segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Fiat destaca share de 19%

Nelson Tucci

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) começa o ano com três modelos entre os 10 mais vendidos do país. Embora o mercado esteja em retração, a montadora destaca a sua performance no mercado nacional. Em janeiro foram vendidas 8.011 unidades do Fiat Palio (modelo testado por nós na edição impressa de janeiro. Veja no site www.jornalperspectiva.com.br). A picape Fiat Strada continua líder entre os comerciais leves e teve 3.991 unidades licenciadas no mês passado. O Jeep Renegade foi o SUV compacto mais vendido do país pelo quarto mês consecutivo, com 4.990 unidades comercializadas.
A FCA licenciou 28.262 unidades em janeiro, o que representa um market share de 18,9% do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. O resultado inclui as vendas de Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM. Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricante de Veículos Automotores (Anfavea).

Divulgação        Área comercial da FCA agora está consolidada

COMERCIAL – O presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Stefan Ketter, anunciou a consolidação da área comercial do grupo, unificando a Diretoria Comercial da FCA no Brasil, que passa a responder pelas operações de vendas das marcas comercializadas no país: Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e Ram. Sérgio Ferreira, atualmente diretor geral da Chrysler/Jeep para América Latina, já assume a nova função neste mês. As redes de concessionárias manterão suas identidades e independência, continuando a operar separadamente por marcas.
Stefan Ketter explicou que a mudança é parte do projeto de consolidação da empresa no Brasil e em toda a América Latina, em linha com as novas práticas globais necessárias para um grupo que nos últimos anos incorporou marcas das mais importantes do mundo, como a própria Jeep. O objetivo também, segundo ele, é valorizar ainda mais essas marcas que compõem seu portfolio.
“Estamos focados na construção de uma estrutura ainda mais dinâmica, integrada e moderna, baseada na competência de vendas”, afirmou.

Divulgação             O português passou também pela Argentina

ANCHIETA – A Volkswagen do Brasil anuncia o português Mário Manuel Rodrigues, de 51 anos, como o novo chefe da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que é responsável pela produção dos modelos Jetta, Gol e Saveiro.
Mário Rodrigues é engenheiro formado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Antes de assumir a nova função, desde 2013, era responsável pela unidade da Volkswagen em Pacheco, na Argentina. Rodrigues ingressou no Grupo Volkswagen em 1994 nas áreas de Engenharia de Processos Estamparia, Ferramentaria e Engenharia de Manutenção da Montagem. No Brasil, ele já havia atuado como gerente da Carroceria da Anchieta, em 2006, e das áreas de Engenharia de Processos e Carroceria de São José dos Pinhais, entre 2007 e 2013.

CONSÓRCIO – Após reforçar sua estratégia comercial no segmento automotivo, o Consórcio Nacional Honda (CNH) atingiu número recorde de vendas de cotas para automóveis: foram 7.221 unidades comercializadas em 2015, o que representa 73% de crescimento em relação ao ano de 2014. O modelo HR-V, lançado em março do ano passado, foi o destaque da modalidade, com 49% das entregas no período, seguido do Honda Fit, com 21%.
Em 2015 o CNH reformulou seu modelo de negócio junto à rede de concessionárias de automóveis e investiu em campanhas e plataformas de vendas para alavancar os resultados. “A modalidade é muito vantajosa para o cliente Honda. A partir da aquisição da carta de crédito, o consumidor pode planejar a troca de seu automóvel e dar o próprio veículo como lance. Dessa forma, ele sai da concessionária com o carro quitado ou com poucas parcelas a pagar, sem taxas de juros”, explica Ricardo Tomoyose, presidente da Honda Serviços Financeiros.
Presente no mercado há 35 anos, o Consórcio Honda conta com mais de 2 milhões de clientes de carros e motocicletas ativos em sua carteira.

LUBRIFICANTES – A Total Lubrificantes do Brasil, uma das grandes companhias de petróleo e gás do mundo, anuncia a nomeação de Olivier Bellion como o novo diretor-geral da divisão de Marketing & Serviços no Brasil.
Engenheiro Civil, Olivier Bellion, de 41 anos, nasceu em Nice, no Sul da França, e iniciou sua carreira no Grupo Total em 1997 na filial de Gana, na África. Em 2001 foi para a divisão de combustível pesado da matriz, em território francês. Após passagem pelo setor de GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), em Lyon, na França, foi promovido a gerente de Desenvolvimento e Marketing em Hong Kong. Posteriormente, Bellion assumiu a direção de duas filiais de produção e distribuição de lubrificantes na Venezuela e em Trinidad e Tobago.
Agora, o francês chega ao Brasil para substituir o argentino Luis-David Rodriguez, que ocupará um novo cargo executivo na matriz do grupo.

Divulgação                             Modelo Torino circulará em Porto Alegre

ÔNIBUS – A Marcopolo está concluindo neste mês a entrega de 238 novos ônibus urbanos para as empresas operadoras de transporte coletivo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os veículos, do modelo Torino, nas versões Convencional, Express Articulado e Low Entry, fazem parte do programa de renovação de frota e passarão a ser utilizados naquela capital a partir do mês que vem.
De acordo com Paulo Corso, diretor de Operações Comerciais da Marcopolo, as empresas adquiriram diferentes versões do modelo para melhor atender às demandas dos passageiros, de acordo com a região da cidade e a aplicação.
Os ônibus Torino têm diferentes modelos de chassis, conforme as aplicações: Mercedes-Benz (OF 1721, O500U, O500M e O500MA); Volkswagen (VW17230 e VW17280), e Volvo (B290R e B340M). São totalmente acessíveis, equipados com poltronas do tipo City Estofada, bilhetagem eletrônica e preparação para instalação de sistema de gravação de imagem.

MOTOS – A MiX Telematics, empresa fornecedora de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos, lança no mercado solução específica para frotas de motocicletas. A novidade permite aos clientes executarem o mesmo trabalho com uma frota de 12% a 30% menor do que é utilizada eventualmente, além da redução de 15% em manutenção.
A solução MiX FM Essential Telemetry é direcionada para gestão de frota leve e, entre as vantagens, possibilita criar o roteiro mais adequado, com o melhor custo benefício. Além disso, previne e reduz acidentes, permite localizar motocicletas em tempo real, controlar a quilometragem rodada, multas, entre outros pontos.
Por meio de um computador de bordo com baixo consumo e a prova d´água, o gestor pode monitorar o comportamento do motociclista, ou seja, como dirige nas curvas, como são as acelerações, freadas e velocidade. Assim, é possível trabalhar junto aos que se expõem mais ao risco, de forma que todos conduzam com performance mais segura e econômica.

FARMACÊUTICOS – A Blanver Farmoquímica, responsável pela produção de medicamentos e excipientes para indústrias farmacêuticas e de alimentos, acaba de adquirir 100% de participação da CYG Biotech, empresa familiar brasileira, que atua na produção de IFAS (Insumos Farmacêuticos Ativos), matérias-primas utilizadas na fabricação de remédios. “A aquisição da CYG faz parte da estratégia de crescimento da empresa. O conhecimento mais profundo deste elo na produção de medicamentos contribui na consolidação de nosso comprometimento as políticas de saúde de uma maneira em geral”, comenta Sérgio Frangioni, CEO da empresa.
A CYG, que faturou R$ 10 milhões em 2015, terá a marca continuada e passará a integrar o Grupo Blanver, que conservará o quadro de profissionais da empresa, além da planta produtora de 5 mil m², localizada em Indaiatuba, interior de São Paulo. “O movimento de aquisições, assim como o investimento nos novos laboratórios voltados a pesquisa e desenvolvimento, e o lançamento de novos medicamentos, fazem parte dos planos da Blanver para 2016. A expectativa é de crescermos dois dígitos neste ano, uma vez que a receita da Blanver superou os R$ 300 milhões”, conclui Frangioni.

OTIMISMO – O mercado de imóveis espera oxigenação no segundo semestre. De acordo com Rogério Santos, diretor da RealtON, outlet de imóveis novos do país, a expectativa é de que o mercado inicie uma retomada ainda no segundo semestre de 2016. “Ainda teremos preços abaixo em relação a outros anos, porém com uma diferença: como o mercado está vendendo estoque, as melhores opções e promoções devem acabar e quem espera para comprar pode ficar sem as melhores opções”.
Sobre a conjuntura econômica, comenta: “A indústria imobiliária é uma das que mais sentiu este impacto, em alguns casos o número vem caindo mais de 40% a cada um dos anos em que começamos a sentir a crise”, explica ele. Com isso, percebe-se um movimento quase que imediato de todas as empresas para produzir recursos e, assim, ativar o caixa retraído. Um destes caminhos é a “desova de estoque” e de ativos, como terrenos.

PESSIMISMO – O setor de supermercados pesquisou o ânimo de empresários do setor, em janeiro, e descobriu 72% pessimistas com o cenário atual e futuro da economia brasileira. Este é o menor nível de confiança em toda série histórica, iniciada em junho de 2011, de acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS).
O número bateu o mês de setembro de 2015, quando o indicador havia apontado o maior índice (70%). Desta vez, todos os itens pesquisados (Inflação, PIB, Juros, Emprego, Vendas, entre outros) apontaram baixo ou nenhum grau de otimismo em relação à percepção atual ou à expectativa futura.
“O nível de otimismo atual em relação à atividade econômica registrou zero por cento, ou seja, nenhum empresário acredita em uma recuperação em curto prazo. Esse resultado reflete o econômico e político vivenciado pelo país”, afirma o gerente de Economia e Pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), Rodrigo Mariano.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário