segunda-feira, 25 de maio de 2020

Entidade defende uso do etanol


Divulgação                                Campanha visa evitar quebradeira no setor

Nelson Tucci

Está no ar a campanha "Na hora de abastecer, escolha etanol e ajude a manter milhões de empregos", lançada pelo Sistema Faesp/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-AR/SP). A ação inclui pedido aos prefeitos paulistas para que estudem a possibilidade da obrigatoriedade de abastecimento de carros flex com esse combustível.
O presidente da Faesp, Fábio Meirelles, destaca que objetivo é mobilizar toda a sociedade em torno da situação atual da cadeia produtiva da agroindústria canavieira, fortemente impactada pela crise desencadeada pelo novo coronavírus: "Precisamos evitar uma quebradeira no setor, que gera milhões de empregos, distribui renda e contribui de modo significativo para a sustentabilidade ambiental, por produzir o biocombustível mais limpo e renovável do planeta".
Meirelles, que encaminhou ofício aos prefeitos das cidades paulistas, informando sobre o lançamento da campanha, destaca o empenho para que haja engajamento de postos de abastecimento, entidades parceiras e dos governos federal, estadual e municipais: "É preciso mitigar a delicada situação da cadeia sucroenergética no estado de São Paulo, motivada pelos baixos preços internacionais do petróleo e redução do consumo do etanol, em função da política adotada para contenção da Covid-19".

PREÇOS – Carros seminovos, com até dois anos de uso, tendem a valorizar durante a crise, segundo estudo apresentado pela KBB Brasil. Os comerciais leves estão entre os que mais valorizaram. Entre os automóveis, esta tendência de valorização pode ser explicada pelo possível movimento de consumidores que estavam preparados para adquirir carros 0 km mas, com a crise, estão mais cautelosos com o orçamento. Logo, modelos seminovos, com maior apelo entre custo e benefício, tornam-se vantajosos. Com maior demanda por eles, pode haver maior disponibilidade de crédito, abrindo oportunidade para lojistas recuperarem rentabilidade durante a crise.
Enquanto isso, veículos mais velhos – com 4 anos de uso ou mais –acabam sendo liquidados com maior depreciação para cumprir obrigações de caixa. Ou seja, sofreram, em geral, variações negativas de preço.

ONLINE – A Senior Sistemas, provedora de softwares de gestão que atende boa parte das cadeias de varejo online no país, registrou um aumento de 18,1% nas vendas do e-commerce em abril, quando comparado com março.
Os dados foram analisados a partir de soluções que suportam e otimizam a operação logística de centros de distribuição de 74 e-commerces de médio e grande portes. Em março a companhia já havia divulgado um aumento de 13,9% em relação a fevereiro.
Em comparação com o mês de abril de 2019, o crescimento é ainda maior: 110%. Em abril deste a ano, o software da empresa registrou 1,26 milhão de pedidos, contra 600 mil no mesmo período do ano anterior. Entre os clientes da Senior estão Magazine Luiza, Centauro, Vivara, Carrefour, Privalia, Fast Shop, C&A, Arezzo, Luft Logistics e Tegma.

Divulgação   GM reinicia de forma gradual e adota protocolo de segurança

VOLTA – A General Motors retomou a produção de veículos no Brasil na semana que passou, após a parada causada pela pandemia da Covid-19. O reinício é gradual e exclusivamente para o primeiro turno neste primeiro momento.
A empresa informa que desenvolveu “um rígido protocolo de segurança que tem como objetivo manter o novo coronavírus fora de suas instalações; prevenir a propagação do vírus dentro da empresa; e gerenciar de forma efetiva casos suspeitos ou confirmados”. E acrescenta: “Antes mesmo de pararmos nossa produção, uma equipe multifuncional começou a trabalhar neste novo protocolo de segurança. Ele é baseado nas orientações globais da GM e aprendizados que tivemos das nossas operações que já retomaram na China e na Coreia do Sul, e foi testado pelas equipes que estão nas fábricas consertando respiradores. Por isso, estamos muito seguros de que as medidas tomadas são eficazes e que estamos oferecendo o melhor ambiente de trabalho para os nossos empregados”, disse Luiz C. Peres, vice-presidente de manufatura da GM América do Sul.
O foco da produção na retomada é o Novo Tracker. O SUV, lançado no início do período de quarentena no país, rapidamente se destacou em vendas, sendo o SUV mais vendido da categoria desde abril (um mês atípico neste ano, registre-se).

Divulgação                  Fábrica de motores vai priorizar exportações

SÃO CARLOS – A Volkswagen do Brasil retoma amanhã a produção de motores em sua fábrica localizada em São Carlos/SP. As unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas no estado de São Paulo, retornam às atividades de forma parcial, com algumas áreas produtivas nesta data, e o restante de forma completa em 1º de junho. A unidade de São José dos Pinhais/PR foi a primeira da Volkswagen do país a retomar a produção no último 18 de maio, conforme noticiamos neste blog.
A retomada na unidade de São Carlos, responsável pela produção de dos motores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, e também do consagrado motor EA111 1.6l, será com todas as áreas produtivas atuantes, mas de forma gradual, inicialmente com dois turnos. "Estamos priorizando neste momento o abastecimento para os mercados externos, como a exportação dos motores 1.4 TSI para o México, bem como a produção de motores para nossa unidade em São José dos Pinhais", explica Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

MOTOS – A Moto Honda da Amazônia confirma a retomada gradual das atividades produtivas de sua unidade fabril em Manaus/AM, a partir de hoje. As linhas de produção serão reativadas gradualmente, no início com ritmo reduzido, para adaptação aos novos protocolos de saúde e segurança.
O retorno dos colaboradores às atividades na unidade segue cronograma de retomada da operação, encerrando antecipadamente o período de suspensão temporária do contrato de trabalho. Os colaboradores cujas atividades permitirem atuação à distância permanecem em regime de home office.

Divulgação         Pirelli retoma produção em unidades da América do Sul

BAHIA – A Pirelli informa que mais duas de suas fábricas na América do Sul, a de Feira de Santana/BA e a de Merlo, na Argentina, retornaram à produção – com capacidade produtiva reduzida – no dia 22 último. Com isso, todas as fábricas da empresa na região têm suas produções retomadas.
Neste contexto, sempre priorizando a proteção e saúde dos seus funcionários e de toda a comunidade, a companhia dará continuidade na implementação de uma série de medidas para conter a disseminação da Covid-19. Os colaboradores da área administrativa continuarão em regime home office, assim como todos os que pertencem a um grupo de risco.

PNEUS – Em abril, a indústria nacional de pneumáticos teve queda de 74,6% em comparação ao mesmo período de 2019. O resultado é consequência da baixa acentuada nas vendas para montadoras (-96,8%) e para o mercado de reposição (-65,2%). Com isso, o mês fechou com um total de 1.202.616 unidades comercializadas. Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
"À medida que a indústria de veículos como um todo voltar à atividade, acreditamos que será possível reativar o mercado de vendas de equipamento original. Quanto ao mercado de reposição, ele segue de acordo com as restrições de cada município e estado”, afirma Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

Divulgação    Fabricante diz que vaporizador pode eliminar vírus e bactérias

DESINFETANTE – A Bird Company anuncia novo desinfetante de uso geral, composto por óleos essenciais, com tecnologia patenteada pela empresa, que reúne expertise há 13 anos na extração de componentes de fontes naturais e renováveis. De acordo com a empresa, há eficácia comprovada na desinfecção do ar e eliminação de 99,99% de vírus e bactérias como a Salmonella. O “Bye Corona” é utilizado em umidificador para carros, com durabilidade de duas horas no ambiente e redução da carga microbiana comprovada.
“No Brasil, o produto é o primeiro fabricado com substâncias naturais, registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com ativos à base de óleos essenciais da ‘pinus SP’, planta encontrada na flora brasileira”, explica Brenno Hike Domingues da Silva, diretor da Bird Company.
Ainda segundo a companhia, após a comprovação da eficácia dos desinfetantes em ambientes fechados, que eliminaram vírus e bactérias, como a salmonella choleraesuis, staphylococcus aureus e clostridium difficille, a Anvisa liberou o uso desses produtos na desinfecção e prevenção à Covid-19, inclusive os naturais, como é o caso do “Bye Corona”, que foi desenvolvido com foco na utilização em carros, a fim de promover maior segurança às pessoas que necessitam sair de casa.
O produto é registrado na Anvisa com o número 354850001, e o fabricante ainda indica que a biodegrabilidade imediata é de 83,1% em 28 dias.

PRÊMIO – A Wabco Holdings, fornecedora global de sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que contribuem na segurança, eficiência e conectividade de veículos comerciais, anuncia que recebeu o prestigiado prêmio de qualidade da Paccar, líder global em tecnologia de alta qualidade para design, fabricação e suporte de caminhões leves, médios e pesados.
As operações da Wabco na Polônia, Alemanha e Brasil estavam entre o seleto grupo de fornecedores de alto desempenho reconhecidos por exceder os rigorosos padrões de qualidade da Paccar em 2019. "Estou particularmente orgulhosa por termos recebido esse prêmio de destaque após nosso programa global multifuncional intensivo de transformação da qualidade", disse Natalia Noblet, diretora de qualidade da empresa.

INDEVIDO – A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou na Justiça para reverter ao patrimônio da União área que havia sido doada ao município de Faxinal de Soturno/RS para regularização fundiária, uma vez que parte dos imóveis do local foi ilegalmente destinada ao setor privado para fins comerciais.
Segundo a Procuradoria Regional da União na 4ª Região (PRU4), unidade da AGU que ajuizou a ação, a doação dos imóveis à empresa privada incorre em violação ao encargo de regularização fundiária, provisão habitacional e urbanização previsto no contrato estabelecido entre a União e o município, bem como à legislação patrimonial que veda à alienação de imóvel recebido em doação (artigos 31, §§ 2º, e 3º da Lei nº 9.636/98).
Em 2009, a União doou ao município frações de uma área com superfície total 156.214 metros quadrados para regularização fundiária de famílias de baixa renda, bem como reserva de áreas para instalação dos equipamentos comunitários. Na ocasião, havia 98 famílias ocupando o local. No entanto, uma parte dessa área foi dividida em seis terrenos e doados pelo município à uma concessionária de veículos sem nenhum tipo de contraprestação relacionada à finalidade da área, conforme documentação trazida aos autos pela Coordenação de Patrimônio Público e Meio Ambiente (Corepam/PRU4), em desacordo com o contrato e com a legislação patrimonial.

SOCIAL – Para garantir que os alunos do Programa Formare continuem o processo de ensino e aprendizagem diário, mesmo em meio ao distanciamento social causado pelo enfrentamento ao novo coronavírus, a operadora portuária e logística Santos Brasil e a Fundação Iochpe readequaram as atividades teóricas, que passaram a ser ministradas por meio da metodologia EAD (Ensino a Distância).
A fundação elaborou uma estratégia de formação de jovens por aulas remotas, que não se limita a videoaulas, atendendo as particularidades dos alunos. As práticas de ensino também contam com outros aplicativos e recursos, como questionários, seminários, apresentações, entre outros.

SHOPPINGS – Dados preliminares da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) apontam que o fechamento de boa parte das lojas por cerca de dois meses já resultou em cerca de 120 mil desempregados. A associação, que representa 105 mil lojas em todo o país, estima que 15 mil lojas não deverão mais reabrir devido a grave crise econômica gerada pela pandemia.
“Essa situação vai piorar se governadores e prefeitos não determinarem a reabertura gradual e cuidadosa da economia. Percebemos que a OMS sempre fez a recomendação para que as pessoas ficassem em casa, mas nos últimos 15 dias a mesma organização tem dito o contrário em países de economia frágil como o Brasil", assinala Nabil Sahyoun, presidente da associação.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário