segunda-feira, 9 de abril de 2018

Terminal realiza licitação


Divulgação     Mário Povia (Antaq), Ricardo Colpo (Bahiana Distribuidora), Maria Conceição Cei, presidente da Comissão Especial de Licitação; Parsifal de Jesus Pontes (Companhia Docas do Pará), Gelson Cruz Picchi e Antonio Carlos Magalhães Moura (Liquigás) e Diogo Piloni (diretor da Área Portuária do PPI). Atrás: Tabajara Bertelli e João Eduardo Negrão de Campos (Bahiana Distribuidora) e Fábio Lavor (Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil)

Nelson Tucci

A B3 (Bolsa de Valores brasileira) conduziu na última sexta-feira a licitação do contrato de cessão de uso onerosa de áreas e infraestruturas públicas não afetas às operações portuárias, destinadas à armazenagem e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), localizadas dentro do Terminal Petroquímico de Miramar, no Pará.
As áreas são a MIR01, com área de 25.388 metros quadrados, e a BEL05, com 33.888 metros quadrados. A licitante Bahiana Distribuidora de Gás, representada pela corretora Bradesco, ofertou o lance de R$ 300.162,30 e ficou com o contrato da área MIR 01. A licitante Liquigás Distribuidora, representada pela corretora Itaú, ofertou o lance de R$ 100.000,00 e ficou com o contrato da área BEL05.
Não houve ofertas para a área BEL06, de 32.256 metros quadrados.
A licitação foi realizada pela Companhia Docas do Pará (CDP), entidade vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA).

ALTA – Na semana que passou a indústria automobilística brasileira comemorou os bons resultados deste ano. O balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, na quinta-feira, 5, aponta alta no licenciamento, produção e exportação de novos veículos no primeiro trimestre.
Neste período, 545,5 mil veículos foram vendidos, o que representa um crescimento de 15,6% frente as 472 mil unidades licenciadas no ano passado. O comparativo mensal também mostra números superiores: somente em março 207,4 mil unidades foram negociadas, aumento de 32,2% ante as 156,9 mil de fevereiro e de 9,6% sobre as 189,2 mil de março de 2017.
Para Antonio Megale, presidente da Anfavea, o balanço confirma o gradual retorno das atividades da indústria automobilística: “Mesmo com dois dias úteis a menos, o desempenho do último mês ficou quase 10% acima de março do ano passado, o que configura mais um indicador que comprova a retomada do mercado interno. Isto nos deixa bastante otimistas quanto ao futuro da economia e do setor”. A produção no acumulado do ano ficou em 699,7 mil unidades – expansão de 14,6% em relação as 610,7 mil do ano passado. Só no terceiro mês 267,5 mil unidades saíram das linhas de montagem, acréscimo de 25,3% se comparado com as 213,5 mil de fevereiro e de 13,5% na análise contra as 235,6 mil de março do ano passado.

INVESTIMENTOS – A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar uma Sala de Mistura de Tintas Automotivas que, segundo a empresa, conta com a mais alta tecnologia, processos sustentáveis e segurança máxima. Os investimentos são de R$ 20 milhões, em um espaço de 1.600 m², na fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP).
“A Volkswagen do Brasil investe e desenvolve estudos para tornar seus processos produtivos cada vez mais tecnológicos, inovadores, seguros e sustentáveis, com foco na satisfação do cliente e na robustez operacional. A Sala de Mistura de Tintas tem o que há de mais moderno em equipamentos e foi projetada com auxílio do software GaBi, que dimensiona os processos industriais mais ecológicos”, afirmou o diretor de Engenharia de Manufatura, Celso Placeres.
“A nova Sala de Mistura de Tintas Automotivas da fábrica Anchieta tem como grandes diferenciais o alto nível de segurança, com os sistemas mais avançados e modernos de prevenção a incêndio e controle de acesso restrito a profissionais autorizados. Além disso, seus processos são sustentáveis, em linha com o programa ambiental da Marca Volkswagen ‘Think Blue. Factory.’”, afirma o Plant Manager da fábrica Anchieta, Mário Rodrigues.

Divulgação              Violência gera novas demandas para blindados

BLINDADOS – A sensação de insegurança e o crescimento da violência urbana provocam o aquecimento do mercado de blindados no Rio de Janeiro. Apesar da crise no país, especialmente no ano de 2017, a empresa MF4 Blindados anuncia crescimento de 12% em unidades blindadas sobre o ano anterior (2016), tendo como expectativa um crescimento próximo a 25% para este ano de 2018. “Já entramos neste contexto de crescimento. E este é reflexo da busca por proteção em meio à violência contemporânea”, revela a diretora da MF4, Lucy Dobbin.
Ela acrescenta: “A blindagem de nível III-A, a máxima permitida pelo Exército para carros de passeio no Brasil, é o nível de blindagem que trabalhamos, pois resiste aos disparos de submetralhadoras (pistolas) 9 mm e revólveres Magnum 44”.
De acordo com o levantamento da Abrablin, a Associação Brasileira de Blindagem, no ranking de blindagem o estado de São Paulo lidera, concentrando quase 74% da produção. Já o Rio de Janeiro ocupa a segunda posição, com 8,45% das blindagens nacionais.

ANTIGOS – Amanhã, 10, terá mais um “Encontro de Carros Antigos” no ParkShopping SãoCaetano , a partir das 19 horas. O evento gratuito é organizado em parceria com o Automóvel Clube de São Caetano do Sul. Haverá 150 carros de diversos modelos.
Aqueles que tiverem interesse em expor seus automóveis devem levar 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Fundo de Solidariedade de São Caetano do Sul. Outras informações pelo fone (11) 4003.4174.

Divulgação                         Mercedes tem 38% deste segmento

COMERCIAIS – Com sua linha Sprinter, a Mercedes-Benz lidera as vendas de veículos comerciais leves da categoria de Large Vans (3,5 a 5 toneladas de PBT) no país. Com o emplacamento de 1.625 unidades no primeiro trimestre, a marca atingiu 38% de participação de mercado, o que significa 6 pontos percentuais a mais em relação aos 32% de market share que obteve no mesmo período do ano passado.
“Enquanto o mercado de comerciais leves (3,5 a 5 toneladas de PBT) como um todo cresceu 2% no primeiro trimestre, nossa marca evoluiu 22% em volume de vendas. Este resultado é muito expressivo por tratar-se de um segmento extremamente competitivo”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil: “Os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os principais compradores da Linha Sprinter e vêm confirmando essa tendência em 2018”.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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