segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Eficiência energética entra na pauta

Nelson Tucci

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) inicia chamada dos trabalhos para a 24ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva – Simea 2016. Neste ano o tema é “Eficiência energética e gases do efeito estufa: impactos da evolução da tecnologia automotiva”, a ser realizado nos dias 5 e 6 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).
As propostas dos artigos técnicos só serão aceitas se enquadradas em assuntos relacionados com a Engenharia Automotiva, agrupados nos temas Combustíveis, Biocombustíveis e Lubrificantes e Aditivos; Emissões, Inspeção Técnica Veicular; Ensaios e Simulações; Materiais e Reciclagem; Motores e Transmissões; Manufatura e Processos; Projeto e Tecnologia do Veículo e Segurança Veicular.
De acordo com o calendário oficial da entidade, a data limite para a submissão dos resumos é 11 de abril, sendo que a aprovação está prevista para o dia 2 do mês seguinte. A data limite para o envio do trabalho final ficou para o dia 27 de maio e a divulgação da aprovação do trabalho vai acontecer em 18 de julho. Mais informações no site www.aea.org.br

Divulgação            Novo Honda Accord EX atinge 280 cv de potência

NOVIDADE – Chega às concessionárias da marca o novo Honda Accord na exclusiva versão EX, pelo preço sugerido de R$ 156 mil. Importado dos Estados Unidos, o sedã está sofisticado, trazendo algumas alterações no design e novas tecnologias.
O Accord 2016 mantém o padrão no acabamento interno, com o revestimento dos bancos que combina couro a partes específicas em material sintético, detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas, e central multimídia com tela de 7” multi touchscreen e GPS integrado com informações de trânsito de capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. O sistema possibilita conexão Wi-Fi.
Equipado com o motor i-VTEC 3.5 V6 e câmbio automático de seis marchas, o Accord EX agora vem com paddle shift. Esse propulsor desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e seu diferencial é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM), que ativa e desativa três cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível.

Divulgação     Prático para autos e motos

PNEUS – A Multilaser, empresa do ramo de eletrônicos automotivos e de acessórios, lança o Reparador de Pneus. Portátil, o produto chega para ajudar os motoristas em uma das situações mais inconvenientes para quem dirige: pneu furado.
Sua composição elaborada é eficiente para encher o pneu e vedar pequenos furos de até 5 mm de diâmetro. Para usá-lo basta encaixar e rosquear a mangueira na válvula do pneu e pressionar a tampa.
A gerente de produtos da linha automotiva, Vanessa Yuen, reforça que o reparador de pneus indicado também para as motos: “Para os motociclistas, o produto é ainda mais indispensável, visto a inexistência de estepe nas motocicletas e o tamanho do transtorno gerado por um simples furo no pneu”.

NOVA CDO – Em 1º de fevereiro, Brigitte Cantaloube assumirá o cargo de Chief Digital Officer (CDO) da PSA Peugeot Citroën. Ela vai reportar-se ao presidente mundial do grupo, Carlos Tavares. A criação desta função constitui uma etapa essencial da transformação digital da PSA Peugeot Citroën, contribuindo para que o grupo torne-se mais ágil.
Brigitte, formada pela Edhec Business School, começou sua carreira no grupo de imprensa Expansion em 1992 na área comercial, tornando-se em seguida diretora de publicidade. Em 2000, assumiu a diretoria de comunicação e parcerias da filial Internet, e em 2002 a diretoria de publicidade da revista Express. Em 2006, entrou no Yahoo França como diretora comercial, tornando-se diretora geral a partir de 2009. Em 2014, foi nomeada vice-presidente e diretora comercial do Yahoo para a Europa, Oriente-Médio e África.
Para Carlos Tavares, "a digitalização do mundo que nos cerca está em marcha, da mesma forma que a digitalização da PSA Peugeot Citroën. Em um contexto externo em constante evolução, é essencial acelerar e fazer da digitalização uma vantagem competitiva para nossa empresa. A contratação de um Chief Digital Officier nos ajudará a conduzir essa transformação".

Divulgação       Basculantes da Mercedes-Benz conquistam preferência

EXTRAPESADOS – Força, robustez e produtividade nas severas operações fora de estrada foram atributos que levaram os caminhões extrapesados Axor off-road da Mercedes-Benz a conquistar novamente a preferência da Transamigos Serviços de Engenharia e Mineração, empresa com sede em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Foram adquiridos 14 caminhões basculantes.
 “Com essa aquisição, ampliamos nossa frota para 96 caminhões, contando agora com 30 unidades do Axor 4144 e quatro do Axor 3131”, afirma José Jerônimo Figueiredo, presidente da Transamigos: “Mais de um terço da frota é da marca Mercedes-Benz e todos da linha Axor, veículos que sempre nos proporcionaram uma experiência positiva de produtividade e robustez nas nossas operações”.
Os novos basculantes Axor estão sendo utilizados pela Transamigos em serviços de terraplenagem e mineração, bem como em serviços de usinas siderúrgicas.

CHOCOLATE – A Páscoa está chegando e, por conta disso, a Top Cau já estabeleceu sua estratégia para este ano. Vai investir R$ 3 milhões em promoções, contratar 1.400 temporários (dos quais, 400 no estado de São Paulo), melhorar a distribuição e incrementar a produção. Com isto, a empresa espera ter faturamento 7% maior em relação ao ano passado.
Mas como o cobertor do brasileiro está curto, a Top Cau aposta no esforço dos pontos de venda (que inclui degustação) para atingir a meta. De acordo com Alais Valentini Fonseca, as marcas licenciadas deverão ter maior participação nas vendas totais.
E para quem acha que é melhor dar “um ovinho, pequeno” e lembrar da data, saiba que está indo a favor da corrente. A executiva da Top Cau lembra que as embalagens entre 160g e 230g representam 60% das vendas.

ATACADISTA – O Atacadista Roldão, uma das referências no autosserviço do país, e o Mega Atacadista acabam de anunciar a incorporação das duas redes no interior de São Paulo. Com a negociação, as quatro lojas do Mega Atacadista nas cidades de Limeira, Rio Claro, Bauru e Marília ganham o selo Roldão, aumentando para 27 o número de unidades da marca no Estado.
Para Ricardo Roldão, presidente da empresa, a incorporação é uma tendência de mercado: “Este é o caminho mais inteligente, pois vamos caminhar juntos para desbravar o interior de São Paulo. Juntos somos ainda mais fortes e vamos continuar expandindo”.
O Mega Atacadista pertence a família Martins do Amaral, que também tem negócios em Minas Gerais. Já o Atacadista Roldão atua predominantemente no Estado de São Paulo.

BONS VENTOS – Com a presença do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, a Vestas, empresa dedicada exclusivamente à energia eólica, inaugurou na semana que passou uma fábrica na cidade de Aquiraz (CE). A unidade produzirá “hubs” e “nacelles” V110-2.0MW e V110-2.2MW, sendo a primeira eleita pela revista inglesa Windpower Monthly como a melhor turbina eólica de 2015 em sua categoria. A nova fábrica vai gerar mais de 500 postos de trabalho diretos e indiretos.
Além de atender aos clientes brasileiros, a expectativa da Vestas é que a produção da unidade de Aquiraz possa fornecer equipamentos também para outros países da América Latina. De origem dinamarquesa, atua no Brasil desde 2000, onde já possui 364 turbinas instaladas, o que representa uma capacidade total para gerar 713 MW de energia. Além disso, a companhia já tem 376 MW em contratos firmes, a serem entregues com unidades produzidas nesta fábrica.
“Com um dos melhores ventos do mundo, o Brasil é uma das grandes apostas da Vestas para os próximos anos. Aqui, o mercado de energia eólica tem um grande potencial de expansão. O plano de investimentos que acabamos de executar reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do mercado de energia limpa no país”, destaca Rogério Zampronha, presidente da Vestas no Brasil.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário