terça-feira, 1 de outubro de 2019

Motoristas de app recorrem à locação


Divulgação           Integração entre aplicativos e locadoras é tendência irreversível.

Nelson Tucci

O número de motoristas de aplicativo que utilizam carro alugado já atinge 15% do total e tende a crescer com a oferta de serviços dedicados a esse público. O Uber, principal aplicativo de transporte no país, estima em 600 mil motoristas brasileiros o número total de cadastrados. Segundo estimativas da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a locação responde hoje por 15% de todos os veículos utilizados por motoristas de aplicativos, tornando a integração entre aplicativos e locadoras uma tendência irreversível no país.
Para falar sobre essa evolução, o head de soluções para veículos da América Latina do Uber, Caleb Varner, vem ao Brasil na próxima quarta, 2, para participar do XIV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos. Ele traçará os cenários aguardados pela empresa no Brasil e como a expansão do serviço de aplicativos poderá impactar o segmento de locação no país.
Evento da ABLA acontece simultaneamente ao congresso Veículo Elétrico Latino-Americano, no Transamérica Expo Center, dias 1º e 2 de outubro. Acesse programação pelo link WWW.forum2019.abla.com.br

MOBILIDADE – Na próxima quinta-feira, 3, representantes de empresas do setor de mobilidade urbana estarão reunidos no painel "O papel da Inovação e das Tecnologias Emergentes para a Mobilidade Urbana Sustentável", que acontece durante o Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, das 9h20 às 10h50, no World Trade Center (WTC), em São Paulo.
Entre os confirmados para o painel, estão Sérgio Magalhães, diretor geral de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz; Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento da Bosch; Marcelo Loureiro, co-fundador da Grow; Pablo Fava, vice-presidente sênior de Digital Industries da Siemens.
Com foco no papel da inovação e das tecnologias emergentes nos novos negócios e sob o lema "Inspire-se, crie e conecte-se – Los geht's", a sétima edição do Congresso chega com a proposta de mostrar toda a jornada da inovação, desde a idealização ao lançamento de um projeto. Inscrições e mais informações: www.inovacaobrasilalemanha.com.br

Divulgação                                   Ônibus Elétrico Dual Bus terá bateria Moura, de lítio

BATERIAS – A Moura apresenta ao mercado a primeira bateria de lítio para ônibus elétricos: Moura By XALT Energy. Juntamente com a Eletra, lançou na Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana o produto que irá equipar o Ônibus Elétrico Híbrido Dual Bus 15m, o veículo mais inovador do Brasil para transporte público sustentável. A união entre a tradicional fabricante de baterias na América do Sul e a empresa referência em transporte público sustentável no país viabilizou a produção do modelo elétrico-híbrido 100% fabricado no Brasil.
O Dual Bus 15m é a soma da tecnologia de tração elétrica Eletra com a eficiência dos componentes Moura (através de parceria com a XALT Energy) e WEG – terceiro parceiro na empreitada. É um veículo de tração elétrica alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente. É solução ideal para atender a Zonas de Emissão Zero nas cidades, com ampla autonomia e sem necessidade de infraestrutura de recarga. Além disso, a qualquer momento da vida útil do Dual Bus, a tecnologia Eletra permite a troca do motor-gerador por um novo banco de baterias, possibilitando ao veículo transitar como ônibus elétrico puro.
A parceria entre as três empresas marca o início das operações do Grupo Moura no mercado de baterias de lítio. “A eletrificação veicular, principalmente de ônibus e caminhões, é uma realidade e a Moura tem desenvolvido soluções para atender as demandas do mercado e apoiar a aceleração deste processo no Brasil”, afirma o diretor geral da Divisão de Lítio do Grupo Moura, Fernando Castelão.

ÍNDICE – A Honda Motor Co., Ltd. anunciou a seleção da empresa, pelo terceiro ano consecutivo, para compor o Índice de Sustentabilidade da Dow Jones ("DJSI World"). Os índices Dow Jones de sustentabilidade servem como um dos principais parâmetros de referência para o investimento socialmente responsável.
A Honda publicou seu Relatório de Sustentabilidade 2019, resumindo a abordagem e as iniciativas da empresa em relação à sustentabilidade. Mais informações em http://global.honda/about/sustainability.html

GTS – Ícone de estilo e performance, a linha GTS voltará ao Brasil em 2020, agora no Polo e no Virtus. Os modelos foram destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel de 2018, quando foram apresentados como conceitos. Polo GTS e Virtus GTS serão equipados com motor 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm de torque e fazem parte da maior ofensiva de produtos da história da marca, sendo o 15º e 16º lançamentos de 20 previstos até o ano que vem.

Divulgação                                                    Comemoração das 500 mil unidades baianas

FESTA – A Ford comemorou a produção de 500.000 unidades do EcoSport de segunda geração na fábrica de Camaçari, na Bahia, desde 2012. Se fossem enfileirados esses veículos formariam uma linha contínua de 2.134 km, a mesma distância de São Paulo a Recife. Desse total, 59% foram destinados ao mercado interno e 41% exportados para países como Argentina, México, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Divulgação                                                                                    Brasil é o 3° maior mercado pet

PET – O mercado pet no Brasil não para de crescer. Mesmo em meio à crise financeira dos últimos anos, o país é um dos maiores do mundo no setor, com faturamento de R$ 34 bilhões/ano e crescimento de 6,9% nos últimos dois anos.
O país ocupa o terceiro lugar em faturamento no mapa global, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido. Nesse cenário, 26 milhões de lares brasileiros têm cão ou gato. Os números se devem, em parte, à densidade demográfica brasileira, mas também a uma mudança de estilo de vida global. Com o aumento da população de pessoas que moram sozinhas e famílias tendo filhos cada vez mais tarde, os pets se tornaram uma opção de companhia.
Uma pesquisa da Nielsen mostra que 64% dos lares brasileiros com animais não têm crianças até 11 anos. “A preocupação com o bem-estar do animal aquece o mercado e faz surgir serviços e produtos de melhor qualidade”, diz Fernando Fernandes, diretor de Vendas e Marketing da Eco Cane Cat Litter, marca de granulado higiênico para gatos que estreou esse ano, com proposta sustentável. Produzido com apenas dois ingredientes – bagaço de cana de açúcar e resíduo de mandioca – o produto foi desenvolvido no Brasil e utiliza matérias-primas 100% naturais e biodegradáveis. Até mesmo as embalagens são feitas de polietileno verde, que leva o logo "I’m green", à base de cana de açúcar, uma matéria-prima renovável, que auxilia na redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.

Divulgação                 Cláudio: “Algumas montadoras já trabalham com líquidos long life”

ARTIGO
Não coloque em risco a saúde do motor

Por Cláudio Moysés (*)

Existem muitos produtos que são vendidos no mercado como líquido de arrefecimento, mas na verdade não passam de água com corante e podem conter elementos prejudiciais ao motor, portanto o consumidor precisa tomar alguns cuidados na hora de fazer a manutenção do veículo e comprar este item tão importante, que é responsável por manter o motor em temperatura ideal de funcionamento, entre outros benefícios.
É fundamental seguir a recomendação do manual do fabricante e utilizar somente produtos de origem confiável deste líquido, que é composto por água desmineralizada e aditivo à base de etileno glicol. Assim, o consumidor tem a segurança de comprar um produto que entrega a proteção adequada conforme especificação de uso e garante a preservação da vida útil do motor.
Algumas montadoras já trabalham com líquidos long life, que duram a vida inteira do veículo, então o motorista não precisa se preocupar em fazer a troca, a não ser que haja vazamento ou alguma contaminação do sistema. Já outras montadoras recomendam fazer trocas do líquido de arrefecimento, de acordo com quilometragem, a partir de produtos homologados.
Alguns brasileiros têm o hábito de completar o reservatório com água da torneira, o que é prejudicial, pois a composição da mistura deve conter água desmineralizada para proteger os componentes metálicos da corrosão e evitar a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, em consequência, superaquecimento do motor.
Assim, colocar água da torneira no circuito de arrefecimento põe em risco a saúde do motor, pois a água pode conter sais minerais como cloro, flúor e cálcio que, se acumulados em certas regiões do motor, aceleram o processo de oxidação e desgaste de partes metálicas e mangueiras. Em especial o cloro presente na água pode reagir com o alumínio das peças.
Se o consumidor completar apenas com água, a porcentagem da mistura também irá diminuir e perder eficiência, uma vez que um dos objetivos do etileno glicol é garantir que a água não evapore. Assim, a mistura perde capacidade de não evaporar, que é observada com a rápida queda de nível, além de perder as características de proteção do motor e das borrachas.
Geralmente, os painéis de instrumentos dos veículos alertam caso comece a baixar o nível e aumentar a temperatura. Se continuar em funcionamento mesmo com os alertas, o carro terá problemas com o superaquecimento do motor, como dano à junta do cabeçote, que pode demandar uma retífica ou a troca deste importante item avariado.
No Brasil, a certificação do líquido de arrefecimento ainda é voluntária, mas o mercado já apresentou demanda ao Inmetro para que esta seja regulamentada, com a finalidade de evitar que produtos piratas sigam em circulação no mercado.
Para não colocar em risco o patrimônio, a recomendação é que o motorista escolha sempre produtos avaliados e testados pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), que realiza uma gama de ensaios em líquido de arrefecimento, conforme as especificações das normas ABNT NBR, o que garante segurança ao consumidor.
Todo o trabalho é realizado em laboratório químico próprio, que está localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a 100 km de São Paulo. O laboratório possui equipamentos de última geração para realizar ensaios químicos em líquido de arrefecimento, assim como Arla 32, líquido de freios, baterias e pilhas.
O IQA é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor e governo. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, o instituto atua em certificação de serviços automotivos, produtos e sistemas de gestão, assim como publicações técnicas, treinamentos e ensaios de laboratório.
(*) Cláudio Moysés é gerente geral de Qualidade da PSA Groupe e diretor-executivo do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário