segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Produção de carros cresce 12,8%

Divulgação   Licenciamento também apresentou ritmo acelerado, com aumento de 14,8%

Nelson Tucci

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou, na última quinta-feira, os resultados da indústria automobilística em agosto e no acumulado do ano. A produção atingiu 291,4 mil autoveículos em agosto, alta de 11,7% ante as 260,8 mil do mesmo mês do ano passado e de 18,6% sobre as 245,8 mil de julho. Mas na soma dos oito meses transcorridos do ano, de 1,97 milhão de veículos produzidos, apurou-se significativa elevação de 12,8%, quando comparado com igual período do ano passado.
O licenciamento também apresentou ritmo acelerado, registrando crescimento de 14,8% ao comparar as 248,6 mil unidades de agosto de 2018 com as 216,5 mil do mesmo período de 2017. Para Antonio Megale, presidente da Anfavea, o resultado surpreendeu positivamente: “Este é um mês tradicionalmente forte nas vendas, mas em meio a todo este cenário de incertezas com relação às eleições, alta do dólar e com a memória recente das paralisações de maio, o desempenho foi uma surpresa positiva. Tivemos dias com mais de 16 mil veículos licenciados e a média diária foi a mais alta do ano”.
Já as exportações de automóveis tiveram recuo de 16,6% em agosto deste ano contra o mesmo mês de 2017: foram 56,1 mil contra 67,3 mil unidades, respectivamente.

Divulgação       Entre 2013 e 17 unidade da GM conseguiu 10,2% de redução

PRÊMIO – A unidade de Gravataí (RS) da General Motors Mercosul recebeu a Certificação Internacional Energy Star. Concedida pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (U.S Environmental Protection Agency), a certificação destaca mundialmente as empresas que reduziram seu consumo energético em 10% dentro de um período de cinco anos e são referência na utilização de recursos naturais.
Esta unidade gaúcha foi destaque pela primeira vez em 2014 (referente ao período 2009/2013) e agora conquista novamente a certificação referente ao ciclo 2013/2017, atingindo 10,2% de redução; economia equivalente ao consumo de energia de cerca de 9.550 residências durante o período de um ano.
Para o diretor-geral do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG), Luis Mesa, “o reconhecimento é resultado de um trabalho de equipe, que busca a excelência na produção, com alta performance, economia e ações sustentáveis”.

Divulgação                          Vendas da Sprinter cresceram 27%!

VANS – As vendas de veículos comerciais leves da linha Sprinter cresceram 27% no acumulado de janeiro a agosto deste ano. Nesses oito meses foram emplacadas 4.751 unidades no país, frente às 3.743 unidades do mesmo período de 2017. Assim, a Mercedes-Benz atinge a liderança do segmento de comerciais leves, entre 3,5 a 5 toneladas de PBT, com 36% de participação de mercado.
“Esse aumento de 27% nas vendas da Sprinter significa 10 pontos percentuais a mais em relação ao crescimento de 17% do mercado como um todo”, informa Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil: “Distribuição urbana, e-commerce e aplicação ambulância vêm puxando as vendas da Linha esse ano, além do transporte executivo e do turismo”.

Divulgação                 Ford GT: fãs das corridas de Le Mans vão vibrar

FORD – O Ford GT vai ganhar uma nova edição especial, a “Heritage Edition 2019”, com produção limitada a dois anos para lançamento em 2019 e 2020. Apresentado nos Estados Unidos, o superesportivo tem vários itens exclusivos e pintura azul e laranja – cores do patrocinador Gulf Oil –, igual à do lendário Ford GT40 vencedor de Le Mans em 1968 e 1969.
“Muitos consideram a pintura de estilo Gulf Oil a mais famosa do automobilismo”, diz Joe Hinrichs, presidente de operações globais da Ford. A versão 2019 terá o número 9 estampado no capô e nas portas, enquanto a versão 2020 virá com o número 6, homenageando o vencedor de Le Mans de 1969.

FCA – O jornalista Fernão Silveira assumiu, no último dia 3, a Diretoria de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, reportando ao presidente Antonio Filosa. Com 20 anos de atuação na área de Comunicação, ele respondia pela Diretoria de Comunicação da Ford para a América do Sul.
 “O setor automotivo tem grandes desafios e oportunidades de Comunicação, que exigem uma abordagem integrada e abrangente, utilizando múltiplas ferramentas para interagir de modo adequado com os formadores de opinião, comunidade e consumidores”, observa Silveira.

RECALL – A Mercedes-Benz convoca os proprietários do modelo Classe C 180, período de fabricação janeiro de 2018, chassis abaixo identificados, para agendar em um credenciado ou oficina da marca a verificação da fixação dos cintos de segurança e, se necessário, a realização do travamento dos mesmos.
Número de chassis (não sequenciais) – 9BMWF4AW8JM007466 a 9BMWF4AW3JM007763.
A empresa informa que constatou a possibilidade de a montagem da trava de fixação inferior dos cintos de segurança dianteiros ter ocorrido sem o travamento adequado, o que pode afetar o efeito de contenção em caso de acidente, com risco de danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros. A empresa disponibiliza o site www.mercedes-benz.com.br e o telefone 0800 970 9090.

RECALL 2 – A FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda., em continuidade à campanha iniciada em 23 de fevereiro, convoca os proprietários dos modelos Picape RAM 2500, ano/modelo 2010, 2012 e 2014, chassis abaixo identificados, para, a partir desta segunda-feira, 10, agendar em uma concessionária da marca a substituição do conjunto da trava da alavanca de câmbio do veículo.
Número de chassis não sequenciais – últimos seis dígitos: 100189 a 348920.
A empresa alerta que eventual movimentação inadvertida da alavanca da transmissão automática aumenta a possibilidade de deslocamento inesperado do veículo, com risco de colisão e danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros. A empresa disponibiliza o site www.ram.com.br e o telefone 0800 730 7060.

RECALL 3 – A Ford convoca os proprietários dos veículos modelo Ranger 2012 a 2019 com motorização a diesel, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a instalação de proteção térmica para diminuir a irradiação da temperatura do sistema de exaustão, bem como instalação de proteção inferior para reduzir o acúmulo de vegetação seca na travessa da transmissão.
Identificação: Modelo 2012 fabricação 25/11/11 a 1/12/12 chassis (8 últimos dígitos) de CJ460393 até CJ472626; Modelo 2013 fabricação 2/2/12 a 10/5/13 chassis (8 últimos dígitos) de DJ022428 até DJ484214; Modelo 2014 fabricação 18/4/13 a 26/6/14 chassis (8 últimos dígitos) de EJ131786 até EJ258781 ; Modelo 2015 fabricação 10/3/14 a 6/7/15 chassis (8 últimos dígitos) de FJ213553 até FJ361400; Modelo 2016 fabricação 6/7/15 a 19/1/16 chassis (8 últimos dígitos) de GJ361715 até GJ401728; Modelo 2017 fabricação 1/2/16 a 19/7/17 chassis (8 últimos dígitos) de HJ001071 até HJ499211; Modelo 2018 fabricação 9/3/17 a 6/4/18 chassis (8 últimos dígitos) de JJ009196 até JJ497263; Modelo 2019 fabricação 9/2/18 a 11/6/18 chassis (8 últimos dígitos) de KJ068882 até KJ103739
A empresa revela que ao dirigir o veículo continuamente sobre terrenos sem pavimentação, podo ocorrer o acúmulo de vegetação seca na travessa da transmissão, localizada na parte inferior do mesmo, próximo ao sistema de exaustão. Este acúmulo em contato com altas temperaturas geradas pelo sistema de exaustão durante seu funcionamento normal pode causar risco de incêndio, podendo resultar em danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros. A empresa alerta para que até que o reparo seja efetuado, caso utilize o veículo continuamente sobre terrenos sem pavimentação com vegetação seca, o consumidor certifique-se de que não existe acúmulo dessa vegetação na parte inferior dianteira do veículo. Para agendamento e mais informações, a Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 e o site www.ford.com.br

CAOA – A rede de concessionárias Ford CAOA registrou significativo acréscimo de vendas no quarto bimestre deste ano. Na soma dos volumes de vendas acumulados nos meses de julho e agosto deste ano, a Ford CAOA apresenta crescimento de 108% em comparação com o mesmo período de 2017.
O resultado se deve, principalmente, ao recém-lançado Ford Ka.
Segundo Roberto Kovacs, diretor da empresa, há muitos motivos para celebrar os resultados positivos obtidos neste 4º bimestre pela rede: “A chegada do Novo Ford Ka, que ficou ainda mais moderno e passou a contar com a opção do câmbio automático, foi importante para o nosso crescimento nesse período”.

Divulgação            Porsche Carrera: desfile de clássicos da marca alemã

PORSCHE – Nesta terça-feira, 11, o Auto Show Collection receberá a Noite do Porsche no Anhembi. A marca Porsche foi fundada oficialmente em 1931, por Ferdinand Porsche e seu filho Ferry Porsche. Em sua história desenvolveu diversos carros que marcaram época e muitos deles serão homenageados no próximo evento, com a participação do clube Porsche Talk e clubes de fãs da linha Volkswagen.
Na pista do sambódromo do Anhembi serão reunidos modelos, como o 356, primeiro da marca lançado há 70 anos. Também estarão na pista do sambódromo do Anhembi modelos icônicos, como o Porsche 930 911 turbo dos anos 1970, o Porsche 914, o modelo 928, Carrera GT, 986 e os famosos Porsche 550, que foram os primeiros da marca a fazer sucesso nas pistas, começando pela Targa Florio, em 1956.
Também são esperados clássicos da linha Volkswagen, dona da marca Porsche, com modelos que marcaram época, como o Karmann Ghia, o TL, Variant, o esportivo SP2 entre outros. O Auto Show Collection reúne cerca de 6.000 pessoas e mais de 1.200 veículos a cada edição nas noites de terça-feira, no sambódromo do Anhembi.

INOVAÇÃO – Veículos elétricos, autônomos, inteligência artificial, transformações no transporte de cargas e as mudanças de comportamento no trânsito são variáveis a serem consideradas quando se discute os desafios do trânsito no Brasil e no mundo. Por conta disso acontecerá nesta terça-feira, 11, em São Paulo, o “5º Fórum Arteris: Segurança, Inovação e Mobilidade”, com o objetivo de realizar um debate inspirador para o desenvolvimento do setor e da sociedade.
A fim de trocar experiências e discutir soluções a partir de diferentes perspectivas, o fórum convidou especialistas do Brasil e do exterior, que acompanham o avanço das inovações no segmento do transporte rodoviário e as transformações e seus impactos esperados no futuro próximo para mobilidade e a segurança viária de empresas e usuários que trafegam pelas rodovias.
O evento terá em sua abertura a participação de crianças embaixadoras do trânsito, participantes do 3º Fórum da Juventude, iniciativa igualmente promovida pela Arteris para preparar os jovens às mudanças que queremos no trânsito. E o palco de encerramento também será das crianças: uma apresentação do coral formado por jovens do Projeto Guri, iniciativa social voltada para a formação musical de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, entre 8 e 19 anos.

FRANQUIAS – Um levantamento divulgado no início de agosto pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que o setor de franquias brasileiro teve um salto nominal de 8,4% no 2º trimestre de 2018, em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com o balanço, o faturamento passou de R$ 37,565 bilhões para R$ 40,743 bilhões. O segmento da beleza continua em expansão e segue como um dos mais promissores para quem pretende investir. Um dado divulgado em outro levantamento feito pela ABF apontou um crescimento de 35,3% do setor da beleza nos últimos três anos. Além disso, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar liderou o faturamento no ano passado, com um salto de 12,1%, em relação ao ano anterior.
É possível notar esse movimento por meio das tendências de modelos de negócios e serviços na área da beleza, que a cada dia estão mais enxutos e diversificados. Podemos citar como exemplo os novos segmentos de barbearias, esmaltarias, serviços voltados para depilação e até mesmo cursos profissionalizantes. Nesse mesmo caminho, a franquia Infobeleza, rede de escolas de cursos profissionalizantes na área, também optou pela inovação e padronização. É que, além de apostar na interiorização, uma forte tendência no franchising brasileiro, a marca resolveu ampliar sua oferta de serviços, criando também uma plataforma online de cursos de especialização.
A marca criou um modelo único de gestão compartilhada, visando dar mais suporte aos franqueados em três aspectos essenciais para uma escola de beleza, que são administração, qualidade de ensino e vendas. “Quem investe em uma franquia, espera da franchising não somente a licença de uso da marca, mas também uma direção e o auxílio de como tocar o seu negócio”, diz Sônia Leonardi, diretora da Infobeleza.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

7 comentários: