segunda-feira, 13 de maio de 2019

Disputa pelo GP do Brasil

José Cordeiro/SPTuris  Autódromo José Carlos Pace: GP do Brasil é em São Paulo desde 1990

Nelson Tucci

Após reunir-se com o prefeito Bruno Covas, na manhã da última sexta-feira, 10, o governador João Doria reforçou que o GP Brasil de F1 continua em São Paulo até 2020, quando vence o contrato firmado entre os detentores do evento e a prefeitura da capital. Está agendada para junho uma reunião entre o prefeito da capital e os organizadores da F1 para discutir os termos para renovação contratual.
"Quero deixar bastante claro que o GP de Fórmula 1 está em São Paulo e continuará em São Paulo. Temos contrato com os promotores da F1 até 2020, e há multas pesadíssimas se qualquer uma das partes romper com esse acordo", explicou o governador, após anúncio do governo federal de acenar com a realização do Grande Prêmio no Rio de Janeiro, em autódromo a ser construído (na zona Oeste).
O Grande Prêmio do Brasil é realizado em São Paulo de forma ininterrupta desde 1990, no Autódromo José Carlos Pace. Apenas no GP disputado em 2018, o circuito de Interlagos, como é conhecido, recebeu 150.307 mil expectadores, um incremento de 6,4% em relação ao ano anterior.

DESAFIADOR – Por seu traçado desafiador, o circuito de Interlagos é considerado um dos cinco melhores do mundo e, por isso, é um dos mais elogiados pelos pilotos. O pentacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, diz que Interlagos é seu "calcanhar de Aquiles". Para o holandês Max Verstappen, da Red Bull, "o desenho especial com algumas elevações de altura e o no sentido anti-horário do traçado adicionam mais diversão e desafio à corrida".
O prefeito Covas falou sobre o impacto econômico que o evento traz para a cidade de São Paulo: "A F1 movimentou R$ 334 milhões em 2018, 20% a mais que em 2017. Isso gerou 10 mil empregos diretos e indiretos para São Paulo. Portanto, vamos defender São Paulo".

Divulgação    Modelo ajudou a subir o market share da VW para 14,8% no país

SETE LUGARES – Com mais de 1.300 carros emplacados em abril, o Tiguan Allspace bate, pela segunda vez em seis meses, recorde histórico de vendas, de acordo com a montadora. Veículo com “até sete lugares” e de “tecnologias de última geração”, o modelo também conquistou sua melhor participação no segmento de SUVs médios, com 12,4%.
“O Tiguan Allspace é um SUV que nasceu para ser um produto que atende às necessidades e ambições das pessoas, um carro com design moderno e carregado de tecnologia e conforto. Ele tem conquistado mais espaço no mercado brasileiro, sendo o segundo SUV premium mais vendido no país. Em outubro de 2018, batemos o recorde histórico pela primeira vez, contabilizando cerca de 1.000 unidades vendidas. Hoje, já são quase 9.000 unidades do Tiguan Allspace vendidas, o que comprova que o modelo caiu no gosto dos brasileiros”, diz Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Além do Tiguan, a Volkswagen segue crescendo em 2019. No acumulado de janeiro a abril, a marca conquistou um aumento de 6,8% nas vendas em relação ao mesmo período de 2018. Considerando apenas o mês de abril, a marca aumentou em 8,3% as vendas, enquanto o mercado cresceu 5,5%. Com isso, a participação da Volkswagen atingiu 14,8% no mês, 0,4 p.p. a mais que o mesmo período em 2018.

RECALL – A Fiat Chrysler Automóveis Brasil (FCA) convoca os proprietários dos veículos Fiat Ducato, todas as versões, ano/modelo 2018 e 2019, para a partir desta segunda-feira, 13, agendarem seu comparecimento em uma das concessionárias Fiat, a fim de que seja providenciada, gratuitamente, a verificação e, se necessária, a substituição da abraçadeira metálica responsável pela fixação do tubo de alimentação de ar do motor.
Foi detectada a possibilidade da soltura do tubo de alimentação de ar do motor, provocando, consequentemente, perda de força do motor, comprometendo as condições de dirigibilidade do veículo e aumentando o risco de colisão, além de possibilitar a ocorrência de danos físicos e materiais ao condutor, aos passageiros e a terceiros. Estão envolvidas nesta campanha 288 unidades do Fiat Ducato, com os números de chassi (não sequenciais, últimos seis dígitos) de 150109 a 505287. O tempo mínimo para o reparo é de aproximadamente uma hora. Solicitamos que agende sua visita previamente na concessionária Fiat de sua preferência.
Para consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, consulte o site www.fiat.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000.

RECALL 2 – A Volvo Car Brasil convoca os proprietários dos veículos modelo XC90, ano/modelo 2016, chassis não sequenciais YV1LFA2CCG1007703 a YV1LFA2CCG1087567, com data e período de fabricação de 27/08/2014 a 24/04/2016, a agendarem junto a uma concessionária da marca a substituição da mangueira de sangria do líquido de arrefecimento do motor. Em seu lugar, será instalada uma peça confeccionada com material mais resistente.
A empresa informa ter detectado que a referida mangueira poderá se degradar com o tempo, apresentando rachaduras em razão da exposição ao calor e umidade. Caso o reparo não seja realizado, poderá ocorrer acúmulo de líquido de arrefecimento no isolamento do aquecedor do catalisador, ocasionando risco de incêndio no compartimento do motor com o veículo parado, o que pode acarretar danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Volvo disponibiliza o telefone 0800 707 7590 (de segunda a sexta-feira, das 6 às 23 horas) e o e-mailsac.volvocars@volvocars.com

RECALL 3 – A General Motors Mercosul convoca os proprietários dos veículos modelos Chevrolet Tracker 2017 a 2019, chassis HL270629 a KL354972, com data inicial e final de fabricação de 1/7/2017 a 4/4/2019, a agendarem junto a uma concessionária da marca a inspeção e eventual substituição do braço de controle dianteiro (bandeja de suspensão). O início do atendimento está previsto para agosto de 2019.
A campanha envolve também proprietários do Chevrolet Tracker, modelos 2014 em diante, que adquiram ou substituíram o braço de controle dianteiro (peça genuína GM) entre 1º de janeiro de 2018 e 2 de maio de 2019. A montadora identifica os veículos Chevrolet Tracker modelos 2015 a 2017, chassis FL187750 a HL276782, com data inicial e final de fabricação de 30/1/2015 a 30/6/2017.
A empresa alerta também para componentes de reposição vendidos em balcão (varejo), sem identificação, peça nº 94540672, período de aquisição/substituição 1/1/2018 a 2/5/2019, aplicado nos veículos Chevrolet Tracker modelos 2014 a 2019. Em relação ao chamamento, a montadora informa ter detectado que, em alguns casos, o braço de controle dianteiro pode apresentar um cordão de solda fora do especificado. Ao longo do tempo e em casos raros, essas não conformidades pode causar fadiga e quebra do componente, fazendo com que o braço inferior de controle se separe parcialmente do veículo. Caso isso ocorra, a roda dianteira poderá deslocar-se de sua posição original, afetando a dirigibilidade, aumentando o risco de colisão e comprometendo a segurança de seus ocupantes.
Para agendamento e mais informações, a General Motors disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site www.chevrolet.com.br.

RECALL 4 – A Mercedes-Benz do Brasil convoca proprietários dos veículos modelos GLC 250 4Matic Sport e GLC 250 4Matic Coupê, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a substituição da caixa de direção.
Identificação - GLC 250 4Matic Sport chassis (não sequenciais) WDC0G4GW5KF508004 fabricação julho de 2018; GLC 250 4Matic Coupê chassis (não sequenciais); DC0J4GW7KF502237 fabricação agosto de 2018.
A empresa informa ter constatado a possibilidade do sensor interno de posição da direção elétrica não atender às especificações técnicas. Essa inconformidade pode ocasionar falha na detecção de variações de rotação do motor elétrico e, em situações extremas, levar à desativação do sistema de assistência de direção, afetando a dirigibilidade do veículo e aumentando o risco de acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Mercedes-Benz disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br

Divulgação                         Audi A4 agora em sua quinta geração

NIVER – A Audi celebra aniversário de produção no segmento premium: há 25 anos, o primeiro Audi A4 saiu da linha de montagem em Ingolstadt, na Alemanha. Desde então, a marca produziu mais de 7,5 milhões de unidades do modelo. Um quarto de século após o seu nascimento, a demanda é firme para o Audi A4, agora em sua quinta geração. Com 344.586 unidades vendidas em 2018, o A4 é o modelo Audi mais popular do mundo. Aproximadamente a cada cinco modelos da marca entregues em todo o mundo hoje, um vem desta série.
“Por um quarto de século, o A4 simbolizou a marca Audi como nenhum outro modelo. É sinônimo de tecnologia de ponta em seu segmento, bem como tecnologias de produção inovadoras ao mais alto nível”, disse Albert Mayer, diretor de fábrica da unidade da Audi em Ingolstadt: “O Audi A4 é um pilar fundamental da fábrica de Ingolstadt. O compromisso incansável e a paixão de nossos funcionários pela nossa marca foram e continuam a ser a força motriz por trás da impressionante história de sucesso da A4”.

SEGURANÇA – No dia 6 último, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) realizou, em sua sede na capital paulista, o Evento Global de Segurança no Trânsito, como parte da Road Safety Week. Na ocasião, foi assinada parceria com a Fundação Volkswagen, voltada à educação para o trânsito e a mobilidade. A Road Safety Week faz parte de um esforço internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre segurança viária.
O evento teve início com uma mesa, que reuniu autoridades e membros de organizações da sociedade civil. Em sua fala de abertura, o diretor-presidente do Departamento, Paulo Roberto Falcão, destacou a importância de iniciativas educacionais voltadas à prevenção de acidentes: “O trânsito é responsável, todos os anos, por milhares de mortes ao redor do mundo. Para torná-lo mais seguro e amigável, precisamos investir em educação”, afirmou. Participaram da mesa outros representantes do Detran.SP, além do Comando do Corpo de Bombeiros, Fundação Mapfre, Fundação Volkswagen e ONG Criança Segura.
Durante a solenidade, a FVW anunciou uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito. “A mobilidade urbana é uma das causas abraçadas pela Fundação. Em 2019, lançamos o Cidadania em Movimento, para a formação de gestores e servidores públicos, educadores e alunos em temas como segurança viária, planejamento urbano e sustentabilidade nos transportes. Com o acordo que celebramos hoje, estamos trazendo esse programa para o Detran. Esperamos que seja o início de uma sólida parceria”, comemorou Vitor Hugo Neia, um dos representantes da Fundação no evento.

LUCRO – A Randon S.A Implementos e Participações (Empresas Randon) iniciou 2019 com boas perspectivas. Após um desafiador 2018, a companhia encerra o primeiro trimestre do ano com indicadores positivos tendo registrado crescimento de receita líquida em todas as divisões (montadoras, autopeças e serviços financeiros), comparando 1T2019 com 1T2018, apesar de uma pequena redução em relação ao último trimestre do ano anterior.
A receita bruta total somou R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre deste ano, o que representa aumento de 25,9% no comparativo com o mesmo período de 2018 (R$ 1,3 bilhão). Já o lucro bruto consolidado atingiu R$ 268,9 mil hões (23,8% superior ao 1T18) e a margem bruta passou de 23,6% no 1T18 para 23,7% no 1T19.
Embora historicamente o primeiro trimestre do ano seja o mais fraco em termos de volumes, este foi o melhor primeiro trimestre da história em volumes de mercado. Do total de 13.949 emplacamentos no mercado brasileiro (60,9% maior do que no 1T18), 4.413 foram produtos Randon, o que representou um market share de 31,6%. A companhia está conduzindo uma série de iniciativas e investimentos para elevar sua produção em 30% até meados do ano para fazer frente à demanda aquecida.

VINHO – O Brasil está longe do pódio quando o assunto é consumo de vinho: cerca de 2 garrafas por pessoa ao ano. Disposta a movimentar o p aís para cima neste ranking, a Allog – empresa especializada em logística internacional – desenvolve, até 12 de junho, a campanha “Logística do Vinho”, que tem como prêmio principal uma viagem com acompanhante para conhecer uma vinícola da Serra Catarinense ou Gaúcha. Durante todo o período da campanha serão realizados sorteios adicionais todos os sábados.
A promoção principal é válida para clientes e funcionários das empresas que trabalham com Allog, com perfil válido na rede social do Instagram e que seguirem o perfil @allogbrasil. Também é necessário ter mais de 18 anos e preencher cadastro através do link https://linktr.ee/AllogBrasil
Os sorteios serão realizados através de uma ferramenta online e o nome do ganhador será divulgado no Instagram. Para conhecer o vencedor do prêmio final, no dia 12 de junho serão realizados sorteios até que haja apenas um ganhador que cumpra os requisitos da campanha.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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