Nelson Tucci
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Webmotors realizaram pesquisa sobre intenção de compra de veículos para 2021, considerando comparativo com 2020 e o cenário da pandemia de Covid-19. Realizado junto a 2.103 usuários do site Webmotors, de todas as regiões do país, um dos principais resultados do estudo é que 96% dos respondentes têm intenção de comprar e/ou trocar o veículo em 2021, com alta expectativa de realizar o negócio ainda no primeiro semestre do ano.
"A
tendência é de otimismo para 2021, já que o carro ganhou papel diferenciado
diante do cenário de pandemia por trazer conforto e segurança para o transporte
das pessoas", justifica o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic. Sobre o
perfil do estudo, ele conta que a maior parte dos respondentes é de homens
casados. Dos usuários que pretendem trocar de carro em 2021, 75% declararam
possuir um ou dois carros atualmente.
"Esta
nova pesquisa revela algumas tendências diferentes das do ano passado,
certamente por conta dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor,
daí a importância dessa sondagem para ajudar a indústria a direcionar seus
esforços", afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.
EXPORTAÇÃO – A VW Caminhões e Ônibus acaba de atingir o marco de 5.000 veículos exportados para a Colômbia, entre caminhões e ônibus. A unidade emblemática já deixou o Porto de Santos/SP e é representada por um caminhão Constellation 19.360 V-Tronic.
A
empresa iniciou suas exportações para aquele país há pouco mais de 20 anos, em
1997, com o envio de dois Volksbus 8.140. De lá para cá ocorreram muitos
embarques, com destaque para o caminhão Delivery 9.150, o campeão em
exportações da VWCO para o mercado colombiano. O grupo Porsche é o
representante e importador da marca para a Colômbia.
MOTORES – Responsável por equipar com eixos traseiros cerca de 80% dos caminhões e ônibus da VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus fabricados em Resende/RJ, a Meritor Brasil ultrapassa a marca dos 200 mil eixos traseiros em sete anos de operações.
Inaugurada em 2013, a Planta Meritor Resende,
localizada no Parque de Fornecedores VW, produz eixos trativos traseiros
completos para equipar desde caminhões leves até pesados do parceiro, incluindo
a montagem dos componentes que integram o sistema, como freios, cubos,
tambores, semieixos, diferenciais, entre outras peças.
A
Meritor Brasil está presente desde o início das atividades do Consórcio Modular
da VWCO na cidade do Sul fluminense, há 25 anos, ocasião em que abriu as portas
do Módulo Meritor para montagem de seus eixos produzidos e de todos os
componentes de suspensão. Nesta planta da VWCO, a marca de 1 milhão de kits de
suspensão montados já foi superada. Segundo Antônio Claudio Lopes, gerente de
Manufatura da Meritor Resende/RJ, “iniciamos as operações desta planta, de
montagem de eixos, com o objetivo de integrar as estratégias de excelência e
minimizar nossos desafios logísticos, além de estar presente junto a um dos
nossos principais parceiros”.
POLO – O Volkswagen Polo tem se mostrado referência no segmento de hatch compacto premium, em termos de tecnologia, performance e conectividade. O modelo acaba de ser indicado como o melhor na sua categoria na pesquisa “Os Eleitos”, realizada pela revista Quatro Rodas, e que leva em consideração a opinião dos proprietários dos 50 veículos mais vendidos do Brasil. Os modelos up! e Virtus também foram os preferidos nas categorias Hatch Compacto e Sedã Compacto, respectivamente.
Veículos
& Negócios
testou o Novo Polo em seu lançamento e encontrou muitas virtudes no modelo.
Esta pesquisa, ora divulgada, é respondida de forma espontânea por parte dos
proprietários dos 50 veículos mais vendidos do Brasil, com ano modelo entre
2017 e 2021. Para que o voto seja válido, o CPF do proprietário e o Renavam do
veículo são cruzados pela auditoria do levantamento. Caso os dados não
coincidam com o veículo informado, as respostas são descartadas.
MILHÃO – A fábrica de motores, cabeçotes e blocos da General Motors em Joinville/SC acaba de atingir o marco de um milhão de motores produzidos.
Inaugurada
em 2013, a unidade começou produzindo os motores e cabeçotes da primeira
geração do Ônix. Quatro anos mais tarde recebeu aporte de R$ 1,9 bilhão
quadruplicando sua área e atualizando a linha de produção para receber a nova
geração de motores três cilindros do novo Ônix, Ônix Plus e do novo Tracker.
Operando
com capacidade anual de 417 mil motores por ano, a fábrica tem se preocupado
com a sustentabilidade. Esta unidade da GM foi a primeira a implantar um
conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao
meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da
luz do sol –, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e
tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes. Pelo
programa "Zero Aterro", todos os resíduos do processo produtivo são
reutilizados, reciclados ou coprocessados. Muitos processos da linha de motores
da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0.
RECALL – O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall das motos Rocket 3 R, modelo YK1, ano de 01/02 a 27/11/20, com números de chassis finais de 1840 a 4849. A Triumph Fabricação de Motocicletas de Manaus Ltda. deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
A
empresa informa a possibilidade de ar no sistema de freio que pode afetar o
desempenho de frenagem no pedal, o que aumentaria o risco de queda e/ou
colisão, lesões físicas leves e até fatais ao piloto, garupa e a terceiros,
além de danos materiais.
Os
proprietários das motos envolvidas deverão agendar junto a uma concessionária
da marca a sangria no sistema de freio completo. Para agendamento e mais
informações a empresa disponibiliza o telefone 0800 727 2025, das 9 às 18 horas,
de segunda a sexta-feira e o site www.motorcycles.com.br
VLT – Alinhada ao propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail, spin-off da Marcopolo Next focada no desenvolvimento de novos Modais Sobre Trilhos, lança o seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), que operará em uma rota turística no sul do País. Chamado Prosper VLT, o modelo será produzido junto ao complexo industrial da Marcopolo, em Caxias do Sul/RS, em fábrica específica para trens, e terá versões para atender também aos sistemas de transporte urbanos e intercidades.
"Com
este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao
setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do
Brasil, no sentido de promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade,
eficiência e conforto, ampliando nosso portfólio de modais", afirma James
Bellini, CEO da Marcopolo.
A
Marcopolo Rail é uma divisão de novos negócios da companhia da Marcopolo Next
focada no futuro da mobilidade. O primeiro produto sobre trilhos do grupo
nasceu com o desenvolvimento de caixa para o People Mover Aeromóvel (tecnologia
para vias elevadas), finalizada em novembro de 2017.
Em
2019, integrada à Next, a Marcopolo Rail iniciou um novo ciclo de ampliação de
seu portfólio, que começará com este lançamento do Prosper VLT e seguirá pelos
próximos anos com novas soluções. Na visão da empresa, trata-se de um mercado
com grande potencial. O transporte metroferroviário está presente em apenas 13
regiões metropolitanas, de um total de 63 de médio e grande porte no país.
MOBILIDADE – Único evento do setor de mobilidade da América Latina, o “VE Latino Americano” acontecerá de 23 a 25 de setembro de 2021 no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira de negócios promete vir repleta de novidades para os compradores e os usuários de veículos elétricos. Serão três dias de atividades.
SCOOTER – As scooters vêm conquistando cada vez mais o gosto do consumidor por oferecer vantagens como maior mobilidade, conforto na posição de pilotagem, câmbio automático, espaço abaixo do assento e baixos índices de roubo comparado às outras categorias. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o mercado de scooters vem crescendo acima da média no país, e os principais fabricantes seguem apostando na categoria.
Atenta
a este mercado, a marca Mobil presente há mais de 100 anos no Brasil e pioneira
no mercado de lubrificantes e cuidados para motos, oferece em seu portfólio um
produto exclusivo para scooters, o “Mobil Super Moto Scooter 10W-30”, com
viscosidade 10W-30 e, classificação JASO MB, que atende cerca de metade da
demanda do mercado nacional da categoria.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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