segunda-feira, 28 de março de 2016

Conectividade embarcada nos pesados

Nelson Tucci

Divulgação             Tecnologia na veia: mudança radical no mercado

Passados 120 anos da invenção do caminhão, a Daimler Trucks traz o veículo para a Internet. Ao destacar esse avanço na IAA (Feira Internacional de Veículos Comerciais) de 2016, a fabricante mundial de caminhões irá demonstrar sua tecnologia no campo da conectividade. Ao mesmo tempo, sistematicamente vem consolidando sua liderança mundial quanto a veículos conectados – cerca de 365.000 caminhões Daimler no mundo todo já estão conectados por meio dos sistemas da FleetBoard e do Detroit Connect – mais do que qualquer outro fabricante pode oferecer.
A Daimler Trucks está impulsionando a conectividade sistemática de seus veículos frente a todas as partes envolvidas no processo de logística e transporte. O caminhão totalmente conectado inicia uma mudança radical no mercado, que tornará o transporte rodoviário de carga mais eficaz e eficiente – não somente para os motoristas, transportadoras e fabricantes de veículos, mas para a sociedade como um todo.

ECOSPORT – O Ford EcoSport foi o utilitário esportivo mais exportado pelo Brasil em 2015, com 30.808 unidades vendidas na América do Sul, incluindo os mercados da Colômbia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai, Equador, Bolívia e Argentina. Além destes, o SUV brasileiro também é vendido na Venezuela, com peças fornecidas em regime de CKD para montagem local.
Considerando todos os segmentos do mercado, o EcoSport foi o segundo veículo mais exportado pelo País no ano passado. O modelo produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, é atualmente o principal produto de exportação da Ford Brasil e representou mais da metade do total de 55.015 carros, comerciais leves e caminhões destinados pela marca ao mercado externo no ano passado.

ROMÊNIA – A Ford vai iniciar a produção do EcoSport na Romênia para atender o mercado europeu, onde o segmento de utilitários esportivos tem mostrado uma tendência de crescimento. O veículo será montado na fábrica de Craiova, a sexta do mundo a fabricar a nova geração global do EcoSport, desenvolvida no Brasil.
O EcoSport é produzido hoje na Rússia e também nas unidades em Camaçari, na Bahia, na Índia, China e Tailândia para atender mais de 100 mercados mundiais. Na Romênia, a Ford está investindo 200 milhões de euros para a modernização de suas instalações.

Divulgação           Superesportivo NSX: o bólido traz motor V6 biturbo

HONDA – A Acura, divisão de luxo da Honda, anunciou que o novo Centro de Performance e Produção (Performance Manufacturing Center – PMC), em Marysville, Ohio (EUA), iniciará a produção em série da próxima geração do superesportivo NSX no final do mês que vem, com as entregas ocorrendo em seguida.
O PMC é a exclusiva instalação global para fabricação do novo superesportivo NSX e está estruturado em torno de uma inovadora fusão de pessoas com tecnologia. Combinando trabalho humano artesanal e inovação tecnológica, o PMC adota novos conceitos na construção de veículos, pintura, montagem e controle de qualidade.
Complementando a produção do NSX, o motor V6 biturbo é fabricado na unidade de motores Anna, em Ohio, por um pequeno grupo de engenheiros de motores.

Divulgação    Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e direção progressiva

286 Cv – A Audi anuncia a chegada ao mercado brasileiro da versão mais apimentada do TT, o TTS Coupé. Em versão única de acabamento, o carro tem preço sugerido de R$ 299.990,00 e faz parte da linha de modelos S da marca, caracterizada pelo desempenho, dirigibilidade e acabamento diferenciado.
Tanto o cupê como o conversível são equipados com o motor 2.0 TFSI em versão especialmente desenvolvida, que gera 286 cv e 380 Nm de torque, associadas ao câmbio de dupla embreagem S tronic com seis marchas. Esta combinação leva o TTS Coupé da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 250 km/h.

TURBO – Dois anos após o início de produção, as equipes da “Française de Mécanique” montaram, em 19 de março de 2016, o motor de 3 cilindros a gasolina Turbo PureTech de número 300.000.
O motor equipa os Peugeot 208, 308, 2008 e 3008 e os Citroën C3, C4, C4 Cactus e C4 Picasso, assim como os DS 3 e DS 4. Segundo o fabricante, proporciona uma redução média de 18% do consumo e das emissões de CO2 em relação às versões aspiradas dos motores EP.
Em junho de 2015, ele recebeu o prêmio "Motor do Ano" concedido pelo júri do “The International Engine of the Year Awards” na categoria dos motores com cilindrada entre 1L e 1.4L. Este prêmio destaca a tecnologia e os desempenhos do motor, uma das referências no mercado.

CARONA – A economia colaborativa está com forte viés de alta. Iniciativas que aproximem o consumidor de fornecedores de forma direta e com ampla oportunidade de escolha têm registrado crescimento, mesmo no atual momento de adversidade macroeconômica. Alexandre Silva, gerente de produção e afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveu a “Carona de Entregas”, plataforma colaborativa de entregas.
Segundo ele, o “insight” surgiu quando precisou realizar a entrega em uma empresa que ficava distante do seu local de trabalho num dia atribulado: “Fiquei me perguntando se não teria alguém que pudesse levar pra mim e não descobri ninguém. Chegando lá, vi que várias outras pessoas tinham entregas para aquele mesmo cliente. Algum deles poderia ter levado o meu produto, sem precisar se desviar do próprio caminho”.
O “Carona de Entregas” une eventuais entregadores e usuários que precisem do serviço. O entregador se cadastra na plataforma e será avaliado pelos consumidores após a prestação do serviço. Já o consumidor poderá selecionar os prestadores dentre os que estarão na rota de seu interesse.

TÁXIS – Em portaria publicada no Diário Oficial em 20/11/2015, a Prefeitura de São Paulo determinou que os táxis da cidade aceitem cartões de crédito e débito no pagamento das corridas. O prazo para implantação, originalmente estipulado para 30 dias, foi prorrogado duas vezes. Agora, a nova data limite é o próximo dia 4 de abril, quando todos os veículos da categoria deverão estar aptos a realizarem os pagamentos eletrônicos.
A capital conta com uma frota atual de 34 mil táxis. Para aceitar os pagamentos eletrônicos, os taxistas podem firmar parcerias com adquirentes que alugam as maquininhas de cartões (POS), ou mesmo que as vendam. Outra opção para o taxista é fazer seu cadastro em empresas de aplicativo de celular, que possibilitam o pagamento via cartão de crédito.

PNEU – Voltada aos profissionais do mercado de pneus, a PneuShow chega à 12ª edição consagrada como o único evento da América do Sul direcionado ao fomento do setor, além de oferecer aos visitantes o que há de mais inovador em pneus novos e reformados, máquinas, equipamentos e soluções para transportadores de carga e passageiros, e todos que tem o pneu como componente de seu negócio. O evento ocorrerá de 28 a 30 de junho, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.
Só no ano de 2015, segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), foram vendidas 964 mil unidades para o segmento de carga e 60,6 milhões de pneus para o ramo de reposição. Quanto às exportações, o superávit chegou a cada dos U$S 743,49 milhões, com saldo de 6,99 milhões de pneus (exportações menos importações).
Simultaneamente à PneuShow 2016 haverá lançamentos do setor de borracha na Expobor 2016 – Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas.

Divulgação        Modelo chegará primeiro ao mercado dos Estados Unidos

ESPORTIVO – O novo Toyota 86 2017 estreará no Salão Internacional de Nova Iorque, com mudanças internas e externas, bem como melhorias no motor e suspensão. O modelo, que se trata de um novo Scion FR-S, chegará às concessionárias dos Estados Unidos a partir do 4º trimestre deste ano.
“Quando anunciamos a transição dos modelos Scion para a Toyota, não tínhamos planejado mudar os nomes dos nossos carros, mas após diversos pedidos de pessoas ao redor do mundo, para esse modelo esportivo, decidimos adotar o nome global do 86”, disse Bill Fay, vice-presidente da Toyota Dividsion Group.
O novo modelo adota estilo mais agressivo, caracterizado pela grade frontal maior, enfatizando o perfil baixo e largo do carro. A parte dianteira também foi redesenhada, com a adição de faróis de LED e um para-choque alterado. As mesmas alterações também foram consideradas na traseira. As rodas de liga leve também são novas e a logomarca tradicional 86 foi adicionada ao para-choque dianteiro e dentro dos faróis.

Divulgação              Turbos remanufaturados com garantia de fábrica

REMANUFATURADOS – A Honeywell Transportation Systems consolida o lançamento do programa “Reman Original Garrett”, de turbos remanufaturados, para os mercados brasileiro e sul-americano, com a participação de Eric Fraysse, vice-presidente mundial para o mercado de reposição.
O programa em todo o continente será baseado no tema “Por que Arriscar?”, com a finalidade de conscientizar os transportadores sobre a importância de instalar em seus veículos turbos remanufaturados de fábrica em vez dos recondicionados existentes no mercado paralelo.
O tema tem a finalidade de alertar os consumidores sobre o risco que correm ao optar por um produto mais barato, sem procedência identificada e assumir pesados custos em pouco tempo e problemas com a parada dos veículos para o necessário conserto. A garantia desses turbos é de um ano sem limite de quilometragem.

FERROVIA – A Alta Rail Technology (ART), empresa brasileira de tecnologia para o setor ferroviário com atuação nos mercados da América Latina, África e Austrália, anuncia o início de um projeto de modernização do controle de tráfego da malha ferroviária do Uruguai, com vistas ao aumento da eficiência e segurança. A operação acontece a partir de contrato conquistado pela ART junto à agência governamental que responde pela gestão do setor, a Administración de Ferrocarriles de Estado (AFE).
O objetivo do projeto é substituir o obsoleto controle de tráfego por um novo sistema automatizado, baseado em estrutura de comunicação por satélite e GPRS. A solução envolve a integração de computadores de bordo, sistemas de aquisição de dados e controle centralizado.
Com o novo controle de tráfego, a AFE realizará o monitoramento inteligente das composições ao longo de 1600 km de trilhos que cortam aquele pequeno país.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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