segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Fiat encerra 2015 na liderança

Nelson Tucci

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) liderou as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em 2015. O Grupo, presente no Brasil com as marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, licenciou 483.216 veículos no ano, o que representa um market share de 19,5%. Contribuíram para esse resultado o 14º ano de liderança da marca Fiat no mercado nacional e o relançamento da Jeep no país, com a chegada do Renegade.
A Fiat foi, pelo 14º ano, a marca de automóveis e comerciais leves mais vendida do país em 2015. A picape Fiat Strada novamente liderou o segmento de comerciais leves, com 54,1% de market share (98.633 unidades comercializadas). A marca colocou ainda outros dois modelos entre os dez mais vendidos do mercado: Palio (122.370 unidades), Uno (79.464 unidades).

Divulgação          UC System já é utilizado por empresas portuárias

PORTOS – Cada vez mais, a alta tecnologia dos portos e das embarcações exige cuidados extras na montagem e manutenção de equipamentos hidráulicos utilizados pelo setor naval. Entretanto, dados levantados pela empresa Ultra Clean Brasil apontam que um amplo número de falhas desses sistemas ainda ocorre devido à contaminação interna de tubos e mangueiras por pó, partículas sólidas, umidade e outras impurezas.
“Os sistemas hidráulicos das máquinas utilizadas nos portos e nas embarcações são essenciais para a garantia da produtividade e segurança dos trabalhos”, destaca Osíris Rocha, diretor executivo da Ultra Clean Brasil: “Esses mecanismos funcionam bem melhor e têm maior vida útil quando as tubulações e as mangueiras passam por uma limpeza prévia apropriada antes da montagem final nas máquinas, o que elimina contaminantes internos altamente prejudiciais à boa performance dos sistemas”.
Segundo o executivo, os tubos e mangueiras dos sistemas hidráulicos presentes no setor naval costumam ser contaminados no momento do corte, dobra e montagem. Se resquícios como o pó, partículas sólidas e umidade não forem removidos antes da montagem das tubulações e mangueiras, com o tempo estes contaminantes acabam prejudicando o funcionamento do sistema hidráulico como um todo e, nos casos mais graves, chegam a travar válvulas e provocar panes.

ESTALEIRO – O consórcio liderado pela Mitsubishi Heavy Industries anuncia a venda de 30% de sua participação na empresa Ecovix para o consórcio japonês JB Minovix Investimentos e Participações. O negócio ocorre pouco mais de dois anos da Mitsubishi entrar na Ecovix, a responsável pelo Estaleiro Rio Grande e criada para o fornecimento de cascos de perfuração e sondas para empresas.
O consórcio japonês JB Minovix Investimentos e Participações comprou os 30% de participação por 30 bilhões de ienes, cerca de 305 milhões de dólares, em outubro de 2013, mas o CADE só aprovou a operação em dezembro último.

Divulgação                             CES 2016, a plataforma elétrica modular

ELÉTRICO – A Volkswagen apresentou no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, Estados Unidos, o inovador conceito BUDD-e, baseado na nova Plataforma Elétrica Modular (MEB), próximo grande passo para veículos elétricos. O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, afirmou perante 2.300 visitantes da mostra que "o BUDD-e é um criador de tendências realista". Juntamente com o inovador e-Golf Touch, ele também mostra a nova geração de infotainment para produção em massa, com um novo conceito que inclui controle por gestos e telas maiores.
A apresentação mundial do BUDD-e mostra o próximo passo rumo à mobilidade do futuro. Seu novo powertrain elétrico permite uma autonomia de rodagem de até 533 quilômetros (norma NEDC). O sistema de tração integral do veículo tem potência total de 317 cv (235 kW). Com baterias posicionadas no assoalho, o veículo-conceito permite a criação de formas inteiramente novas e irrestritas de design interior.
"Estamos desenvolvendo veículos-conceito completamente novos e únicos, especialmente projetados para permitir a eletromobilidade em longas distâncias", disse Herbert Diess. O BUDD-e é uma interpretação moderna da primeira Volkswagen Kombi. Um de seus pontos altos é o ciclo de carga. É possível carregar a bateria até 80% de sua capacidade em cerca de apenas 30 minutos.

CONEXÃO – A Oberthur Technologies (OT), provedora global de produtos de segurança incorporados ao software, serviços e soluções, e a Daimler AG, um dos maiores produtores de carros “premium” e maior fabricante mundial de veículos comerciais com presença global, acabam de anunciar parceria para conectar automóveis de passageiros da Mercedes-Benz por meio de cartão SIM embarcado e remotamente programável da OT.
Essa solução de conectividade embarcada será implementada nos veículos da Daimler, começando com o novo E-class da Mercedes-Benz a partir de março. A confiabilidade e a segurança da conectividade é fundamental para a indústria de automóveis, em particular para serviços relacionados com a segurança dos passageiros, tais como chamadas de emergência. A OT acredita que para serem eficazes, sistemas de segurança precisam ser incorporados dentro dos objetos e nos equipamentos ligados a ele.
Com a solução automotiva de SIM embarcado (eUICC) a Daimler vai simplificar a integração e a gestão das subscrições da Operadora de Rede Móvel nos carros durante todo o seu ciclo de vida. Totalmente compatível com as especificações da GSMA, a tecnologia de gerenciamento remoto eUICC da OT está fornecendo o nível adequado de confiança e segurança para simplificar o chamado “on-boarding” na operadora.

HONDA – Importado dos Estados Unidos, o novo Honda Accord 2016 chega ao Brasil na segunda quinzena de janeiro na exclusiva versão EX, pelo preço público sugerido de R$ 156.300. O sedã de luxo está mais sofisticado, trazendo alterações no design e novas tecnologias.
No exterior, o Accord traz uma nova frente, com componentes que o deixaram mais requintado e com um toque de esportividade, com destaque para os faróis e luzes de neblina em LED. No interior, o Accord 2016 mantém o elevado padrão no acabamento, com o revestimento dos bancos que combina couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade, e detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas. O modelo traz uma central multimídia com tela de 7” multi touchscreen e GPS integrado com informações de trânsito das principais capitais do país.
Já os preços sugeridos para a linha City 2016 partem de R$ 58.000 na versão DX com câmbio manual de cinco marchas. O modelo, que chega às concessionárias em fevereiro, traz novidades. O City 2016 traz em toda a linha itens de série como: ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth, entrada USB e função HFT (Hands Free Telephone); acionamento elétrico para travas das portas, vidros e retrovisores externos; volante com ajuste de altura e profundidade; painel de instrumentos moderno; além de chave do tipo canivete com imobilizador. Entre os equipamentos de segurança, possui freios ABS; direção elétrica EPS; airbags; encostos de cabeça para todos os ocupantes e pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos Isofix e Latch.

Divulgação                Jaguar: quatro unidades para o mercado brasileiro

JAGUAR – A Jaguar começa 2016 anunciando a edição limitada British Design do F-Type, série especial que promete oferecer ainda mais exclusividade e atenção aos mínimos detalhes. Com motor 3.0 V6 Supercharged com 380 cv de potência e 460 Nm de torque, o modelo é capaz de sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 e 4,9 segundos – nas versões cupê e conversível, respectivamente – e atingir os 275 km/h de velocidade máxima, eletronicamente limitada.
O F-Type British Design Edition traz visual exclusivo inspirado nas cores da bandeira do Reino Unido. Por isso, dependendo da disponibilidade de cada mercado, ele poderá estar disponível em quatro cores de carroceria: Caldera Red, Glacier White, Ultra Blue e Ultimate Black, cor inédita para o modelo.
Apenas quatro unidades da série especial serão disponibilizadas para o mercado brasileiro, mas ainda não há confirmação de data de chegada, preços ou especificações técnicas.

Divulgação   up! conquista o Peru: Gol continua sendo o mais exportado

EXPORTAÇÃO – A Volkswagen do Brasil acaba de abrir o quarto mercado para exportação do up!. Desta vez será o Peru. O modelo já é exportado para Argentina, Uruguai e México, totalizando 21.564 unidades embarcadas para os mercados externos desde 2014. A marca é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro e nos últimos 11 meses apresentou um crescimento de 27%, totalizando 107.092 veículos exportados para mais de 10 países.
“Além das quatro fábricas e milhares de empregados, a exportação também é um compromisso da empresa com o País e que comprova a qualidade mundial dos veículos fabricados no Brasil, além de tornar a marca ainda mais competitiva principalmente em momentos desafiadores no mercado nacional”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.
O modelo mais exportado no período é o Gol, com 47.222 unidades e o maior cliente dos carros brasileiros da marca continua sendo a Argentina, para onde foram embarcadas 57.870 unidades. Já o up! produzido na fábrica de Taubaté (SP) chegará ao mercado peruano nos próximos dias nas versões take up!, move up! e high up! 4 portas e câmbio manual, com motor a gasolina e apenas pequenas alterações para atender à legislação local. Em pouco mais de um ano, o up! já conquistou quatro mercados para exportação. O up! já superou as 100 mil unidades fabricadas no Brasil.

Divulgação                  Novo compacto da Audi também no Brasil

AUDI – O Audi A1 Sportback 2016 chega ao Brasil com novidades. O modelo compacto da marca recebeu aperfeiçoamentos no design interno e externo e, se acordo com os testes da fábrica, proporciona “uma excelente dirigibilidade, comparável à de um carro de porte médio”. A carroceria rígida e a curta distância entre eixos garantem agilidade e facilidade de manobra. Essas qualidades são potencializadas na nova versão Ambition, equipada com o motor 1.8 Turbo FSI de 192 cv de potência e torque de 250 Nm. Na versão Attraction, o A1 Sportback conta com motor 1.4 Turbo FSI de 125 cv.
Outra novidade é a introdução do sistema Audi Drive Select, oferecido na versão Ambition 1.8. O motorista pode utilizá-lo para alterar as características do motor e do câmbio S tronic entre três modos: auto, eficiência e dinâmico. O ESC (Electronic Stabilization Control), o controle eletrônico de estabilidade, torna a direção ainda mais precisa e estável e a vetorização de torque diminui a tendência do carro a sair de frente quando guiado no limite.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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