segunda-feira, 6 de maio de 2019

Automec bate recorde

Divulgação   Rodadas de negócios nacionais e internacionais somaram R$ 77 milhões

Nelson Tucci

A 14ª edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec) encerrada na semana passada, registrou recordes. O público superou os 75 mil visitantes, as rodadas de negócios nacionais e internacionais somaram R$ 77 milhões e aproximadamente 62 mil pessoas passaram pelas áreas de experiências que somaram mais de 4 mil horas de conteúdo. Com o saldo, os organizadores afirmam ser esta a maior Automec já realizada e o maior evento B2B da América Latina.
Foram cinco dias ocupando todos os espaços dos oito pavilhões e, ainda, boa parte da área externa do São Paulo Expo. Dentro do complexo, mais de 1.500 marcas nacionais e internacionais aproveitaram o contato direto com um público qualificado, formado por distribuidores, varejistas, reparadores, proprietários de oficinas, montadoras, concessionários e transportadoras. Um encontro de novas tecnologias e soluções com diferentes necessidades de mercado que resultou no ambiente perfeito para o desenvolvimento de projetos, parcerias e relações comerciais efetivas.
Para Elias Mufarej, diretor do Sindipeças e responsável por Reposição e Fomento à Exportação, a importância da feira para o setor é clara: "Considerando-se que a Automec é a maior feira de autopeças na América Latina e a quarta no mundo, ela expressa muito bem a magnitude do setor no Brasil, nos seus diversos segmentos". Além do Brasil, o pool de expositores reuniu empresas da Alemanha, Estados Unidos, França, China, México, Peru, Romênia, Paquistão, Coréia do Sul e Turquia.

DEMISSÃO – A Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos do Grande ABC atuaram conjuntamente para um acordo aprovado pelos funcionários em assembleia realizada nas instalações da fábrica no dia 30 último.
 A negociação contempla um Plano de Demissão Incentivada (PDI), requalificação profissional, além de apoio psicológico aos trabalhadores. A empresa anuncia que foi aprovado o acordo coletivo para os funcionários afetados pela decisão global da companhia de deixar de atuar no segmento de caminhões na América do Sul, com o consequente encerramento das operações de manufatura na fábrica de São Bernardo do Campo/SP.
A compensação financeira oferecida pela Ford será definida com base na combinação de condições empregatícias (mensalistas e horistas), tempo de trabalho e eventual contratação do funcionário por um potencial comprador da unidade de São Bernardo do Campo. “Foram mais de 40 dias de luta. Durante todo esse tempo, dialogamos intensamente com a empresa, a sociedade e a matriz da Ford nos Estados Unidos”, disse Wagner Santana, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Divulgação      EBAA: o maior evento de carros antigos do Brasil

ANTIGOS – O 6º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindóia/SP, o maior evento de carros antigos do Brasil, acontecerá de 20 a 23 de junho, esperando público de 500 mil pessoas nos três dias gratuitos de visitação ao evento.
Serão mais de 80 mil m² de área para exposição, 800 veículos, 700 carros à venda, além do concurso de elegância e a feira de peças para carros antigos que também são destaque. “São carros clássicos, originais, restaurados e até caminhões gigantes antigos expostos para visitação”, diz Junior Abonante, um dos organizadores.
Ao todo, 400 estandes com grande variedade de peças para restauração de carros antigos, móveis, brinquedos e antiguidades também fazem parte da exposição. Uma praça de alimentação, com mais de 1500 m² e grande variedade atende os visitantes. Outras informações em www.encontroaguasdelindoia.com.br

RECALL – A Porsche convoca os proprietários dos veículos abaixo identificados para agendarem junto a uma concessionária da marca a verificação dos dois sensores de airbags laterais para que, se necessário, sejam readaptados, solucionando preventiva e definitivamente o defeito. Não há riscos imediatos, de modo que o consumidor pode continuar utilizando o veículo.
Identificação: Cayman 911 (991) e 718 (982), ano-modelo 2018-2019, com data de fabricação de 23/10/2017 a 16/05/2018, chassis: WP0AB2981JS278088; WP0AB2992JS122361; WP0AB2995JS122354; WP0AD299XJS156123; WP0BB2991JS134148; WP0BB2995JS134136; WP0BB2996JS134131; WP0CA2980JS211638.
A empresa informa que o defeito reside na possibilidade de que os sensores dos airbags laterais não se encontrem presos completamente sem folga ao chassi, devido aos valores elevados de atrito ao terem seus parafusos fixados. Dado que os sensores podem não estar aparafusados de modo suficientemente firme, todo o efeito de proteção dos sistemas de retenção de impacto pode ser afetado se forem acionados em caso de acidente. Tal defeito pode impedir a proteção total trazida pelo sistema de airbags laterais, ocasionando, em casos de acidentes ou colisões graves, lesões ou morte. Para agendamento e mais informações, a Porsche disponibiliza o e-mail infobrasil@porsche.com.br

RECALL 2 – A Audi do Brasil convoca os proprietários dos veículos modelos Q5, Q5 Security e SQ5, fabricados entre julho de 2018 e janeiro de 2019, chassis abaixo relacionados, a agendarem com uma concessionária da marca a inspeção e, se necessária, substituição do cilindro mestre de freio.
Identificação: Q5 – WAU_FY12225846 a WAU_FY_12241178 ; Q5 Security – WAU_FY_12224560 a WAU_FY_12239591; SQ5 – WAU_FY_12222445 a WAU_FY_12237476.
A empresa alerta ter detectado falha no dimensionamento da espessura das paredes do cilindro mestre de freio. Tal defeito pode causar vazamento no cilindro mestre e falha no sistema hidráulico de freios, comprometendo a eficiência de frenagem, com consequente risco de acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes dos veículos e terceiros. Para mais informações, a empresa disponibiliza o SAC 0800 777 2834 e o site www.audi.com.br

Divulgação                            EFPM celebra parceria com o Senai

JOVENS – Prestes a completar 30 anos, a Escola de Formação Profissional Marcopolo (EFPM) já formou mais de 2.000 alunos, a maioria com carreira na própria Marcopolo, em Caxias do Sul/RS. No último dia 26, a empresa realizou a formatura de mais 21 jovens no curso de Operador Eletromecânico, que já ingressaram no mercado de trabalho, atuando nas linhas de produção da Marcopolo, Neobus e fábrica de Plásticos.
“Ao longo desse período, a EFPM tem exercido importante papel na inserção de jovens no mercado de trabalho, sobretudo na área industrial, preparados para atuarem nos mais elevados padrões de eficiência, competência, segurança e qualidade. E investir na educação e na qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento social e para uma comunidade melhor”, destaca Alessandro Ferreira, gerente de Recursos Humanos da Marcopolo.

Divulgação    Grand Siena Attractive 1.4: porta malas com 520 litros de tamanho

GNV – A Fiat anuncia uma novidade: o Grand Siena Attractive 1.4, dotado de motorização flex e preparado de fábrica para receber kit GNV, oferece manutenção da garantia original de um ano para kits de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo Inmetro.
Reconhecido por sua versatilidade, combinando espaço interno e porta-malas de 520 litros (o que otimiza a instalação dos cilindros de gás), o Fiat Grand Siena Attractive 1.4 é o único veículo disponível no mercado que já traz de fábrica motor preparado para o GNV. Entre as modificações, o cabeçote do motor tem válvulas e sedes de válvulas que são produzidos com material mais resistente e com nova geometria, garantindo durabilidade e confiabilidade. O coletor de aspiração foi projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás. Isso traz mais segurança e maior rendimento para a conversão, pois melhora o enchimento do motor e a formação da mistura ar combustível. Estas modificações garantem a vida útil do motor bem como evitam uma maior depreciação do veículo para quem optar pela utilização de GNV.
O Novo Grand Siena Attractive 1.4 também oferece um competitivo pacote de equipamentos de série, que inclui ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one-touch e sensor antiesmagamento, lane change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), computador de bordo, predisposição para rádio, alertas de limite e manutenção programada de velocidade, faróis biparábola e follow me home.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário