segunda-feira, 7 de outubro de 2019

O futuro dos caminhões


Divulgação  Fenatran debaterá emissões, combustíveis, segurança e novas tecnologias

Nelson Tucci

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) realiza no dia 15 próximo, no período da manhã, o workshop intitulado “As tecnologias futuras para caminhões e transporte”, no ambiente da 22ª edição – mezanino Sala 210AB – do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, que acontece entre 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo. São aguardados mais de 100 executivos, engenheiros e profissionais do setor de veículos pesados para debater emissões, combustíveis, segurança e as novas tecnologias.
Coordenado por Paulo Jorge Antonio, diretor de Pesados da AEA, o workshop contará com oito palestrantes, subdivididos em três painéis – Segurança e Novas Tecnologias, Combustíveis e Emissões, seguidas por sessões de debate. Tadeu Cordeiro de Melo, coordenador da Comissão Técnica Emissões e Consumo de Veículos Pesados, da AEA, encerrará o ciclo de debates do workshop, com a mediação de Gilberto Leal.

INOVAÇÕES – Com o maior número de lançamentos de sua história, a Librelato participará da 22ª Fenatran apresentando novidades como os implementos mais leves e resistentes, além de soluções em conectividade e segurança. Os novos produtos partem de um novo posicionamento da marca.
As inovações da empresa também estarão nos eixos e suspensões de seus produtos. “Mudanças irão contribuir para um transporte com mais segurança nas estradas, mais rapidez nas operações de carga e descarga, menores custos de manutenção, menor tara e rápido retorno de investimento ao cliente”, diz José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Divulgação      Motor a gás natural ISLG de 8,9 litros: para ônibus e caminhões

GÁS – A Cummins, tradicional fornecedora de motores a gás, consolida sua presença no mercado de motores a gás durante o principal evento do segmento de transporte rodoviário de cargas da América Latina, a Fenatran 2019. A empresa vai expor a motorização ISL G a gás e divulgar sua linha completa de produtos desenvolvida e projetada para operar no Brasil com esta fonte de energia. No total, são sete plataformas diferentes de motores a gás para ônibus e caminhões que variam entre 5,9 e 12 litros e potências entre 195 e 400 cavalos.
“Trata-se de um investimento sustentável para os negócios e para a sociedade como um todo”, diz a fabricante, que busca uma série de tecnologias aplicadas em veículos comerciais para oferecer alto desempenho com níveis de emissões cada vez mais baixos. A Cummins conta com mais de 25 anos de trajetória na fabricação de motores a gás exclusivos e dedicados.

CÉLULAS – Cummins Inc. e a Hyundai Motor Company anunciaram na última semana, a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU - Memorandum of Understanding) para avaliar em conjunto oportunidades em desenvolver e comercializar grupos de força elétricos e de células de combustível.
Espera-se que esses novos trens de força sejam desenvolvidos combinando os sistemas de células de combustível da Hyundai com as tecnologias de trem de força elétrico, baterias e controles da Cummins. O desenvolvimento inicial será focado no mercado norte-americano de veículos comerciais. As empresas também explorarão maneiras de trabalharem juntas para desenvolver sistemas de células de combustível da próxima geração e se comprometeram a designar uma equipe de profissionais para investigar e buscar outras áreas de colaboração.

Divulgação                    Convite para um café pode salvar vidas

CAFÉ – Dos mais variados tipos e com as mais diversas combinações, o café arrebata fãs em todas as partes do mundo. Em homenagem a este grão tão aromático, a Organização Internacional do Café elegeu o dia 1º de outubro como o Dia Internacional do Café. A Mercedes-Benz lembra que oferece “o efeito despertador que muitos buscam em uma xícara de café” através de uma tecnologia que esta semana completa uma década.
Há exatos 10 anos, destaca a montadora, em nota, apresentava o seu sistema de alerta de sonolência “Attention Assist”, como o primeiro no mundo. O sistema detecta sinais típicos de fadiga e sugere que motoristas sonolentos façam uma pausa na direção, garantindo mais segurança no trânsito. Para isso, um símbolo intuitivamente reconhecível de uma xícara de café é mostrado no painel de instrumentos do automóvel. O convite para uma pausa não poderia ser mais simples e internacionalmente identificável.

LEILÃO – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) leiloa nesta terça-feira 8 nada menos que 688 veículos removidos por infrações de trânsito em Caraguatatuba. Desses, 99 têm direito a documentação e podem voltar a circular. O restante será destinado a reciclagem e desmanches credenciados.
Os lances já estão abertos no site www.euamoleilao.com.br e serão fechados às 10 horas da própria terça.

Divulgação                          Mercedes aposta no pós-venda

CONCESSIONÁRIA – A Mercedes-Benz reinaugura nesta semana o concessionário de automóveis do Grupo Itatiaia, na região de Alphaville, em São Paulo. A loja passa a oferecer a nova experiência de atendimento Mercedes-Benz após uma reforma completa nas áreas de vendas e pós-venda, contemplando uma estrutura para a venda de todo o portfólio de automóveis da marca, além de serviços de pós-venda e veículos seminovos.
“É com muita satisfação que apresentamos o nosso primeiro concessionário em São Paulo com o novo conceito de atendimento da marca. O cliente continua sendo a nossa prioridade e, dessa forma, proporcionamos ao público uma experiência cada vez mais exclusiva”, afirma Holger Marquardt, diretor de Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

AUDI – A Audi do Brasil lança a plataforma online Audi Approved Plus para comercialização de veículos seminovos. O portal pode ser acessado por todos os consumidores e apresenta os carros disponíveis nas concessionárias da marca em território nacional. O principal objetivo com o novo posicionamento do programa é ampliar os canais de relacionamento com clientes e interessados nos modelos Audi, com benefícios e vantagens por meio de uma plataforma oficial.

Divulgação                           Investimentos de 5 bilhões de euros

MASERATTI – Sequencialmente ao programa de investimentos de 5 bilhões da FCA para a Itália, a Maserati anuncia seu plano de inovação para tecnologias de produção, eletrificação e direção autônoma. O objetivo da Maserati é fabricar a linha de produtos novos e eletrificados em Modena, Cassino e Turim (Mirafiori e Grugliasco).
Todos os novos modelos da Maserati serão produzidos 100% na Itália e adotarão sistemas de propulsão híbrido e elétrico a bateria.

MUDANÇAS – A área de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil tem mudanças. Fernando Campoi, gerente de Imprensa Produto, assume a área de Imprensa Corporativa e Comunicação Interna e, em seu lugar, Fabiano Severo, especialista de Imprensa Produto, retorna da Alemanha e passa a responder pela supervisão da área de Imprensa Produto. Já Renato Acciarto – premiado pelo seu trabalho junto à imprensa – deixa a Gerência de Imprensa Corporativa e Comunicação Interna, assumindo interinamente a Gerência de Comunicação Digital.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário