Nelson Tucci
Novas tecnologias e maior inserção no mercado internacional. É focando neste binômio que a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou investimentos de R$ 2 bilhões para o período 2021/25, após cinco ciclos anteriores de altos investimentos também (quatro de R$ 1 bilhão e o último, de 2017 a 2020, de R$ 1, 5 bilhão).
De
acordo com o presidente da empresa, Roberto Cortes, os recursos serão
investidos em novas tecnologias de propulsão sustentáveis, como a
eletrificação, além de novos desenvolvimentos para segurança, conectividade e
produtividade. A propósito, para a unidade de Resende/RJ já estão contratados
550 novos empregados fixos. Destes, 290 reforçarão a produção do Meteor,
família de extrapesados – lançada em setembro último. A novidade das
contratações é porque as encomendas foram além das projetadas.
Em
paralelo, Cortes anunciou o desejo de alçar voos mais altos no mercado
internacional o que, na prática, significa exportar para além da América
Latina, África e Oriente Médio, territórios já desvendados pelos caminhões VW.
QUALIDADE – O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) acaba de certificar a Hyundai Motor Brasil, instalada em Piracicaba/SP, com o Selo “AutoRetorno IQA”. Isto assegura a retomada da produção e demais atividades administrativas da montadora coreana, com a eficácia e a garantia necessárias às operações, evitando a propagação do vírus da Covid-19, o absenteísmo e a perda da força de trabalho.
Com
rígidos protocolos observados, de saúde e segurança, incluindo procedimentos
para garantir a manutenção da eficácia das operações produtivas e qualidade dos
veículos, a planta de Piracicaba conquistou o certificado e demonstrou
atendimento aos requisitos de certificação durante a auditoria realizada nas
áreas administrativas e produtivas da montadora. “Eles apresentaram um processo
robusto em saúde e segurança do trabalho, e isso possibilitou a obtenção da
certificação”, afirma Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços do IQA.
O
“AutoRetorno IQA” é um serviço que visa garantir um retorno seguro dos
colaboradores internos e externos, mantendo a qualidade e eficácia das
operações das empresas do setor automotivo (montadoras, fabricantes de
autopeças, distribuidores, varejistas e oficinas de reparação automotiva), para
qualquer situação de interrupção temporária do processo produtivo, como a
pandemia, uma mudança ou reforma das instalações, retorno de férias, entre
outras.
TRÁFEGO – A Ecorodovias divulgou dados relativos ao tráfego acumulado do ano e após a quarentena, que mostram uma contínua recuperação em suas concessões rodoviárias.
Para
a companhia, os números apurados são uma boa notícia, indicando melhores
resultados para o último trimestre do ano, refletindo maior circulação de
veículos nas rodovias, o que pode ser indicativo de recuperação da economia
brasileira.
Apesar
da recuperação, o acumulado do ano ainda é negativo. O tráfego total comparável
nas rodovias administradas pela Ecorodovias entre os dias 16 de março e 6 de
dezembro, mostrou uma redução de 11,4%, comparado ao um período similar do ano
passado (18 de março a 8 de dezembro). Nas mesmas bases, o tráfego acumulado em
2020 caiu 8,7% em relação ao mesmo período de 2019.
ADESIVO – O torcedor do Corinthians tem mais um motivo pra comemorar, ao menos no quesito estilo de vida. É que a Veloe anunciou parceria com o clube, que tem uma das maiores torcidas do país, oferecendo adesivo com o símbolo e as cores do time do coração. Assim, quem estiver com o adesivo (já a partir desta semana) poderá passar direto por pedágios e estacionamentos, sem pegar filas ou precisar de dinheiro ou cartão.
Ao
usar o serviço, o torcedor ainda ajudará o Timão, uma vez que pelo convênio o
Corinthians vai receber um valor a cada adesivo ativado. A validade é para
todos os pedágios de rodovias brasileiras e mais de 370 estacionamentos,
incluindo shoppings, aeroportos, clubes e grandes redes.
BUSÃO – A EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, assinou memorando de intenções com a Zebra (sigla em inglês para Aceleradora do Desenvolvimento de Veículos de Zero Emissão). A iniciativa é uma parceria da C40 Cities – rede que conecta 96 das principais cidades do mundo comprometidas em promover ações climáticas visando a criação de um futuro mais sustentável – e do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), organização independente, sem fins lucrativos, fundada para oferecer aos governos e reguladores ambientais pesquisas e análises técnicas imparciais.
A
parceria tem o objetivo de acelerar a adoção dos ônibus elétricos nas cidades,
articulando conversas com entidades governamentais, financeiras, operadores e
empresas interessadas em investir nesse mercado. As ações convergem com
projetos que a EDP já executa no Brasil, que, juntos, somam mais de R$ 11
milhões em iniciativas voltadas ao mercado de ônibus elétricos.
"A
mobilidade elétrica é um dos pilares de nossa estratégia. Enxergamos nela a
possibilidade real de contribuir para termos cidades mais sustentáveis, com
menos emissões de CO2, e que ajudem a controlar a temperatura do planeta. Esse
memorando de intenções reforça nosso compromisso em liderar a transição
energética, além de ampliar o espaço dos ônibus elétricos nas metrópoles",
afirma Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Negócios B2C da EDP no Brasil.
Em junho, a EDP no Brasil submeteu à Organização das Nações Unidas (ONU) o
compromisso de reduzir suas emissões para garantir que o aquecimento global não
exceda 1,5°, aderindo ao Business Ambition for 1,5º - Our Only Future.
SCOOTER – O mercado de scooters está em flagrante crescimento no Brasil. Pelos dados de emplacamentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foram 161 mil novas unidades emplacadas até outubro. Nos últimos anos, as scooters tiveram crescimento mais expressivo do que o mercado de motocicletas. De 2018 para 2019, elas aumentaram em 5,3% na frota frente a 3,7% de motos tradicionais. Atualmente, representam 4,4% do total do mercado (considerando carros, ônibus, caminhões e motos, entre outros).
“A
scooter agrada ao perfil urbano, que procura um transporte rápido e fácil,
especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro”, diz
Iael Trosman , gerente de suporte comercial da Laquila. E acrescenta: “Ela
oferece um estilo mais suave, especialmente pelo fato de ter uma posição de
pilotagem mais tranquila”.
A
Laquila trabalha na reposição de peças de scooters e já inseriu em seu
planejamento observação mais atenta para compreender o perfil de público desta
moto e como trabalha em sua manutenção. “Sentimos, sim, um aumento de procura.
Ainda é inferior ao das motocicletas tradicionais, mas extremamente
representativo”, diz a empresa.
RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall dos veículos Range Rover Evoque (MHEV - elétricos - hibridos leves), ano modelo 2019/2020, fabricados entre 25/05/2018 e 02/10/2020, com números de chassis de SALZA2BXOLHOO1402 a SALZA2BXXLH101510. A Land Rover Brasil deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A
empresa informa a possibilidade de falha elétrica no sistema de controle da
bateria, advinda de uma sobrecarga elétrica, ocasionando um curto-circuito no referido
sistema. Em consequência, os ocupantes do veículo podem notar um odor de
queimado e/ou fumaça do respiro do conversor no compartimento dos passageiros.
Quando houver oxigênio suficiente, poderá ocorrer um incêndio prolongado no
veículo, podendo aumentar o risco de acidentes, com possibilidade de danos
físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros.
Os
proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma
concessionária da marca a atualização do software nos sistemas de controle da
bateria, pelo telefone 0800 012 2733, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira
ou pelo site www.landrover.com.br
RECALL 2 – Existe também o recall de modelos Porsche. Confira os links dos chamamentos ou acesse o site da instituição onde existe um banco de dados de recalls desde o ano de 2002, em https://sistemas.procon.sp.gov.br/recall Os modelos Cayenne Turbo, Cayenne Turbo S E-Hybrid, Cayenne Turbo Coupé e Cayenne Turbo S E-Hybrid Coupé têm problema na linha do combustível no compartimento do motor, enquanto os modelos Cayenne e Cayenne Coupé, ano-modelo 2020, estão ocom deficiência na linha de óleo ATF da transmissão Tiptronic.
Confira
nos links www.procon.sp.gov.br/porsche-comunica-recall-5
e www.procon.sp.gov.br/porsche-comunica-recall-6
AUTÓDROMO – A Porsche é a primeira fabricante a ter carregadores para veículos elétricos em um autódromo brasileiro. Os dois carregadores elétricos instalados pela empresa no Velocitta poderão ser usados gratuitamente por qualquer pessoa que estiver presente nos eventos realizados no circuito localizado em Mogi Guaçu/SP. O primeiro autódromo eletrificado do Brasil faz parte do programa Porsche Destination Charging, que tem por objetivo proporcionar possibilidades de carregamento nos locais frequentados pelos clientes Porsche.
Esses
carregadores possuem potência de 11 kW e estão localizados nas áreas de
estacionamento internas do Velocitta e são compatíveis com outros modelos de
automóveis elétricos ou híbridos plug-in do tipo 2, podendo ser usados por
proprietários de automóveis de outras marcas também. A instalação dos 2
carregadores no Velocitta dá prosseguimento ao programa de eletrificação da
Porsche no Brasil. Atualmente, a empresa tem 80 carregadores instalados em 51
parceiros em 11 estados, todos concessionários com opções de carregamento e
pretende ter 30 carregadores ultrarrápidos instalados em rodovias no país até
2022.
O
Autódromo Velocitta passou a receber provas das principais categorias do
automobilismo nacional em 2012, ano em que recebeu homologações CBA e FIA.
Moderno e concebido para funcionar de maneira sustentável e em harmonia com a
natureza que o cerca, ele é usado também em eventos corporativos como
lançamentos de produtos e em gravações de programas e comerciais de televisão.
IBAMA – A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu manter o recolhimento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para empresas concessionárias de veículos. Associações de concessionárias de veículos haviam ajuizado ação alegando a inexistência de relação jurídica que obrigasse pessoas jurídicas revendedoras de veículos vinculadas às autoras a recolherem a TCFA.
Por
meio da Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e da Procuradoria
Federal Especializada junto ao Ibama (PFE/Ibama), a AGU esclareceu que as
concessionárias exercem atividades acessórias com alto potencial poluidor, uma
vez que armazenam óleo lubrificante usado ou contaminado (Oluc). Assim, embora
as empresas representadas pelas autoras exerçam como atividade principal o
comércio varejista de veículos nacionais e importados, também exercem a troca
de óleo lubrificante no serviço de oficina e assistência veicular de seus
clientes. Essa atividade acessória está incluída no rol de hipóteses de
incidência da TCFA devido a seu alto potencial poluidor, já que Oluc é
considerado um resíduo perigoso por apresentar ácidos orgânicos,
Hidrocarbonetos Aromáticos Polinucleares (HPAs) e dioxinas, além de metais
pesados como cádmio, níquel, chumbo, mercúrio, cromo e cobre; que são
potencialmente carcinogênicos.
LANÇAMENTO – O HR-V, modelo mais vendido da Honda no Brasil, chega à linha 2021 ainda mais completo, de acordo com a fabricante. São novos equipamentos e tecnologia embarcada, além de novidades em design, conforto e segurança. Todas as versões trazem faróis com regulagem elétrica de altura do facho de luz e sensor crepuscular para o acendimento automático.
As
versões Touring e EXL receberam novas rodas de liga leve de 17 polegadas, com
design diferenciado, e novos faróis de neblina em LED, com desenho horizontal,
similar ao adotado no CR-V. A versão EXL ganha ainda faróis full LED, antes
disponíveis apenas na Touring, retrovisor interno fotocrômico e sensor de
chuva. Por sua vez, a versão LX ganha uma central multimídia de 7 polegadas
touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, a
mesma adotada na versão EX, que permite a operação intuitiva de mapas do
sistema de navegação Waze e Google Maps, reprodução de músicas via Bluetooth,
por dispositivos portáteis ou de serviços de streaming, além da função Voice
Tag (Reconhecimento de Voz) no volante, que permite atender e realizar
chamadas, reproduzir músicas, entre outras funcionalidades.
De
série em todas as versões, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat agrega
uma versatilidade única ao modelo, com três modos de utilização: Utility, que
permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana
para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar
objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o
assento dos bancos traseiros; e Long, para o transporte de volumes longos, como
uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro
dianteiro.
NOVA LINHA – A JAC renovou sua linha de SUVs. “Novos tempos, nova JAC”. Com esse lema, a tradicional montadora chinesa entrará em 2021 com novidades. A partir de agora, os modelos T40 Plus, T50 Plus e T60 Plus terão teto solar elétrico de série, kit multimídia, novas frentes, traseiras e interiores e modernas rodas de liga leve, entre outros equipamentos.
Por
dentro, o T40 2021 recebeu duas mudanças significativas: teto solar, a pedido
dos consumidores, e o kit multimídia com tela maior, de 10 polegadas. Na nova
linha, ele inclui as funções Android Auto e Apple CarPlay.
O
modelo possui 450 litros de porta-malas, 1,57 m de altura e 1,75 m de largura.
Tem sensor de estacionamento, trava elétrica das 4 portas, abertura interna da
tampa do tanque de combustível, alarme antifurto, faróis com regulagem elétrica
e controlador de velocidade. Seu motor 1.5 16V é flex.
CORES – A Ford lança uma série criada pelo ilustrador cearense Abner Dangelo, revelado este ano nas redes sociais, trazendo como tema as cores, traço importante da personalidade de cada carro. Como os lugares, elas podem ser quentes, frias, luminosas, leves ou profundas e, para batizá-las, os especialistas de marketing e design da Ford muitas vezes se inspiram em regiões famosas do mundo.
O
novo teste da série Desafios Ford convida você a identificar os nomes das nove
cores de carros da marca que são representadas nos desenhos. As bandeiras,
assim como as construções e marcos geográficos, são pistas que vão ajudar a
encontrar a resposta.
PNEUS – A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) divulgou o levantamento setorial do setor, constatando que, após indicar perda de força nos meses anteriores, as vendas totais da indústria nacional de pneus fecharam novembro com 2,8% de queda. Com exceção do segmento de comercial leves, a baixa no resultado foi vista no setor como um todo, em especial no segmento de carga (-6,6%). E, apesar de estar 1,3% acima das vendas apresentadas em novembro de 2019, o ano de 2020 acumula 14,7% de queda para o setor.
"Os
resultados da indústria de pneumáticos refletem o período de retomada da
demanda na economia. Os números mostram uma boa reação, especialmente após os
meses de queda extraordinária de abril, maio e junho, que foram seguidos de
alguns recordes de produção em um típico ‘efeito chicote’ que se apresenta
através de uma forte demanda após alguma restrição de oferta – neste caso,
causada pela pandemia", afirma o presidente-executivo da ANIP, Klaus Curt
Müller.
EXPORTAÇÃO – O Paraguai é o quarto país da América Latina a contar com ônibus Marcopolo com soluções Biosafe. A Canindeyú S.R.L., operadora de transportes com sede em Assunção e atuação em todo o país, acaba de adquirir três novos veículos rodoviários Marcopolo Paradiso New G7 1800 Double Decker com sistema UV-C para desinfecção de ar-condicionado e sanitário, além de dispensers de álcool em gel no acesso ao piso inferior e subida da escada.
As
soluções de biossegurança Marcopolo BioSafe estão sendo cada vez mais
solicitadas pelos clientes para garantir padrões de segurança e bem-estar aos
passageiros. No total, a Marcopolo entregou 1.951 ônibus com as soluções da
plataforma, sendo 847 destinadas ao mercado externo.
Além
dos itens BioSafe, os modelos encarroçados sobre chassi Scania K 410B 8X2,
contam com 68 poltronas do modelo semileito 1060 com suporte de celular e
tomadas USB. Contam ainda com sistema de ar-condicionado Valeo CC430,
monitores, parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico,
preparação para sistema de áudio e vídeo com DVD, porta-copos e porta-pacotes.
MKT – A Volkswagen do Brasil comunica que, após três intensos anos de trabalho, Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas & Marketing, e a empresa resolveram, de comum acordo, não renovar o contrato de trabalho por um novo período. A Volkswagen agradece a Schmidt pelas conquistas atingidas e deseja-lhe sucesso em suas futuras atividades profissionais.
Ricardo
Casagrande, diretor-adjunto de Vendas, ficará interinamente responsável pela vice-presidência
de Vendas & Marketing. Ricardo é formado em Engenharia Elétrica de Produção
pela FEI e ingressou na Volkswagen em 1999, passando pelas áreas de Pós-Vendas
e Veículos Comerciais Leves antes de assumir a diretoria de Vendas.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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