segunda-feira, 16 de abril de 2018

Persiste a embriaguez ao volante

Divulgação    Autuação gera multa de R$ 2.934,70 e processo administrativo

Nelson Tucci

O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou oito pessoas em operação de fiscalização da Lei Seca realizada na noite da última sexta-feira, em Cubatão. A fiscalização é feita em todo o Estado, com outras atuações, mas divulgamos somente este registro da Baixada Santista.
Durante a blitz, realizada na Avenida Tancredo Neves, foram fiscalizados 261 veículos. Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Um dos motoristas autuados, além dessas penalidades, também responderá na Justiça por crime de trânsito porque apresentou índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou teve a embriaguez atestada em exame clínico realizado por médico-perito da Polícia Técnico-Científica. Se condenado, poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”. Pela Lei Seca (lei nº 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

Divulgação                  Veículo apropriado ao transporte de madeiras

CAMINHÃO – Seguindo o mote “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, a marca acaba de lançar uma versão 8x4 do caminhão extrapesado Axor 3344 (plataforma fora de estrada), que foi desenvolvida para atender a uma demanda da Breda Logística por mais capacidade de carga na aplicação do transporte de eucaliptos do campo à indústria.
A solução Mercedes-Benz foi criada em parceria com a Suspensys/Randon, com participação da própria Breda Logística. Como resultado, o Axor 3344, que sai de fábrica na versão 6x4, ganhou um 2º eixo dianteiro direcional, implementado pela Suspensys/Randon, tornando-se um caminhão 8x4 que oferece mais capacidade de carga, chegando a 56.000 kg de PBTC na utilização com semirreboque de 3 eixos do tipo “romeu e julieta”.
Passando ileso à recente crise econômica brasileira, o setor madeireiro tem crescido sistematicamente nos últimos anos, graças especialmente às exportações de celulose. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) – associação que representa a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria – o Brasil é referência mundial do setor. O país tem mais de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas de eucalipto, pinus e demais espécies, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, painéis reconstituídos, siderurgia e produtos de madeira processada. As exportações do setor no primeiro bimestre de 2018 somaram US$ 1,7 bilhão, uma alta de 32,8%, com evolução em celulose, painéis de madeira e papel. Com esse desempenho, o setor respondeu por 13,9% dos valores exportados pelas empresas brasileiras do agronegócio.

VENDAS VW – Os primeiros resultados da maior ofensiva de produtos da Nova Volkswagen já podem ser observados na soma dos volumes comercializados no primeiro trimestre deste ano. Com 77.474 unidades, a Volkswagen do Brasil encerrou o 1º trimestre com aumento de 31,7% em suas vendas na comparação com mesmo período do ano passado. Isto representa mais que o dobro do índice registrado pela indústria automotiva, que cresceu 14,7% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves no mesmo período, segundo dados do Renavam.
O Novo Polo é o modelo mais vendido da Volkswagen neste início de ano. Com 17.720 unidades entregues aos clientes nos três primeiros meses de 2018, ocupa a 4ª colocação no ranking dos veículos mais vendidos no País, seguido pelo Gol, na 6ª posição com 16.261 unidades. Destaque também para o Virtus, que teve o início de vendas em meados de fevereiro e já ultrapassa a marca de 4,6 mil carros emplacados.
O ano de 2018 marca a retomada da Volkswagen, que deixou o terceiro lugar em vendas em 2017 para assumir a segunda posição. No acumulado do ano, a marca já responde por um market share de 15%.

Divulgação         Marca cresce no Brasil reforça presença na América Latina

ESTRUTURAÇÃO – A Jaguar Land Rover, empresa britânica de veículos premium, reforça sua presença na América Latina. A empresa anuncia nova estrutura em sua organização na região, que possui filiais em São Paulo (para o mercado brasileiro), Bogotá (para os mercados colombiano e demais importadores da América Latina) e Cidade do México (para o mercado mexicano), cada uma representando 1/3 do mercado premium ao longo do continente, do México à Argentina.
Diretamente do escritório da empresa em São Paulo, Frédéric Drouin, diretor-presidente da Jaguar Land Rover América Latina, comanda toda a região. Na filial do Brasil, Drouin conta com o Divanildo Albuquerque como diretor-geral da Jaguar Land Rover Brasil, país onde a Jaguar é a marca premium que mais cresce (+ 36% no acumulado dos últimos 12 meses) e a Land Rover alarga a participação do mercado de SUVs premium (aproximadamente 30%).
Na Jaguar Land Rover México, o escritório é liderado pelo diretor-geral da marca na região Raúl Peñafiel García. A maior evolução se concentra no escritório colombiano. De Bogotá, a brasileira Jéssica Passos, gerente-geral dessa filial, coordena não apenas o mercado colombiano como concentra de lá as operações com todos os 13 mercados importadores das marcas britânicas na região.

Gelson M. da Costa           Nova entrega soma-se aos ônibus negociados em 2017

EQUADOR – A Marcopolo fez a entrega de 18 novos ônibus rodoviários, sendo 14 do modelo Paradiso 1200 e quatro unidades do Viaggio 1050, para a cooperativa de transporte Reina del Camino, do Equador. O fornecimento consolida a importância crescente do país vizinho nas exportações da fabricante brasileira, bem como valoriza o relacionamento com os clientes, realizado por intermédio da Sudamericana Camiones y Buses Ltda. (Sudacam), representante da marca com sede em Quito.
Segundo André Armaganijan, diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, o mercado equatoriano de ônibus é bem diferente dos outros países da América Latina. “Cerca de 95% das empresas de transporte rodoviário daquele país são cooperativas, onde cada sócio tem um veículo. No Brasil, só temos este modelo empresarial no segmento urbano. O mercado de ônibus no Equador está em franco desenvolvimento e apresenta forte concorrência, tanto de empresas encarroçadoras locais (mais de 80 fabricantes nacionais) quanto de outras internacionais. Fizemos um grande trabalho para ampliar nossa presença e a atuação da Sudacam reforça a estratégia da Marcopolo de encontrar as melhores soluções para atender cada cliente”, explica o executivo.
As 14 unidades do ônibus Paradiso 1200 têm configuração para transportar 42 passageiros, em poltronas semileito 1060. Possuem sanitário com mictório, sistema de ar-condicionado quente/frio, geladeira, cafeteira e equipamento de áudio e vídeo com rádio/DVD, quatro monitores no salão de passageiros, e camarote exclusivo para o motorista auxiliar.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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