segunda-feira, 18 de maio de 2020

Suave retomada


Divulgação             Unidade da Volkswagen retoma produção no Paraná

Nelson Tucci

Aos poucos, as montadoras de automóveis e autopeças vão retomando o trabalho, após um período forçado de parada pela pandemia da Covid-19. Este é o caso da Volkswagen, anunciando a retomada da produção em sua fábrica de São José dos Pinhais/PR, nesta segunda-feira 18. Inaugurada em 1999, a unidade emprega 2,5 mil trabalhadores.
De acordo com a assessoria da empresa, para a VW a saúde e segurança de seus empregados é prioridade absoluta. As demais unidades fabris localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, têm previsão para retornarem à operação no final do mês.
As medidas de higiene e segurança foram expandidas e baseadas nas experiências das fábricas do Grupo VW na China e Alemanha, em conformidade com os protocolos internacionais e alinhadas às determinações do governo. A unidade de São José dos Pinhais começará o retorno às atividades de forma gradual. A primeira linha de produção a ser retomada será a do SUV T-Cross.
Serão dois turnos em ritmo mais lento, com os empregados respeitando o distanciamento social recomendado, e com a curva de aceleração visando atender a demanda do mercado. “Estamos levando as orientações aos nossos empregados de forma didática e por meio de vídeos, porque será uma experiência inédita para todos e o entendimento das regras será fundamental para nos acostumarmos rapidamente a esta nova realidade", afirma Pablo Di Si, CEO e presidente da Volkswagen para a América Latina.

PEUGEOT – A rede de concessionárias Peugeot reabre as portas de suas oficinas. E, para assegurar a mobilidade e segurança de colaboradores e consumidores, adotou medidas sanitárias reforçadas em toda a rede de concessionários, estabelecendo protocolos globais de segurança e garantindo, assim, a saúde de todos.
As medidas implementadas fazem parte dos compromissos estabelecidos pelo programa “Peugeot Total Care” que, desde seu lançamento, em 2017, oferece serviços de excelência, colocando o consumidor sempre em primeiro lugar, assegura a montadora francesa.

PARADA – A Moto Honda da Amazônia anunciou a extensão da suspensão das atividades produtivas de sua unidade fabril em Manaus/AM, devido ao crescente avanço da pandemia naquele estado e, particularmente, na capital. A decisão prioriza a saúde e segurança das pessoas e está alinhada às iniciativas para conter a disseminação do novo coronavírus no município, que enfrenta sobrecarga no sistema de saúde.
A retomada da produção, anteriormente prevista para esta segunda-feira 18, foi prorrogada para 25 próximo. A operação será reiniciada gradualmente com adoção de novos protocolos que visam a garantir a saúde e segurança das pessoas.
A maior parte dos colaboradores segue com contrato de trabalho temporariamente suspenso, nos termos previstos na Medida Provisória 936/2020. A Moto Honda informa, em nota, reconhecer a importância da retomada da produção para a continuidade da operação e de sua ampla cadeia, composta por cerca de 130 fornecedores diretos, centenas de prestadores de serviços e mais de 1.200 pontos de vendas: “Nesse contexto, a empresa está, a cada momento, revisando as suas ações visando a conciliar a segurança e saúde das pessoas com a sustentabilidade dos negócios”.

SOCIAL – A Hidrovias do Brasil, por meio de sua organização de responsabilidade social, o Instituto Hidrovias, realizou a doação de 3.000 cestas básicas, no valor de R$ 300 mil, para a alimentação de jovens e adolescentes da rede pública de ensino de Santos/SP. A entrega foi feita na Associação de Amor à Criança Arcanjo Rafael (Asacar), Organização da Sociedade Civil, nos termos da lei nº 13.019/2014, sem fins lucrativos e vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Santos, para ajudar no enfrentamento à pandemia.
Neste período de isolamento social, grande parte das crianças e adolescentes tem suas refeições regulares (cinco refeições diárias no período integral) dentro das unidades municipais de ensino e a doação visa auxiliar a mitigar os problemas alimentares desses jovens.
As cestas básicas foram distribuídas a estudantes das Unidades Embaré, Marapé, Chico de Paula, UMEs Colégio Santista, Prefeito Paulo Gomes Barbosa, Avelino da Paz Vieira e para o Núcleo 2 – Cais Arena, Núcleo 3 – Sambódromo e Núcleo 4 – São Judas, todas em Santos.

Fotos Divulgação                      Projeto comunitário para higienização das mãos

PIAS – Após identificar a necessidade de um local para higienizar as mãos na entrada do Asilo Toca de Assis, em Macaé/RJ, em contribuição ao cenário de pandemia, os colaboradores voluntários do Distribuidor Cummins Brasil (DCB), da filial localizada nesta mesma cidade, desenvolveram o Projeto Pias Comunitárias.
Com o uso de pallets a serem descartados, uma força tarefa organizada entre eles arrecadou o restante dos materiais, como pia, canos, galão de água etc.; e os colaboradores produziram o primeiro totem, já entregue e instalado no parceiro comunitário, respeitando o distanciamento social e com utilização de máscara.
Durante a instalação, na entrada do prédio do Asilo Toca de Assis, não houve contato com as idosas que estão isoladas no interior do prédio. “Com o desenvolvimento deste equipamento contribuímos para que as freiras que cuidam da instituição e os visitantes essenciais protejam melhor os idosos residentes”, diz Glauber Lindemberg dos Santos, do DCB.

Totem na entrada do prédio do Asilo Toca de Assis

CAMPANHA – A Confederação Nacional do Transporte (CNT), com apoio de entidades do setor de transportes em todo o Brasil, lançou na sexta-feira passada, 15, a campanha “O Transporte Move o Brasil”.
A ação, que terá início em plataformas digitais, tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do setor na garantia do abastecimento e dos deslocamentos necessários, especialmente neste momento de crise de saúde em razão da pandemia.
A campanha ressalta que a atividade transportadora abastece, conecta e torna possível o movimento que leva o Brasil para frente. Além disso, traz a mensagem de que, quando se faz presente na vida de cada um, é capaz de mudar a realidade do país inteiro.

LOGÍSTICA – Em meio a um cenário incerto causado pela pandemia, a multinacional de logística ID Logistics Brasil, presente em 18 países, apurou os resultados pós-Dia das Mães, apresentando expressiva alta de 20% no segmento e-commerce. Inicialmente, a previsão era de que pela situação sanitária ocorreria uma queda. A exceção ao cenário ocorreu no segmento B2C, com a mudança no comportamento do consumidor para a compra online, planos foram revistos exigindo flexibilidade e rapidez na atuação da operadora logística.
No entanto, a empresa afirma que tal crescimento não foi suficiente para compensar a baixa de volume dos demais canais. A operadora logística tem forte atuação no varejo tradicional, consumo e indústria, cosmético e no e-commerce.

Divulgação   Plataforma conecta empresas de táxi aéreo direto com os clientes

VOOS – Já está no ar uma nova plataforma digital que vai conectar empresas de táxi aéreo direto com os clientes para oferecer transporte de passageiros, de carga e UTI aérea em voos não regulares. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a Confederação Nacional de Transporte (CNT), o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (Sneta) e empreendedores do setor de tecnologia.
O objetivo é descomplicar o fretamento aéreo para aumentar a conectividade em um momento em que a oferta de voos regulares caiu drasticamente. Das 140 localidades atendidas pela malha aérea doméstica, hoje não chega a 50 o número de cidades servidas.
O aplicativo www.flyadam.com.br, disponível nas versões Android e IOS, é fácil de ser usado. Basta inserir a origem, destino, data desejada, número de passageiros e efetuar a pesquisa. O resultado traz todas as possibilidades de aeronaves com os respectivos custos e o cliente pode escolher aquela que melhor se adequar à necessidade.
A redução dos voos comerciais neste período de pandemia prejudicou a circulação de profissionais de saúde, pacientes e o transporte de cargas, em especial de medicamentos e equipamentos médicos, ficou comprometido, já que o acesso a centros urbanos mais distantes se tornou limitado.
“A plataforma oferece competição e flexibilidade para que as pessoas possam conhecer as possibilidades do transporte aéreo não regular e escolher a melhor alternativa. Muitas vezes o preço não depende apenas do modelo da aeronave, mas da sua localização naquela data e até de oportunidades, como um voo de retorno em que voltaria vazio e pode oferecer ótimo custo”, explica Flávio Pires, CEO da ABAG.

Divulgação              Action 1.6: Creta da Hyundai tem nova versão

LANÇAMENTO – A Hyundai Motor Brasil reforça a relação custo-benefício do SUV compacto Creta ao lançar a versão Action 1.6, com câmbio automático, e reposicionar a opção de entrada, Attitude 1.6 com câmbio mecânico. A gama completa conta, agora, com cinco diferentes configurações, com preços a partir de R$ 75.990.
“O SUV compacto Creta sempre se destacou por reunir o pacote mais competitivo da categoria, com grande espaço interno, tanto para passageiros como para bagagem, condução agradável e motorização de alto desempenho. Atualizamos a gama de versões, com a chegada da Action abaixo de R$ 80 mil, e tornamos a opção com câmbio mecânico mais acessível para aqueles que querem ter seu primeiro SUV”, conta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
Para todas as versões, estão disponíveis seis cores: Preto Ônix, Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Silk e a novidade Azul Sapphire. Também inédita, a cor Verde Amazon começa a ser oferecida sob encomenda.

Divulgação       Audi R8: todas as unidades disponíveis foram vendidas

PRÉ-VENDA – Após uma semana do início da pré-venda com personalização do Audi R8, todas as unidades disponíveis foram vendidas. Um dos automóveis mais desejados do mundo, o superesportivo Audi R8 chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano para todos os proprietários que já escolheram seu modelo. A produção será iniciada nas próximas semanas e a previsão é que os veículos sejam entregues em setembro, sempre de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.
Para Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil, o sucesso na pré-venda do Audi R8 é uma demonstração clara da paixão dos consumidores brasileiros pelo mais icônico superesportivo da Audi.

Divulgação                       Kia: passeio de carro sem sair de casa

VIRTUAL – Com o intuito de reforçar e respeitar as orientações de segurança e higiene da OMS e dos demais órgãos oficiais de saúde, neste período de pandemia, a Kia Motors do Brasil liberou uma série de ações para amparar todos os seus clientes e seguidores por meio das redes sociais.
Essas ações oferecem desde suportes técnicos (cuidados com seu KIA na quarentena, garantias estendidas, vídeo atendimento, entre outros) até entretenimento: para divertir os internautas que estão cumprindo o isolamento social, a montadora lançou o filtro no Instagram “Kia Cerato 2.0”. O recurso coloca o internauta para “passear” em um Cerato 2.0, que pode registrar fotos e vídeos do momento.
Para utilizar o filtro, com um dispositivo móvel em mãos, basta visitar o perfil do Instagram da Kia (@kiamotorsbrasil) e, no terceiro ícone abaixo da seção “destaques”, acessar a guia de filtros da marca. É só clicar em “experimentar” e se divertir com o passeio de carro sem sair de casa.

VICE – A Nissan anunciou a nomeação de Airton Cousseau como vice-chairman da Nissan América Latina. Em seu novo cargo, o executivo vai liderar a estratégia da companhia nos países da região incluindo, entre outras, Operações e Marketing e Vendas.

NEGÓCIOS – Com os desafios impostos pela pandemia ao mundo corporativo, a necessidade de se reinventar ganhou status de peça-chave para a travessia deste período. Se antes a tecnologia era apontada como uma das principais responsáveis pelo afastamento cotidiano, atualmente se tornou importante aliada para manter atuantes e aquecidos diversos setores da economia.
Foi com essa visão que a organização da Felinju 2020, principal evento do ramo da moda íntima de Minas Gerais e um dos mais importantes do país, está inovando ao anunciar sua 23ª edição 100% online, entre os dias 1 e 5 de junho. Mais informações em www.felinjuonline.com.br

Divulgação        Marcos e Regina: melhoria contínua e com correções

ARTIGO
Continuidade dos negócios e riscos em tempos de coronavírus

Marcos Assi e Regina Volpato (*)

Tendo em vista as inúmeras incertezas relacionadas aos impactos e, principalmente, aos desdobramentos da pandemia da Covid-19 em todo o mundo, as empresas, independentemente do porte, precisam avaliar seus processos de gestão baseadas em suas realidades, bem como seu apetite ao risco e objetivos estratégicos originalmente desenhados. Portanto, para que o seu negócio ainda seja sustentável neste imenso desafio, a gestão de riscos tem papel relevante para manutenção de seus produtos e serviços, colaboradores e gestores, clientes, e por que não, para seus fornecedores – afinal, todos fazem parte de sua cadeia de valor.
Nesse sentido, visando que esse gerenciamento aconteça de modo adequado, devemos considerar os seguintes aspectos:
. Caso ainda não tenha estabelecido um comitê de gestão de crises, reunindo os principais executivos e gestores da organização diariamente (de preferência pela manhã), para reavaliações tempestivas dos avanços da Covid-19 e seus impactos no negócio, já está mais que na hora;
. Construa um plano de gestão de crises, associado a um plano de recuperação e continuidade do negócio (incluindo possibilidades de desastres e/ou situações externas, para isso, citamos como exemplo a greve dos caminhoneiros);
. Se o plano já existe e a empresa o considera desatualizado, ou mesmo inapropriado para a crise atual, não vale se ocupar com uma atualização; ações rápidas, conscientes e coordenadas são a pedida do momento;
. Depois de superados os problemas, um grupo de trabalho de sua empresa, criado de modo multissetorial e liderado pelos membros da alta direção, deverá, através do debate sobre os aprendizados obtidos com o enfrentamento da crise, constatar as vulnerabilidades dos processos de gestão e controles internos, reconstruindo um novo, coerente e efetivo plano de gestão de crises;
.     A mesma lógica deve ser adotada para a avaliação dos riscos do negócio: se isto ainda não faz parte da cultura da sua empresa, ou se a avaliação está há muito tempo desatualizada, agora não é o momento de se ocupar dela. Os aspectos estratégicos, operacionais, financeiros e regulatórios derivados da pandemia serão medidos apenas nas próximas semanas. Logo, qualquer esforço agora implicará retrabalho logo à frente. Na atual conjuntura, a organização deve se ocupar de “apagar incêndios” (sem deixar, é claro, de fazê-lo de forma coordenada, estratégica e mediante a reunião dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos necessários), mas nada além disto. Os detalhes, já que não priorizados até o momento, postergue para o período de calmaria;
. Quando se fala em riscos, automaticamente pensamos em impactos. Caso a empresa, além de não ter avaliado previamente seus riscos inerentes, também não tenha mapeado e calculado os impactos à sua recuperação e continuidade, uma alternativa rápida e que pode servir para tentar salvar o negócio é a renegociação com bancos, clientes e fornecedores (especialmente, prazos e pagamentos), além da manutenção da execução dos serviços e realização de entregas (pois, do contrário, isto pode “matar” o seu negócio);
. Outra ferramenta rápida, que pode ser usada ainda que temporariamente para ajustar seu apetite e tolerância a risco, é a construção de indicadores de performance e riscos para monitoramento contínuo. Ele estabeleceria gatilhos para o acionamento de medidas de contingência e continuidade de forma minimamente estruturada;
. Durante as reuniões diárias obrigatórias que mencionamos no início, o seu comitê de gestão de crises deve discutir sobre o mapeamento de cenários (já ouviu falar de stress testing?). Estes momentos são essenciais para aprender com os problemas e desenvolver possíveis soluções, especialmente para o caso de prolongamento da crise, avaliando o apetite de risco e, o principal, qual a tolerância do negócio para essas situações;
. Finalmente, implemente mecanismos internos de comunicação para todos os seus stakeholders, realize o monitoramento dos avanços da pandemia, por meio de fontes seguras, e avalie quais serão os impactos nos negócios e na vida das partes interessadas. Esta comunicação deverá ser coesa e recorrente, realizada por porta-vozes especialmente escolhidos para esta finalidade, de forma que todas partes interessadas, dentro e fora da organização, tenham acesso ao mesmo conteúdo e ao mesmo tempo. Isto certamente evitará vazamentos de dados descontextualizados e, até mesmo, especulações promovidas por pessoas que não estão suficientemente inteiradas do contexto e dos planos de ação adotados pela organização, além de cenários de pânico e incerteza. Desta forma, todos estarão “na mesma página”, sabendo apenas o que for realmente útil, verdadeiro e necessário para que prossigam trabalhando de modo seguro e auxiliando a empresa no atingimento dos objetivos de seu plano de gestão de crises e continuidade dos negócios.
É provável que quando chegarmos ao fim da pandemia as organizações que sobreviverem se deparem com algumas baixas e perdas, mas, esperamos que estes dados, mesmo negativos, não tenham destaque maior do que os aprendizados colhidos com o período.
E, para que os aprendizados façam sentido de verdade, revisite os processos de controles internos, compliance, gestão de riscos, gestão de crises e gestão da continuidade de negócios, jamais negligenciando a importância de se preocupar com a melhoria contínua e com correções que, se detectadas e implementadas imediatamente, garantirão valor agregado e perenidade.
(*) Marcos Assi é professor e consultor da Massi Consultoria e Treinamento e Roberta Volpato Hanoff é advogada, professora, auditora de compliance e presidente da Studio Estratégia – Governança, Riscos e Compliance.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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