segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Mais produção e emplacamentos

Divulgação                 Anfavea: entidade anuncia crescimento de 27%

Nelson Tucci

A produção brasileira de autoveículos manteve ritmo ascendente em setembro último. Somados os nove primeiros meses do ano, registra-se 27% de crescimento. Foi 1,99 milhão de unidades em 2017 contra 1,57 milhão no mesmo período de 2016. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgados na última quinta-feira.
Apenas em setembro saíram das linhas de montagem 237 mil veículos, com alta de 39,1% sobre igual período de 2016. O desempenho das exportações tem impactado diretamente o resultado da produção. Em setembro saíram do País 60,1 mil unidades, um acréscimo de 52,2% ante as 39,5 mil de igual período do ano passado.
Para Rogelio Golfarb, 1º vice-presidente da Anfavea, “o mês de setembro reforça nossa visão que o período de contração acabou e entramos em tempos de recuperação. Porém, é necessário cautela quanto à magnitude deste crescimento”.

Divulgação           Fenabrave contabiliza número diferente da Anfavea

VENDAS – Entre a produção e as vendas existe um “delay”. Assim, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa mais de 7,4 mil concessionárias no Brasil, contabiliza número ainda diferente da Anfavea.
Segundo a Fenabrave, que divulgou seus números também na semana que passou, as vendas de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) apresentaram crescimento de 14,89%.
Se comparados os dois últimos meses, há registro de queda de 9,55% entre setembro (276.126 unidades) e agosto (305.264 unidades).

Divulgação         Vencedores do Talento Design 2017: Raphael Crespo dos Santos, Lucas Takeshi Toguchi, Kelvin Borges Mendonça e Gustavo Munhoz de Oliveira

TALENTOS – A Volkswagen anunciou os quatro vencedores da 19ª edição do concurso “Talento Design”, voltado a estudantes de desenho industrial. Os três vencedores da categoria Shape Design foram Lucas Takeshi Toguchi, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o projeto “Volkswagen Dome”; Gustavo Munhoz de Oliveira, do Instituto Europeo di Design (IED), com o projeto “Volkswagen Kairó”; e Raphael Crespo dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o projeto “Avenir”. Na categoria Color&Trim, o vencedor foi Kelvin Borges Mendonça, Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o projeto “Volkswagen Vivá”.
O tema da 19ª edição do evento foi “Visões do Amanhã”, que desafiou os candidatos a imaginar como será um novo modelo Volkswagen que valorize a conexão do homem com a natureza e com a tecnologia em um futuro próximo.
O “Talento Design” tem duas modalidades: Shape Design e Color&Trim. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor classificado da segunda ganham a oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. O estágio é remunerado.
Todos também ganharam como prêmio um equipamento Wacom Intuos Pro, uma mesa digitalizadora própria para o uso do trabalho de um designer.

Divulgação     Ação da Hyundai faz parte da campanha “Amigos do Cristo”

CRISTO – A Hyundai do Brasil vai doar parte da renda das vendas dos veículos HB20 e Creta, realizadas neste outubro, para o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A ação acontece no mês de aniversário do monumento, que completa 86 anos, e coincide com a comemoração de cinco anos de vendas do HB20. O valor será revertido em ações sociais em benefício de comunidades carentes apoiadas pela campanha “Amigos do Cristo Redentor”, idealizado pela Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, que tem a missão de disseminar a cultura, o amor ao próximo e a esperança. Parte da arrecadação será direcionada também a benfeitorias necessárias para a conservação da área de visitação, no platô onde a estátua está localizada.
"Diante de uma sociedade em busca de paz e, ao mesmo tempo, marcada por tantas carências, o Cristo Redentor encontra na parceria com a Hyundai um envolvimento que humaniza e se concretiza desde o zelo pelo monumento e o cuidado com os visitantes até a atenção a pessoas em estado de vulnerabilidades e múltiplas deficiências. Reafirmo minha gratidão e admiração pela marca", diz Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.
Uma das sete maravilhas do mundo moderno, que recebe anualmente cerca de três milhões de pessoas, o Cristo Redentor tem o patrocínio da Hyundai desde julho de 2015, quando a montadora levou para o alto do Corcovado internet sem fio gratuita, disponível a todos os visitantes. “Levamos conectividade aos visitantes e, agora, contribuímos para a transformação das comunidades carentes que contam com o apoio da arquidiocese”, afirma Cassio Pagliarini, diretor de Marketing da Hyundai Motor Brasil.

Divulgação     Marquardt: crescimento de 20% de vendas no país

COMANDO – A Porsche Brasil tem novo diretor-presidente. É Andreas Marquardt, que veio dar continuidade à operação no país. Seu antecessor Matthias Brück, que implementou a subsidiária da Porsche no Brasil, assume novos desafios no Grupo Volkswagen, “deixando um positivo legado a marca no país”, informa a Porsche.
Formado em administração, Marquardt é alemão e chega à Porsche Brasil após trabalhar por alguns anos na Porsche AG, na Alemanha, onde era líder em Serviços de Mobilidade e novos conceitos de Mobilidade.
Desde a chegada da Porsche ao Brasil como subsidiária, em julho de 2015, a marca cresceu, fortaleceu o relacionamento com clientes, concessionários, imprensa, colecionadores e entusiastas, além de ampliar em 50% o número de concessionárias no país.
O ano de 2017 mostra-se positivo para a subsidiária, registrando aumento de 20% nas vendas, com 755 veículos entregues aos clientes e apaixonadas pelos esportivos.

Divulgação      GM: produção de elétricos é uma das prioridades da marca

ELÉTRICOS – A General Motors anunciou, na semana que passou, como executa seus passos rumo a “um mundo com zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento”, anunciados recentemente pela presidente e CEO, Mary Barra.
"A General Motors acredita em um futuro totalmente elétrico", disse Mark Reuss, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Produto, Compras e Cadeia de Fornecedores: "Embora esse futuro não aconteça imediatamente, a GM está empenhada em promover um maior uso e aceitação de veículos elétricos através de soluções que atendam às necessidades de nossos clientes".
Nos próximos 18 meses, a GM apresentará dois novos veículos totalmente elétricos baseados no aprendizado com o Chevrolet Bolt EV. Eles serão os primeiros de pelo menos 20 novos veículos totalmente elétricos que serão lançados até 2023. A companhia também apresentou o Surus (Silent Utility Rover Universal Superstructure), veículo-conceito com quatro rodas e movido a célula de combustível em uma carroceria de caminhão pesado, conduzido por dois motores elétricos. Com sua capacidade e arquitetura flexível, o Surus poderia ser usado como um veículo de entrega, caminhão ou mesmo uma ambulância – tudo com zero emissão.

SINERGIA – A General Motors anunciou, também, planos para combinar a liderança de suas regiões Internacional e América do Sul, a partir de 1° de janeiro de 2018, com Barry Engle, que hoje ocupa a posição de vice-presidente executivo da GM e presidente da GM América do Sul.
Engle assumirá a liderança da GM Internacional com a aposentadoria de Stefan Jacoby, no final deste ano. Jacoby, vice-presidente executivo da GM e presidente da GM Internacional, liderou a região desde agosto de 2013.
Engle está na GM desde setembro de 2015. Ele é bacharel em Economia, pela Universidade de Brigham Young, e tem mestrado em Administração de Negócios pela Wharton School da Universidade da Pennsylvania.

CAFÉ – O grupo alemão Melitta, companhia especialista em café, anunciou, ao final da semana passada, a construção de nova fábrica em Varginha, no Sul de Minas Gerais. A quarta unidade fabril no país tem como principal objetivo crescer e fortalecer a participação das marcas do Grupo Melitta no mercado mineiro, mantendo a estratégia da empresa de expandir sua presença nos lares brasileiros.
A estimativa é que a nova fábrica entre em operação no segundo semestre de 2018, com foco na produção das marcas de café torrado e moído. “A nova estrutura faz parte do plano de crescimento da companhia, que visa conquistar cada vez mais consumidores no Brasil, oferecendo cafés, filtros e acessórios para o preparo de café com qualidade”, destaca Marcelo Barbieri, presidente da Melitta para a América do Sul.
Varginha atenderá a demanda dos consumidores locais e de outras regiões do Brasil: “A nova unidade contará com investimento inicial acima de R$ 8 milhões de reais e será instalada em terreno de 26 mil metros quadrados, somando 3.800 m2 de área construída. Ela foi dimensionada para atender ao crescimento do mercado e das marcas do grupo. Nossa expectativa é gerar faturamento próximo a 200 milhões de reais nos próximos quatro anos a partir desta unidade”.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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