segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Prêmio para Gestão de Serviços

Nelson Tucci

A Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) terá uma novidade para quem deseja participar da 11ª edição do Prêmio Abrafac Melhores do Ano. Agora os profissionais não necessitam ser associados para garantir inscrição. "Pela primeira vez estamos abrindo a oportunidade para todas as pessoas físicas que desejam concorrer com estudos, pesquisas ou trabalhos acadêmicos sobre o setor de Facility Management", explica o presidente da associação, Luciano Brunherotto.
A premiação foi criada com objetivo de promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management, para estimular a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento. Já os vencedores do prêmio terão a oportunidade de disputar o Global FM Awards, maior prêmio mundial do segmento, ao lado de grandes projetos internacionais.
As inscrições online podem ser feitas até 30 de março no site www.abrafac.org.br


Divulgação          Família Gol recebe investimentos para atualização

GOL – A Volkswagen do Brasil acaba de lançar no mercado nacional os modelos Novo Gol e Novo Voyage, frutos de um investimento de R$ 363 milhões, que envolveu o desenvolvimento de engenharia veicular e de motor, aquisição de bens de capital para modernização do processo produtivo e treinamento dos colaboradores.
“Os investimentos reforçam a confiança da marca no País, mesmo em um cenário desafiador como o atual. O Novo Gol e o Novo Voyage serão os modelos mais tecnológicos e conectados de seus segmentos no mercado brasileiro e, para sua produção, as linhas de montagem foram modernizadas, acompanhando essas inovações”, destaca o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels.
Os modelos, produzidos nas fábricas Anchieta (em São Bernardo do Campo) e Taubaté, exigiram alterações importantes na linha de produção. A maior modificação ficou por conta do aumento da quantidade de itens tecnológicos que os operadores instalam nos modelos, como o sistema App-Connect, para espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque (touchscreen) com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Outro diferencial inserido na linha é o equipamento para aplicação do novo design de porta luvas.

Divulgação  Sula Miranda, Mauricio Rossi (Cummins) e Márcio Stefani (Autodata)

TOP OF MIND – A Cummins Brasil levou o Prêmio “Top of Mind do Transporte’” na categoria Motor, em 24 de fevereiro, durante evento realizado na capital paulista, reunindo mais de 350 executivos e profissionais do setor, representantes da indústria de veículos de transporte, fabricantes de autopeças, indústria de produtos derivados de petróleo e prestadores de serviços, entidades de classe e caminhoneiros.
“O valor desta premiação está no fato de que as indicações de preferência são de profissionais do volante de caminhões, sem a interferência de critérios subjetivos. Quando os clientes elegem, o prêmio ganha um outro patamar de representatividade”, diz Luis Paquotto, presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc.
Promovida pela revista TranspoData, em parceria com o aplicativo para busca de frete TruckPad, a pesquisa, realizada entre os dias 6 de novembro e 14 de dezembro do ano passado, coletou mais de 2 mil respostas e opiniões em diversas frentes e regiões do País.

Divulgação         Modelo Range surpreende positivamente a montadora

SURPRESA – A Land Rover está celebrando a marca de 500 mil unidades produzidas do Range Rover Evoque apenas quatro anos após seu lançamento, um recorde em todos os mais de 65 anos de história da fabricante britânica de SUVs premium. O número confirma o sucesso absoluto do Range Rover Evoque nos mais de 170 países onde é comercializado.
O modelo já representa um a cada três veículos Land Rover vendidos em todo o mundo. A demanda global pelo Range Rover Evoque permite à fábrica de Halewood, onde é produzido, trabalhar sem interrupções 24 horas por dia, o que permite que um novo Evoque saia das linhas de produção a cada 80 segundos.
O Range Rover Evoque conversível fez sua estreia global durante o Salão de Los Angeles, em novembro de 2015. O modelo estará à venda no Brasil em mais de uma centena de países ao redor do mundo como o primeiro SUV compacto de luxo com opção conversível.

BOBINAS – Referência no setor automotivo, a NGK disponibiliza 62 novas aplicações de bobinas de ignição no aftermarket nacional. Os produtos atendem às especificações de veículos da Fiat, Ford, Seat e Volkswagen e consolidam a empresa como especialista em ignição, uma vez que fornece todos os componentes do sistema.
“O lançamento surgiu para atender à solicitação dos nossos clientes, que procuram a mesma confiabilidade encontrada nas velas e cabos de ignição da marca”, diz Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK, garantindo que os componentes proporcionam o mesmo desempenho do equipamento original.
A bobina de ignição é responsável por transformar a energia do sistema de alimentação do veículo, que normalmente varia de 12 a 14 volts, em alta tensão, podendo chegar a 45 mil volts. Essa energia é conduzida pelos cabos até as velas, onde é convertida em centelha que dará início a reação de queima de combustível.

QUÍMICOS – Apesar de aumentar os riscos de incêndios e de ser prejudiciais à saúde dos funcionários, o uso de solventes e derivados de petróleo no desengraxe de peças ainda é bastante comum nos centros automotivos. A boa notícia é que é possível substituir de maneira prática e até econômica estes produtos por soluções químicas mais eficazes e ecologicamente corretas.
“Em uma sociedade atenta às ações sustentáveis, é cada vez mais importante que as oficinas priorizem produtos seguros, que não prejudiquem o funcionário, o local de trabalho e o meio ambiente”, enfatiza Marcos Pacheco, químico sênior da fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic. Ele destaca as vantagens de, no desengraxe de peças, substituir o querosene e outros solventes agressivos por desengraxantes à base d’água.
“Além de serem muito mais eficientes, os desengraxantes alcalinos não são inflamáveis ou tóxicos, não colocam em risco a segurança da oficina e não prejudicam a saúde do usuário”, enfatiza Pacheco. O Quimatic ED Solv pode ser diluído com água, levando a um custo final da operação de desengraxe menor que o uso de solventes. Além disso, após o desengraxe a gordura ficará separada por flotação, o que irá permitir a reutilização do desengraxante diversas vezes antes do descarte.

ESPANHÓIS – Reconhecido em um concurso voltado para o trade de comunicação, como melhor aplicativo de 2015, o guia Como Fazer Negócios no Brasil voltou na semana passada em versão mais robusta. Realizado pela Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, o guia, que tem como objetivo facilitar a compreensão das empresas que desejam fazer negócios no país, ganhou capítulos dedicados às áreas de financiamento e crédito, compliance e lei anticorrupção, seguros e comunicação e que esmiúçam mais a fundo as particularidades da legislação brasileira que costumam intrigar empresários e investidores que vêm de fora.
“A proposta do aplicativo é dar suporte tanto para as grandes empresas, como também para as pequenas e médias que queiram se internacionalizar. O objetivo principal do guia é dar ao empresário, e não somente o espanhol, uma leitura prática e objetiva de como fazer negócios no Brasil, auxiliando-os durante todo o processo de estruturação no país”, afirma Carolina Carvalho, diretora executiva da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil

RENDA – De cada 10 brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. É o que revela a nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil. No ano passado, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando a taxa era de 20,9%.
“Precisamos facilitar a vida de quem empreende ou quer empreender. Quanto mais crédito e menos tempo o empresário perde com entraves burocráticos, mais ele pode se dedicar ao seu negócio, o que gera mais emprego e renda para os brasileiros”, diz Afif Domingos, presidente da entidade. Quando comparada internacionalmente, a taxa de empreendedorismo brasileira é superior a dos Estados Unidos, México, Alemanha e dos países que compõem o Brics.

NETSHOES – O Grupo Netshoes anuncia a aquisição da Shoestock, uma das mais importantes marcas de calçados originárias de São Paulo. O Grupo Netshoes passa a ser a única detentora da Shoestock. “Desde 2014, estruturamos nosso capital para oportunidades de investimentos como esta”, revela Marcio Kumruian, fundador e CEO do grupo.

Divulgação  Governador de Alagoas visita obras: 1.000 crianças serão atendidas

EDUCAÇÃO – Em 23 de fevereiro a comitiva do governador de Alagoas, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, visitou quatro obras, em andamento, realizadas no estado pela MVC, empresa brasileira no desenvolvimento de soluções em plásticos de engenharia e pertencente às empresas Artecola e à Marcopolo, na cidade de Murici. Além do governador, esteve presente, nas três creches e na escola que deverão ser entregues até maio, o vice-governador e secretário da Educação, José Luciano Barbosa da Silva, e representantes da MVC.
Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, essas visitas técnicas são muito importantes para que o governador possa analisar a rapidez de obra que utiliza o sistema construtivo Wall System.
Com área construída de 3.304,64 m², a escola irá atender à demanda por educação da comunidade e possui em sua composição arquitetônica 12 salas de aula (bloco pedagógico), bloco administrativo, bloco de serviços, laboratórios de ciência e informática, miniauditório e ginásio coberto. Em vez dos materiais tradicionais, as paredes das salas foram feitas com painéis do tipo sanduíche de lâminas em compósitos reforçados com fibra de vidro (similar ao que se usa em aviões, ônibus, barcos e trens) e núcleos especiais que garantem o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário