segunda-feira, 23 de abril de 2018

Clássicos Chevrolet em desfile

Divulgação      São esperados 1.200 veículos no sambódromo do Anhembi

Nelson Tucci

Nesta terça-feira, 24, o Auto Show Collection promove a “Noite dos Novos Clássicos Chevrolet” com uma exposição dos sucessos mais recentes da General Motors, especialmente os modelos dos anos 1980 e 1990, no sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
A Noite dos Novos Clássicos Chevrolet reunirá os "Clubes Irmãos", que integram o Clube do Chevrolet, que é considerada a agremiação oficial dos clássicos da marca. Estarão presentes modelos já considerados clássicos, como o Kadett, Vectra, Astra, Corsa, Celta e Prisma da primeira geração, Omega, S10 e Blazer da primeira geração, Monza, Chevette e a perua Marajó. Também serão exibidos modelos importados, como Camaro, Corvette, SS10, entre outros.
Além da exposição, os visitantes terão como atrações uma área de compra e venda de veículos antigos, área de food trucks, praça de alimentação, mercado de peças, estacionamento e infraestrutura com segurança, equipe de apoio, sonorização e iluminação, no maior ponto de encontro dos fãs de automóveis e motocicletas de São Paulo.

Divulgação                    Foco do modelo Cargo 816 é a agricultura familiar

AGRICULTURA – A Ford entregou 40 caminhões do modelo Cargo 816 para o governo do Rio Grande do Sul, que serão usados no transporte de produtos da agricultura familiar, atividade que tem uma presença forte no estado. A aquisição foi feita por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), equipando as centrais de recebimento associadas aos programas de compras governamentais da agricultura familiar em diferentes municípios.
Todos os veículos do lote foram implementados com baú isotérmico de alumínio. Com peso bruto total de 8.250 kg, o Ford Cargo 816 é um dos modelos mais vendidos do segmento de leves. Tem motor de 162 cv e torque de 550 Nm, oferece agilidade e boa capacidade de subida em rampas com menor necessidade de troca de marchas, aumentando a eficiência e o conforto do motorista.
O caminhão leve da Ford se destaca também pela cabine moderna, equipada com banco com suspensão a ar e múltiplas regulagens, além de vidros elétricos de série. Entre os itens de tecnologia voltados à segurança, inclui controle eletrônico de velocidade, controle de tração, sistema de proteção ativa do motor, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, retrovisor superior auxiliar, sistema passivo de segurança antifurto (PATS), tacógrafo com display digital e sistema de diagnóstico de falhas.

BLINDADOS – A insegurança no estado do Rio de Janeiro vem contribuindo para a mudança de perfil dos clientes que costumam blindar seus carros. No Rio de Janeiro, até 2015, os principais modelos eram o Corolla e o Outlander. A partir de 2016, os mais populares começaram a ser mais blindados. De acordo com a diretora da MF4 Blindados, Lucy Dobbin, a demanda nesse segmento aumenta. “Vem crescendo a quantidade de pedidos. Com certeza é em função do aumento da violência e necessidade do carioca buscar proteção”, comenta.
A recomendação é que a blindagem seja feita somente a partir de 115 cavalos, para suportar o peso extra, que hoje é menor, com a manta utilizada em 80% do automóvel, restringindo o aço a pequenas partes do carro. “Nesta linha, temos blindado muito o Focus, Fiesta, Honda Fit e Saveiro”, afirma a empresa.

Divulgação              Dana conseguiu produzir com zero defeito em 2017

FORNECEDOR – A Dana, uma das maiores empresas no setor automotivo brasileiro, conquistou o reconhecimento da Toyota do Brasil como um de seus melhores fornecedores, na categoria Excelência em Qualidade. A empresa foi reconhecida por ter atingido a meta de zero PPM (partes por milhão), ou seja, peças entregues sem nenhum defeito ao longo do ano de 2017.
"A qualidade e eficiência são valores supremos para a Toyota em todos os seus processos e operações. Por isso, é de extrema importância para a companhia atuar juntamente com sua cadeia de valor, a fim de mobilizar parceiros que atuem em consonância com o modelo de negócio da empresa. Este reconhecimento é a forma de agradecermos a estes parceiros”, destaca Celso Simomura, vice-presidente de Compras, Engenharia, Relações Públicas e Governo da Toyota.
A 16ª “Suppliers Conference” da Toyota do Brasil foi realizada no último dia 11, em São Paulo, com o objetivo de reconhecer os fornecedores que atingiram metas e superaram as expectativas da marca em relação aos serviços e produtos entregues em 2017. Vinte e um fornecedores receberam a premiação em quatro categorias: Qualidade, Logística, Redução de Custos e Reconhecimento Especial, e duas outras categorias, Engenharia de Valor e Análise de Valor (VA / VE) e Meio Ambiente.

FRETES – A Wex, empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado mundial de soluções de pagamentos corporativos, e a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, celebraram uma parceria para que os postos de combustíveis da rede passem a aceitar o cartão Wex Frete como meio eletrônico de pagamento dos caminhoneiros autônomos.
Com a parceria, a Wex acredita que será capaz de provocar uma redução de custos diretos de transporte rodoviário de cargas em toda a cadeia de logística do país. Por sua vez, a Raízen espera um potencial aumento do volume de vendas de combustível, por meio da revenda da bandeira Shell, justamente em função dos benefícios oferecidos pela solução da Wex aos motoristas autônomos que, atualmente, representam mais de 50% do volume de consumo nos postos.

Divulgação       Mauro: “O cenário ainda está se desenhando...”

ARTIGO
Foco na oportunidade

Por Mauro Correia (*)

A economia brasileira dá sinais de ter encontrado o caminho do crescimento e, mesmo em um ano eleitoral, parece ter se descolado da política para alívio geral. O PIB positivo e o reaquecimento do mercado estimulam o retorno da confiança e com ela o ambiente para investimento.
No setor automobilístico os resultados divulgados pela Anfavea sobre o desempenho da indústria neste primeiro trimestre de 2018, de 699,6 mil unidades produzidas no País, mostram recuperação próxima à média dos últimos dez anos nesse mesmo período, de 718 mil unidades.
Graças à reação do mercado interno e a curva ascendente das exportações, de janeiro a março a produção no Brasil superou em 14,6% a marca obtida no mesmo período do ano passado. Do total produzido, 545 mil unidades foram vendidas no mercado doméstico.
Nesse segmento pode se esperar que, a partir da consolidação do programa Rota 2030, as novas metas de eficiência energética e de segurança serão mais rígidas e alinhadas com os padrões internacionais, como convém a todas as nações que ambicionam exportar.
Dá para imaginar que a partir de uma esperada política industrial de médio e longo prazo para o setor, o desenvolvimento de tecnologias avançadas para fazer frente às novas demandas será favorecido. Um prato cheio para a engenharia.
A pergunta que emerge desse contexto é: qual é a expectativa de médio e longo prazo para a indústria da mobilidade e para a engenharia?
Particularmente vejo muitas oportunidades. No vasto mundo da mobilidade no qual o Brasil se insere, as tendências apontam para um futuro de portas abertas para a indústria e para a engenharia, especialmente com possibilidades em segmentos de ponta além do automobilístico.
Um bom exemplo é o setor aeronáutico, que deve seguir em ritmo acelerado de crescimento em âmbito mundial pelo menos até 2031. Estudo recém-divulgado pela Embraer dá conta de que a demanda para os próximos 20 anos é de estimadas 6,8 mil aeronaves, somente no segmento de 30 a 120 assentos. Segundo a companhia, o transporte aéreo mundial crescerá, em média, 5% ao ano no período compreendido entre 2012 e 2031.
Ajuda a melhorar ainda mais essa perspectiva o ritmo ascendente da aviação regional brasileira na demanda para rotas curtas e médias de baixa densidade de passageiros.
O cenário ainda está se desenhando, mas a perspectiva parece promissora e aponta para a imprescindível necessidade de sermos competitivos ante os concorrentes globais. Isso expõe o que talvez seja o nosso maior desafio desta era disruptiva, o da qualificação de engenheiros na velocidade e na expectativa da exigência das novas demandas.
Os caminhos para competir em tempos de mudanças tão profundas quanto rápidas como as de hoje precisam ser continuamente redescobertos, e assim também a formação de engenharia, quer na academia quer na formação extracurricular, precisa acompanhar esse passo.
Essa matéria é destaque entre os objetivos da SAE Brasil para o cumprimento de sua missão de promover o fomento da engenharia e o estímulo à formação de novas gerações de engenheiros no País.
Acredito que estamos no momento ideal para diligentemente buscar as oportunidades desta era de construção de novos valores e de novos modos de pensar os negócios.
Precisamos redescobrir espaços para exercitar o conhecimento e a criatividade em favor da qualidade de vida que a mobilidade pode trazer às pessoas e assim transformá-la em alavanca para um futuro promissor para todos.
(*) Mauro Correia é presidente da SAE Brasil.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário