segunda-feira, 20 de maio de 2019

Combate à exploração sexual

Divulgação    Disque 100 para denunciar à Secretaria de Direitos Humanos da PR

Nelson Tucci

O último sábado foi marcado como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. As empresas CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, direcionadas pelo Instituto CCR, realizaram uma série de ações educativas no Sistema Castello-Raposo e no Trecho Oeste do Rodoanel. As atividades têm o apoio da Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp). A campanha prossegue neste mês de maio.
Foram distribuídos 20 mil folhetos nas praças de pedágio do Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel que explicam o que são a violência, o abuso e a exploração sexual e orientam sobre prevenção. As mensagens, que também estarão nos painéis eletrônicos nos trechos, divulgam o Disque 100, o telefone de denúncia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O telefone é gratuito e as pessoas não precisam se identificar, caso queiram registrar uma denúncia. A ação é fiscalizada pela Artesp.
Além disso, para reforçar a ação, durante o mês de maio os caminhoneiros que pararem na base fixa do Estrada para a Saúde, localizada no km 57 da Rodovia Castello Branco (SP 280), sentido capital, são abordados e direcionados em conversas educativas sobre o tema.

AGASALHOS – As concessionárias CCR estão arrecadando agasalhos nas praças de pedágio e bases operacionais do Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel. A ação integra a Campanha do Agasalho 2019, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, apoiada pela Artesp nas rodovias paulistas.
Os itens serão doados para instituições assistenciais dos municípios da região. A arrecadação de agasalhos e cobertores em bom estado de conservação ocorre até 24 de junho.
“A cada edição da campanha ficamos mais satisfeitos com a adesão dos colaboradores e dos usuários. Acreditamos que bons exemplos engajam e ajudam a mostrar que podemos construir uma sociedade melhor e mais solidária”, comenta Francisco Bulhões, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR e presidente do Instituto CCR. Expectativa é que a campanha arrecadará o suficiente para ajudar a mais de 2,2 mil Apaes e entidades filiadas em todo o Brasil.

Divulgação   Entrega dos veículos aconteceu na fábrica da Hyundai em Piracicaba/SP

APAE – A Hyundai Motor Brasil realizou, na última semana, a doação de seis veículos HB20S Comfort Plus 1.0 para os sorteios da Campanha Apae Noel 2019, promovida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). Os recursos financeiros captados com a venda dos bilhetes serão aplicados no apoio a projetos sociais desenvolvidos pelas 2.201 entidades filiadas da Rede Apae no país, responsáveis por promover a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.
É a primeira vez que a Hyundai apoia nacionalmente um projeto da Apae Brasil. Desde 2012, a marca realizou diversas iniciativas locais, como a doação de equipamentos médicos e hospitalares para as prefeituras de nove cidades próximas a Piracicaba/SP. As doações beneficiaram diversas Apaes e instituições que trabalham com o mesmo propósito.
“Ações como essa reforçam o compromisso da Hyundai de apoiar instituições dedicadas ao desenvolvimento da cidadania de grupos vulneráveis”, comenta Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Divulgação            Carros são vistoriados e têm 305 itens analisados

SEMINOVOS – O 123carros, um dos principais canais web para comercialização de carros usados do país, acaba de atingir uma marca histórica, que suplanta mais de 330% as expectativas desenhadas na fundação da empresa: um Ford Fusion Titanium 2.0 GTDI Eco, ano 2015, é 5.000º veículo a procurar a empresa para recorrer ao apoio na venda.
Nem todos os 5.000 seminovos, porém, chegaram a ser “trabalhados” para venda. Prestes a completar seu segundo aniversário, a 123carros mantém inalterados os critérios que nortearam sua criação em 2017. “Cerca de 25% dos candidatos foram rejeitados na pré-inspeção. Outros 10% também não passaram no crivo da avaliação dos técnicos”, lembra Andréas Visnardi, chefe de Inspeções da 123carros, ressaltando que o maior patrimônio da empresa é garantir qualidade e confiabilidade nos modelos à venda.
O interessado na venda leva seu carro ao Centro de Inspeção, onde ele será meticulosamente vistoriado – num total de 305 itens verificados em todos os veículos –, fotografado e avaliado. Não se coloca carro à venda que não atenda aos padrões de qualidade e que possua qualquer tipo de impedimento na documentação. A vantagem recai, naturalmente, para o cliente que compra seu carro na 123carros: há a certeza de não adquirir um “problema”, garante a empresa.

SETE LUGARES – Famílias grandes geralmente têm dificuldade de planejar uma viagem de carro. Com apenas cinco lugares em modelos comuns, é sempre difícil acomodar todas as bagagens e pessoas que fazem parte do grupo. Para isso, o mercado automotivo passou a disponibilizar opções de sete assentos, que passaram a ser preferência de quem dividia, apertado, um espaço na excursão com os parentes.
Para ajudar os consumidores interessados em adquirir um veículo de sete lugares, a KBB Brasil, referência em precificação de carros novos e usados, analisou o comportamento de mais de um milhão de visitantes únicos mensais e identificou que 1,46% das buscas realizadas no site são direcionadas a esse nicho. Vale ressaltar que os resultados são baseados nos modelos com sete lugares de série, logo, os que possuem o assento opcional não foram considerados com destaque.
Entre marcas japonesas e norte-americanas, o TOP 5 veículos do segmento mais buscados pelos brasileiros – com opção de sete lugares de fábrica – são o Mitsubishi Pajero (36,8%), Chevrolet Spin (16,9%), Chevrolet TrailBlazer (7,7%), Toyota SW4 e o Dodge Journey, respectivamente.

ACIDENTES – A redução de acidentes é uma preocupação constante para as companhias que administram concessões rodoviárias. No Maio Amarelo, campanha para a conscientização sobre segurança no trânsito, a Arteris Régis Bittencourt anuncia a redução de 56% de acidentes com ciclistas no comparativo 2017/ 2018.
Mas não é somente durante a campanha que a Arteris conduz ações voltadas para conscientização e educação viária. Algumas delas, como o “Viva Ciclista”, acontecem ao longo de todo o ano. A iniciativa promove ações educativas dirigidas aos ciclistas que trafegam nas vias próximas às rodovias, especialmente nos trechos de maior ocorrência de acidentes. Além de promover boas práticas para um comportamento seguro, contribui para a redução no número de acidentes com bicicletas na rodovia.
Além de atender aos moradores locais que usam a bike para ir e vir do trabalho e das escolas nos trechos da Régis Bittencourt, o “Viva Ciclista” também alcança atletas e grupos que usam a rodovia para praticar o esporte. “Quando realizamos as ações de conscientização, vamos até as margens das pistas para conversar com essas pessoas e ensinar a maneira correta e menos perigosa de trafegar com segurança. Também entregamos o kit Ver e Ser Visto com coletes e lanternas que aumentam a visibilidade do ciclista e coletamos dados sobre trajeto e frequência de circulação na rodovia”, afirma o superintendente de Operações da Arteris, Ricardo Gerab.

PRÊMIO – A ZF do Brasil, através da unidade de negócios produtora de embreagens, recebeu pelo segundo ano consecutivo o prêmio de qualidade da DAF na categoria 10PPM. O reconhecimento se refere à performance em qualidade no ano de 2018, quando a ZF obteve o resultado de 0PPM, ou seja, nenhuma peça rejeitada em um milhão de unidades fornecidas ao cliente. O prêmio foi entregue a José Callegari, diretor de operações das plantas da ZF localizadas nas cidades de São Bernardo do Campo e Araraquara.
O termo “PPM” – “partes por milhão” – é uma métrica de qualidade que resulta da divisão entre peças rejeitadas pelas peças fornecidas, multiplicada por um milhão. A DAF utiliza um indicador oficial para medir o índice PPM mensalmente e assim avaliar o resultado de seus fornecedores. Com os dados coletados, a empresa premia anualmente o fornecedor que atingir a meta estabelecida de 10PPM, que foi o caso da ZF em 2018 e em 2017.

Divulgação      Designers estão visitando escolas, para motivar inscritos

DESIGNER – A Volkswagen decidiu fazer diferente na 21ª edição do concurso “Talento Volkswagen Design”. Neste ano, os próprios designers da marca estão visitando as faculdades em que se formaram para divulgar o processo seletivo que oferece aos vencedores a oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo/SP. Nesta semana, o head de Design da Volkswagen para a América Latina, José Carlos Pavone, esteve na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde se formou em 1999.
“É uma palestra sobre o Processo de Desenvolvimento de Design Automotivo, que estamos apresentando em diversas universidades. O objetivo é divulgar o Talento VW Design 2019 ao maior número possível de estudantes. Nosso conteúdo está baseado no case do T-Cross, primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil”, explica Pavone.
O tema deste ano é “Urban Xperience – Como a mobilidade pode deixar a cidade mais inteligente?” e propõe para os estudantes desenvolverem projetos e tecnologias que integrem a infraestrutura da cidade, promovendo o bem-estar das pessoas, o crescimento econômico e o uso adequado e sustentável de recursos. As inscrições vão até 19 de julho. Para participar, o estudante deverá preencher a ficha cadastral pelo site www.volkswagen.com.br/design

Divulgação    Máquina tem 1.262 cm3 de cilindrada com 158 cavalos de potência

MOTO – A Ducati Multistrada 1260 S desembarcou no Brasil em outubro de 2018 para reforçar a presença da Ducati no segmento big trail de alta cilindrada. De lá para cá ganhou prêmios e abocanhou a preferência do consumidor brasileiro.

De eletrônica sofisticada, a Ducati Multistrada 1260 S combina o motor de 1.262 cm3 de cilindrada com 158 cavalos de potência. O alto desempenho deriva do motor Testastretta DVT, com melhor torque, capacidade de circulação e capacidade de tração. Ou seja, a Ducati Multistrada 1260 S entrega muita potência a partir de baixas rotações.
Entre as principais novidades destaque para o Ducati Quick Shift (disponível na versão S) que permite a troca de marchas automática para cima ou para baixo, sem o uso da embreagem. O TPMS, sensor avançado para o monitoramento da pressão dos pneus. O novo painel de instrumentos com tela de 5” de alta resolução TFT em cores, especificamente projetado para aplicações em motocicletas, e ofarol Full-LED com Ducati Cornering Lights (DCL) também são diferenciais do modelo S. A nova opção de cor chega neste mês ainda às concessionárias e o preço sugerido é de R$ 87.900.

SEM FILAS 1 – A rede de aluguel de carros Localiza Hertz, em parceria com a ConectCar, que oferece serviço de pagamento automático de pedágios e estacionamentos pelo Brasil, lança mais uma novidade para seus clientes na locação de carros: o Localiza Pass by ConectCar.
O serviço permitirá que os clientes passem por pedágios e estacionamentos de shoppings e aeroportos sem pegar filas e sem se preocupar em sacar dinheiro ou pagar tickets em totens de estacionamento.

SEM FILAS 2 – A Movida e o Sem Parar anunciam parceria para oferecer aos seus clientes serviço de aluguel de carros com a tecnologia de pagamento contactless em pedágios e estacionamentos. O projeto implantará a solução nos 96 mil veículos da Movida, distribuídos em mais de 99 cidades em todos os estados. A expectativa é que, até o final de 2019, todos os carros disponibilizados nas 187 lojas da marca operem com o Sem Parar como default, gerando mais de 250 mil transações por mês.

Divulgação    Reinventar-se e melhorar o relacionamento com o cliente

PÓS-VENDA – A crise econômica que veio atingindo o Brasil nos últimos anos também alcançou o setor automotivo expressivamente. No começo desse ano, por exemplo, a General Motors e a Ford mostraram dificuldades.
Em 2013, a Fiat tinha 22,7% de participação nas vendas de carros no país: era a marca mais vendida. Em novembro de 2018, a taxa caiu para 12,2%. No ranking do Customer Service Index (CSI), estudo feito pela consultoria automotiva global J.D. Power que faz análises da experiência dos clientes com os serviços de pós-venda prestados, a Fiat também não ficou bem colocada.
O jeito então foi se reinventar e melhorar seu relacionamento com o cliente. A empresa então decidiu reformular e ampliar o World Class Dealer (WCD): programa que analisa o processo de vendas e os serviços oferecidos pós-venda com o intuito de aumentar a eficiência, a qualidade e a velocidade das atividades e, além disso, reduzir custos. Outra medida foi adotar o Lean Manufacturing que significa Manufatura Enxuta. “Esta é uma filosofia de trabalho que visa eliminar desperdícios dentro da cadeia produtiva e entregar maior valor agregado ao cliente, é fazer mais com menos”, explica Carolina Hartmann, diretora comercial da Isoflex, empresa que forneceu a todas as concessionárias da Fiat quadros de gestão visual.

FLUXO – Um estudo da In Loco Location Intelligence identificou que em março passado o fluxo de visitantes nas concessionárias brasileiras caiu quase 17% em relação a fevereiro, supostamente impactado pelo período de Carnaval, que neste ano aconteceu entre os primeiros dias do mês de março.
No volume total de visitantes, a GM é a líder pelo 3º mês consecutivo e acumulou mais de 18% do total de visitas, entre as marcas analisadas, em março, seguida pela Fiat, 16%; e Volkswagen, 13%. A disputa pelo quarto lugar ficou acirrada, de janeiro para março, a Ford subiu de posição no ranking desbancando a Renault, que caiu para quinta posição em fevereiro e se mantém em sexto lugar agora no ranking. Já a Hyundai subiu uma posição de fevereiro para março. A multinacional estadunidense e a empresa sul-coreana ficaram quase empatadas com um poucos mais de 8% e a marca francesa ficou próxima dos 8%.

SELO – O Groupe PSA criou um novo selo de venda de veículos usados, o Spoticar, para simplificar a experiência de compra de clientes particulares e/ou corporativos, apoiada por uma oferta digital ou em pontos de vendas especializados.
O Spoticar oferece uma seleção de veículos usados multimarcas que são selecionados, avaliados e preparados por especialistas de nossas redes, oferecendo aos clientes o acesso a uma oferta mais ampla de veículos e serviços. O selo concentrará oito já existentes, com exceção do “DS Certified”, que permanecerá em uso, e será lançado em 11 países da Europa até o fim deste ano.

MULTITECH – O engenheiro Fabrício Cardinali, ex-FCA, assumiu a diretoria técnica da Multitech e será responsável pelos laboratórios e testes do TechCenter da empresa, em Holambra/SP. Com a incorporação de Fabrício ao seu quadro societário a empresa consolida atividades na área de Engenharia Experimental e se prepara para expandir sua atuação em Segurança Veicular, uma das áreas que considera estratégica.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário