segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Consumidor quer trocar de carro

Divulgação               Veículo ganhou papel diferenciado na pandemia

Nelson Tucci

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Webmotors realizaram pesquisa sobre intenção de compra de veículos para 2021, considerando comparativo com 2020 e o cenário da pandemia de Covid-19. Realizado junto a 2.103 usuários do site Webmotors, de todas as regiões do país, um dos principais resultados do estudo é que 96% dos respondentes têm intenção de comprar e/ou trocar o veículo em 2021, com alta expectativa de realizar o negócio ainda no primeiro semestre do ano.

"A tendência é de otimismo para 2021, já que o carro ganhou papel diferenciado diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte das pessoas", justifica o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic. Sobre o perfil do estudo, ele conta que a maior parte dos respondentes é de homens casados. Dos usuários que pretendem trocar de carro em 2021, 75% declararam possuir um ou dois carros atualmente.

"Esta nova pesquisa revela algumas tendências diferentes das do ano passado, certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor, daí a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus esforços", afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.


Divulgação                    5.000 unidades seguiram para a Colômbia

EXPORTAÇÃO – A VW Caminhões e Ônibus acaba de atingir o marco de 5.000 veículos exportados para a Colômbia, entre caminhões e ônibus. A unidade emblemática já deixou o Porto de Santos/SP e é representada por um caminhão Constellation 19.360 V-Tronic.

A empresa iniciou suas exportações para aquele país há pouco mais de 20 anos, em 1997, com o envio de dois Volksbus 8.140. De lá para cá ocorreram muitos embarques, com destaque para o caminhão Delivery 9.150, o campeão em exportações da VWCO para o mercado colombiano. O grupo Porsche é o representante e importador da marca para a Colômbia.


Divulgação                   Meritor ultrapassa 200 mil eixos fabricados

MOTORES – Responsável por equipar com eixos traseiros cerca de 80% dos caminhões e ônibus da VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus fabricados em Resende/RJ, a Meritor Brasil ultrapassa a marca dos 200 mil eixos traseiros em sete anos de operações.

Inaugurada em 2013, a Planta Meritor Resende, localizada no Parque de Fornecedores VW, produz eixos trativos traseiros completos para equipar desde caminhões leves até pesados do parceiro, incluindo a montagem dos componentes que integram o sistema, como freios, cubos, tambores, semieixos, diferenciais, entre outras peças.

A Meritor Brasil está presente desde o início das atividades do Consórcio Modular da VWCO na cidade do Sul fluminense, há 25 anos, ocasião em que abriu as portas do Módulo Meritor para montagem de seus eixos produzidos e de todos os componentes de suspensão. Nesta planta da VWCO, a marca de 1 milhão de kits de suspensão montados já foi superada. Segundo Antônio Claudio Lopes, gerente de Manufatura da Meritor Resende/RJ, “iniciamos as operações desta planta, de montagem de eixos, com o objetivo de integrar as estratégias de excelência e minimizar nossos desafios logísticos, além de estar presente junto a um dos nossos principais parceiros”.


POLO – O Volkswagen Polo tem se mostrado referência no segmento de hatch compacto premium, em termos de tecnologia, performance e conectividade. O modelo acaba de ser indicado como o melhor na sua categoria na pesquisa “Os Eleitos”, realizada pela revista Quatro Rodas, e que leva em consideração a opinião dos proprietários dos 50 veículos mais vendidos do Brasil. Os modelos up! e Virtus também foram os preferidos nas categorias Hatch Compacto e Sedã Compacto, respectivamente.

Veículos & Negócios testou o Novo Polo em seu lançamento e encontrou muitas virtudes no modelo. Esta pesquisa, ora divulgada, é respondida de forma espontânea por parte dos proprietários dos 50 veículos mais vendidos do Brasil, com ano modelo entre 2017 e 2021. Para que o voto seja válido, o CPF do proprietário e o Renavam do veículo são cruzados pela auditoria do levantamento. Caso os dados não coincidam com o veículo informado, as respostas são descartadas.


Divulgação             Em Joinville são fabricados os motores Ecotec flex

MILHÃO – A fábrica de motores, cabeçotes e blocos da General Motors em Joinville/SC acaba de atingir o marco de um milhão de motores produzidos.

Inaugurada em 2013, a unidade começou produzindo os motores e cabeçotes da primeira geração do Ônix. Quatro anos mais tarde recebeu aporte de R$ 1,9 bilhão quadruplicando sua área e atualizando a linha de produção para receber a nova geração de motores três cilindros do novo Ônix, Ônix Plus e do novo Tracker.

Operando com capacidade anual de 417 mil motores por ano, a fábrica tem se preocupado com a sustentabilidade. Esta unidade da GM foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol –, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes. Pelo programa "Zero Aterro", todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados. Muitos processos da linha de motores da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0.


RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall das motos Rocket 3 R, modelo YK1, ano de 01/02 a 27/11/20, com números de chassis finais de 1840 a 4849. A Triumph Fabricação de Motocicletas de Manaus Ltda. deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

A empresa informa a possibilidade de ar no sistema de freio que pode afetar o desempenho de frenagem no pedal, o que aumentaria o risco de queda e/ou colisão, lesões físicas leves e até fatais ao piloto, garupa e a terceiros, além de danos materiais.

Os proprietários das motos envolvidas deverão agendar junto a uma concessionária da marca a sangria no sistema de freio completo. Para agendamento e mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 727 2025, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e o site www.motorcycles.com.br


Júlio Soares           Composição de quatro carros leva 760 passageiros

VLT – Alinhada ao propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail, spin-off da Marcopolo Next focada no desenvolvimento de novos Modais Sobre Trilhos, lança o seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), que operará em uma rota turística no sul do País. Chamado Prosper VLT, o modelo será produzido junto ao complexo industrial da Marcopolo, em Caxias do Sul/RS, em fábrica específica para trens, e terá versões para atender também aos sistemas de transporte urbanos e intercidades.

"Com este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do Brasil, no sentido de promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, ampliando nosso portfólio de modais", afirma James Bellini, CEO da Marcopolo.

A Marcopolo Rail é uma divisão de novos negócios da companhia da Marcopolo Next focada no futuro da mobilidade. O primeiro produto sobre trilhos do grupo nasceu com o desenvolvimento de caixa para o People Mover Aeromóvel (tecnologia para vias elevadas), finalizada em novembro de 2017.

Em 2019, integrada à Next, a Marcopolo Rail iniciou um novo ciclo de ampliação de seu portfólio, que começará com este lançamento do Prosper VLT e seguirá pelos próximos anos com novas soluções. Na visão da empresa, trata-se de um mercado com grande potencial. O transporte metroferroviário está presente em apenas 13 regiões metropolitanas, de um total de 63 de médio e grande porte no país.


MOBILIDADE – Único evento do setor de mobilidade da América Latina, o “VE Latino Americano” acontecerá de 23 a 25 de setembro de 2021 no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira de negócios promete vir repleta de novidades para os compradores e os usuários de veículos elétricos. Serão três dias de atividades.


SCOOTER – As scooters vêm conquistando cada vez mais o gosto do consumidor por oferecer vantagens como maior mobilidade, conforto na posição de pilotagem, câmbio automático, espaço abaixo do assento e baixos índices de roubo comparado às outras categorias. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o mercado de scooters vem crescendo acima da média no país, e os principais fabricantes seguem apostando na categoria.

Atenta a este mercado, a marca Mobil presente há mais de 100 anos no Brasil e pioneira no mercado de lubrificantes e cuidados para motos, oferece em seu portfólio um produto exclusivo para scooters, o “Mobil Super Moto Scooter 10W-30”, com viscosidade 10W-30 e, classificação JASO MB, que atende cerca de metade da demanda do mercado nacional da categoria.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário