segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Cresce a participação dos SUVs

Lucas Zunder              SUV Tracker foi avaliada por V&N em outubro

Nelson Tucci

Não à toa, o Jornal Perspectiva trouxe em sua edição impressa de outubro o teste do SUV Tracker (GM) e na de novembro o SUV Peugeot 2008.

Os utilitários esportivos (SUVs) estão na contramão do mercado de financiamentos de veículos. O segmento aumenta a participação no mercado com a chegada de novos modelos. No acumulado do ano até outubro, as SUVs cresceram 2,8 pontos percentuais, em relação ao mesmo período de 2014, e representam 12,2% no mercado de financiamentos de autos leves.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.
No acumulado do ano, as outras categorias, como os hatches pequenos e os sedãs pequenos, diminuíram sua participação no mercado, enquanto os autos leves novos de entrada tiveram um leve crescimento de 0,7%. Mas o maior crescimento foi observado no segmento das SUVs, que passou de 9,4% para 12,2%, mesmo com as constantes quedas no volume de financiamentos de autos leves.

AIRCROSS – Surfando a onda dos SUVs... a PSA Peugeot Citroën iniciou neste mês, no Polo Industrial de Porto Real (RJ), a produção em série da nova geração do SUV compacto da marca Citroën, o Aircross. O lançamento industrial do novo modelo contou com a participação do governador do Estado, Luiz Fernando Pezão; de Carlos Tavares, Presidente Mundial (CEO) da PSA Peugeot Citroën; de Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da companhia, além da presença de autoridades e funcionários da empresa.
A PSA Peugeot Citroën está investindo cerca de R$ 150 milhões no desenvolvimento do Novo Citroën Aircross no Brasil. O projeto, iniciado em 2013, contou com inúmeros testes de rodagens e validações de qualidade e segurança.
“Trazemos no nosso Novo Citroën Aircross, além de muita tecnologia, como a central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, toda a segurança e o conforto do cliente ao dirigi-lo, devido ao excelente trabalho de adaptação às condições locais de terreno da América Latina”, afirmou Fabrício Biondo, diretor de Marketing, Produto, Comunicação e Relações Externas da empresa.

INFORMES – Conscientes da necessidade de melhorar constantemente a informação de seus clientes, a PSA Peugeot Citroën e a ONG Transport & Environnement decidiram trabalhar juntas para medir e oficializar os dados de consumo em condições reais de utilização, até a primavera de 2016, e em seguida os níveis das emissões de poluentes dos veículos particulares 6.2, principalmente os óxidos de nitrogênio (NOx), na primavera de 2017.
O procedimento vai medir o consumo em condições reais de utilização dos principais modelos de veículos particulares da PSA Peugeot Citroën, a partir de testes realizados em estradas abertas nos arredores de Paris (em áreas urbanas, extra urbanas e rodovias) em condições de condução reais.
Este procedimento será integrado ao processo de Qualidade da PSA. O método, a realização dos ensaios e a avaliação dos resultados dos testes serão auditados e validados por um organismo independente reconhecido em nível internacional. Negociações estão sendo encaminhadas com o Bureau Veritas para a execução deste programa.
Carlos Tavares, presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, explicou: “Esta iniciativa inovadora demonstra claramente que um fabricante de automóveis e uma ONG independente podem chegar a um acordo que favoreça a informação aos clientes”.

Divulgação      Parque Eólico ajuda na redução de gases do efeito estufa

REDUÇÃO – Na semana em que acontece a COP-21 (conferência global sobre mudanças climáticas), em Paris, a Honda anuncia uma considerável redução de Co2, no Brasil. Lembra a companhia que em novembro de 2014 era inaugurado o primeiro parque eólico da Honda Energy do Brasil, “pioneiro no setor automotivo nacional e no grupo Honda no mundo”. Localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o empreendimento gerou mais de 60.000 MW e permitiu a redução de 7.475 mil toneladas de CO2 emitidas no meio ambiente, o que representa 30% do total gerado pela fábrica da Honda Automóveis localizada em Sumaré, interior de São Paulo.
A expectativa é de resultados mais avançados para os próximos anos com a previsão de maior favorabilidade dos ventos. “Esse é nosso primeiro parque eólico no mundo e tem sido um aprendizado diário. Os resultados desse primeiro ciclo foram dentro do esperado, os equipamentos estão funcionando a todo vapor e estamos orgulhosos de ver os nossos automóveis serem produzidos a partir do uso de energia 100% limpa e renovável”, comenta Carlos Eigi, presidente da Honda Energy do Brasil.
Desde que a construção do parque eólico foi iniciada, em outubro de 2013, a Honda investiu R$ 100 milhões para a implementação do projeto. E desde 26 de novembro de 2014, a unidade produz energia suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica da Honda Automóveis em Sumaré, que tem capacidade produtiva anual de 120 mil carros.

DO ANO – A Honda conquistou o reconhecimento máximo do Prêmio AutoData Melhores do Setor Automotivo 2015. A fabricante foi considerada a “Empresa do Ano” devido ao seu desempenho no período, o que também a consagrou com o título de Melhor Montadora de Automóveis e Comerciais Leves. A companhia ainda levou o troféu na categoria Sustentabilidade pela operação do parque eólico da Honda Energy, que se tornou o símbolo do comprometimento ambiental da marca.
Organizada pela AutoData Editora, a premiação é considerada um dos maiores reconhecimento às empresas, produtos e profissionais do setor e consagra as melhores iniciativas empresariais do setor automotivo brasileiro.

GÁS – A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) registrou em outubro 320 conversões de veículos para o Gás Natural Veicular (GNV), melhor resultado desse mês nos últimos quatros anos. Na comparação com setembro, o crescimento é de 72%. Do total de conversões em outubro, 88% aconteceram em carros de pessoas físicas ou em frotas. O levantamento considera os números da área de concessão da Comgás: municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
O crescimento do número de conversões coincide com o reajuste de preços da gasolina e do etanol no início de outubro, reflexo do reajuste de 6% do preço da gasolina nas refinarias. Na segunda quadrissemana de outubro houve uma alta de 3,12% no preço da gasolina e de 9,87% no do etanol, de acordo com pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Na comparação do custo por quilômetro rodado, o GNV ficou ainda mais competitivo. De acordo com estudo divulgado em outubro pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o GNV chega a ser 50% mais econômico ante a gasolina e o etanol nesse critério em São Paulo.

PARALÍMPICOS – A Toyota Motor Corporation (TMC) assinou um contrato de patrocínio oficial com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para atuar como patrocinadora global até 2024, um período que inclui os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que ocorrerão em 2020.
O anúncio contou com a presença do presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Sir Philip Craven, e o presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, bem como representantes de vários grupos paralímpicos.
O programa de parceria global representa o mais alto nível de patrocínio disponível para os Jogos Paralímpicos. Empresas patrocinadoras apoiam tanto os eventos paralímpicos de verão, como os Jogos Paralímpicos de Inverno e atividades relacionadas no mundo inteiro.

RECALL – A Volkswagen do Brasil iniciou na quinta-feira da semana passada o recall de 170.443 veículos Gol por problemas nas lanternas traseiras. Foram convocados carros com os chassis não sequenciais EP130414 até EP516153 e ano-modelo 2014. E FP000006 até FP571481, para ano-modelo 2015.
Segundo a empresa, esses veículos, fabricados de dezembro de 2013 a agosto de 2015, podem ter danos no circuito elétrico das lanternas traseiras. Isso poderia fazer com que a iluminação traseira do veículo falhasse, trazendo "risco de acidentes fatais ou graves com danos materiais e físicos aos ocupantes e a terceiros".
De acordo com a empresa, o serviço é gratuito, pode ser feito na rede de concessionárias e deve demorar aproximadamente 20 minutos. Mais informações podem ser obtidas pela central de relacionamento da Volks pelo telefone 0800-019-8866, ou pelo site da empresa www.vw.com.br

Nágila da Silva                     Marcopolo ganha mais um prêmio

CARROCERIA – A Marcopolo conquistou o Prêmio AutoData 2015 na categoria Encarroçador de Ônibus. Entre as ações que levaram à conquista estão os investimentos realizados nas operações brasileiras para modernização e ampliação de capacidade e o lançamento de novos produtos para os segmentos de transporte urbano e rodoviário de passageiros.
A Marcopolo possui um contínuo processo de desenvolvimento de novos produtos e anualmente lança, em média, 12 novas configurações de ônibus para atender as demandas do mercado brasileiro e internacional. Neste ano, apresentou o novo rodoviário Paradiso 1350, que complementa a Geração 7; o intermunicipal Ideale, e os urbanos Torino Express (articulado), Torino Low Entry (piso baixo) e Torino Motor Traseiro.
“A conquista deste prêmio é resultado das ações da Marcopolo no fortalecimento de suas operações no Brasil e no exterior, para estar cada vez mais próxima dos clientes e parceiros, e também manter sempre motivados e satisfeitos todos os seus colaboradores, responsáveis pelo padrão de qualidade e imagem superior dos nossos ônibus”, destacou Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing.

PERSONALIDADE – Stefan Ketter, presidente da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para América Latina, foi eleito a “Personalidade do Ano” do setor automotivo no Prêmio AutoData 2015. Além do reconhecimento à contribuição do executivo para o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil, o grupo FCA foi o vencedor nas categorias “Veículo Automóvel”, com o Jeep Renegade, e “Comercial Leve”, com a picape Fiat Strada.
Os vencedores do prêmio foram anunciados na semana passada em São Paulo. Os ganhadores foram escolhidos por meio de votação direta dos assinantes da revista AutoData e da Agência AutoData de Notícias, além dos participantes do Congresso AutoData Prespectivas 2016. No total, 51 empresas concorreram na etapa final da premiação.

PNEUS – A Bandag, empresa de atuação mundial no setor de recapagem, está lançando a banda de rodagem BDMS1. O produto foi desenvolvido para aplicação mista em eixos de tração para caminhões rígidos. A tecnologia proporciona ao usuário maior recapabilidade, segurança e melhor custo- benefício, segundo a empresa.
A BDMS1 proporciona menor geração de calor e maior resistência a cortes e picotamentos, com maior quilometragem, contribuindo para a durabilidade da carcaça e maximização dos resultados operacionais da frota. Dentre os benefícios apontados pelo fabricante estão a auto limpeza e o maior poder de tração.

SOCIOAMBIENTAL – Quinta maior indústria do país no segmento, a Laticínios Bela Vista, detentora da marca Piracanjuba, é uma empresa goiana que adotou a responsabilidade socioambiental como um dos seus principais valores. Por isso a indústria está prestes a dar mais um salto em qualidade e tecnologia. Com investimentos superiores a R$ 11 milhões, inaugurou dia 25 último uma das maiores Estações de Tratamento de Efluentes, com reatores anaeróbicos de baixa taxa, em indústrias de laticínios, no mundo. É a primeira no país.
Para formulação, desenvolvimento e realização do projeto foram necessários dois anos e meio de trabalho e uma equipe que chegou a contar com 400 pessoas. A equipe de engenharia dos Laticínios Bela Vista realizou a obra Civil e a montagem mecânica. A ADI Sistemas Ambientais Ltda forneceu toda a tecnologia canadense e equipamentos, que contemplaram a reformulação da Estação de Tratamento de Efluentes atual, e a adoção do Reator ADI-BVF, um dos melhores processos disponíveis em todo mundo.
De acordo com o diretor industrial da empresa, Marcos Helou, entre os objetivos do projeto estão tornar o tratamento dos efluentes produzidos pela indústria mais robusto e preparado para o crescimento da indústria, além de, ao mesmo tempo, aproveitar a geração de biogás e reduzir o impacto ambiental. “Pretendemos devolver ao rio a água com excelente qualidade e pronta para um possível reuso. E, ainda, vamos incentivar a produção de energia sustentável com benefícios ambientais para a sociedade”.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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