segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Festival de lançamentos no país

Divulgação         Montadoras agitadas: momento de passar a 2ª marcha...

Nelson Tucci

A semana que passou foi prodigiosa no lançamento de vários modelos e anúncios de outros tantos para o começo de 2018, com reposicionamentos de marcas. Uma movimentação simultânea de todo o setor não pode ser mera coincidência. Mais que isso, deve ser um razoável termômetro de que o Brasil está retomando a atividade econômica – como já demonstram outros indicadores – e, agora, enquanto as turbinas se aquecem, já pode ser o momento de pensarmos em passar a 2ª marcha.

Divulgação                      Nova linha exigiu investimentos de R$ 1 bi

YARIS – A Toyota vai fabricar as versões hatchback e sedã do compacto Yaris, na unidade de Sorocaba (SP). Isto é fruto do anunciado investimento de R$ 1 bilhão. De acordo com a marca, os modelos só chegarão ao mercado no final do próximo ano. O novo modelo terá 4,43 m de comprimento, 1,73 m de largura e 2,55 m entre eixos, dimensões que o colocam entre os atuais Etios e o veterano Corolla.
Ele vem pra brigar em uma faixa de mercado que tem entre os concorrentes o Ford Fiesta Sedan, o Honda City e o novo sedã Fiat Argo, a ser produzido na Argentina, além do Volkswagen Virtus, que deverá ser anunciado no primeiro trimestre de 2018.

Divulgação   Volkswagen coloca o Novo Polo como referência de uma nova era

POLO – A Volkswagen anuncia uma nova era no Brasil. A empresa está se reposicionando e prepara o lançamento de novidades, desenvolvidas “com foco total no cliente”. E o embaixador da marca para inaugurar essa fase é o Novo Polo, que vai revolucionar o segmento de compactos premium no País.
De acordo com a montadora, o Novo Polo representa um novo conceito de automóvel no mercado brasileiro. “Mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, avançados recursos de tecnologia e conforto de veículos superiores. Isso tudo graças à Estratégia Modular MQB da Volkswagen, o conceito mais moderno para o desenvolvimento e produção de veículos no mundo”, diz a assessoria.
Para implementar a Estratégia Modular MQB na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a Volkswagen investiu R$ 2,6 bilhões. A Estratégia Modular MQB vai dar origem inicialmente a quatro modelos completamente novos, que serão comercializados no mercado latino-americano nos próximos anos.
O Novo Polo será lançado no Brasil de forma praticamente simultânea com a Alemanha, em novembro, com três opções de motores e duas de transmissão. São quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI. O modelo tem garantia total de três anos, sem limite de quilometragem.

Divulgação               Peugeot Expert: capacidade de carga de 1.500 Kg

UTILITÁRIO – Como parte da estratégia da Peugeot para acelerar o crescimento no mercado nacional, a marca lança no Brasil uma nova geração de veículo utilitário para aumentar a sua gama e tentar alçar o status de referência no segmento.
É o Peugeot Expert chegando ao mercado com o valor de lançamento a partir de R$ 79.990. Projeto em linha com o modelo europeu, o utilitário utilizada a plataforma EMP2, adaptada do SUV 3008, aliando resistência, força e conforto ao furgão.
Inicialmente será comercializado no Brasil com dois modelos: a Expert Business 1.6 e a Expert Business Pack 1.6 e duas cores: Cinza Aluminium e Branco Branquise. A capacidade de carga útil é de 1.500 kg e volume de até 6,6 m³. O furgão tem 5,30 m de comprimento, sendo concebido para o transporte em trechos urbanos e capaz de acessar estacionamentos, docas e qualquer tipo de local de carga e descarga com até 1,94 m de altura máxima.

HYUNDAI – A Hyundai Motor Company manteve sua posição entre as 40 principais marcas globais pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com pesquisa divulgada pela Interbrand, consultoria global especializada em marcas. A montadora sul-coreana repete a posição de 2016, como a 35ª marca mais valiosa do mundo, tendo seu valor de marca avaliado em US$ 13,2 bilhões, o que represente um crescimento de 5,1%.
“A Hyundai Motor deseja ser reconhecida como uma marca de estilo de vida, muito além de simplesmente um fabricante de automóveis. Estamos construindo essa percepção ao explorar novos espaços relacionados ao automóvel, possibilitando às pessoas a experiência com nossa marca nos mais diversos momentos do dia a dia”, disse Wonhong Cho, diretor de Marketing Global: "Nossa filosofia de marca e nossa estratégia para o futuro da mobilidade têm contribuído para o aumento de valor de marca e a criatividade e capacidade de inovação da Hyundai, unidas a atributos como qualidade, tecnologia e preço competitivo, vão nos conduzir ao crescimento sustentável de nossa marca no futuro”.
Em 2016 a marca vendeu 4,86 milhões de veículos em todo o mundo e mantém a sexta posição no ranking global de valor de marcas automotivas. Isso reflete um período de crescimento para o fabricante de automóveis da Coreia do Sul, que tem registrado aumento no valor da marca desde 2005, passando de US$ 3,5 bilhões para atuais US$ 13,2 bilhões.

Douglas de Souza Melo        Companhia vendeu 203 ônibus para a cidade do Panamá

PANAMÁ – A Marcopolo, em parceria com a Volvo, inicia a entrega das primeiras unidades do contrato de fornecimento de 203 ônibus do modelo Torino Low Entry para o sistema de transporte coletivo urbano da cidade do Panamá, na América Central. A aquisição foi realizada pela MiBus, operadora de transporte do país.
“Os novos ônibus irão contribuir para a contínua melhora do trânsito da região metropolitana e proporcionar mais conforto e agilidade para os passageiros. Com a aquisição e o nível de modernização dos veículos, a MiBus irá oferecer um serviço diferenciado para os seus clientes”, destaca Rodrigo Pikussa, gerente de Negócios Internacionais da Região Américas, da Marcopolo.
O Torino Low Entry tem concepção robusta, elevada confiabilidade e relação custo/benefício, atributos reconhecidos pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Atende a todas as exigências dos sistemas de transporte existentes no Panamá e possui piso baixo, o que facilita o acesso para os passageiros, sem a necessidade de elevador, e proporciona maior velocidade nas operações de embarque e desembarque, inclusive de passageiros com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Divulgação                       Porsche vai ganhando mercado no Brasil

RIO – A Porsche Brasil realizou cerimônia para oficializar as novas instalações da concessionária localizada na cidade do Rio de Janeiro.
O novo endereço, na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, agora é também mais moderno, contando com 1.345 m² de área construída. A capacidade do showroom passa a ser de sete automóveis e a oficina terá capacidade inicial de 150 carros por mês. A operação continua a ser da Stuttgart Veículos.
"O Rio de Janeiro é uma praça de extrema relevância para a Porsche e ter essa reestruturação e investimento de nosso dealer mostra o grande interesse em comercializar carros apaixonantes para os clientes da cidade maravilhosa. A concessionária ficou mais moderna, ampla e com o design marcante, além de estar alinhada com todos os Porsche Centers globalmente", comenta Andreas Marquardt, diretor-presidente da Porsche Brasil.

Divulgação            Fernando: bases para um novo tempo

ARTIGO
Brasil à venda
Por Fernando Pinho (*)

Pressionada por um déficit fiscal sem precedentes, onde já se gasta toda a Receita Líquida para quitar despesas obrigatórias, uma Dívida Pública explosivamente crescente (79,4% do PIB) e um descalabro moral que nos coloca como o país mais corrupto do mundo, a equipe econômica tenta sanear o que sobrou das Finanças Públicas, o pós-Dilma. Toda essa devastação, que continua causando um clima de desesperança em grande parte dos brasileiros, está também criando as bases para um novo tempo, com mais alento.
Já é perceptível, ainda que tênue, a melhora em alguns indicadores socioeconômicos, como o nível de emprego na construção civil e no setor automobilístico, dois vetores importantes para a alavancagem do consumo e da arrecadação tributária. Há um número grande de operações de compra, venda e fusões/aquisições entre empresas privadas, notadamente pelo capital chinês, que em 2016 esteve presente em 35% dos negócios efetuados. Atualmente o capital privado chinês negocia a compra de uma seguradora brasileira e uma importante corretora de valores. A Eldorado Celulose (do grupo JBS), está sendo vendida para uma gigante de capital indonésio.
Em recente viagem ao exterior, Temer aproveitou para divulgar um amplo projeto de concessões e privatizações, que não poderiam ser absorvidas pelo capital nacional, em função da fragilidade financeira dessas empresas. Existe um dado altamente propício ao Brasil, que poderia dinamizar a retomada da economia brasileira.
Segundo dados oficiais recentemente publicados, há no mundo, atualmente, algo como US$ 40 trilhões investidos em títulos públicos de diversos países, onde 25% (US$ 10 trilhões) estão sendo remunerados a taxas de juros próximas de zero. Levando-se em consideração que há 159 estatais federais no Brasil, muitas delas com sérios problemas de gestão, já traria um grande alívio às Finanças Públicas, sem contar um número incalculável de estatais mal administradas no âmbito dos municípios. Esse processo seria também um forte alavancador do crédito, já que as taxas de juros estão declinando.
Há ativos estatais apetitosos em estágio de alienação: em junho passado, a Eletrosul e a Shangai Eletric Power assinaram acordo preliminar para a transferência de projetos de energia no Rio Grande do Sul (R$ 3,27 bilhões); em agosto passado, a Cemig abriu o período de informação para os interessados na compra de participação da estatal mineira na Light; está em curso pelo Governo de São Paulo o processo de venda de 40,6% no capital da CESP, onde abrirá mão do controle. Outros negócios estatais também são alvo de interesse pelo capital estrangeiro: Aeroporto de Congonhas e outros 13 terminais, Companhia Docas do Espírito Santo, Lotex, 49% de participação na Infraero (Guarulhos, Brasília, Galeão e Confins), 14 terminais portuários, Casa da Moeda, Usina Hidroelétrica de Jaguará, diversos blocos de exploração de petróleo e gás, Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais, Ceasa Minas, BR Distribuidora, Sabesp, Banco do Brasil, Banrisul, CEF, Eletrobras etc.
Pelo que se percebe, pelo menos em relação aos ativos do setor elétrico, a potencial compradora poderá ser a China Shenhua Group, classificada como a maior empresa de energia elétrica do mundo, avaliada em US$ 278 bilhões e possuidora de uma reserva de caixa monumental. Numa tentativa de aumentar a relevância do Yuan como moeda de reserva global (conversível) e devido a uma crescente demanda no Brasil por operações com a respectiva divisa, o governo chinês solicitou às autoridades brasileiras o início de estudos em parceria, objetivando criar uma Câmara de Compensação (Clearing House) para operar livremente a moeda chinesa no país, abrindo um amplo espaço para facilitar a compra de empresas brasileiras e ir diminuindo a dependência do uso do dólar e euro, nessas transações.
Crise para uns, oportunidade para outros. Um permanente e triste aprendizado, para uma Nação que insiste em não aprender com os próprios erros.
(*) Fernando Pinho é economista, pós-graduado em Psicologia Econômica pela PUC-SP e mestre em Finanças pela Universidade Mackenzie, palestrante e consultor financeiro da Prospering Consultoria.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Um comentário:

  1. Eu sou Helena Julio do Equador, quero falar bem sobre o Sr. Benjamin sobre este assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre o Sr. Benjamin, então decidi tentar solicitar o empréstimo. Com a vontade de Deus, eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD. O pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador recusaram, foi realmente fantástico fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. E-mail/WhatsApp Contact se você deseja solicitar um empréstimo de them.247officedept@gmail.com WhatsApp Contact: +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir