segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Detran.SP simplifica consulta

Reprodução                           Serviços eletrônicos no site do Detran.SP

Nelson Tucci

Com um único clique você agora pode consultar a situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do veículo no portal do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Dotado de novo visual, o painel “Meu Detran” traz ao usuário cadastrado os cinco principais serviços eletrônicos de CNH e de veículos de uma só vez. Para ver, basta validar o login e senha no site www.detran.sp.gov.br
A nova ferramenta mostra se a habilitação do motorista está regular ou suspensa; sua data de vencimento; se há pontuações, recursos ou indicações de condutor de multas aplicadas pelo Detran.SP. Na sequência, estão as informações de até cinco veículos vinculados ao CPF do usuário, como o mês de licenciamento; IPVA; multas pendentes; bloqueios ou outras restrições. Antes, o usuário precisava realizar diferentes serviços eletrônicos do site para obter os mesmos dados.

DIGITAL – Após aprovar a criação da CNH digital, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Resolução nº 720, publicada no dia 13 último, no Diário Oficial da União, criando o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe), que estará disponível em todo o país até o final de 2018.
Esta decisão permitirá que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promova o desenvolvimento de um modelo digital do CRLV que hoje existe apenas em formato impresso, conhecido de todos os proprietários de veículos no país.
Os Departamentos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal terão até 31 de dezembro de 2018 para oferecer esta opção aos proprietários de veículos de todo o país. Os condutores poderão optar pelo porte do documento tradicional, impresso, ou do documento eletrônico.

Divulgação           Controle de estabilidade e tração e, creia, 575 cv de potência!

BMW – A estreia no mercado brasileiro já está marcada: primeiro semestre de 2018. O novo BMW X5M ratificará sua pegada esportiva, conforto e versatilidade. O modelo reúne o luxo singular de um SAV (Sport Activity Vehicle) a alto desempenho de um esportivo BMW M, pelo preço sugerido de R$ 649 mil.
O novo BMW X5 M é equipado com um motor V8 de 4.395 cm³, dotado de tecnologia M TwinPower Turbo e capaz de entregar 575 cv de potência, a partir de 6.000 rpm, e 750 Nm de torque máximo, entre 2.200 e 5.000 rpm. O conjunto motriz agrega ainda o câmbio esportivo automático M Steptronic, de oito marchas, com Drivelogic, e alavancas para troca de marchas atrás do volante (paddle-shift); além do sistema de tração inteligente e integral BMW xDrive. Estes atributos permitem que o SAV top de linha da BMW acelere de 0 (zero) a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, mas que pode atingir 280 km/h, com o pacote M Driver.

SEGUROS – Maior parque circulante da indústria automobilística brasileira, a Volkswagen acaba de renovar parceria com a Assurant para a comercialização do seguro garantia estendida nas mais de 500 concessionárias do grupo no País. O produto pode ser adquirido no momento da compra do carro zero quilômetro ou durante o período de vigência da garantia de fábrica, que é de três anos.
Empresa especialista em gestão de risco e proteção de bens, a Assurant fechou o primeiro contrato com a Volkswagen em 2013 e em quatro anos ampliou 6 vezes o número de vendas de garantia estendida para clientes das concessionárias do grupo.
O grupo Volkswagen, maior produtor de carros da Europa, é formado por 12 marcas e responde por 11,3% dos emplacamentos no País, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) do último ano. O seguro garantia estendida permite prorrogar a proteção de fábrica por mais um ou dois anos com as mesmas coberturas, que incluem mão de obra especializada, reposição de peças originais caso ocorram danos por falhas mecânicas ou eletroeletrônicas e ainda assistência 24 horas e carro reserva.

PNEUS – Os fabricantes nacionais de pneus destinaram de forma ambientalmente correta 404.328,13 toneladas de pneus inservíveis no ano de 2016. O resultado consta no Relatório de Pneumáticos publicado em setembro pelo Ibama e mostra que a meta de destinação foi cumprida em mais de 100%. "Alcançar as metas do Ibama é uma grande satisfação e reflete a preocupação da indústria nacional de pneus com o meio ambiente. Isso também mostra que a população está cada vez mais consciente do seu papel no processo de destinação ambientalmente correta", comenta Rafael Martins, gerente da Reciclanip, entidade mantida pela Associação Nacional da Indústria de Pneus (ANIP) que atua na gestão do processo de logística reversa de pneus inservíveis nacionais.
O Relatório de Pneumáticos do Ibama é a publicação anual que apresenta os resultados das destinações de pneus inservíveis. Para 2016 foram analisadas as destinações de 18 fabricantes nacionais e 501 importadores de pneus novos. As metas definidas pelo Ibama são calculadas de acordo a Resolução Conama nº 416/2009, que estabelece que para cada pneu novo comercializado para o mercado de reposição, as empresas fabricantes ou importadoras devem dar destinação adequada a um pneu inservível. "Todas as empresas fabricantes associadas à ANIP contribuem para o sistema de logística reversa. Isso mostra a sua disposição em superar as metas estabelecidas", diz Rafael Martins.

SAE – Com o objetivo de ser mais atuante no desenvolvimento e debate de tendências de novas tecnologias de mobilidade no Brasil, a Caoa Montadora passa a integrar, a partir deste mês, o quadro de empresas associadas da SAE Brasil, entidade voltada para a engenharia da mobilidade no País.
A SAE Brasil foi inaugurada em 1991 e é filiada à Society of Automotive Engineers International (SAE Internacional). No país, a entidade tem como principal objetivo fomentar o estudo, o aperfeiçoamento e a difusão de informações técnicas para mais de 6.000 engenheiros, estudantes, técnicos e executivos da área de Engenharia, relacionados com a Indústria e Tecnologia da Mobilidade, seja automotivo, ferroviário, n aval e aeroespacial.

50 MM – A JadLog, uma das maiores transportadoras de cargas expressas fracionadas e um dos principais operadores logísticos do comércio eletrônico do país, vai encerrar 2017 com um crescimento recorde de 20%, no primeiro ano sob a gestão e controle do grupo GeoPost (segunda maior rede de distribuição de encomendas na Europa), e prepara-se para investir R$ 50 milhões em 2018, a fim de ampliar a eficiência de sua operação e lançar novos serviços.
Apesar do dúbio cenário econômico geral em 2017, a JadLog estima fechar o ano com um faturamento de R$ 480 milhões, após um mês de novembro recorde, em que suas receitas cresceram acima de 30%. A JadLog entregou mais de 12,5 milhões de encomendas até novembro e bateu o seu recorde no Black Friday, com mais de 76 mil encomendas entregues nesse dia.
Após um primeiro ano que superou as expectativas, a JadLog anuncia um plano ambicioso para os próximos anos, com o objetivo de atingir R$ 1 bilhão de faturamento. Para fortalecer esta nova dinâmica, a JadLog apresentou a sua nova imagem corporativa, que adota as cores do seu acionista majoritário, o DPDgroup.

Obrigado, leitores!
A todos os leitores, parceiros de assessoria de imprensa de empresas de setores diversos e, especialmente, das montadoras instaladas no Brasil, que muito favorecem o nosso trabalho, um sonoro obrigado pela conectividade em 2017. Sabemos que o ano foi difícil para todos, mas trabalhando firmes e focados vencemos mais uma etapa de nossas vidas.
Que 2018 nos traga mais desafios, com trabalho abundante, remuneração justa e ações sociais e ambientais efetivas. Tenham um Feliz Natal e um Ano Novo regenerador, contando sempre com a gente.
 E agora vamos ao recesso, porque ninguém é de ferro. Até janeiro.

Divulgação       Ricardo: por uma indústria forte e competitiva

ARTIGO
Estamos dispostos a negócios disruptivos?

Por Ricardo Nogueira (*)

Não há revolução industrial que possa prescindir da melhoria contínua da qualidade do produto com redução de custo.
Essa ideia simplifica o horizonte de toda e qualquer organização seja qual for o cenário econômico, e expõe o que talvez seja o maior desafio atual ante a velocidade e a quantidade de mudanças dos mercados: o modo de fazer as coisas mudou e sobressair na ilimitada era digital dependerá de nossas escolhas.
Passado o primeiro susto com a novidade de que a expressão pensar fora da caixa já envelheceu, uma das poucas certezas no mundo corporativo está no fato de que as crises são um chamado para a inovação.
Isso posto, diga-se de passagem que a redução dos recursos humanos nas empresas pode ser a forma mais rápida de cortar custos, mas está longe de ser a mais eficiente.
Caminhos sustentáveis para a competitividade em tempos de mudanças tão profundas quanto rápidas como as de hoje precisam ser continuamente descobertos.
Maneiras novas de pensar e realizar exige algo mais do que um espírito empreendedor, a tecnologia e mesmo o conhecimento, possam fazer.
Estamos olhando para consumidores cada vez mais conectados e ávidos por fazerem o melhor uso do seu tempo e dinheiro, descomplicar a vida. Cabe à indústria criar soluções em produtos e serviços para seus desejos, sempre velozmente ultrapassados pelas necessidades crescentes da vida moderna.
Para sobreviver é preciso se alinhar com as tendências tecnológicas mundiais sob pena de ficar de fora da competição. Na empresa de tecnologia 100% brasileira a qual presido, vimos quebrando paradigmas e olhamos para o futuro com otimismo.
Abraçamos o desafio de gerar soluções inovadoras e customizadas para os clientes, empresas dos mais variados setores da economia, como automotivo, embalagem, energia e infraestrutura, plásticos e equipamentos industriais, por meio da digitalização e simulação de ensaios para desenvolvimento e validação de produtos.
Temos feito a lição de casa e investido no aprimoramento dos processos de produção e de gestão de recursos humanos, este último indiscutivelmente o nosso maior patrimônio. E temos visto que o desempenho de uma organização pode ser medido também pelo modo como os recursos são utilizados. Importa lembrar que, nessa equação, sem talentos a tecnologia sozinha não gera frutos.
A criação de novas metodologias para o desenvolvimento local de soluções inovadoras a um sem número de gargalos enfrentados pelas organizações tem se mostrado eficiente para os negócios dos dois lados dessa relação.
Uma indústria forte e competitiva é alicerce para o futuro de qualquer nação e o Brasil precisa desenvolver tecnologia e fomentar a engenharia local. Considero este momento disruptivo uma valiosa oportunidade para o País trazer competitividade para seus processos produtivos, produtos e serviços, aproveitar sua vocação para inovar.
Essa visão e os esforços no suporte a esse desenvolvimento, nosso core business, alçou as nossas atividades de serviços a um crescimento médio anual de 16% nos últimos cinco anos.
Expandimos as instalações do nosso TechCenter e agregamos equipamentos, ampliamos o corpo técnico da organização com engenheiros de diversas especialidades, e seguimos implantando sistemas e metodologias inteligentes para o gerenciamento interno e controle de cada uma de nossas atividades até alcançar todas as áreas da empresa. Acreditamos que o País precisa de iniciativas desse tipo e continuaremos nosso processo de investimento.
A governança é uma maneira de aprimorar processos e gerar valor. Ordem na casa é sempre bom. Retirar caixas empilhadas na janela pode revelar uma paisagem escondida, que pode ser o ponto de partida para negócios disruptivos.
Só precisamos nos dispor a realizá-los e acreditar que este é um lugar com muitas oportunidades para quem quer empreender.
(*) Ricardo Nogueira é economista e presidente da Smarttech.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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