segunda-feira, 21 de março de 2016

Mercado latino continua cativo


Nelson Tucci

A Marcopolo, tradicional fabricante nacional de carrocerias, tem fidelidade no continente. E uma vez mais sua linha Double Decker diz presente no Chile.

Gelson Mello da Costa                          Empresas de turismo renovam frota

PARADISO – A Marcopolo entregou 10 ônibus Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos) à Gaspar Cikutovic Madariaga (Ciktur), operadora de transporte rodoviário de passageiros do Chile. A aquisição faz parte do processo de renovação de suas frotas de transporte rodoviário.
Em 2015, o Chile foi o principal mercado exportador da Marcopolo na América do Sul. De acordo com Ricardo Portolan, gerente de exportação da companhia brasileira, as empresas chilenas de transporte estão investindo muito na elevação da qualidade dos serviços com ônibus de dois andares. “A Ciktur tem perfil inovador e sempre investe em veículos de última geração. Além de optar por uma configuração com duas classes de serviço (poltronas leito e semileito), outro diferencial desses 10 ônibus Paradiso 1800 DD é que estão sendo montados sobre chassis MAN importados da Alemanha pelo cliente”, explica o executivo.
Confortável para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, o modelo, com chassi MAN 26480 Euro 5, apresenta baixo custo operacional. Com capacidade para 60 passageiros, o veículo possui 48 poltronas semileito com descansa-pés/pernas no piso superior e 12 poltronas leito, no piso inferior, com revestimento de couro e equipadas com monitor e sistemas de áudio e vídeo individuais.

Divulgação                          De Piracicaba para Assunción

PARAGUAI – A fábrica da Hyundai localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, comemorou na semana passada o início das vendas do modelo HB20 fora do Brasil. Originalmente desenvolvido para o país, o compacto que em três anos tornou-se o segundo carro mais vendido no mercado nacional passa a ser exportado para o Paraguai, com pedido inicial de 600 unidades, todas da versão aventureira HB20X.
“Após consolidar nossa posição no mercado brasileiro, com um reconhecimento impressionante por parte dos consumidores e mais de 500 mil unidades vendidas, podemos expandir nossas fronteiras, inicialmente para o Paraguai. Este é primeiro passo para tornar o HB20 um grande sucesso também em diversos outros mercados da América Latina”, comenta William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.
Como única fábrica da Hyundai na América Latina, a subsidiária brasileira estuda outros possíveis mercados para exportar na região, embora não haja previsão de investimentos para aumento da capacidade de produção neste momento. “Nossa intenção é prosseguir com a utilização plena de nossa capacidade produtiva, compensando qualquer agravamento da demanda no mercado interno”, acrescenta Lee.

Q3 – A Audi do Brasil inicia a produção do modelo Q3 na planta de São José dos Pinhais, no Paraná. Equipado com motor 1.4 TFSI de 150 cv, o SUV está sendo fabricado em uma linha de produção completamente nova. O modelo foi o mais vendido em sua categoria no mercado brasileiro em 2015 e é um produto-chave para estratégia da marca no país.
“A produção local do Q3 reforça a estratégia de crescimento global da marca”, afirma Bernd Martens, membro do Conselho da Audi AG responsável por compras. "Alcançamos a liderança do segmento premium no Brasil em 2015 e o Q3 foi um dos modelos mais vendidos, atrás apenas do A3 Sedan. Este resultado confirma que nós fizemos a escolha certa dos modelos para produção no país”, ressalta Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.
O Audi Q3 é o segundo modelo da marca a ser produzido no Brasil. Já o A3 Sedan passou a ser fabricado localmente em outubro do ano passado em duas versões: 2.0 (220 cv) e 1.4 TFSI Flex (150 cv), o primeiro modelo da Audi no mundo com esta tecnologia.

Divulgação                                          Parceria anima a Agrale

FOTON – A Agrale fechou acordo com a Foton Aumark do Brasil para montar, em sua unidade 2, localizada em Caxias do Sul (RS), os caminhões leves da marca chinesa. Pelo contrato, a empresa brasileira será responsável por toda a operação de produção, que envolve desde o recebimento de componentes, passando pela montagem, testes e controles de qualidade, até a entrega do produto final pronto para embarque.
Para a Agrale, o novo negócio representa a consolidação da expertise internacional da empresa como montadora de veículos comerciais e comprova o elevado padrão de qualidade e processos fabris da sua unidade montadora. “Fomos pioneiros, em 1997, como sistemista integral da indústria automobilística nacional, quando iniciamos a montagem dos caminhões médios e pesados da International, uma parceria de 15 anos de muito sucesso”, destaca Hugo Zattera, diretor-presidente da Agrale: “Agora, essa excelência como montadora de veículos é destacada novamente pela escolha da Foton”.
 O acordo permitirá que a Agrale utilize melhor os seus ativos e que a Foton abrevie os prazos de nacionalização de sua linha de veículos.

CERTIFICAÇÃO – A unidade brasileira da Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, conquistou a Certificação Internacional ISO 34, que confere à empresa a competência de “Produtor de Material de Referência”. O reconhecimento emitido pelo Inmetro indica que as soluções produzidas pela Air Liquide Brasil –especificamente, gases especiais para o setor automotivo – atendem aos padrões de mais alta precisão exigidos por institutos de metrologia de nível internacional, como o NIST (dos Estados Unidos) e o VSL (Holanda).
A certificação como “Produtor de Material de Referência” é a mais elevada na escala dos níveis metrológicos, que são o conjunto de medidas, quantidades e outros padrões definidos para a produção de diferentes tipos de materiais. Dentro do Grupo Air Liquide, a filial do Brasil é a segunda a obtê-la.
A partir do reconhecimento conferido à Air Liquide Brasil, as misturas gasosas produzidas pela empresa para o mercado automotivo passam a ser classificadas em: Material de Referência e Material de Referência Certificado, quando as soluções servem, inclusive, como parâmetro para comparação ou produção de outros itens.

CAI-CAI – Em fevereiro, os financiamentos de veículos no Brasil somaram 350.046 unidades, sendo 134.745 novas e 215.301 usadas. Este resultado representa queda de 4,8% em relação ao mês anterior. Em comparação com o mesmo período do ano passado a baixa foi de 12,3%. Os números levam em consideração automóveis de passeio, comerciais leves, motos e pesados.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

IOGURTES – Depois de conquistar seu espaço no carrinho de compras do brasileiro, o iogurte está sendo deixado de lado pela população. Nos últimos três meses de 2015, período de agravamento das instabilidades econômicas e políticas no país, 70% dos lares que compraram a versão “Grego” no trimestre anterior abandonaram a categoria – o que representa - 8,22 pontos percentuais de penetração. Os dados são do estudo Consumer Insights 2015, elaborado pela KantarWorldpanel.
Por outro lado, a pesquisa revela ainda que na comparação dos últimos três meses de 2015 com o trimestre anterior o segmento conseguiu se beneficiar da performance de embalagens de tamanhos diferentes. Enquanto o iogurte do tipo light obteve bom desempenho em versões maiores, o de polpa com camada, natural e funcional se saíram melhor nas opções com menos quantidade.

Divulgação                                Nova opção de lazer aos paulistanos

HONDA HALL – A capital paulista acaba de ganhar uma nova casa de espetáculos. O Banco Honda Hall, localizado na Vila Olímpia, zona Sul de São Paulo, está aberto ao público desde a sexta-feira, 18, e estreia sua programação com shows especiais de humor e improviso.
Inspirado na atmosfera intimista das casas noturnas de Las Vegas, o Honda Hall atende 250 pessoas acomodadas próximas ao palco. “Esse projeto se deu a partir do nosso desejo de oferecer novas experiências que proporcionem entretenimento e alegria para as pessoas”, comenta o presidente da Honda Serviços Financeiros, Ricardo Tomoyose.

Divulgação    Gandini assume mais um mandato

ABEIFA – O empresário José Luiz Gandini, 58, da Kia Motors do Brasil, assumiu na terça-feira passada a presidência da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa). Será seu quinto mandato à frente da entidade que está completando 25 anos representando as marcas oficiais do setor de importação e de fabricantes de automóveis e comerciais leves.
Para o mandato 2016-2018, a chapa, formada por consenso entre as marcas associadas, conta ainda com Luis Rezende na vice-presidência (Volvo Cars) e com Luis Curi na diretoria financeira (Chery).

Divulgação                                   Raphaella focará na prospecção

REVOLUTION – A Revolution Brasil passa a contar com Raphaella Araújo como diretora de mídia da agência. Vinda de Olinda, Pernambuco, Raphaella iniciou sua trajetória profissional em São Paulo, quando ganhou o Prêmio de Mídia do Estadão em 2006. A executiva começou na AlmapBBDO atendendo por quatro anos clientes como Gol Linhas Aéreas, Bauducco, Sempre Livre (Johnson & Johnson) e MasterFoods. Ela também passou por DM9DDB, onde atendeu Sadia, Terra, entre outros; e pela Taterka, atendendo Natura e McDonald’s. A última agência em que trabalhou antes de chegar à Revolution foi a Ogilvy Brasil, atendendo a Claro.
Na Revolution, Raphaella será responsável pelo departamento de mídia. Com a sua chegada, a área reforça seu alinhamento com as estratégias de prospecção de novos clientes.

COLUNA – A TVH-Dinamica, distribuidora especializada no fornecimento de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, oferece em seu catálogo de produtos novos protetores para colunas. Com ele, o manuseio de equipamentos fica mais seguro não causando danos em impactos que possam ocorrer em pilares, além de proteger a empilhadeira e garantir mais segurança ao operador.
Em quatro tamanhos, os protetores na versão 500x500, 400x400, 300x300 e 200x200, suprem as necessidades com medidas adequadas para proteger os impactos. Empresa de distribuição de peças e acessórios para as linhas de movimentação, industrial e agrícola, foi criada a partir da aquisição da Dinamica pela TVH em 2012, com sede no Distrito Industrial de Vinhedo, no interior de São Paulo.

METALURGIA – A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realizará pela segunda vez evento técnico-científico dos setores, a ABM WEEK, de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro.
A fase atual inclui o recebimento das contribuições que serão apresentadas nas sessões técnicas dos 12 eventos que compõem a semana: o 71° Congresso Anual e os seminários de Laminação, Aciaria, Redução, Minério de Ferro, Aglomeração, Logística, Balanços Energéticos, Gases Industriais, Automação e TI e Trefilação, além do Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.
Especialistas do Brasil e do exterior reconhecidos mundialmente nas áreas representadas pela ABM irão se revezar em uma série de palestras, debates e mesas-redondas para uma intensa troca de experiências e informações. Os autores interessados devem enviar seus projetos pelo portal www.abmbrasil.com.br/abmweek2016 até 15 de abril.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário