segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Queda em julho e alta no acumulado

Divlgação           Resultados refletem período de férias e incertezas do cenário político

Nelson Tucci

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o desempenho do setor automotivo no mês de julho e do acumulado de 2017. Automóveis e comerciais leves tiveram retração de 5,48% de vendas em julho sobre junho, mas apresentaram alta de 3,95% no acumulado de janeiro a julho (1.170.308 unidades) sobre o mesmo período de 2016.
Já as vendas de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros) apresentaram retração de 4% em julho, na comparação com o mês anterior. Foram emplacadas 265.994 unidades em julho, contra 277.185 em junho.
Se comparado ao mês de julho de 2016 (271.827), o resultado geral dos emplacamentos de julho/2017 teve retração de 2,15%. No acumulado do ano, a queda foi de 4,99% sobre 2016. Foram emplacadas 1.771.435 unidades de janeiro a julho/2017, contra 1.864.538 no mesmo período de 2016.
Para o presidente da Fenabrave, a queda nas vendas de automóveis e comerciais leves no mês passado já era esperada em função das férias de julho e das incertezas do atual cenário político, que faz com que os consumidores se retraiam para as compras. "Apesar de o mês de julho ter sido negativo em relação a junho, no acumulado do ano o resultado foi positivo, e as expectativas da Fenabrave, para o segundo semestre, se mantém positivas, baseadas na maior oferta de crédito e na melhora dos índices de confiança”, avalia Alarico Assumpção Júnior, para quem os lançamentos de modelos pelas montadoras também favorecerão os resultados do segundo semestre do ano.

Divulgação             Civic EXL, Touring e Accord já podem utilizar Waze

WAZE – O Google anunciou a habilitação do aplicativo de navegação Waze para operar no sistema Android Auto. Com isso, as centrais multimídia presentes no Civic EXL e Touring, bem como no Accord, estão aptas a espelharem o conhecido aplicativo de navegação de forma muito intuitiva, fácil e segura.
O aplicativo de navegação Waze traça rotas de acordo com a condição de trânsito, informando situações adversas, como buracos, acidentes e veículos parados na pista. No aplicativo, é possível fazer a busca dos endereços por comando de voz. O usuário pode, além de receber os alertas de trânsito, reportá-los ao sistema, via a tela do sistema multimídia, de forma simples e segura.

André Kloss/Divulgação         Ônibus para o Grupo Unitrans Passenger, da África do Sul

EXPORTAÇÃO – A Neobus vai exportar quatro ônibus rodoviários New Road N10 380 para o Grupo Unitrans Passenger, um dos principais operadores de transporte da África do Sul. Os veículos serão incorporados à frota da Megacoach, uma das operadoras do conglomerado, e utilizados em serviços de turismo de luxo em rotas pelo país.
Segundo Alexandre Pontalti, diretor da Neobus, a África do Sul se tornou um dos principais mercados compradores de ônibus rodoviários do continente Africano.
Com direção do lado direito (RHD), o Neobus New Road N10 380 tem capacidade para transportar 52 passageiros em poltronas semileito com cinto de segurança de três pontos. Com 14 metros de comprimento, o modelo possui sistema de ar-condicionado, audiovisual com três monitores, sanitário, duas portas de acesso ao salão de passageiro (dianteira e central), faróis com iluminação diurna em LED, sistema multiplex, painel totalmente funcional e moderno e chassi Volvo B430R.

AMIGA – Promover educação, desenvolvimento social, formação profissional e erradicar o trabalho infantil são compromissos assumidos pela Volkswagen do Brasil, que acaba de ter seu título de “Empresa Amiga da Criança” renovado. O título é concedido anualmente pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e a Volkswagen do Brasil o detém desde 2002.
Com isto, a empresa poderá continuar utilizando o selo em suas comunicações, produtos e materiais. “Ser cada vez mais socialmente responsável, com ações positivas para a sociedade, está entre os objetivos estratégicos da Volkswagen do Brasil, que tem um papel claro no desenvolvimento sustentável”, afirma Edvaldo Picolo, gerente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.

Divulgação                       Salão Duas Rodas terá seis dias de atrações

MOTOS – A 14ª edição do Salão Duas Rodas acontecerá de 14 a 19 de novembro pela primeira vez no São Paulo Expo e vai ampliar as experiências para os frequentadores, que terão um espaço mais amplo para conhecer de perto as novidades das montadoras e também diversas atrações que estão sendo programadas.
Nos seis dias de evento a expectativa é receber 260 mil apaixonados por motos, em 4.000 horas de experiências, com 500 modelos de motos expostas e 400 marcas presentes. Essas e outras novidades foram apresentadas em evento realizado na Johnnie Wash, oficina de customização de motocicletas, em São Paulo (foto acima).
“O Salão Duas Rodas é um evento especial, pois, além de representar a força desse importante setor econômico, está inserido diretamente no contexto de mobilidade urbana, lifestyle, paixão e liberdade. A 14ª edição será realizada em um momento estratégico de retomada de mercado e certamente veremos grandes lançamentos e novidades. O Salão Duas Rodas será um marco para o mercado de motocicletas e inesquecível para o público visitante”, afirma Leandro Lara, diretor do Salão Duas Rodas.

OPEL – O Grupo PSA anunciou a finalização da compra das filiais Opel e Vauxhall da GM, cujo projeto foi assinado no último dia 6 de março. A aquisição da Opel e da Vauxhall faz do Grupo PSA o segundo maior fabricante de automóveis europeu, com uma participação no mercado de 17% no primeiro semestre de 2017. Com essa operação, o Grupo PSA passa a ter cinco marcas automotivas complementares e bem posicionadas, reforçando sua presença nos principais mercados europeus e ampliando uma base que também contribuirá para seu crescimento internacional.

Divulgação                      Motor carrega 575 cavalos de potência

X5 – O BMW Group confirma a chegada do novo X5 M ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2018. O utilitário esportivo ganhou um visual personalizado, com acessórios da linha Motorsport que tornam seu visual mais agressivo.
Sob o capô, o modelo traz um propulsor V8 4.4 que desenvolve 575 cavalos de potência e o leva dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos. A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 250 km/h. O lançamento vem recheado por uma ampla lista de itens de tecnologia, segurança e conveniência, entre eles bancos aquecidos, entretenimento traseiro, sistema de som Bang&Olufsen, acabamento em fibra de carbono, alcântara e couro, faróis full-LED adaptativos, head-up display, aviso de mudança de faixa e câmera de visão noturna.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário