segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Exportações são alternativas sempre

Divulgação                                       Agrale atenderá ao mercado africano

Nelson Tucci

A Agrale fornecerá mais 156 tratores do modelo 575.4 para o governo do Zimbábue. O acordo entre os dois países foi realizado por intermédio do programa “Mais Alimentos Internacional” e irá beneficiar a agricultura familiar daquele país africano. O primeiro lote, com 66 máquinas, embarcou no final de novembro, e as unidades restantes foram entregues no mês passado.
Este é o terceiro grande contrato de exportação firmado pela Agrale pelo programa, cujo objetivo é estabelecer uma linha de cooperação técnica que destaca a produção de alimentos pela agricultura familiar como caminho para a segurança alimentar e nutricional dos países participantes. Em 2014 a fabricante se tornou a primeira empresa brasileira a fechar um acordo comercial para a edição internacional do programa e forneceu 320 tratores, também para o Zimbábue, e ainda 24 tratores e 1.110 kits de motobombas para Cuba.
Segundo Flavio Crosa, diretor de vendas da Agrale, a empresa tem aproveitado o programa para intensificar suas vendas ao exterior. “Hoje, as exportações representam em torno de 18% do faturamento da Agrale e este importante programa ajudou no crescimento dos negócios da empresa”, explica o executivo.

GABÃO – A Marcopolo Rio fechou acordo para o fornecimento de 63 ônibus para a Sogatra, Société Gabonaise de Transport, uma das principais empresas de transporte de passageiros do Gabão. Os veículos, 52 unidades dos modelos Senior Midi, 10 do Torino e uma do micro-ônibus Senior, serão utilizados nos segmentos urbano e de turismo.
Segundo Ricardo Portolan, gerente de exportação da Marcopolo, esta é a segunda venda para a operadora nos últimos dois anos. “Mesmo com a forte presença da Marcopolo no continente africano, somente no ano passado conseguimos fazer a primeira venda de ônibus para o Gabão, 149 unidades do Torino. A África é um mercado estratégico, pois apresenta potencial de crescimento muito grande na utilização do ônibus. O novo acordo demonstra a satisfação do cliente com os nossos produtos e serviços”, comenta ele.
A Sograta é uma empresa pública que opera o sistema de transporte de passageiros em Libreville, capital do Gabão. Recentemente a empresa definiu a Marcopolo como seu parceiro estratégico para o fornecimento de novas unidades para a renovação e ampliação de sua frota.

CONSÓRCIOS – Depois de atravessar 2015 com dificuldades econômicas como inflação crescente, alta taxa de juros, pouca confiança e aumento nos índices de desemprego, o consumidor seguiu assumindo compromissos financeiros mais coerentes com o momento. A aquisição de bens ou contratação de serviços via consórcio foi crescente neste cenário.
De janeiro a novembro do ano passado, o acumulado dos negócios com o mecanismo atingiu R$ 79,74 bilhões contra R$ 70,24 bilhões de um ano antes, 13,5% maior, em razão da comercialização de 2,15 milhões de novas cotas.
Especificamente nos itens veículos leves como automóveis, utilitários e camionetas, e nos veículos pesados, que incluem caminhões, tratores e implementos rodoviários e agrícolas, as altas foram de 8,8% e 11,4%, respectivamente, no total financeiro das novas adesões, nos mesmos moldes e em igual espaço de tempo.

USADOS – Os modelos Civic e Corolla se consolidaram como os automóveis usados mais buscados em dezembro. Segundo o “Índice Webmotors”, no último mês o Honda foi o campeão de procura no maior site de classificados de veículos online do País, com 2,74% das pesquisas realizadas no período. Já o Toyota ficou em segundo lugar, com 2,71%. Os dois veículos disputam a ponta do ranking há seis meses.
O Fiat Palio surge em terceiro, com 2,07% das buscas. O hatch fabricado em Betim (MG) manteve a posição que conquistou em novembro. Das procuras realizadas em dezembro, vale destacar o Volkswagen Gol, que emplacou em quarto lugar com 2,05%. O carro subiu uma posição em relação a novembro. Em seguida, na quinta posição, aparece o Honda Fit. Com 1,91% das buscas, o modelo desceu um degrau do ranking.

Divulgação                                Honda destaca a estratégia da renovação

RECORDE – No ano em que completou 18 anos de produção nacional de automóveis (2015), a Honda comercializou 153.395 veículos, resultado que superou a marca de 2013, até então o melhor ano da empresa no País. O total representa um crescimento de aproximadamente 11% em relação ao acumulado de 2014 e um market share de 6,2%, o maior da sua trajetória desde 1997.
O destaque do período foi o Honda HR-V que, desde o dia 20 de março, início da venda do produto, chegou a 51.159 unidades comercializadas, conquistou a liderança entre os demais modelos da marca e se tornou o SUV mais vendido do Brasil. O bom desempenho da fabricante também se deve ao sucesso do Honda Fit, que alcançou a marca de 42.485 unidades vendidas, seguido do City, com 26.413, e o Civic, com 31.101. Os importados CR-V, Accord e Civic Si somaram, juntos, 2.225 emplacamentos.
Para o vice-presidente Comercial da Honda Automóveis, Roberto Akiyama, o crescimento da empresa em 2015 reflete não só a sua estratégia acertada de renovação dos produtos, mas também a percepção do consumidor. Para 2016, a fabricante prevê um cenário de vendas estáveis, mantendo o mesmo patamar de 2015.

IMPORTADOS – As vendas de veículos Subaru no Brasil, importados oficialmente pela CAOA, cresceram 46% no acumulado de 2015, quando comparadas com 2014, somando 1.639 emplacamentos. Entre os fatores que contribuíram para o avanço da marca no País, destaque para a ampliação da gama de veículos comercializada no Brasil e abertura de novas concessionárias da marca em regiões estratégicas.
O modelo Forester, nas versões Sport e XT Turbo, segue como o mais comercializado pela marca no Brasil, com 1.100 unidades vendidas, resultado 26% acima do volume de 2014. Na segunda colocação está o Subaru XV, com mais de 360 emplacamentos, crescimento de 123% em um ano.

Divulgação   Rubens: vendas, marketing e relacionamento

REPOSIÇÃO – Rubens Sautner foi promovido a diretor da Saint-Gobain Autover, divisão da Saint-Gobain Sekurit para atendimento ao mercado de reposição de toda a América do Sul.
Na nova posição, Rubens Sautner terá a responsabilidade por todos os programas de vendas, marketing e relacionamento da empresa, assim como as atividades das redes Sekurit Partner, especializada em serviços de vidros para automóveis e veículos comerciais leves, e Sekurit Veicom, exclusiva para caminhões e veículos comerciais. Atualmente, essas duas redes reúnem mais de 60 lojas em todo o País.
Outras ações importantes são dar continuidade ao programa de aperfeiçoamento dos serviços da empresa e intensificar o relacionamento digital com os clientes. Para isso, foram lançados este ano o novo site da Saint-Gobain Autover Brasil, sua página no Facebook, no Linkedin e o portal My@utover.

Divulgação                 Ioniq será oferecido com opções elétricas e híbridas

 ALTERNATIVO – A Hyundai Motor revelou mais detalhes do novo modelo Ioniq, primeiro carro a oferecer três opções de eficientes trens de força com emissões ultrabaixas. O inovador veículo movido a energias alternativas, já está disponível para encomenda na Coreia.
A plataforma totalmente nova será disponibilizada com as seguintes opções de trens de força: totalmente elétrico, híbrido plug-in gasolina/elétrico ou híbrido gasolina/elétrico. Em todas elas, o carro proporciona uma experiência de condução ágil e divertida, à altura do apelo emocional provocado pelas linhas cativantes da carroceria.
O exterior do Ioniq mostra um design diferenciado, com aerodinâmica de vanguarda. Contornos simples, porém cuidadosamente desenvolvidos, enfatizam a silhueta em forma de cupê do Ioniq e minimizam a resistência do vento, privilegiando o direcionamento eficiente do fluxo de ar. Já o uso do espaço interno cria sensação de leveza, que se estende à disposição ergonômica dos controles. Após seu lançamento mundial na Coreia, no final deste mês, o Ioniq deverá ser apresentado no Salão Internacional de Genebra, na Suíça, e no New York Auto Show, em março próximo.

Divulgação        Sistema de transmissão pode economizar combustível

TRANSMISSÃO – A “Transmissão 6S-450” da ZF foi escolhida para equipar o Vito Tourer, novo veículo comercial leve para passageiros da Mercedes-Benz. Devido as suas especificações técnicas, a transmissão permite agilidade no trânsito urbano, indispensável para o transporte de passageiros, aliando conforto na condução, com baixo nível de ruídos e sem causar vibrações, garante o fabricante.
A transmissão 6S-450 já é conhecida pela Mercedes-Benz, que também optou pela ZF para o modelo comercial leve Sprinter. Para equipar o Vito Tourer, a transmissão passou por pequenas alterações para que pudesse atender às necessidades do novo veículo comercial leve.
A transmissão manual de 6 velocidades com duas “overdrive” privilegia a redução do consumo de combustível, o que mantém as rotações do motor mais baixas. A ZF 6S-450 é um produto robusto e leve devido às carcaças feitas em alumínio e injetadas em processo de alta pressão. A construção enxuta graças ao inovador projeto mono haste do sistema de mudança entrega maior precisão e agilidade às trocas de marcha.

CUIDADOS – A vistoria de procedência, que fornece o histórico e avaliação física completa dos veículos, reprovou 16% dos carros avaliados em 2015. Os dados são da Dekra, empresa mundial de inspeção veicular. Segundo o balanço anual do serviço Dekra Garantido, 68% das irregularidades se referem a anormalidades na pintura, na identificação ou na estrutura do automóvel. Também aparecem no ranking de restrições, irregularidades no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), com indício de falsificação, além de chassi danificado ou com numeração adulterada.
A análise da empresa inclui vistorias feitas a particulares, lojas e concessionárias, e faz um alerta a quem planeja adquirir um veículo usado. O total de prejuízos evitados a compradores chegou a R$ 165,3 milhões em um ano. A Dekra avalia que a cada R$ 1 investido em vistorias, são evitados R$ 51,24 em riscos para quem contrata o serviço.
O Dekra Garantido, ou Vistoria de Procedência, consiste na avaliação de mais de 150 itens do veículo, identificando eventuais alterações nas características originais.

FRANQUIAS – Reconhecidas por serem mais acessíveis do que uma franquia tradicional, as microfranquias que podem ser operadas em esquema home based (ou, sem ponto comercial) propiciam economia no custo fixo, pois dispensam investimento em aluguel e outras despesas. Estas redes ainda costumam ser indicadas pelo fato de serem reconhecidas por oferecerem modelos de negócios maduros, que já foram testados e por isso oferecem menor risco.
O setor como um todo se mantém aquecido. Segundo o último levantamento divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), as franquias registraram faturamento de R$ 99,385 bilhões entre janeiro e setembro de 2015. Como a economia do país mantém-se instável, as microfranquias que não exigem ponto comercial acabam sendo uma opção mais acessível de negócio. Há opções de redes com investimento inicial a partir de R$12 mil.
Confira algumas opções de negócios com esse modelo: Mineiro Delivery (comida caseira via delivery e dentro de boxes); Miss Pink (cosméticos por meio de plataforma móvel) e Doctor Frio (rede de limpeza e manutenção para ar-condicionado).

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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