferir o veículo dentro do prazo de 30 dias é uma infração média, gerando multa de R$ 130,16, além de sujeitar o veículo a remoção ao pátio.

No ranking das irregularidades, aparece na segunda posição a multa por dirigir manuseando, segurando ou utilizando celular. São 165.170 infrações registradas (10,5% do total). Já na terceira colocação, aparece conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, com 139.327 (9% do total). Completam as cinco infrações mais aplicadas pelo Detran.SP deixar de usar o cinto de segurança com 126.078 infrações (8%) e dirigir sem habilitação, com 123.407 multas registradas (7,8%).

 

Divulgação              Lacres de latinhas transformam-se em cadeiras

LACRE – Sabe aquela história de trocar um anel de latas de refrigerante por uma cadeira de rodas que muita gente tem dúvida se funciona? Sim, ela funciona e bem. Uma vez mais, a Campanha Lacre Solidário, da concessionária SPMar, em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) comprova a prática. A companhia iniciou a sexta edição, neste ano, transformando lacres de alumínio em mobilidade.

É uma corrente de solidariedade que já mudou a vida de muitas pessoas. Desta vez, a cadeira de rodas nova foi entregue à cidade de São Bernardo do Campo/SP e recebida pela presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade, Greici Morselli.

Para Marcelo Afonseca, diretor executivo da SPMar, a ação é motivo de orgulho para concessionária: “É uma iniciativa transformadora que mobiliza centenas de usuários a doarem um simples lacre da latinha, que na maioria das casas seria descartado no lixo. E o resultado muda completamente a mobilidade de alguém”. A concessionária já doou 26 cadeiras de rodas, destinadas tanto a instituições, como para pessoas físicas que comprovaram a necessidade.

 

LOCAIS – Ainda sobre a campanha de cadeiras de rodas, para participar é fácil. Cada peça é resultado (em média) de 140 garrafas de 2 litros cheias de lacres, o equivalente a 90 quilos do material reciclável.

Você pode levar sua doação de lacres nas praças de pedágio ou bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) no Rodoanel. Há também postos de coletas que funcionam nas sedes dos fundos sociais de solidariedade nas cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Ribeirão Pires e Suzano, todas na Grande São Paulo. A campanha de arrecadação dos lacres funciona o ano todo.


Divulgação                                  Teoria e prática no modo delivery

TREINO – Você já imaginou um centro de treinamento automotivo dentro de um caminhão? A Norton Abrasivos idealizou esse projeto e inaugurou o “Norton na Estrada” com o propósito de levar mais capacitação técnica para seus clientes e pessoas que buscam novidades no segmento de reparação automotiva.

“O caminhão é totalmente customizado e muito inovador. Conta com uma sala para treinamentos teóricos, um espaço totalmente equipado para demonstração de todos os processos na prática, além de levar tendências de mercado e como os produtos podem agregar no dia a dia”, explica Vivian Marques, diretora de Marketing & Experiência do Cliente para América do Sul, da Saint-Gobain Abrasivos.

Inicialmente, os cursos oferecidos serão divididos em workshops teóricos e práticos para os lojistas conhecerem o mix de produtos e aplicações Norton e um treinamento para profissionais sobre reparação automotiva, que abordará desde a funilaria até o polimento.

O projeto “Norton na Estrada” já passou por Guarulhos e Vinhedo, em parceria com os clientes da empresa, e durante janeiro visita Campinas, no interior de São Paulo. Em fevereiro, Piracicaba, Sorocaba e Ribeirão Preto receberão o caminhão. São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, São José dos Campos, Caraguá e Santos também estão na lista do projeto nos meses de março e abril.


NIVER – A italiana Pirelli iniciou as comemorações de seus 150 anos com festa no Piccolo Teatro de Milão, Itália.


Divulgação                      São mais de 10 mil horas de trabalho voluntário

SOCIAL – A arte de se reinventar e quebrar barreiras vai além do core business da Cummins Brasil. Em 2021, a líder em tecnologia celebrou engajamento de 83% de participação e um total de 10.121 horas dedicadas pelos colaboradores voluntários em seus projetos sociais liderados pela área de Responsabilidade Corporativa. Segundo a empresa, mais de 371,8 mil pessoas foram impactadas.

Para Soraia Senhorini Franco, gerente da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins, “a pandemia quebrou barreiras ao mesmo tempo em que abriu fronteiras, nos permitindo contribuir com as nossas comunidades, tornando-as mais prósperas, e ir além: por meio do trabalho remoto, pudemos unir nossas forças para avançar e atuar em quaisquer localizações”. Só em 2021, a Cummins Brasil investiu mais de R$ 3,4 milhões entre os 50 projetos sociais da companhia, transformando suas ações ativas, além de expandir sua performance com a criação de novos programas, a exemplo do Cummins Water Works (CWW).

O projeto Cummins Powers Womem (CPW) também concluiu em 2021 uma etapa de grande importância, da iniciativa “As Vozes das Adolescentes”. A empresa e as organizações não-governamentais envolvidas – ADJ e Empodera –, apoiadas na metodologia da Rise-Up, celebraram a formatura de 79 adolescentes que, após um programa intensivo de treinamentos, desenvolvimento de habilidades de liderança e incidência política apresentaram seus projetos, com soluções que contribuem com a transformação das comunidades em que vivem.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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