segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

“Caravana Siga Bem” chega ao Litoral

Divulgação    Petrobras e Polícia Rodoviária Federal apoiam o programa

Nelson Tucci

A “Caravana Siga Bem” da Mercedes-Benz marca presença nas estradas de todo o país. São 110 cidades envolvidas, em trajetos que rodam um total de 32 mil km por 23 estados. Quatro caminhões extrapesados Actros, quatro extrapesados Axor e quatro semipesados Atego, além de quatro vans Sprinter de apoio compõem a frota. Também são da marca os prêmios a serem entregues aos motoristas, por meio da promoção “Compre e Concorra” e do “Concurso Caminhoneiro do Ano”: três Atego 2430, um Actros 2546 Megaspace e um automóvel smart.
“Para nós, é muito importante estar próximo dos nossos clientes e entender suas necessidades para poder atendê-los cada vez melhor”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. Além de sua linha de caminhões e das vans Sprinter, a Mercedes-Benz divulga no evento seu abrangente portfólio de produtos e serviços de pós-venda, e também o Clube Gigantes Mercedes-Benz, portal de relacionamento com o motorista de caminhão.
A Caravana Siga Bem é o maior evento das estradas brasileiras. Com patrocínio master da Mercedes-Benz e da Petrobras, a 9ª edição do programa traz para o caminhoneiro uma série de atividades, promoções, diversão, cultura, lazer, conhecimento e ações de responsabilidade social. Entre outras temas a Caravana leva o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; e o Siga Bem Mulher, com envolvimento de profissionais da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Calendário: quinta-feira 25, em Santos, na Divena Litoral, Av. Marginal da Via Anchieta, 2.521, km 62, Bairro Alemoa.

João Luiz Oliveira       Novo modelo Volare foi apresentado em São Paulo

ACESSIBILIDADE – O protótipo de um avançado e inédito conceito de veículo para o transporte de passageiros foi apresentado, na semana passada, pela Volare Montadora de Veículos, em sua sede regional em São Paulo. A fabricante antecipou informações e imagens do Volare Cinco, modelo que será lançado ainda no primeiro semestre de 2016 e produzido na fábrica de São Mateus, no Espírito Santo.
Idealizado e desenvolvido para transportar pessoas, a partir das dimensões e necessidades desses usuários, o modelo tem chassi e carroceria que formam um conjunto integral. Trata-se do conceito de dimensionar o veículo com maior espaço interno, por intermédio da redução das espessuras e tolerâncias da carroceria, mantendo a rigidez e segurança do conjunto para proporcionar maior conforto, visibilidade e segurança para os usuários.
“Fizemos pesquisas e ouvimos os operadores de ônibus e vans. Entre as necessidades que eles listaram estavam, por exemplo, melhor ergonomia e conveniência para o motorista, que normalmente é o dono do veículo nesse tipo de transporte”, declarou Roberto Poloni, diretor de engenharia. O Volare Cinco é totalmente acessível para qualquer pessoa e não somente as com mobilidade reduzida: “Acessibilidade é como todas as pessoas entram no veículo, a posição em que elas ficam com as pernas, pés, tudo isso foi pensado para o mais conforto e ergonomia”.

Divulgação             Toyota SW4: modelo é produzido na Argentina

LANÇAMENTO – A Toyota do Brasil lança a versão 2016 da SW4, líder no segmento de SUVs médios no mercado nacional há quatro anos. Desde sua chegada ao país, em 1998, e, principalmente, depois da geração de 2005, a SW4 conquistou clientes, que reconheceram seu pioneirismo, ao combinar característica de uso misto, sem perder sua vocação off-road, e a força da marca Toyota no segmento.
Com identidade própria, a nova SW4 é destacada pelo design externo e interno reestilizados, conforto, equipamentos, motor e transmissão inéditos, além de completo sistema de segurança. A capacidade off-road, uma de suas marcas registradas, também foi aprimorada. O modelo, produzido na planta de Zárate, Argentina, chega à rede de distribuidores em todo o Brasil ainda neste mês.
A nova geração da SW4 será oferecida ao mercado brasileiro, a princípio, apenas na versão SRX, com transmissão automática e capacidade para cinco e sete lugares. Além disso, duas motorizações estarão disponíveis: o motor diesel Toyota 1GD, de 2.8 litros, de 177 cv de potência e 45,9 kgfm, o mesmo que equipa a nova Hilux, e o propulsor a gasolina V6 de 4.0 litros, 238 cv de potência e 38,3 kgfm de torque (esta última, disponível somente na configuração de sete lugares). O câmbio automático de seis velocidades acompanha borboletas atrás do volante para a troca de marchas.

Divulgação        Nissan: acusada de promover campanha antissindical

PROTESTO – Mais de 200 sindicalistas fizeram manifestação para exigir da montadora Nissan o cumprimento do acordo firmado com a coordenação das Olimpíadas que prevê responsabilidade social e respeito aos trabalhadores em toda a cadeia de fornecedores do evento. Carro de som, discursos inflamados e ritmistas de uma escola de samba perturbaram a calma dos trabalhadores do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na última quinta-feira 18. Ao meio-dia, os líderes das centrais sindicais desligaram o microfone e entraram para a audiência com o embaixador Agemar Sanctos, diretor de Relações Institucionais do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que recebeu uma carta-denúncia contra a Nissan. A empresa global, que é patrocinadora oficial das Olimpíadas, é acusada de práticas antissindicais nos Estados Unidos.
A UAW (United Auto Workers), entidade sindical americana que representa os trabalhadores do setor automobilístico, e a IndustriALL Global Union, entidade mundial que representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países, apoiaram a iniciativa das centrais sindicais brasileiras. A montadora é acusada de promover uma agressiva e sistemática campanha antissindical na fábrica localizada na cidade Canton, no estado do Mississipi, nos Estados Unidos, com a finalidade de impedir que seus trabalhadores se organizem em um sindicato e, consequentemente, estejam habilitados a assinar um acordo coletivo.

RESPOSTA – Consultada por esta Coluna, a assessoria da empresa no Brasil disse que nas fábricas da Nissan em todo o mundo, a decisão de unir-se ao sindicato é uma escolha que pertence apenas aos funcionários. “Nós acreditamos que nossos funcionários têm o direito de escolher diretamente seus representantes: duas vezes, em Smyrna, Tennessee, nossos funcionários votaram contra a representação do UAW. Em Canton, Mississippi, nunca houve interesse suficiente para iniciar o processo de votação”.
Ainda segundo a empresa, a Nissan não apenas respeita as leis trabalhistas, “mas trabalha para garantir que todos os seus funcionários estejam cientes destas leis, entendam seus direitos e tenham plena liberdade para expressar suas opiniões e eleger seus representantes. Os funcionários da Nissan nos Estados Unidos usufruem de postos com alto nível de segurança e alta faixa salarial nos estados no qual a empresa opera. Além disso, a empresa oferece excelentes benefícios, um ambiente de trabalho que ultrapassa os parâmetros definidos pela indústria e um diálogo transparente, baseado em respeito mútuo”.

PESADOS – O Consórcio Mercedes-Benz – com grupos já formados para caminhões extrapesados e modelos Vito – amplia seu portfólio, abrangendo agora toda a linha de veículos comerciais da marca. A partir deste mês, também passam a ser oferecidos planos específicos para caminhões médios e semipesados, além de consórcio para chassis de ônibus e para toda a linha de comerciais leves, com Vito e Sprinter.
“A rápida expansão do nosso consórcio é mais uma clara demonstração do compromisso da empresa de gerar soluções para todas as demandas e necessidades dos clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “E também neste caso, eles contam com a qualidade e a confiabilidade da nossa marca, o que se reflete também na parceria com os concessionários na oferta do consórcio ao mercado”.

PORTAL – Lançado este mês, o Blog Meu Usado Novo chega ao mercado para ressignificar o carro usado e reunir os apaixonados por modelos que, a cada ano, se tornam verdadeiros clássicos. As pautas trazem dicas para a conservação dos veículos, comparativos entre modelos, automóveis que fizeram história e roteiros inesquecíveis para se fazer de carro.
Para Rodrigo Del Claro, general manager do MUN, o blog tem a missão de promover trocas entre os usuários – seja de carros, dicas ou experiências: “Queremos ser referência nesse segmento e mostrar que os usadinhos também são paixão nacional”.
O Meu Usado Novo também marca presença nas mídias sociais por meio da sua página no Facebook, que já conta com mais de 55 mil fãs.

FINANCIAMENTO – Em janeiro último os financiamentos de veículos no Brasil somaram 367.507 unidades, sendo 143.056 para novos e 224.451 no segmento usados. O resultado representa queda de 26,1% em relação a janeiro de 2015. Os números levam em consideração automóveis de passeio, comerciais leves, motos e pesados.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

FUNDAÇÃO – Durante seus primeiros cinco anos de atividade, a Fundação PSA ajudou cerca de 400 empresas e organizações orientadas para a mobilidade na França e 15 outros países. Desta forma, tem promovido a integração social, o acesso à cultura e bem-estar para as pessoas com deficiência, contando com a ajuda de mais de 200 colaboradores do grupo como padrinhos de projetos. As ações convenceram o Conselho de Administração a reconhecer o trabalho da fundação, definindo assim o roteiro para os próximos cinco anos.
No roteiro da fundação consta também a continuação da parceria com a Cruz Vermelha sobre o projeto “Cruz Vermelha sobre Rodas”, que já abrange 30 antenas da instituição na França, assim como um ambicioso projeto de educação para a mobilidade sustentável construído juntamente com a Federação França Natureza Meio Ambiente.
“O dever de um grande fabricante de automóveis e o papel da sua fundação é o de inventar as soluções para restaurar o vínculo social dos mais isolados e reabilitar as áreas menos favorecidas. O nosso grupo, que inventa a mobilidade do amanhã, sustentável, compartilhada e conectada, não poderia ignorar os desafios da mobilidade solidária em todos os lugares em que o desespero dos mais frágeis encontra a generosidade dos intervenientes”, declarou Carlos Tavares, presidente da PSA.

Divulgação               Pessoal técnico e comercial junto, em Guarulhos

CUMMINS – A Cummins realizou na última sexta-feira encontro com 41 profissionais de empresas associadas ao Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), nas instalações da fábrica, localizada em Guarulhos (SP). O evento, denominado "Cummins Com Você", realizado pela primeira vez na unidade fabril, teve como objetivo estreitar o relacionamento técnico e comercial e contou ainda com a presença de Luis Pasquotto, presidente da companhia e vice-presidente da Cummins Inc.
“Temos contribuído com o desempenho de nossos canais de vendas e serviços, a fim de fornecer cada vez mais o que este mercado nos solicita, auxiliando o trabalho de todos os profissionais para reduzir também o custo operacional do usuário final”, disse Pasquotto.
Na programação, apresentações técnicas de produtos e soluções de negócios desenvolvidas pela empresa, com destaque para os diferenciais tecnológicos que auxiliam o trabalho e a operação do usuário final, além de um plant tour pela fábrica de motores.

Divulgação       EcoSport: modelo da Ford com crescimento na França

EUROPA – A Ford Europa divulgou resultados de vendas em mais de 50 mercados do continente, destacando o EcoSport e a Nova Ranger entre os modelos da marca com maior crescimento. Impulsionadas por estes e outros modelos da linha, as vendas em janeiro foram da ordem de 105.200 veículos, uma das melhores dos últimos anos, com expressivo desempenho dos SUVs e veículos comerciais. Comparado ao mesmo mês de 2015 a marca cresceu cerca de 9%, enquanto a indústria avançou apenas 3%, o que elevou a sua participação para 7,9%.
A Ford vem ganhando mercado com a sua linha de esportivos. Um dos modelos de grande procura é o Mustang, que chegou pela primeira vez na Europa. Em vários países, a divulgação do esportivo conta com uma estratégia de marketing agressiva. Na França, dois astros do cinema acabam de ser contratados como “embaixadores” do carro: o ator Pio Marmaï e o comediante belga Stéphane De Groodt, que além de ator também é piloto de corrida com passagens pela F3000 e 24 Horas de Spa FrancorChamps, entre outras categorias.
Na linha de picapes, a Nova Ranger ajudou a marca a obter o seu melhor resultado dos últimos oito anos em veículos comerciais. A van Transit, uma das mais modernas do mundo, foi outro veículo que avançou no mercado. Nesse segmento, as vendas da marca cresceram 7%, com uma participação de 12,7%.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário