segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Ciclistas em risco

Divulgação      Sinistros graves aumentaram 30% nos primeiros cinco meses de 2021

Nelson Tucci

O uso da bicicleta tem crescido no Brasil, tanto para o trabalho quanto para o lazer. Veículo sustentável (sem emissão de poluentes), proporciona exercício e mobilidade ao usuário. Entretanto, os riscos também aumentam em ruas, avenidas e rodovias. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), nos primeiros cinco meses de 2021 houve aumento de 30% de sinistros graves comparado ao mesmo período de 2020.

Goiás (406), São Paulo (360) e Minas Gerais (306) tiveram as maiores totalizações, considerando o período acima (jan-mai 2021 contra jan-mai 2020). Percentualmente, os locais que apresentam curva crescente são Goiás (240%), Rondônia (113%) e Sergipe (100%). Já o Amazonas (-78%) e o Amapá (-74%) apresentaram as maiores reduções, em percentuais. Cabe destacar que pequenos incidentes dificilmente são registrados; na estatística estão aqueles considerados graves, de conhecimento do Ministério da Saúde.

Divulgação      Dados do Datasus/MS mostram situação no país

Em janeiro de 2019, por exemplo, foram registrados 1.100 sinistros graves com ciclistas, contra 1.451 em janeiro de 2021, mês com o mais alto nível de sinistros compilados no período estudado. "Esses dados demonstram a importância de termos atenção e iniciativas focadas nesse público. O uso da bicicleta cresceu no Brasil e exige uma abordagem de prevenção ao sinistro", avalia o médico Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet: "A associação está atenta a esse tema e vamos discuti-lo em nosso Congresso no mês de setembro". A entidade realizará o XIV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego nos dias 16 a 18 de setembro, mobilizando especialistas do Brasil e do exterior para debater diversos temas, entre eles os efeitos da pandemia na mobilidade.


PERFIL – Ainda sobre o mapeamento avaliado pela Abramet, o perfil dos ciclistas envolvidos em sinistros graves é de 80% de homens e a faixa etária predominante está entre 20 e 59 anos (que corresponde a 60% dos casos). Segundo Flavio Adura, diretor científico da Abramet, a entidade aproveitará o conhecimento produzido para propor ações e procedimentos que aprimorem o atendimento de sinistros envolvendo o ciclista, assim como o reforço de políticas públicas que protejam essas vidas.

"A superioridade numérica dos acidentes envolvendo pedestres e motociclistas fez com que os ciclistas fossem negligenciados enquanto objeto de políticas de prevenção. Percorrem ruas e estradas, partilhando espaço com veículos pesados e, muitas vezes, sequer sendo percebidos. Comparada a alguém que se desloca em um automóvel, uma pessoa que circula em uma bicicleta tem uma probabilidade de óbito oito vezes maior", alertou.


Divulgação             Picape quer conquistar público padrão mais aventureiro

S10 – A GM anuncia a nova configuração aguardada da S10. É a versão Z71, de inserção global, agregando um visual mais aventureiro à picape. Inédita no país, a S10 Z71 é um dos quatro produtos que a Chevrolet irá lançar no Brasil ainda neste ano. Até então, a marca havia confirmado o Novo Bolt EV e o Novo Equinox, anunciado neste espaço.

Em se tratando de S10 são mais de 25 anos de tradição e a única picape da categoria com mais de 1 milhão de unidades produzidas no país. De lá para cá, foram inúmeras atualizações mecânicas, tecnológicas e visuais, sempre com foco na robustez e capacidade todo-terreno.

"Continuamos investindo também no fortalecimento da marca S10. Com a adição da versão High Country, trouxemos um público que busca o máximo em sofisticação, conectividade e segurança. Já a versão Z71 chegará em outubro para atrair um perfil de consumidor inédito à picape", diz Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing da GM América do Sul.


CRETA – A linha de montagem da fábrica da Hyundai, em Piracicaba/SP, começa a produzir nesta semana as primeiras unidades da nova geração do SUV Creta. O modelo tem sua comercialização prevista para o fim deste ano e o volume inicialmente fabricado atenderá aos eventos de lançamento e a exibição nos showrooms da rede de concessionárias por todo o país. Para celebrar o feito, o presidente e CEO da Hyundai no Brasil e nas Américas Central e do Sul, Ken Ramirez, e o vice-presidente de Operações Industriais, Jae Min Lee, participaram de uma foto com os colaboradores da produção.

O Creta Nova Geração 2022 trará diversos itens de segurança, conforto e conectividade que merecem destaque entre os SUV de sua categoria, como a central multimídia blueNAV com a maior tela disponível, de 10,25 polegadas, e navegação embarcada, freio de estacionamento eletrônico, painel digital colorido de 7 polegadas, borboletas para troca de marcha no volante e câmera para


Divulgação               Mais Neobus vão rodar em S. José dos Pinhais/PR

BUSÃO – A Francovig Transportes Coletivos, operadora paranaense com sede em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, acaba de adquirir os seus primeiros ônibus urbanos da Neobus. São 31 unidades do modelo New Mega, que fazem parte de um dos lotes da Transporte Integrado de Araucária (Triar), e irão atender as linhas urbanas da cidade de Araucária, localizada também na Grande Curitiba. Para esta operação, a empresa irá operar com o nome fantasia de On Bus.

"Para nós, essa primeira aquisição de veículos Neobus pela Francovig demonstra a versatilidade do portfólio de produtos das marcas e reforça a nossa liderança como grupo", destaca Ricardo Portolan, diretor de Marketing da Marcopolo. A empresa é cliente tradicional Marcopolo e Volare desde 2008 e possui frota moderna para atendimento das aplicações de fretamento e turismo, além de urbana.


PARADA – Vem aí a terceira parada da unidade VW de Taubaté/SP neste ano. A montadora concederá férias coletivas aos funcionários, onde são produzidos os modelos Gol e Voyage. Dois mil trabalhadores da unidade deverão parar por mais 10 dias a partir de 30 de agosto, confirmou o sindicato dos metalúrgicos local.

A montadora informou à entidade problemas com fornecimento semicondutores para justificar a nova paralisação.


BRONZINAS – Foi despachado na última segunda-feira para um reparador de Goiânia/GO o 2.000.000º jogo de bronzinas da Takao. O componente pertence à linha de produtos da marca desde a sua fundação, em 2011, e é estratégico no cartel de produtos da marca, não só na abrangência de atendimento – hoje são mais de 1.300 motores diferentes que podem ser reparados com as bronzinas da Takao –, mas principalmente no quesito qualidade.

“Podemos assegurar que as bronzinas Takao representam, hoje, a nova referência de qualidade do aftermarket automotivo brasileiro”, comenta Luis Fernando Hartner, gerente executivo de pós-venda e qualidade da marca. Para sustentar a afirmação, o executivo lança mão de um dado usado pelo setor que aponta o número retorno de peças em garantia no universo total de peças comercializadas: “As bronzinas Takao possuem hoje um dos menores índices de retorno em garantia, girando 0,2%, o que se traduz em uma posição de destaque em qualidade no mercado de reparação”.


CAOA – Izabela Molon Luchesi de Oliveira Andrade é a nova presidente do Conselho da CAOA. Formada em direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a advogada já tinha participação ativa junto ao Conselho e ao lado de Carlos Alberto (o fundador, morto na semana passada) contribuía com as decisões nos negócios e operações da empresa.

“Estava presente em todas as importantes decisões da CAOA ao longo dos últimos anos. Essa posição é muito importante para mim, pois tenho a missão de manter a empresa ainda mais sólida e em constante evolução. Somos fortes, gigantes e vamos dar continuidade ao legado do Carlos Alberto, investindo em todos os processos e operações que a marca vem desenvolvendo. Temos mais de seis mil colaboradores trabalhando para o crescimento da empresa e, neste momento, quero dar continuidade ao brilhante trabalho que meu marido desenvolveu ao longo de sua vida. Acredito que o fato de eu ser mulher e presidir o Conselho será um marco importante para a CAOA e para as mulheres do mercado”, declara Izabela, que terá ao seu lado, no Conselho, a família e o corpo executivo da empresa.

No comando executivo da CAOA, o CEO Mauro Correia seguirá com a responsabilidade de coordenar a gestão de negócios de toda a empresa e seus departamentos operacionais, fazendo o elo com o Conselho de Administração.


CHINESA – Como já esperava o mercado – e nós aqui noticiamos –, a Mercedes bateu martelo e vendeu sua fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, para a chinesa Great Wall Motors. A GWM chega agora ao país e anunciou a produção de SUVs.

De acordo com o comunicado divulgado à imprensa, a negociação incluiu o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, os prédios e os equipamentos de produção. A Mercedes iniciou sua produção nesta planta, em 2016, montando os modelos Classe C e GLA que, mercadologicamente, não vingaram. As atividades ali foram encerradas em dezembro último.


BARCOS – O portal náutico Bombarco acaba de anunciar a segunda edição do “Prêmio Bombarco Baleia de Ouro”. De acordo com o CEO Marcio Ishihara, esse rico mercado não entra em crise e já conta mais de 900 mil barcos navegando na costa brasileira. Para acessar o evento, www.bombarco.com.br


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário